Como funciona a indexação do Google (e como saber se seu site está indexado)

14/06/2023

A pesquisa no Google é o meio mais usado para buscar por informações na atualidade: a ferramenta tem em torno de 1,5 bilhão de usuários, de acordo com a Statista. Diante desse cenário, muitas empresas passaram a investir nos mecanismos de busca como um canal para que mais pessoas descubram sua marca. Para isso, saber como funciona a indexação do Google é fundamental.

Afinal, não basta apenas produzir e publicar conteúdo. É necessário se assegurar de que as páginas do site correspondam às diretrizes dos motores de busca e sigam as boas práticas de SEO. Aí passam a ser indexadas e encontradas por quem está procurando pelo assunto.

Neste artigo, vamos mostrar como funciona cada etapa do processo de indexação do Google e explicar o que fazer para que um conteúdo seja incluído no índice da plataforma. Continue a leitura e impulsione o tráfego orgânico!

O que é indexação do conteúdo no Google?

O Google possui o seu próprio índice de conteúdos, formado por inúmeras páginas de sites ou blogs publicadas na web. Esse acervo permite que, quando uma pessoa busca por um termo específico, o mecanismo encontre rapidamente os conteúdos que correspondem a essa pesquisa e que tragam as melhores informações sobre o assunto.

Segundo a documentação oficial do Google, a indexação é feita pelo Googlebot – o robô indexador da empresa. Ele analisa a estrutura de uma página e elementos como texto, imagens e tags para compreender o conteúdo e, assim, poder adicioná-la ao banco de dados. Portanto, esse é o procedimento que garante que um site seja encontrado pelos usuários na SERP.

Entenda como funciona a indexação do Google

Para que um conteúdo possa aparecer no Google, o Googlebot executa com frequência um processo de vasculhar páginas na internet para encontrar aquelas que trazem informação de qualidade para quem usa o mecanismo de busca. Esse procedimento é dividido em três etapas: o rastreamento, a indexação e a apresentação dos resultados de pesquisa. 

Rastreamento

O rastreamento (também conhecido como crawling) é a etapa em que o bot explora a web em busca de novas URLs para adicionar ao índice do Google. Para fazer essa descoberta, o robô replica o comportamento humano ao navegar em um site – acessar vários conteúdos disponíveis no domínio. Dessa forma, ele é capaz de encontrar páginas novas ou que foram atualizadas.

Geralmente, os sites dão direcionamentos ao Googlebot para que o rastreamento seja mais eficiente e otimizado. Isso é feito por meio do arquivo Robots.txt, que especifica o que o robô pode ou não rastrear dentro do domínio, evitando a indexação de páginas que os administradores não querem que apareçam no Google ou que contenham informações que não podem ser compartilhadas publicamente.

Além das restrições do arquivo Robots.txt, o bot pode não conseguir rastrear o site por problemas ligados à rede, ao servidor que hospeda o site ou por dificuldades técnicas do próprio Google.

Indexação

Após concluir a etapa de rastreamento, os robôs do Google irão examinar o conteúdo das URLs que encontraram para avaliar quais devem ser indexadas. Esse processo ajuda a ferramenta a compreender melhor do que cada página se trata e, com isso, fazer uma indexação assertiva. Para isso, o bot observa elementos como:

  • Estrutura do site;
  • Palavras-chave;
  • Texto;
  • Imagens;
  • Vídeos;
  • Tags;
  • Dados estruturados

 

Em seguida, o robô armazena as páginas relevantes em seu banco de dados, classificando-as de acordo com as informações encontradas no conteúdo. Assim, quando um usuário fizer uma pesquisa, o algoritmo do Google encontrará as páginas que correspondem à busca em alguns décimos de segundo.

É importante destacar que o rastreamento de uma página não é uma garantia de que ela será indexada. Conteúdos de baixa qualidade, que não cumprem os requisitos técnicos do Google, costumam ser descartados. Além disso, o design do site pode dificultar a indexação e, por isso, não ser adicionado à biblioteca.

Apresentação dos resultados da pesquisa

A última etapa nada mais é do que a exibição dos conteúdos na página de resultados de pesquisa quando uma busca é feita no Google. Apesar de os resultados serem apresentados de forma simples e rápida, há vários fatores de ranqueamento complexos por trás da forma pela qual o mecanismo ordena os resultados.

Os especialistas em SEO estimam que o algoritmo considera centenas de elementos para decidir quais páginas da web ranquearão nas melhores posições. A grande maioria é desconhecida ou não confirmada pelo Google, mas os profissionais já perceberam diversos fatores que influenciam o ranqueamento. Alguns dos principais são:

  • Autoridade do domínio: a relevância do site na internet ajuda a transmitir credibilidade para o bot, aumentando a probabilidade de suas páginas serem indexadas.
  • Uso de palavras-chave: uma boa distribuição de termos estratégicos ao longo do conteúdo ajuda o algoritmo a reconhecer o assunto do texto e distribuí-lo para mais pessoas.
  • Core Web Vitals: é uma fator apresentado pelo próprio Google que busca priorizar o ranqueamento de sites que proporcionam uma boa experiência aos seus visitantes.
  • Backlinks: receber backlinks de outros domínios relevantes faz com que o Googlebot entenda o seu site como confiável.

 

Assim como o rastreamento não garante a indexação, esta não influencia o ranqueamento. Ter um conteúdo indexado na biblioteca do motor de busca significa apenas que ele foi encontrado pelos rastreadores e incluído no índex. A sua aparição entre os resultados de busca depende da qualidade das informações, das otimizações de SEO e da relevância do domínio.

Como ter sua página indexada no Google

Há várias maneiras de fazer com que as páginas de um site sejam indexadas pelo Google – e, às vezes, até de maneira mais rápida. O primeiro passo para se assegurar de que o conteúdo é indexável é verificar se o arquivo Robots.txt permite que o rastreador navegue pelo site. Caso ele esteja bloqueado, é necessário editar o arquivo para autorizar o rastreamento.

Outra possibilidade é revisar os links do domínio. Como mencionado anteriormente, o Googlebot acessa todos os links presentes em uma página para descobrir URLs ainda não rastreadas. Logo, é a criação de links internos entre os conteúdos do site que orienta a navegação do robô.

Ademais, a estratégia de linkagem interna ajuda a evitar o surgimento de páginas órfãs. Como elas não são linkadas a nenhuma outra página do portal, o bot não consegue localizá-las e escaneá-las para que venham a ser armazenadas pelo mecanismo de busca.

Porém, como o próprio Google afirma em sua documentação oficial, quando um site é grande e possui diversas páginas, é difícil garantir que todas elas estão linkadas internamente. Nesse caso, a criação do Sitemap.XML é a solução ideal para facilitar o rastreamento e a indexação.

Sitemap.xml

O Sitemap.XML é um arquivo que contém as URLs do domínio e aponta para o robô qual é a relação entre elas. Geralmente, um sitemap é composto por folders ou pastas que representam as seções do site, reunindo todas as páginas que estão dentro de cada uma delas.

Esse arquivo pode ser gerado pelo CMS (content management system, ou sistema de gerenciamento de conteúdo) usado no site ou por extensões e plugin de SEO. Quando o sitemap estiver pronto, ele deve ser adicionado no servidor e no Google Search Console para que os robôs possam encontrá-los.

Google Search Console 

No Google Search Console, também é possível solicitar a indexação de uma página específica por meio da ferramenta de inspeção de URL. Caso você não tenha uma conta na plataforma, será preciso criar uma e configurar uma propriedade para o seu site. Se você já possui acesso à ferramenta, faça o login e escolha a propriedade desejada.

Na página de visão geral, clique em “Inspeção de URL” no menu localizado ao lado esquerdo da tela e insira a URL na caixa de pesquisa que será destacada pela ferramenta e aperte enter no teclado.

Quando uma página não está indexada, a plataforma irá exibir a mensagem “URL não está no Google” e algumas razões que levaram o mecanismo a desconsiderar o conteúdo. Após fazer as correções necessárias, você pode clicar em solicitar indexação para que a página seja inspecionada novamente.

Por fim, todo o conteúdo textual do site deve conter informações atualizadas e confiáveis, estar otimizado para os motores de busca e ser assinado por autores que tenham experiência no tema. Para incentivar a produção de bons conteúdos digitais, o Google disponibiliza diversos guias que explicam boas práticas de conteúdo para a web.

Quanto tempo uma página leva para ser indexada no Google?

Entre as inúmeras páginas da web, o Google já armazena centenas de bilhões em seu índice. Com tanto conteúdo disponível na internet, por mais eficiente que os bots sejam, não é possível afirmar quanto tempo uma página leva para ser indexada. O processo pode durar alguns minutos, dias ou semanas.

Além disso, o Googlebot revisita sites periodicamente para rastrear e indexar páginas que ainda não haviam sido publicadas no momento da sua última visita. A frequência com que isso acontece depende da relevância do site. Sites de alta autoridade e com uma grande quantidade de conteúdos são priorizados, enquanto portais pequenos precisam esperar por mais tempo.

Como verificar se uma página está indexada no Google?

Existem duas formas de verificar se uma página está indexada. A primeira delas é por meio do Google Search Console, seguindo o passo a passo apresentado anteriormente. Se o conteúdo estiver inserido no índex do mecanismo de busca, você verá a mensagem “URL está no Google”. Porém, se a mensagem for “URL está no Google, mas tem problemas”, é preciso fazer melhorias na página.

A ferramenta de inspeção de URL também mostra se o bot encontrou o conteúdo usando o sitemap ou por uma página de referência, a data e o horário em que ocorreu o último rastreamento da página, se o rastreamento foi permitido e bem-sucedido, e se a indexação foi autorizada.

Ainda com o Search Console, para ter uma visão geral do site, é possível conferir o relatório de cobertura, localizado na seção “Indexação” do menu lateral da plataforma. Esse relatório exibe a quantidade de páginas com erros, válidas com aviso, válidas e excluídas. O significado de cada uma dessas categorias é:

  • Páginas com erros: são as páginas que contêm problemas que as impedem de serem indexadas pelo Google;
  • Páginas válidas com avisos: são páginas indexadas, mas que o bot encontrou algum problema. Dependendo da falha, essas páginas podem não ser exibidas entre os resultados de pesquisa;
  • Páginas válidas: são as páginas que foram indexadas e que podem ser exibidas nos resultados, pois não possuem erros que comprometam a aparição na SERP;
  • Páginas excluídas: são as páginas que não foram adicionadas ao banco de dados, pois a indexação não foi permitida pelos administradores do site ou porque o Google não viu valor e relevância.

 

A segunda forma de conferir a indexação de uma página é usando search operators avançados. Eles são comandos que podem ser inseridos na caixa de pesquisa do Google para encontrar resultados mais específicos sobre uma palavra-chave ou dentro de um site. Para fazer a checagem por esse método, basta digitar “site:” e colar a URL desejada. Por exemplo:

site:https://seo.com.br/indexacao-do-google/

 

Se a página estiver indexada, ela aparecerá nos resultados de pesquisa. Caso o Google não tenha adicionado o conteúdo ao seu index, você verá um aviso de que não há resultados que correspondem à busca.

Aprimore o SEO do seu site para garantir a indexação

A importância dos mecanismos de busca, especialmente o Google, para aumentar o tráfego de um domínio da web é inquestionável. Eles estão entre os principais canais de consumo de conteúdo, busca por informação e descoberta de produtos e serviços. 

Por isso, entender como funciona a indexação do Google e ter um site de acordo com as boas práticas que envolvem esse processo é essencial para alcançar os melhores resultados.

A Web Estratégica possui uma equipe de profissionais especializados em SEO e marketing de conteúdo para identificar e corrigir os principais problemas que podem estar levando o seu site a não ser indexado. Nosso time de consultores atua de forma estratégica para entregar as melhores soluções para a sua empresa. Conheça a consultoria de SEO e conquiste agora o tão disputado tráfego orgânico.

Rafael Rez
Fundador da agência de SEO & Conteúdo Web Estratégica e co-Fundador da Nova Escola de Marketing. Autor do livro de marketing: “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, publicado no Brasil pela DVS Editora e em Portugal pela Editora Marcador. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013.