O que é URL, como estruturar e boas práticas de SEO

28/11/2022

Seja na construção de sites, blogs ou lojas virtuais, entender o que é URL deve complementar a atenção ao design, conteúdo e experiência do usuário. É através delas que é feita a navegação pelas páginas do seu site, e ainda auxilia no link building.

O Google é feito de URLs, afinal, sem elas não haveria resultados de pesquisa e você não conseguiria acessar esta ou outras páginas. Existem estratégias e práticas que, a partir da URL, garantem melhores posicionamentos nos resultados de pesquisa.

Neste conteúdo, você vai aprender mais sobre o que é a URL, quais suas características e como construir um domínio que esteja de acordo com as boas práticas de SEO. Ainda, confira algumas dicas para colocar em prática a otimização das suas URLs agora mesmo. Boa leitura!

O que é URL?

A URL é o endereço responsável por tornar um site, blog ou loja virtual acessível na internet. As três letras que compõem a sigla significa Uniform Resource Locator, em português, Localizador Uniforme de Recursos.

Seu registro é único, não podendo haver URLs repetidas com o mesmo domínio e extensão, o que garante, de certa forma, exclusividade no uso por um determinado período de tempo. 

Algumas marcas fazem múltiplos registros de domínio, mudando apenas a extensão (.com.br e .com), assim elas não perdem os acessos caso o usuário digite uma ou outra extensão que devem contar com redirecionamento.

Ainda existem casos em que são registradas URLs com os erros de digitação mais comuns, uma forma de não perder tráfego por conta de erro humano.

No marketing digital, as URLs são importantes nas estratégias, sejam elas de branding, conteúdo ou SEO, uma vez que URLs são o caminho para acessar conteúdos e devem fazer sentido para os usuários, além de garantirem fácil memorização e acesso.

Através das URLs é possível demonstrar autoridade, relevância e clareza, ganhando assim a confiança do usuário. Vamos fazer um teste de confiança.

Em qual das URLs abaixo você clicaria?

  • Opção1: https://webestrategica.com.br/3453-seo-para-youtube.htm?sid=B7658LM78&font=blog
  • Opção 2: https://webestrategica.com.br/seo-para-youtube

A qualidade da URL influencia diretamente na visão que o público tem sobre o conteúdo e a marca. Com o aumento das fraudes na internet, quanto mais simples for a URL, menos dúvidas o público terá de que é um link seguro.

Seja para um site, blog, loja virtual ou para a landing page de uma campanha de marketing digital, sempre haverá a necessidade de uma URL. Por isso, é importante saber como elas funcionam e conhecer sua estrutura, para que seja possível explorar o máximo de benefícios.

Como funciona a estrutura de URLs

Toda página na internet é acessada através de uma URL. Com o objetivo de exibir o conteúdo correto, traz em sua composição informações importantes tanto para os mecanismos de busca quanto para os servidores e CMSs.

A seguir você verá um exemplo de estrutura de URL envolvendo todas as informações que ela pode transmitir. Mas, é importante ter em mente que nem sempre uma URL fará uso de todos esses elementos.

O que é URL: Esquema exemplo de estrutura e nomenclatura da URL.

Das 6 informações apresentadas no exemplo, apenas 4 são obrigatórias; uma delas não precisa ser passada em uma situação específica – é o caso da “página”, que pode ser omitida caso o acesso seja na página principal.

Veja qual a finalidade de cada informação na estrutura de uma URL.

Scheme/Protocolo

O scheme é o protocolo utilizado para que o servidor web acesse a página. Os mais comuns são “http://” e “https://”. O segundo é o mais recomendado por conter uma camada de segurança e ser visto positivamente pelos mecanismos de busca como um resultado mais bem avaliado.

Para que o protocolo https esteja ativo na hospedagem, é preciso que um certificado SSL/TLS esteja instalado, pois é ele quem cria a camada de segurança necessária para uma troca de informação segura entre o usuário e o site.

A maioria dos serviços de hospedagem oferecem certificado SSL/TLS gratuito para acesso à páginas via https, porém esses certificados possuem limitações a nível de segurança. Na hora de colocar o site no ar, é importante analisar esses limites.

Em sites onde há troca de informações pessoais e sigilosas, como dados de cartão de crédito, documentos pessoais e afins, use um certificado SSL com nível mais elevado de segurança.

Além do http/https, existem outros protocolos:

  • mailto:// – informa ao servidor para enviar um e-mail para o link definido na estrutura;
  • ftp:// – usado para a transferência de arquivos entre computador e servidor;
  • tel:// – informa ao servidor para fazer uma ligação para o número definido no link (em smartphones, abre o aplicativo de ligação).

Sem o protocolo não é possível acessar uma página web, mas este não precisa ser inserido sempre. Os navegadores são capazes de identificar quando o protocolo não foi digitado e adicioná-lo à URL antes de enviar ao servidor. 

Após o primeiro acesso, quando o navegador coloca o site no histórico de visitas, ele já insere com o protocolo, facilitando os acessos seguintes.

Domínio do site ou TLD

O domínio, também chamado de Top-level Domain (TLD), é a parte principal da URL. Ele é o responsável por mostrar ao visitante qual o site que ele está acessando.

Nomes de domínio geralmente são compostos pelo nome da empresa, da marca, do profissional, do produto ou de alguma informação relevante, tanto para o público quanto para os mecanismos de busca. Não usam caracteres especiais e sempre estão escritos com letras minúsculas e sem espaço.

Na URL da Web Estratégica (https://webestrategica.com.br/), por exemplo, o TLD é webestrategica, o que torna o domínio completamente intuitivo para o público.

No marketing digital, algumas empresas criam domínios personalizados de acordo com a estratégia para divulgar produtos e serviços. A BIC usa um domínio para o site (bic.com) e outro para a loja virtual (mundobic.com.br), e não há problema algum nisso. Outras empresas fazem essa separação usando subdomínios.

Subdomínio

O subdomínio é uma subdivisão do domínio principal (TLD). Para o visitante, parece ser apenas uma área do site, mas para a equipe de marketing e desenvolvimento, é um ambiente completamente distinto do site principal. Para os mecanismos de busca, o subdomínio é visto como um site separado, mas entendem que está ligado ao TLD.

De uma forma mais simples, imagine que domínio é a rua onde você mora (Rua das Palmeiras) e o subdomínio é o número da casa (217). Em uma rua existem várias casas, logo, em um domínio pode haver diversos subdomínios.

No marketing digital, uma forma de uso muito comum para os subdomínios é na separação do site institucional e das landing pages usadas nas campanhas. Algumas marcas e alguns profissionais estão optando por criar estruturas separadas, facilitando a administração e o rastreamento de URLs.

Veja alguns exemplos comuns de subdomínios:

  • blog.dominio.com.br
  • materiais.dominio.com.br
  • lp.dominio.com.br
  • loja.dominio.com.br

Subdiretório

Os subdiretórios são a representação das camadas internas do site e das páginas. Eles estão ligados com a arquitetura de informação e navegação, tornando a URL mais compreensível tanto para os usuários quanto para os mecanismos de busca. São praticamente ilimitados, tendo como único fator limitador o tamanho da URL.

A diferença entre o subdiretório e o subdomínio é a forma como ele é tratado. O subdomínio é uma entidade separada do domínio, com uma estrutura própria. Já o subdiretório é uma parte do domínio capaz de organizar a hierarquia de informação e navegação.

Os subdiretórios são muito utilizados em plataformas de e-commerce, pois eles ajudam a organizar as categorias e subcategorias de produtos. Ainda, ajudam diretamente no  ranqueamento de páginas, já que são partes do domínio principal e não apenas uma ligação com ele, como é o caso do subdomínio.

Pensando em SEO, usar subdiretórios é considerada a melhor opção pelos especialistas da Web Estratégica, tendo em vista que não há tanta clareza sobre a forma como os mecanismos de busca analisam subdiretórios e subdomínios a ponto de determinar qual gera mais relevância.

Mas não olhe apenas para o subdiretório ou subdomínio quando o assunto for SEO. Toda a estrutura da URL influencia nos resultados. Aplicar boas práticas é tão importante nas URLs quanto nos conteúdos.

Extensão

A extensão é o que segmenta o domínio de acordo com a área de atuação e região, por isso é separada por um ponto (.). A primeira parte, com 3 caracteres, corresponde à área de atuação e a segunda, com 2 caracteres, à região. Alguns domínios não possuem a região, o que indica que são globais.

Para os mecanismos de busca, tanto a área de atuação quanto a região são informações relevantes para o ranqueamento , pois se uma busca está sendo feita para termos em português e no Brasil, logo não faz sentido exibir para os usuários sites de outros países.

No Brasil, o registro de domínios é feito através do Registro.br, que oferece uma variedade de categorias de domínio para os mais diversos tipos de atividades e organizações, governamentais ou não.

Extensões mais comuns no Brasil:

  • com.br – genérica, mas que tem o uso recomendado para o comércio;
  • edu.br – para o setor de educação, principalmente escolas;
  • org.br – para organizações governamentais;
  • ong.br – para organizações não governamentais;
  • net.br – genérico, usado para atividades comerciais e blogs;
  • gov.br – instituições do governo federal.

Exemplos de extensões segmentadas:

  • adm.br: administradores;
  • adv.br: advogados;
  • enf.br: profissionais de enfermagem;
  • eti.br: profissionais de tecnologia da informação;
  • imb.br: imobiliárias;
  • ind.br: indústrias;
  • med.br: médicos;
  • mus.br: músicos;
  • tur.br: empresas da área de turismo.

A extensão faz diferença já que os buscadores são capazes de usar essa informação para exibir os resultados, tanto a partir do nicho quanto da localização.

Na hora de escolher a extensão para o domínio do site, opte por URLs mais genéricas, pois as pessoas estão mais familiarizadas, evitando assim a insegurança do usuário ao clicar na URL.

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Boas práticas de SEO para estruturar URLs do site

A URL é um dos fatores usados pelos mecanismos de busca para o posicionamento dos resultados nas SERPs, por isso é importante que ela seja contemplada na estratégia de SEO.

O Google tem o controle de 97% do mercado, ou seja, praticamente todas as buscas realizadas na internet são feitas através dele. Isso ilustra bem porque investir em SEO, tanto para conteúdo quanto para o que está ligado a ele, que é o caso das URLs – esse investimento é fundamental para quem deseja crescimento orgânico.

Veja boas práticas de SEO para estruturar melhor as URLs do site, loja virtual ou blog.

URLs curtas

Quanto mais curtas as URLs, melhor, principalmente em termos de usabilidade e experiência do usuário. Elas ficam mais fáceis de analisar e compartilhar nas redes sociais.

O tamanho ideal para uma URL é 60 caracteres, compreendendo toda a estrutura. Então, na hora de registrar o domínio, pense que quanto maior o nome do domínio, menos caracteres disponíveis você terá para as outras partes.

Uma forma útil de ter URLs curtas é utilizando encurtadores de URL. Mas, atenção: nem todo usuário confia em URLs de encurtadores, o que pode gerar perda de tráfego. Se for necessário utilizar, certifique-se que:

  • É um encurtador de URL conhecido (Bit.ly, por exemplo)
  • A descrição do conteúdo é legível
    ao invés de: https://bit.ly/3oayZLJ
    use: https://bit.ly/por-que-investir-em-seo

Palavra-chave

Usar palavras-chave na URL ainda é uma técnica muito efetiva para melhorar o ranqueamento de páginas, além delas ajudarem o usuário a ter uma visão antecipada do assunto principal do conteúdo.

Use a URL de forma estratégica para direcionar o usuário ao conteúdo. Não repita palavras, muito menos palavras-chave, isso é ruim para os usuários e para os mecanismos de busca.

Fácil de entender

Quanto mais fáceis de entender forem as URLs, mais chances elas terão de serem clicadas. Um usuário vai se sentir muito mais seguro para clicar em uma URL curta e com informações claras. Evite parâmetros e códigos difíceis.

No exemplo a seguir, ao compartilhar uma URL para o mesmo produto, as chances de clique na opção 2 são maiores do que na opção 1 pelo simples fato dela ser mais fácil de entender.

  • Opção 1: htps://www.amazon.com.br/Marketing-Conte%C3%BAdo-Moeda-S%C3%A9culo-XXI/dp/8582891415/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&crid=3AAYWRSOZRVRH&keywords=marketing+de+conte%C3%BAdo&qid=1658164988&sprefix=marketing+de+conte%C3%BAd%2Caps%2C230&sr=8-1&ufe=app_do%3Aamzn1.fos.db68964d-7c0e-4bb2-a95c-e5cb9e32eb12
  • Opção 2: https://www.amazon.com.br/Marketing-Conte%C3%BAdo-Moeda-S%C3%A9culo-XXI

Para que a URL fique ainda mais fácil de ler, a escrita ideal seria essa:

  • https://www.amazon.com.br/marketing-conteudo-moeda-seculo-xxi

Na hora de criar URLs, considere sempre: usar somente letras minúsculas, não usar números e usar hífen no lugar do espaço entre as palavras

Remover sessions IDs

As sessions IDs são parâmetros inseridos na URL para marcar usuários. Ao utilizá-los, você corre o risco de gerar conteúdo duplicado, já que a cada acesso o ID da sessão muda e o conteúdo da página segue o mesmo.

No primeiro acesso, a URL é essa: 

  • dominio.com.br/bonus-surpresa?sessionId=38AN6753QW. 

Já no segundo acesso a URL passa a ser:

  • dominio.com.br/bonus-surpresa?sessionId=65BG9387LK.

As duas URLs levam para a mesma página, mas para os mecanismos de busca isso configura 2 URLs diferentes, gerando conteúdo duplicado.

Para evitar esse problema, quando há a necessidade de identificar a sessão do usuário, a melhor alternativa são os cookies. Eles mantêm a URL legível e menor e permitem o monitoramento da sessão do usuário.

Não usar números

Nas URLs, as palavras são muito mais fáceis de entender do que números. Ao invés de usar “5-dicas-de-seo”, opte por “dicas-de-seo”. Essa prática traz 2 benefícios diretos, pois a url fica fácil de ser lida e você não precisa mudar a URL caso queira adicionar mais elementos.

Essa regra se aplica tanto para o nome da página descrito na URL quanto para domínio, subdomínio e subdiretórios. Mas, atenção: podem haver situações em que os números são relevantes para a URL, então analise cada caso com apoio de uma consultoria de SEO.

Utilizar hífens

Os hífens são a melhor forma de substituir espaços em branco nas URLs. Eles são de fácil interpretação e não comprometem a legibilidade para o usuário. Além disso, os mecanismos de busca o interpretam como se fosse o espaço em branco, o que é ótimo para SEO.

Combinar url com o título da página ou nome do produto

Quando o título da página se aproxima ou é igual ao texto da URL, as chances do usuário clicar nela aumentam, pois torna possível perceber que não é um caso de clickbait ou tentativa de golpe.

Quanto mais amigável e clara for a URL, mais confiança ela transmitirá. Veja, por exemplo, as URLs de alguns artigos aqui do nosso blog:

Nem todas as URLs foram construídas de forma literal em relação ao título, mas todas usam a palavra-chave que tem relação direta com ele, facilitando a compreensão e sem causar frustração no usuário.

A última URL dada como exemplo utiliza números, isso acontece porque é um conteúdo pontual, diferente dos outros.

Redirecionamento de URLs

O redirecionamento de URLs é uma prática de SEO muito utilizada quando uma página web muda de endereço, de forma provisória ou definitiva. Também é utilizada quando são identificadas URLs iguais ou que estejam apontando para conteúdos errados ou inexistentes.

Quando você altera uma URL, a versão anterior dela ainda pode estar indexada nos mecanismos de busca e isso pode acarretar na inspeção de página não encontrada, o que é ruim para os buscadores e mais ainda para os usuários.

Sempre que alterar a URL de uma página, faça o devido redirecionamento. Em sites que usam CMSs, como o WordPress, plugins de SEO tipo o Yoast são capazes de identificar essas mudanças e registrar o redirecionamento sozinhos. Alguns sites, porém, possuem uma estrutura própria, então será necessário apontar esse redirecionamento de forma manual nos arquivos de configuração.

Ao fazer o redirecionamento, independente da forma, é preciso ficar atento à intenção dele para que o código adequado seja usado. Os principais código para redirecionamento de páginas são:

  • 301: redirecionamento permanente;
  • 302: redirecionamento temporário.

Se o redirecionamento é por conta de um erro na URL, então o mais adequado é o 301. Mas se o redirecionamento for apenas por algum tempo, muito comum em páginas de promoção com tempo limitado, o mais indicado é o 302.

Os principais motivos que levam ao redirecionamento:

  • conteúdo tirado do ar definitivamente;
  • páginas de campanhas de marketing com prazos fixos;
  • URLs digitadas de forma errada, que comprometem a legibilidade e o SEO;
  • otimização de SEO do site que envolveu atualização de toda a cadeia de URLs.

Um bom exemplo de redirecionamento são as páginas criadas para campanhas sazonais de marketing. Essas campanhas acontecem sempre em datas específicas, como Natal, Black Friday e Dia dos Namorados. 

Ao final dessas campanhas, você não precisa retirar as páginas do ar e frustrar usuários que porventura acessem um link antigo que alguém compartilhou em redes sociais.

Uma boa prática é redirecionar temporariamente o usuário para uma página com conteúdo semelhante, assim ele não se frustra e o link da página continua ativo e sendo visto pelos mecanismos de busca. Na próxima campanha, ainda, poderá ser utilizado sem prejuízos de indexação.

Canonização de URLs

A canonização de URLs consiste em usar a melhor URL quando se tem múltiplas opções. Veja as URLs a seguir:

  • webestrategica.com.br
  • www.webestrategica.com.br
  • webestrategica.com.br/index.html
  • webestrategica.com.br/index.php

Elas são aparentemente iguais, mas são diferentes e podem retornar conteúdos distintos em cada uma. Isso é um problema, principalmente para o SEO, pois pode gerar duplicação de conteúdo e, na visão dos buscadores, uma divisão no ranqueamento .

Quanto mais formas de acessar a mesma página tiver, pior, pois estará perdendo ranking e jogando fora boas oportunidades de links internos. Para resolver isso, o que se deve fazer é escolher o melhor formato para a URL – considere tudo o que já foi visto até aqui – e configurar a estrutura do site para responder apenas para essa URL.

Essa mudança vai gerar a necessidade de redirecionamentos, como já foi visto, mas, se feita corretamente, não traz impactos negativos para o domínio em relação ao ranqueamento  nas SERPs.

URL de rastreamento

As URLs de rastreamento ou tagueadas são aquelas utilizadas para identificar a origem dos acessos à página. Através do tagueamento é possível rastrear o acesso, analisar as métricas e medir os resultados das ações, tanto a nível de visitas como de vendas, se for o caso.

Entre os principais usos de URL tagueada, estão:

  • links em banners;
  • ações com influenciadores;
  • anúncios no Google e em redes sociais.

Com esse rastreamento de URL é possível saber qual a origem do acesso e até mesmo se foi de um banner ou link específico. Mas o uso de URLs rastreáveis só faz sentido se você tiver uma ferramenta para monitorar os acessos e armazenar as informações passadas através das tags, como faz o Google Analytics.

Para criar URLs de rastreamento, você pode usar o Campaign URL Builder, ferramenta gratuita do Google. Nela, basta preencher alguns campos no formulário para ter a URL pronta para rastreamento no Google Analytics.

Dicas para criar URLs tagueadas com Campaign URL Builder

Tendo feito a escolha da ferramenta Campaign URL Builder, você deve seguir as dicas abaixo:

  • 1.   Escolha se você quer monitorar com o Universal Analytics (UA) ou Google Analytics 4 (GA4);
  • 2.   Informe a URL da campanha da maneira mais otimizada possível (leve em consideração tudo o que foi falado neste artigo);
  • 3.   Procure usar sempre letras minúsculas para a fonte, a mídia e o nome da campanha e use hífens no lugar dos espaços em branco (o Google Analytics diferencia maiúsculas e minúsculas, o que pode gerar informações em agrupamentos diferentes);
  • 4.   Use informações curtas e que sejam fáceis de identificar nos relatórios do Google Analytics.

Quanto mais você mede, mais oportunidades de ajustes. Utilize URLs tagueadas nos anúncios e em qualquer outro tipo de estratégia que envolva links para páginas.

URLs fazem parte da estratégia

A URL faz parte da estratégia de SEO e não pode ser ignorada. Ela é a porta de entrada para todo conteúdo compartilhado na internet e tem se tornado cada dia mais relevante na decisão do público de clicar ou não em uma página.

Quanto mais legível e confiável as URLs das suas páginas forem, melhor será a receptividade do público, que se sentirá seguro. Os mecanismos de busca olham para a URL na hora de classificar os conteúdos para ranqueamento, o que agrega ainda mais valor.

Agora que você já conhece as melhores práticas para construir URLs amigáveis, tanto para o público quanto para os mecanismos de busca, poderá aproveitar todo o diferencial competitivo que elas oferecem. Para isso, invista em uma estratégia com garantia de resultado a longo prazo, lidando com profissionais qualificados.

Aqui na Web Estratégica temos uma equipe preparada para te ajudar através da consultoria de SEO e proporcionar mais sucesso ao seu negócio. Entre em contato conosco e solicite uma proposta!

Rafael Rez
Fundador da agência de SEO & Conteúdo Web Estratégica e co-Fundador da Nova Escola de Marketing. Autor do livro de marketing: “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, publicado no Brasil pela DVS Editora e em Portugal pela Editora Marcador. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013.
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