Logo Web Estratégica - Consultoria de SEO e Marketing de Conteúdo

SEO para Youtube

As técnicas de SEO são indispensáveis não apenas para e-commerces, mas também para sites de informação e conteúdo em diversos formatos, como é o caso do YouTube. É por isso que conhecer e aplicar SEO para YouTube torna-se cada vez mais fundamental.

Quer aumentar seus resultados no Youtube?
* Campo obrigatório

SEO para YouTube é muito mais do que título e descrição e investir nisso pode levar seus vídeos para o topo dos resultados de busca. Atualmente os conteúdos que utilizam imagem e vídeo vem ganhando destaque por serem de fácil acesso e compreensão. Aliados a uma estratégia eficiente de criação de textos e outros materiais ricos, os vídeos são uma aposta promissora para o futuro do marketing digital.

Os usuários que preferem conteúdo em vídeo buscam por eles diretamente no YouTube, segundo maior buscador do mundo, com mais acessos que muitos canais de TV e um volume de tráfego que fica atrás apenas do Google, do qual faz parte. Isso faz com que o uso de técnicas de SEO se torne indispensável para conseguir um bom posicionamento nos resultados, afinal as possibilidades são inúmeras e é preciso saber atingir seu público alvo.

Já existem blocos de resultados exclusivos para vídeos no Google e a escolha não é aleatória. Ela considera fatores muito semelhantes aos utilizados para os resultados tradicionais da busca de sites na SERP.

Com o aumento da concorrência para conteúdos em vídeo e a oportunidade de aparecer nos resultados, investir apenas em qualidade de som e imagem não garante mais uma posição no topo – é preciso ter um investimento mais profundo em títulos, legendas e outros fatores que fazem seus vídeos serem encontrados rapidamente.

Ser visto nos resultados de busca tornou- se indispensável. A adoção de estratégias de SEO para YouTube são capazes de otimizar toda a estrutura textual da página tornando-a visível e relevante, gerando mais visibilidade e, consequentemente, conversões. Com uma presença firme nesse canal, sua marca se tornará conhecida e a relação com a audiência tende a crescer cada dia mais.

O que é SEO para YouTube?

O SEO para YouTube é um conjunto de técnicas usadas para melhorar o posicionamento dos vídeos nos resultados de buscas, seja dentro do YouTube ou em outros mecanismos.

O YouTube é a principal plataforma de vídeo do mundo e cerca de 99% das pessoas que assistem a vídeos na internet o utilizam diariamente. Em termos de pesquisa de conteúdo, ele só fica atrás do Google, como mencionado, e reúne desde influenciadores e canais de influencers, até shows, clipes, vídeos institucionais e outros conteúdos voltados para vendas.

Os fatores de ranqueamento utilizados pelo mecanismo de busca são semelhantes ao da página de pesquisa do Google, o que torna o uso de técnicas de SEO fundamentais para ambas as frentes.

Títulos atraentes, thumbnails representativas, descrições que complementam o título e a thumbnail, tags objetivas, análise de métricas, são apenas alguns exemplos do que está por trás do sucesso de um canal no YouTube. Isso tudo, é claro, aliado a uma estratégia de conteúdo coerente e bem estruturada, capaz de passar a mensagem desejada com clareza.

Entenda a importância do SEO para YouTube

Desde que foi comprado pelo Google em 2006, o YouTube não parou de crescer. Hoje domina o mercado de vídeos na internet e dita boa parte das regras que influenciam no ranqueamento desse formato na SERP.

Investir em SEO para YouTube garante bons resultados e isso se comprova pelos números da plataforma. Veja algumas estatísticas:

check-mark

2 bilhões

de usuários ativos por mês no Youtube

check-mark

43% dos usuários

da internet acessam o Youtube mensalmente

check-mark

1 bilhão

de horas consumidas em vídeo diariamente

check-mark

2º país

que mais assiste vídeos no Youtube é o Brasil

Com o amadurecimento da tecnologia e o crescimento da demanda por vídeo, o YouTube se tornou uma ferramenta com grande poder de influência e vendas no mundo todo. Algumas empresas já enxergaram isso e começaram a fortalecer sua presença na plataforma com conteúdo de qualidade e SEO.

Cases como da Leroy Merlin e Magalu são bons exemplos do investimento em SEO para YouTube. Com conteúdos bem produzidos, alinhados com a necessidade do público e estratégia comercial, além de informações devidamente otimizadas nas páginas de cada vídeo, os resultados são consistentes e crescem mês a mês.

Precisa de ajuda na sua estratégia de SEO para Youtube?

Vantagens de fazer SEO para YouTube

O SEO para YouTube beneficia tanto quem implementa e quanto quem consome os vídeos. Trata-se de uma forma de distribuir conteúdo com mais eficiência. Assim, as pessoas certas terão mais chances de encontrar conteúdo de qualidade no momento ideal para a conversão.

Entre as principais vantagens de investir em SEO para YouTube estão:

•         Mais visualizações para os seus vídeos: se o vídeo se torna encontrável, então ele será visto;

•         Deixar seus vídeos mais fáceis de serem encontrados: as palavras certas nos lugares certos farão toda a diferença, tanto para os mecanismos de busca quanto para os usuários;

•         Proporcionar uma melhor experiência para os usuários: com uma estrutura de informação que se conecta com o vídeo, o tempo que o usuário passa assistindo será muito mais satisfatório para ele;

•         Pode ser usado para colaborar com outras estratégias digitais: o vídeo pode ser a porta de entrada para a venda de produtos e serviços e quando se torna encontrável através das buscas, as oportunidades aumentam;

•         Aumento do tráfego orgânico qualificado: a otimização dos conteúdos da página ajudam a exibir o vídeo para intenções de buscas mais direcionadas a categorias semelhantes.

Ter uma estratégia de SEO para YouTube bem definida tornará o processo de criação de conteúdo mais assertivo, melhorando a vantagem competitiva perante a concorrência.

Como melhorar o SEO do YouTube e atrair tráfego orgânico qualificado?

Diferente do que se pode imaginar em uma primeira avaliação, SEO não diz respeito apenas a textos ou elementos de uma página comum. No caso de vídeos, é possível direcionar e otimizar a parte textual da página, combinando essas estratégias com as imagens, sons e outros elementos de vídeo. 

Otimizar cada parte da página, explorando palavras-chave, thumbnail, título, tags, descrição e até mesmo a legenda do vídeo é indispensável para alcançar resultados consistentes. Ainda, existe a otimização feita a nível estratégico, baseada em métricas que dão direcionamento para as ações e fortalecem os resultados.

Essas otimizações são agrupadas em on-page e off-page, isto é, feitas tanto no conteúdo visível da página, aquele que irá aparecer para o usuário final, quanto na estrutura, parte que é visível apenas para a equipe especializada – mas que faz toda diferença nos resultados finais. Conheça mais sobre as diferenças dessas otimizações:

Otimização on-page

Em uma estratégia de SEO para YouTube, a otimização on-page está diretamente ligada à criação de conteúdo e envolve tanto a parte de pesquisa quanto o trabalho técnico de estruturação dos vídeos e das informações de cada um ao ser publicado no YouTube.

check-mark

Pesquisa de palavras-chave

A escolha de boas palavras-chave é um dos pilares da estratégia de SEO para YouTube, pois é através delas que os vídeos serão encontrados. O primeiro passo é selecionar as melhores, por meio de pesquisas e uso de ferramentas adequadas, filtrar e definir quais serão utilizadas de acordo com os objetivos da estratégia. Aí, então, deve-se distribuir no vídeo e nos pontos principais da página do vídeo (título, descrição, tag, legenda).

check-mark

Utilizar um bom título

O título é o segundo ponto de contato do público com o vídeo. Ele precisa transmitir uma mensagem clara sobre o assunto, ter conexão com a thumbnail e conter a palavra-chave principal. O título é o principal fator de classificação do SEO para o YouTube.

check-mark

Inserir tags (ou marcadores)

As tags são a melhor forma de criar identificadores para os vídeos e organizá-los. Usar palavras-chave e palavras que descrevem o vídeo ajuda a ampliar o contexto e as oportunidades de exibição nos resultados de busca. Além disso, as tags ajudam a melhorar as recomendações do vídeo como conteúdo relacionado.

check-mark

Elaborar transcrições e legendas

A acessibilidade é muito importante nos vídeos, por isso transcrições e legendas não podem ser ignoradas em uma estratégia de SEO para YouTube. Mesmo ficando ocultas, elas ainda influenciam na classificação do vídeo, uma vez que o mecanismo de busca é capaz de ler a legenda, identificar a ocorrência de palavras-chave e associar o vídeo à intenção de busca do usuário.

check-mark

Fazer boas thumbnails

A thumbnail é o principal ponto de contato do público com o vídeo, por isso deve ter qualidade e chamar a atenção. Quanto maior o impacto, maiores serão as chances do usuário clicar e assistir ao vídeo, o que fará com que ele vá sendo melhor classificado em pesquisas futuras.

check-mark

Elaborar descrições úteis

A descrição complementa o título e ajuda o usuário a ter uma compreensão melhor sobre o assunto do vídeo, além de ser muito útil para descrever os tempos em que os tópicos são iniciados. Ela é um dos fatores de classificação mais importantes do SEO para YouTube, pois permite explorar tanto a palavra-chave principal quanto as secundárias e ter mais amplitude nas intenções de busca.

check-mark

Editar o nome do arquivo

O nome do arquivo de vídeo é tão importante quanto todos os outros pontos apresentados. Por isso, ao finalizar o vídeo para enviar ao YouTube, é importante que o nome do arquivo tenha a palavra-chave. A forma mais prática de nomear o vídeo é usando o título que será visualizado no YouTube.

Otimização off-page

As otimizações off-page são parte complementar da estratégia de SEO e proporcionam resultados e informações relevantes para que ações futuras sejam ainda melhores.

check-mark

Métricas

A thumbnail é o principal ponto de contato do público com o vídeo, por isso deve ter qualidade e chamar a atenção. Quanto maior o impacto, maiores serão as chances do usuário clicar e assistir ao vídeo, o que fará com que ele vá sendo melhor classificado em pesquisas futuras.

check-mark

Visualizações do canal

Essa é a métrica mais relevante para o Google, já que quanto mais visualizações um vídeo recebe, maior é o indicador de que ele é relevante, tem qualidade e possui autoridade. Essa métrica é um reflexo do trabalho de SEO para YouTube. Quanto melhor e mais efetivo for o trabalho, melhores tendem a ser os resultados. Uma forma de conseguir muitas visualizações, de forma rápida e pouco duradoura, é recorrer a anúncios pagos ou outros recursos como títulos enganosos - os famosos clickbaits. Com SEO, seu crescimento será exponencial e sólido, consolidando o canal de modo a garantir qualidade e proximidade com o público, sem quedas bruscas ou taxas extras.

check-mark

Inscritos no canal

O número de inscritos no canal é uma métrica muito importante, pois mostra o volume de público que gosta do conteúdo e quer continuar assistindo sempre que algo novo for lançado. É uma métrica que representa a fidelidade do público e pode servir de termômetro para analisar o crescimento das ações de engajamento e retenção. Um especialista deverá analisar o quanto o número de inscritos está crescendo, diminuindo ou oscilando e buscar relações desses dados com outros elementos, como assuntos abordados, sazonalidade, entre outros.

3 ferramentas de SEO para Youtube

O uso de ferramentas de SEO para YouTube é essencial na construção de uma boa estratégia, identificação de oportunidades e otimização tanto do conteúdo quanto de questões técnicas de SEO.

Entre as principais ferramentas capazes de proporcionar dados de qualidade para a escolha de palavras-chave, identificação de oportunidades, monitoramento de concorrência e outras métricas úteis, estão:

Keywords Everywhere

Extensão gratuita para o Google Chrome capaz de apresentar uma estimativa do volume mensal de busca tanto no Google quanto no YouTube. Com ela é possível obter informações sobre a dificuldade de ranqueamento, gráfico de tendências de palavras-chave, palavras-chave relacionadas e vários outros insights.

Google Trends

Ferramenta do Google que possibilita a identificação de tendências e palavras mais buscadas ou em ascensão para um determinado intervalo de tempo. Além da possibilidade de filtrar os registros por imagem e notícias, também é possível filtrar exclusivamente para pesquisas do YouTube.

VidIQ

Extensão gratuita que pode ser utilizada no Google Chrome para fornecer dados de vídeos do YouTube, como palavras-chave, tags, volume de busca, competição, entre outras que ajudam a identificar e explorar oportunidades de conteúdo e ranqueamento.

Do que adianta produzir vídeos excelentes que ninguém assiste?

Nem sempre o problema de vídeos com baixo índice de visualização é a qualidade. Às vezes o problema está na falta de estratégia e de otimizações de SEO para que ele apareça melhor posicionado nos resultados de busca.

Isso pode ocorrer em função de uma thumbnail mal escolhida, um título que não atrai, uma descrição que não traduz de forma objetiva a mensagem do vídeo e tags mal definidas que limitam a exibição do vídeo entre os relacionados por assunto.

Esses são apenas alguns pontos que podem limitar o alcance do vídeo e deixá-los cada vez mais distantes do topo, tanto da SERP quanto dos resultados de pesquisa do próprio YouTube.

Ao utilizar as estratégias de SEO para YouTube, os resultados são apenas uma questão de tempo e alguns deles podem surgir de imediato, como a melhora na experiência do usuário. Se você quer que seus vídeos sejam encontrados através das buscas, é fundamental investir em SEO para YouTube, evitando cair em zonas de sombra, isto é, não ser encontrado pelo algoritmo.

Como ajudamos nossos clientes da Consultoria de SEO para YouTube?

Nosso foco é ajudar os clientes a obterem os melhores resultados no menor tempo possível. Para isso, passamos a fazer parte do negócio disponibilizando insights, relatórios e ações efetivas diretamente no canal indicado.

Construímos um time de especialistas que atuará de forma estratégica, analisando cenários, definindo KPIs e métricas, coordenando e executando as ações necessárias para a obtenção do resultado junto com o cliente e dando suporte sempre que preciso.

Periodicamente, preparamos relatórios técnicos com informações e sugestões que permitirão ao cliente ter uma visão de tudo o que foi feito e dos resultados obtidos. Esses relatórios são usados como base para aplicar as melhorias necessárias e definir os próximos passos, tornando a atuação ainda mais consistente.

Avaliação

Junto com o cliente, nós avaliamos os produtos de maior valor agregado, cruzando essas informações com o volume de buscas e as oportunidades para competir com a concorrência nos resultados da SERP.

Análises

Analisamos tanto os pontos fortes quanto os fracos para conhecer mais sobre os clientes, sua origem e como podemos melhorar os processos de atração e retenção. Tudo isso usando ferramentas analíticas de nível internacional.

Execução

Depois de concluídas as avaliações e análises, elaboramos um diagnóstico completo, construímos um plano de ação e cuidamos da execução de cada etapa. Se a empresa contar uma equipe interna para a execução, nós atuamos junto com essa equipe. O trabalho, porém, pode ocorrer apenas com a equipe da Web Estratégica, como for melhor para cada contexto.

Invista em ser visto

Diariamente, os mais diversos tipos de públicos acessam o Youtube para assistir vídeos, consumir conteúdos e conhecer novas ideias. Esse hábito faz parte do comportamento dos clientes e deve ser usado como uma oportunidade de chegar até os seus futuros leads, aqueles que vão gerar números e passar a manter uma relação de fidelização com seu negócio. 

Apesar de todo o volume de acessos à plataforma, nem todos podem aplicar técnicas assertivas e identificar pontos de melhoria em um canal. Transformar a identidade de um projeto ou negócio por meio do SEO para Youtube vai além das visualizações e permite mais qualidade. 

Por isso, invista em ser visto e esteja entre os primeiros resultados do seu público-alvo hoje mesmo. Solicite uma proposta!

NOSSOS NÚMEROS

+125 mi

de acessos gerados e monitorados

+230

marcas atendidas

+21k

conteúdos de alta conversão criados

6

países atendidos com consultoria e criação de conteúdo

Solicite uma proposta com nossos consultores

Nossos especialistas estão preparados para entender a demanda do time interno e desenvolver uma proposta e demonstração.

* Campo obrigatório