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Pós Black Friday: qual foi o resultado das buscas realizadas no período

Em todo o mundo, a Black Friday de 2019 continua sendo a mais buscada dos últimos anos pelos usuários. A análise foi feita utilizando os dados disponibilizados pelo Google Trends ao compararmos a frase “Black Friday” como termo de pesquisa e “Black Friday” como assunto.

A imagem acima demonstra que os primeiros sinais relevantes pela procura do termo no Brasil tiveram início em novembro de 2014, antes disso, a data não estava consolidada no país para o calendário varejista.

Já no mercado internacional, era possível observar as buscas tomando força bem antes, a partir de 2009.

Palavras-chave mais utilizadas na Black Friday

Analisando as principais palavras-chave utilizadas como termo de busca para a Black Friday, identificamos as principais abaixo:

DOS ASSUNTOS

  • black friday
  • black
  • friday
  • blackfriday
  • dia black friday
  • americanas black friday
  • black friday quando
  • black friday lojas
  • black friday brasil
  • black friday casas bahia
  • promoção
  • black friday magazine
  • promoção black friday
  • black friday iphone
  • black friday magazine luiza
  • extra black friday
  • tv black friday
  • black friday 2015
  • black friday data
  • black friday 2014
  • black friday celular
  • black friday 2019
  • black friday que dia
  • lojas americanas black friday
  • black friday 2020

DOS TERMOS DE PESQUISA

  • americanas black friday
  • dia black friday
  • black friday quando
  • lojas black friday
  • casas bahia black friday
  • black friday brasil
  • black friday iphone
  • black friday magazine
  • promoção black friday
  • black friday magazine luiza
  • extra black friday
  • black friday tv
  • black friday data
  • black friday samsung
  • celular black friday
  • black friday celular
  • black friday 2019
  • black friday que dia
  • black friday 2015
  • black friday 2014
  • black friday 2020
  • lojas americanas black friday
  • black friday 2018
  • black friday submarino
  • black friday 2017

O que as buscas indicam?

Os termos mais buscados demonstram consumidores já preparados para a data. Grande destaque para a marca “Americanas”, que ganhou relevância perante as demais e apareceu como um dos principais termos de busca ao ser associada a Black Friday. Esse resultado reflete o investimento da marca para reforçar a promoção para o período.

Visando conquistar uma fatia maior do bolso do consumidor, a Americanas antecipou as ofertas da Black Friday para o dia 11/11 e uma grande live commerce show no dia 25/11. Outro ponto focal de divulgação é a parceria com grandes influenciadores para massificar a mensagem. O resultado dessa ação foi a associação do nome da marca com o termo “Black Friday”.

Outras marcas que conquistaram espaço entre os termos mais buscados foram Casas Bahia, Magazine Luiza, Extra, Submarino e Samsung.

Black Friday, black e friday

Os primeiros resultados dos assuntos relacionados a Black Friday indicam que os usuários estavam à procura de possíveis promoções e oportunidades para o período. O objetivo não estava claro de quais produtos seriam o foco da compra, mas estavam analisando as possíveis oportunidades para antecipar compras.

As marcas que se anteciparam e realizaram um bom trabalho de SEO com os termos mais buscados, saíram na frente como os primeiros resultados para as buscas apresentadas. Se o seu site não estava otimizado para a data, pare de perder vendas e aproveite as próximas oportunidades.

iPhone, TV e celular

Quanto aos produtos, identificamos a procura pelos termos TV, Iphone e celular. Isso indica que esses usuários já estão focados nesses itens e estão monitorando os principais benefícios, valores, condições de pagamento, prazo, configurações, entre outros pontos. Esses consumidores já sabem que precisam adquirir esses produtos, provavelmente já realizaram as primeiras buscas para identificar quais modelos se encaixam com as necessidades individuais, ou seja, estão entre a fase da consideração e de decisão de compra. Por esse motivo, são valiosos para os e-commerces. 

Cyber Monday x buscas da BF

Contudo, a Cyber Monday não possui relevância expressiva nas buscas diante da comparação com a Black Friday.

Isolando o termo Cyber Monday, identificamos novamente algumas associações interessantes:

  • cyber 
  • cyber monday
  • cyber monday deals
  • black monday
  • black friday
  • cyber monday brasil
  • cyber week
  • cyber monday kabum
  • best cyber monday deals
  • cyber monday amazon

Os mesmos hábitos de pesquisas se repetem nos termos direcionados a Cyber Monday. Notamos consumidores à procura das melhores ofertas disponíveis ao utilizarem os termos “cyber monday deals” e “best cyber monday deals”. As marcas associadas ao termo foram Kabum e Amazon, demonstrando um investimento menor no reforço das campanhas.

Contudo, o movimento do varejo brasileiro, tradicionalmente tem estendido as promoções de Black Friday durante a segunda-feira, mantendo os mesmos investimentos, mensagens, imagens e campanhas. Dessa forma, a segunda-feira continua sendo mais um dia para as promoções da BF.

Vendas na BF 2021

O relatório parcial de vendas da Neotrust, apontou faturamento total de R$5,419 bilhões de reais faturados entre 0h de quinta-feira (25) até às 23h59 de sexta-feira (26). Ainda segundo a Neotrust, o valor total faturado obteve crescimento de 5,8% em comparação ao ano anterior.

Ou seja, as buscas necessariamente acompanham o faturamento? Não, mas oferecem indicadores valiosos do comportamento do consumidor para garantir que a marca irá utilizar os termos buscados nas estratégias de produção de conteúdo.

Por isso, quer entender como as vendas na Black Friday estão diretamente relacionadas com o aumento do faturamento nos próximos meses? Aprofunde a leitura através desse conteúdo exclusivo sobre o tema.

Rafael Rez
Fundador da agência de SEO & Conteúdo Web Estratégica e co-Fundador da Nova Escola de Marketing. Autor do livro de marketing: “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, publicado no Brasil pela DVS Editora e em Portugal pela Editora Marcador. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013.
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