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A importância do SEO para YouTube

As técnicas de SEO são indispensáveis não apenas para e-commerces, mas também para sites de informação e conteúdo em diversos formatos, como é o caso do YouTube. É por isso que conhecer e aplicar SEO para YouTube torna-se cada vez mais fundamental.

O YouTube surgiu em 2005, com pouca expressão e muito menos funcionalidades do que dispõe atualmente. Porém, o sucesso foi tão grande que chamou a atenção do Google e, um ano após a fundação, a plataforma havia sido adquirida pelo buscador por US$ 1,65 bilhão. Hoje em dia, o YouTube funciona também como buscador, ficando à frente inclusive de concorrentes do Google.

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O que é SEO para YouTube?

O SEO é um conjunto de estratégias que tem como objetivo posicionar melhor o site nos buscadores, gerando mais tráfego orgânico, reduzindo os custos com mídia paga e proporcionando resultados mais duradouros e com ótimo custo-benefício – e o SEO para YouTube funciona da mesma forma. Comprado pelo Google, o YouTube segue as diretrizes da empresa para oferecer a melhor experiência, dispondo de um sistema próprio que garante que o conteúdo certo chegue o mais rápido possível ao usuário.

Na busca orgânica, por exemplo, o Google oferece um carrossel de conteúdos de vídeos semelhantes ao que o usuário está buscando. Nesse sentido, otimizar vídeos para YouTube com base em SEO garante que o vídeo possa competir com outros sites na busca e seja encontrado pelo usuário de forma orgânica.

Ferramentas de SEO para Youtube

Para que seja feito um bom trabalho de SEO, é importante utilizar ferramentas que auxiliam na busca por um resultado melhor, otimizando o conteúdo e a escolha de palavras-chave, tags, volume de pesquisa e tendências. Entre as diversas ferramentas, há três principais que auxiliam no processo:

  • Keywords Everywhere: extensão gratuita do Google Chrome para SEO que mostra uma estimativa do volume de busca mensal do Google e, consequentemente, do YouTube.
  • Google Trends: ferramenta do Google que permite descobrir tendências e palavras que estão sendo mais buscadas ou entrando em ascensão durante certo período; é possível ainda filtrar apenas buscas para YouTube.
  • VidIQ: extensão gratuita que, além de adicionar uma barra de informação aos vídeos no YouTube, permite também descobrir as tags usadas em qualquer vídeo, o que contribui para entender para quais termos seu concorrente está otimizando.

Otimização on-page e off-page

No SEO para YouTube, são utilizadas estratégias de otimização para garantir que o vídeo tenha um bom posicionamento nas buscas e nos “vídeos recomendados”. As otimizações on-page e off-page contribuem para que o Google faça uma boa leitura do seu vídeo e entenda que toda a estrutura dele oferece uma ótima experiência para o usuário.

SEO on-page:

SEO on-page refere-se a tudo aquilo que o editor é capaz de fazer para otimizar o vídeo para YouTube. Esse tipo de otimização engloba, por exemplo, a escolha de palavras-chave, título, descrição do vídeo, tags, nome do arquivo e conteúdo do vídeo. Além dessas, há também outras estratégias que otimizam o vídeo nas buscas do usuário e o colocam na página de busca orgânica do Google.

Fazer pesquisa de palavras-chave: À primeira vista, a escolha de palavras-chave que têm maior volume de busca pode parecer a melhor estratégia. No entanto, pode também dificultar a conversão, uma vez que a concorrência aumentará. Além disso, se o seu canal é pequeno, a escolha por palavras-chave muito disputadas fará com que você fique frente a frente em um embate com canais e empresas grandes, o que pode não ser vantajoso.

Sendo assim, o ideal é optar por palavras conhecidas como “cauda longa”, que contam com menos tráfego, mas não têm muita concorrência, o que resulta em um posicionamento melhor e garantem mais chances de conversão.

Vale lembrar que é fundamental selecionar palavras-chave que tenham relação com o conteúdo do seu vídeo. Caso sejam escolhidos termos diferentes do segmento, há grandes chances de o usuário abandonar o conteúdo rapidamente e o algoritmo do Google entenderá que houve uma experiência negativa, resultando em um posicionamento ruim.

Dica: use o autocomplete na barra de buscas do YouTube, que mostra o que realmente os usuários estão buscando em relação ao seu segmento; basta começar a digitar algo no buscador e ele automaticamente irá sugerir a expressão completa.

No SEO para YouTube, são utilizadas estratégias de otimização para garantir que o vídeo tenha um bom posicionamento nas buscas e nos “vídeos recomendados”. As otimizações on-page e off-page contribuem para que o Google faça uma boa leitura do seu vídeo e entenda que toda a estrutura dele oferece uma ótima experiência para o usuário.

Utilizar um bom título

O título do vídeo é o primeiro contato do usuário com seu conteúdo e indica ao Google se ele é realmente relevante, facilitando, assim, a indexação e o posicionamento. Por isso, é importante que o título esteja bem otimizado, sendo o mais próximo do que o usuário procura. Além de garantir um título funcional, para que o usuário encontre o que precisa, é válido usar a criatividade e fazer com que as palavras chamem a atenção, aguçando a curiosidade do público e destacando seu vídeo frente à concorrência.

Inserir tags (ou marcadores)

As tags são itens essenciais para que o YouTube entenda o assunto abordado no vídeo e favoreça a indexação dele. Dessa forma, a plataforma melhora o rankeamento do conteúdo e oferece uma recomendação com vídeos relacionados a ele – o que gera um tráfego importante, uma vez que a chance do vídeo receber cliques, ao ser relacionado, é maior. No entanto, é importante não encher as tags com termos diversos, mas sim segmentar as palavras-chave, para que o YouTube entenda seu conteúdo e direcione-o para o usuário certo.

Dica: para analisar as tags que seus concorrentes estão usando, basta apertar o botão direito do mouse, clicar em “Exibir código fonte da página”, apertar Ctrl + F e buscar por “keywords”.

Fazer boas thumbnails

Thumbnails são as capas dos vídeos, que o YouTube sugere automaticamente, mas também oferece a opção de fazer upload de imagens personalizadas. As capas feitas com criatividade aguçam a curiosidade do usuário em acessar seu conteúdo, por isso é importante que elas vendam bem as informações que serão transmitidas, unindo criatividade, atração e qualidade.

Elaborar descrições úteis

O texto de descrição deve abordar o tema do vídeo e deve ser otimizado para auxiliar no ranqueamento do conteúdo. A descrição, quando bem feita, pode ser usada para persuadir o usuário a clicar e assistir ao vídeo, uma vez que uma pŕevia do texto é exibida ainda na busca. Assim como as tags, a descrição também é um fator relevante para que o algoritmo do YouTube entenda o tipo de conteúdo que você está querendo transmitir para o usuário e garanta uma boa experiência a ele. Algumas estratégias que podem incrementar a descrição e aguçar a curiosidade são: chamadas para ação (CTA), hashtags e a inclusão da URL direcionando para o site em questão.

Editar o nome do arquivo

Otimizar o nome do arquivo é indispensável para que a otimização seja feita mesmo antes do upload do vídeo. Nesse caso, em vez de subir o vídeo com o nome em códigos, resuma o tema abordado, utilizando hífens entre os termos. Essa otimização auxilia o algoritmo a entender qual o conteúdo principal do vídeo. Por exemplo, em vez de usar “VID.EO_269607.mp4”, opte por “importancia-fazer-seo-para-youtube.mp4”.

SEO off-page

Para o Google, o SEO off-page tem como principal fator o link building. No entanto, no caso do SEO off-page para YouTube, é levado em consideração especialmente o engajamento da audiência com os vídeos do canal, tendo como destaque as quantidades de likes, comentários e compartilhamentos.

Métricas:

Quando o usuário realiza uma busca, os robôs encontram o que, para eles, apresenta maior relevância dentro da plataforma. Nesse sentido, o algoritmo leva em consideração critérios de engajamento e otimização, para que o vídeo fique bem posicionado no YouTube.  Um canal com nível de engajamento alto posiciona-se melhor do que um que recebe poucas curtidas e comentários. Isso porque a plataforma preza pela melhor experiência do usuário, portanto entende que um vídeo com pouco engajamento pode não oferecer um conteúdo tão valioso. Ter um CTR (taxa de cliques) alto significa que seu vídeo contém um conteúdo relevante para aquele usuário, de acordo com os termos que ele utilizou na busca. Por ser um fator importante para o posicionamento, é imprescindível ter um conteúdo atualizado e com autoridade.

Por isso, procure sempre incentivar seus espectadores a engajarem-se com seu vídeo, de diferentes formas – curtindo, comentando, inscrevendo-se no canal e compartilhando. Uma boa dica é responder comentários, estimulando debates e reflexões e fazendo com que seu público sinta-se valorizado.

Inscritos no canal:

Uma das principais dicas de SEO off-page é valorizar seu público. Isso porque o caminho não deve terminar na inscrição do canal, é preciso continuar oferecendo aos usuários conteúdos de qualidade.

Lembre-se: você só assina algo quando sabe que vai receber conteúdo útil e frequente. Dessa forma, você é capaz de estimular os inscritos a acompanharem seu canal e tornarem-se fiéis, e ainda pode conquistar novos seguidores.

Visualizações do canal

Para o Google, o número de visualizações por vídeo passa a ser mais relevante a cada dia. Isso porque o algoritmo entende que, quanto maior o número de visualizações, mais relevância e autoridade o conteúdo tem, por isso deve proporcionar ao usuário uma experiência completa e satisfatória. Por meio desses dados, o YouTube Analytics permite compreender o comportamento do seu público e definir qual conteúdo proporciona uma experiência mais completa para ele. A regra é: quanto mais visualizações, maior seu ranqueamento no resultado de buscas.

Na hora de produzir conteúdo, leve em conta os seguintes fatores:

  • Quem é o público e o que ele espera do conteúdo;
  • Qual é o problema e como posso resolvê-lo;
  • O que o público faz, o que consome e quando;
  • Qual seu diferencial e o que vai proporcionar ao usuário;
  • O que acontece se o usuário não consumir o seu produto;

Otimizar a experiência dos usuários da internet

Melhorar a experiência do usuário é o ponto-chave para um bom ranqueamento do seu vídeo. Para isso, algumas estratégias são: usar a criatividade para produzir conteúdos diferenciados, que atendam e supram as necessidades do usuário, e elaborar títulos e descrição chamativas, que incentivam a curiosidade e convertam em cliques. Essas, entre outras estratégias, agregam valor ao seu conteúdo e melhoram consideravelmente a experiência do usuário.

Pensando assim, é fundamental trabalhar o SEO para YouTube, uma vez que o algoritmo identifica seus esforços para proporcionar ao usuário uma experiência satisfatória, a fim de tornar um hábito para o usuário assistir a vídeos na plataforma constantemente. Tenha certeza de que o algoritmo saberá reconhecer seus esforços de otimização e te recompensará por isso.

Se quiser mais informações para otimizar suas estratégias, entre em contato com a gente, solicite uma consultoria de SEO para YouTube e garanta ainda mais sucesso!

Nosso jeito de fazer Consultoria de SEO

Como uma consultoria de estratégia digital, nós trabalhamos sempre com foco na obtenção dos melhores resultados, no menor tempo possível.

Passamos a fazer parte do negócio do cliente, atuando de forma estratégica para obter crescimento orgânico sustentável mês a mês, em etapas bem definidas e cíclicas:

  1. Avaliação: avaliamos, junto ao cliente, os produtos que possuem maior valor agregado (lucratividade, exclusividade, volume de vendas) e cruzamos essas informações com os volumes de busca no Google e as oportunidades de competir em listagens de resultados.
  2. Análise: analisamos os pontos fortes e fracos dos concorrentes e utilizamos ferramentas analíticas de nível internacional para entender a origem dos clientes deles e ocupar estes espaços, gerando rankings e vendas para o nosso cliente.
  3. Execução: elaboramos um diagnóstico completo, organizamos um plano de ação com os resultados esperados e conduzimos a execução de cada etapa, junto com equipes internas* da sua empresa.

*Não é necessário ter uma equipe interna para realizar a Consultoria, atuamos também como time externo, cumprindo todas as etapas de execução.

Nosso processo de trabalho é focado em alcançar os seus resultados!

Para a execução do projeto de SEO, definimos os KPIs a serem acompanhados e as metas a serem atingidas em cada um, além de ações para aquisição de tráfego, de forma a cumprir tais metas.

Dentre as ações da estratégia sugerida, estão análise de oportunidades para melhorar o posicionamento do site, identificação de canais de divulgação parceiros e produção de conteúdo com foco em SEO.

Ao final de cada período, entregamos relatórios técnicos, com informações e sugestões de ajustes para melhor rankeamento no Google e também com a performance das ações executadas, incluindo resultados obtidos no mês e próximos passos.

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Mês
relatórios de performance
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Mi
acessos gerados com SEO
Países
atendidos desde 2017
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Clientes
atendidos desde 2011

KPIs da Consultoria de SEO

Seleção de KPIs e definição de metas

Definimos os KPIs a serem acompanhados e as metas a serem atingidas para execução do projeto de tráfego orgânico;

Análise de concorrência

Identificamos os principais concorrentes e acompanhamos o cenário competitivo durante todo o período de projeto;

Identificação de oportunidades de busca

Identificamos oportunidades para melhorar o posicionamento do site, além de canais de divulgação como Blogs e Sites parceiros

Criação de Conteúdo para SEO

Produzimos conteúdo com foco em SEO, de forma a rankear o site do cliente nos resultados de busca do Google;

Relatório técnico de melhorias

Consolidamos todas as informações e sugestões de ajustes no site do cliente para melhor rankeamento no Google;

Relatório técnico de performance

Avaliamos a performance das ações executadas, com resultados obtidos no mês e próximos passos.

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Nossa missão é ajudar nossos clientes a construir canais cada vez mais assertivos e potencializando as conversões

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