Logo Web Estratégica - Consultoria de SEO e Marketing de Conteúdo

Por trás dos termos mais buscados no Google em 2021

21/12/2021
https://www.youtube.com/embed/EqboAI-Vk-U

Anualmente aguardamos a revelação de quais termos foram mais buscados no Google ao redor do mundo. Na última semana, encontramos os últimos números do ano de 2021.

O período foi marcado por buscas curiosas e que acompanham o comportamento dos usuários, acontecimentos, tendências e curiosidades. Confira abaixo os termos mais procurados no Brasil, divididos por categorias:

Buscas do ano:

  1. Marília Mendonça
  2. Eurocopa
  3. Palmeiras
  4. Libertadores
  5. Brasileirão

O que?

  1. O que é cringe?
  2. O que é basculho?
  3. O que aconteceu com o WhatsApp?
  4. O que é politraumatismo
  5. O que estuda a gelotologia?


Acontecimentos

1. Olimpíadas 2021
2. Vacina COVID-19
3. WhatsApp fora do ar
4. Caso Henry Borel
5. Caso Lázaro

Atletas Olímpicos

1. Rebeca Andrade
2. Isaquias Queiroz
3. Simone Biles
4. Rayssa Leal
5. Ítalo Ferreira

Beleza

1. Unhas decoradas
2. Ácido Hialurônico
3. Cabelo Curto
4. Alopecia
5. Piercing no umbigo

Clubes de Futebol

1. Palmeiras
2. Corinthians
3. São Paulo
4. PSG
5. Santos

Como fazer
1. Como fazer horta em casa
2. Como fazer brinquedos para gatos
3. Como fazer um pix
4. Como fazer soro caseiro
5. Como fazer backup do WhatsApp

Como ser

  1. Como ser uma pessoa fria
  2. Como ser entregador do Mercado Livre
  3. Como ser Hacker
  4. Como ser atriz
  5. Como ser modelo

Filmes

  1. Eternos
  2. Viúva Negra
  3. Liga da Justiça de Zack Snyder
  4. Venom: Tempo de Carnificina 
  5. Invocação do Mal 5

Mortes

  1. Marília Mendonça
  2. MC Kevin
  3. Lázaro Barbosa
  4. Paulo Gustavo
  5. Bruno Covas

Música (Letra)

  1. Girl From Rio (Anitta)
  2. Estrelinha (Di Paullo & Paulino com Marília Mendonça)
  3. Batom de Cereja (Israel & Rodolfo)
  4. Deus me proteja de mim (Chico César)
  5. Drivers License (Olivia Rodrigo)

Personalidades

  1. Karol Conká
  2. Sílvio Santos
  3. Luciano Szafir
  4. Lucas Penteado
  5. MC Livinho

Perto de mim

  1. Pet shop perto de mim
  2. Vacina COVID-19 perto de mim
  3. Parque para andar de bicicleta perto de mim
  4. Mercadinho aberto agora perto de mim
  5. Floricultura perto de mim

Programas de TV

  1. BBB 2021
  2. Power Couple
  3. No Limite
  4. Salve-se Quem Puder
  5. A Fazenda 2021

Quanto custa

  1. Quanto custa um cilindro de oxigênio Quanto custa um implante dentário
  2. Quanto custa o teste de COVID-19
  3. Quanto custa um clareamento dental
  4. Quanto custa uma lipo lad

Receitas

  1. Brownie de Nescau
  2. Bolinho de chuva
  3. Bolo de milho verde
  4. Bolo de cenoura de liquidificador
  5. Geleia de amora

Virou meme

1. Cringe
2. Palmeiras
3. Mia Khalifa
4. Mó Paz
5. Cremosinho

Analisando as buscas mais interessantes do mundo inteiro divididas pelos meses:

JANEIRO

  • Vacina, foi o termo mais buscado em janeiro de 2021;
  • Como ajudar Manaus, cresceu +5.000% nas buscas de janeiro;
  • O que é queer, letra Q inserida na sigla LGBTQIAP+, cresceu +1.010% em janeiro;
  • Doomscrolling, o termo cresceu mais do que nunca e significa a consulta das redes sociais sem parar, em momentos de angústia, à espera de más notícias;
  • Afirmações: dinheiro, sucesso, saúde e amor, foi pesquisado mais do que nunca com o Cazaquistão na liderança pela busca;
  • Luvas, o termo cresceu mais do que nunca após a aparição de Bernie Sanders usando luvas durante a inauguração presidencial dos EUA em 2021
  • Voluntário de vacinação foi o principal termo buscado ao pesquisar atividade voluntária;
  • Como abrir um negócio, foi mais pesquisado do que como conseguir um emprego;
  • Basculho, explicação para saber o que é foi mais procurada do que nunca fruto de uma fala transmitida no reality show Big Brother Brasil (BBB).

FEVEREIRO

  • Carnaval em casa, a busca registrou aumento de 110% no mês de fevereiro;
  • Ano Novo Chinês, atingiu o maior interesse de busca dos últimos seis anos;
  • Queda de Energia, crescimento de 5.000% nas buscas fruto dos apagões no mundo inteiro;
  • Alma gêmea, o termo foi buscado mais do que nunca em 2021;
  • Como ajudar o Texas, teve crescimento exponencial no período;
  • Como conservar, atingiu o pico histórico de crescimento em 2021. A busca está associada ao cuidado com o planeta;
  • Daft Punk (dupla eletrônica francesa) associado a separação, a dupla anunciou o encerramento da carreira após 28 anos de história;
  • Como ajudar uma pessoa com ansiedade, foi a busca mais feita associada a como ajudar. 

MARÇO

  • Bifobia, bateu recorde de interesse do brasileiro em março de 2021. O termo significa termos e atitudes preconceituosos sobre a bissexualidade;
  • Covid-19, teve mais interesse de busca no mês de março do que desde o início da pandemia;
  • Entrevista Meghan e Harry, concedida para a Oprah Winfrey, foi a entrevista mais buscada da história do Google Trends;
  • Vigília de Clapham se tornou a tendência mais popular de vigília no mundo todo, após a prisão de pessoas no sul de Londres reunidas para homenagear Sarah Everard;
  • Como fazer mudança com plantas, foi mais pesquisado no mundo inteiro do que como fazer mudança com crianças ou filhos;
  • Impacto nas mudanças climáticas, foi mais pesquisado do que nunca em 2021. O país Fiji liderou a pesquisa mundial;
  • Canal de Suez teve um índice extraordinário de buscas este ano ao ser bloqueado por um dos maiores navios do mundo, interrompendo o comércio global;
  • Quando vou ser vacinado, foi a pergunta que mais cresceu em em Abril;
  • Amarelinha, atingiu em abril o recorde histórico de pesquisas no Brasil;
  • Doação de alimentos, foi a maior busca desde 2005 no Brasil;
  • Te amo em linguagem de sinais, obteve mais buscas do que nunca. O crescimento é resultado dos ídolos de K-pop incorporando a linguagem nas coreografias dos clipes gravados;
  • Preguntas para conocer a alguien (perguntas para conhecer alguém em espanhol), cresceram em popularidade em 2021;
  • Arun Jaitley (estádio), atingiu pico histórico de busca, fruto da 14ª temporada de críquete da Indian Premier League;
  • Sustentabilidade, o termo bateu recorde de pesquisa em 2021.

MAIO

  • Paulo Gustavo foi o termo de celebridade mais buscado no mundo inteiro, data que marcou seu falecimento;
  • Juliette, no mesmo mês, a ex-BBB se tornou a mulher mais buscada no Google no Brasil;
  • Feliz Dia das Mães, o termo foi mais buscado do que nunca no mês de maio;
  • Pinhão, as buscas pelo termo bateram recorde;
  • Quando é a semana dos enfermeiros, bateu o recorde de buscas;
  • Como ajudar a palestina, foi tendência de pesquisa do mundo inteiro;
  • Como manter a saúde mental, desde 2004 o termo atingiu o pico de procura durante o ano de 2021;
  • Eurovison, foi 3x mais buscado do que American Idol no mundo todo;
  • Vencedoras Miss Universo México, registrou aumento de 3.450% em maio no mundo inteiro.

JUNHO

  • O que é cringe, a pergunta com maior crescimento no Brasil;
  • Comida típica de festa junina, disparou no mês de Junho;
  • Como fazer curau de milho, a pergunta relacionada à culinária que mais cresceu no Brasil;
  • Positivismo corporal, termo pesquisado mais do que nunca em 2021;
  • Tempo em Southampton e seleção de críquete da Nova Zelândia, foram tendências de pesquisa em 2021;
  • O que é retrógrado, foi pesquisado pelo mundo inteiro mais do que nunca;
  • Classificação da Copa América e tabela da Copa América 2021, tiveram índices de busca extraordinários no mundo inteiro;
  • Parada do Orgulho perto de mim, aumentou mais de 5.000% no mundo inteiro;

JULHO

  • Skate, após a medalha de Rayssa Leal nos Jogo Olímpicos, as buscas pelo esporte bateram recordes no Brasil;
  • Baile de Favela, foi a música mais buscada após apresentação no solo por Rebeca Andrade;
  • Vencedor do Concurso Ortográfico, atingiu o maior pico de buscas nos últimos 5 anos;
  • Incêndio e enchente, foram termos buscados intensamente no mundo inteiro;
  • Quantas vezes a Itália ganhou a euro, foi uma tendência global de busca desde a história do Google Trends;
  • Para onde posso viajar, 3x maior em 2021 do que antes da pandemia;
  • Plantas, São Paulo foi uma das cidades que mais buscaram pelo termo em 2021.


AGOSTO

  • Folclore brasileiro, assunto que mais cresceu no Google Imagens em agosto
  • Afeganistão, foi o tópico de maior alta no Google Notícias;
  • Medalha de ouro, foi mais pesquisado do que nunca pela Índia, após Neeraj Chopra levar para casa o primeiro ouro olímpico do país no atletismo;
  • Skate Park, bateram recorde mundial de pesquisa em Agosto;
  • Y2K, termo que representa as tendências dos anos 90 e 2000, foi buscado no mundo inteiro mais do que nunca;
  • Como ajudar o Afeganistão, foi uma tendência de pesquisa no mundo inteiro;
  • Como ajudar o Haiti, obteve alto índice de busca no mundo todo.

SETEMBRO

  • Primavera, recorde histórico nas buscas no Brasil durante o mês de Setembro;
  • Ansiedade, São Paulo foi a cidade que mais demonstrou interesse pelo termo no mundo inteiro;
  • Mulheres indígenas desaparecidas, Canadá liderou a busca que despontou no mundo inteiro em 2021;
  • Luz Vermelha, Luz Verde e Honeycomb toffee, atingiu um recorde. O resultado é fruto do crescimento de uma série dramática de TV sobre pessoas disputando jogos de alto risco no pátio da escola;
  • Casamento entre pessoas do mesmo sexo, Suiça foi o país com o maior interesse pela pesquisa em 2021;
  • Vulcão, mundialmente triplicou a busca em comparação ao mês anterior;


OUTUBRO

  • Halloween, foi o tópico que mais cresceu no Brasil em Outubro;
  • Quando vai parar de chover, foi a pergunta mais realizada pelos brasileiros;
  • Caiu hoje, atingiu o pico global devido a pane em diversos produtos do grupo Facebook;
  • A mudança climática é causada por humanos e como comer menos carne ajuda na mudança climática, foram buscas frequentes no Reino Unido;
  • Que cor de vestido usar no navratri, dobrou entre 2020 e 2021 na Índia;
  • Maquillaje para dia de muertos (maquiagem para o dia dos mortos), aumentou mais de 5.000% em outubro;
  • Mamografia, as buscas bateram recorde global de todos os tempos.

Entender quais palavras-chave e tendências estão em alta permite que a empresa utilize as informações com antecedência para obter visibilidade no pico de procura.

É possível utilizar as informações acima para identificar oportunidades, aprender sobre o comportamento e pensar no planejamento do próximo ano conforme eventos que irão acontecer.

Rafael Rez
Fundador da agência de SEO & Conteúdo Web Estratégica e co-Fundador da Nova Escola de Marketing. Autor do livro de marketing: “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, publicado no Brasil pela DVS Editora e em Portugal pela Editora Marcador. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013.
Receba dicas de SEO e Conteúdo