Web Stories – Guia de boas práticas

Entregar conteúdo que o público deseja consumir é o grande desafio das empresas, e para ajudar nesse processo, o Google criou os Web Stories.

Através dessa ferramenta é possível explorar a criatividade e publicar conteúdos mais dinâmicos sem que fiquem presos às redes sociais, e o melhor de tudo: é possível aumentar o alcance orgânico, uma vez que os Web Stories são indexáveis, e ainda monetizar o conteúdo.

Se você está em busca de um novo formato para entregar conteúdo ao seu público,  não quer usar as redes sociais para isso, quer flexibilidade criativa, baixo custo e velocidade na entrega, então continue lendo este artigo e veja quanto os Web Stories do Google podem te ajudar a aumentar o alcance orgânico dos seus conteúdos e a retenção de usuários no seu site.

O que é Web Stories?

Os Web Stories são um formato de conteúdo semelhante ao famoso Stories do Instagram, mas que é exibido no aplicativo do Google no celular e nos resultados de busca (não é o aplicativo do Google Chrome).

A principal diferença é que ele não fica restrito a um ambiente fechado como o das redes sociais e ainda ajuda a aumentar o alcance orgânico do conteúdo dos sites que já trabalham com Web Stories, pois eles são indexáveis.

Foi anunciado em 2018 e chamado de “Google AMP Stories”. Inicialmente não se popularizou em relação aos famosos stories das redes sociais. Em outubro de 2020, o Google ampliou as funcionalidades, simplificou o processo de criação de conteúdo e mudou o nome para “Web Stories”.

Essa atualização permitiu que o alcance aumentasse, assim como o número de usuários criando conteúdo nesse formato – o Google chegou a informar que, antes de iniciar 2021, mais de 2000 sites já estavam publicando Web Stories – e o consumo começou a crescer desde então.

Muitas empresas já estão usando o Web Stories, entre elas marcas famosas, como Vice, Forbes, Folha, Uol, Gannett e Editora Globo. A tendência daqui pra frente é que cada vez mais empresas adotem os Web Stories como um formato mais dinâmico para criação de conteúdo.

Consegue ver o tamanho da oportunidade que o Google está colocando à disposição de todos?

Conheça as vantagens dos Web Stories

O uso estratégico dos Web Stories pode trazer muitas vantagens, listamos as principais delas:

  • Fonte extra de tráfego: para o Google, os Web Stories são vistos como páginas com título, textos, imagens e vídeos, e com isso são indexados e exibidos nos resultados de busca, o que gera mais uma fonte de tráfego para o site.
  • Conteúdo dinâmico: junto com o seu time, vocês podem explorar conteúdos em imagens, textos e vídeos; contar histórias, fazer reviews de produtos, enfim, usar a criatividade!
  • Monetização: é possível monetizá-los inserindo anúncios do Google Ads entre Web Stories.
  • Baixa concorrência: por ser recente, ainda não são muitas as empresas e os criadores de conteúdo que estão usando o formato, por isso a concorrência é baixa e isso é uma excelente oportunidade para alcançar mais os potenciais clientes da empresa. 
  • Melhoria no engajamento: por ser um conteúdo mais fácil de ser consumido, a tendência é que Web Stories criativos e bem desenvolvidos tornem a audiência mais engajada.
  • Maior atrativo visual: por possibilitar o uso de imagens, textos e vídeos, o conteúdo dos Web Stories se torna visualmente mais atrativo, o que tende a gerar mais tráfego e engajamento.
  • Um formato extra no site: como os Web Stories ficam hospedados no site, como um outro formato de conteúdo, você pode aproveitá-los para compor o conteúdo e o layout do site.

Pensando em novas oportunidades através dos Web Stories do Google, vamos mostrar como eles funcionam e quais são as práticas recomendadas  em sua criação.

Reprodução completa do Web Stories acima.

Como funciona o Web Stories?

Os Web Stories funcionam de maneira muito similar aos Stories existentes no Instagram, Facebook e WhatsApp, só que ao invés de estarem dentro das redes sociais, eles estão no Google e podem ser acessados pelo aplicativo do Google no seu celular ou pelo Google Discover.

Como criar Web Stories?

No site oficial dos Web Stories, o Google lista um conjunto de ferramentas compatíveis com o formato, que auxiliam o processo de criação. 

Como outras alternativas, temos: WordPress com o plugin oficial desenvolvido pelo Google, Newsroom AI, MakeStories ou até mesmo usufruto de habilidades de programação personalizadas por alguém de sua equipe.

Como criar Web Stories no WordPress?

Se o site foi desenvolvido usando o WordPress, então você poderá criar os Web Stories de forma prática através do plugin oficial. 

Veja o passo a passo:

  1. Para começar, instale o plugin “Web Stories” e ative-o. 
  2. Feito isso, acesse a opção “Stories” no menu lateral e clique em “Adicionar novo”.
  3. Assim que for direcionado para a tela do editor de Web Stories dentro do painel do WordPress, é só utilizar a criatividade para construir os conteúdos!
  4. Além disso, o WordPress possibilita: importar imagens do computador, usar textos pré-formatados, formas,  layout pré-produzidos e animações. 
  5. Depois que você criar os seus Web Stories, basta clicar em “Publicar” e eles já estarão disponíveis para o público.

Dica Extra

Para que o Google indexe seus Web Stories mais rápido, adicione o sitemap deles ao Google Search Console.

O link para o sitemap dos Web Stories do Google em seu site será o seguinte: https://seudominio.com.br/web-story-sitemap.xml

Web Stories e SEO

Os Web Stories do Google são vistos como conteúdo indexável, assim como as páginas do site, e por isso é fundamental que a estratégia de SEO cubra esse formato de conteúdo.

Se você já tem uma estratégia de SEO sendo executada e vai adicionar o formato dos stories na produção de conteúdo, uma boa maneira de obter informações relevantes para criar novos conteúdos e otimizá-los é através dos relatórios de SEO gerados até o momento.

Esses relatórios vão apresentar métricas e KPIs que darão informações úteis e direcionarão a criação de conteúdo para os Web Stories, permitindo que eles sejam mais uma peça fortalecedora da estratégia e um canal forte para a geração de tráfego orgânico.

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Exemplos de Web Stories

Veja alguns exemplos de Web Stories no mercado:

Se você chegou até aqui e gostaria de aplicar essa estratégia de conteúdo, mas não sabe nem por onde começar a criar conteúdo e fazer as otimizações de SEO, não se preocupe! 

Temos uma equipe na Web Estratégica pronta para prestar uma consultoria de SEO que você nunca imaginou. Profissionais altamente capacitados e com experiência de mercado prontos para ajudar grandes empresas a alcançarem a primeira página no Google e muitas vendas.

Mas independente disso, o conteúdo a seguir vai mostrar um conjunto de boas práticas para que você e o seu time saiba exatamente o que fazer na hora de criar Web Stories.

Guia de boas práticas

Para que os Web Stories sejam vistos e gerem resultados como engajamento, aumento do tráfego orgânico no site e vendas, é preciso seguir algumas boas práticas no processo de criação.

Essas boas práticas são recomendadas, inclusive pelo Google, pois todo o conteúdo dos Web Stories é analisado pelo algoritmo para que sejam exibidos nos resultados de busca e no Google Discover.

Escolha de palavras-chave

As palavras-chave são o principal elemento das estratégias de SEO para um melhor posicionamento orgânico nas buscas.

Elas devem estar relacionadas com a pauta que os Web Stories vão cobrir e devem despertar interesse do público em continuar navegando.

Na hora de escolher as palavras-chave, lembre-se sempre dos pontos a seguir:

  • Volume de busca
  • Usar palavras-chave short head e long tail
  • Ter uma palavra-chave principal e no máximo 5 secundárias
  • Manter as palavras-chave dentro do contexto do conteúdo

Produção de conteúdo

Os Web Stories são um formato de conteúdo para consumo rápido, então é necessário ter conteúdos relevantes, breves e objetivos.

Pense sempre na jornada do cliente e para qual etapa do funil o conteúdo está sendo criado. Priorize conteúdos leves e fáceis de consumir e use técnicas de storytelling.

Produza conteúdos úteis e que o público gostaria de consumir. Uma forma eficiente de produzir esses conteúdos é tendo boas fontes de pesquisa, tanto para referência quanto para inspiração.

Uso de imagens e layout

O conteúdo dos Web Stories é composto por textos, imagens e vídeos, e saber organizar esse conteúdo para ter um layout agradável é essencial para dar visibilidade a eles.

Como você já sabe, o conteúdo dos Web Stories é lido pelos robôs do Google, então é importante que você mantenha a estrutura do conteúdo dentro dos padrões.

Veja a seguir alguns parâmetros indispensáveis na criação:

  • Texto alternativo em todas as imagens e demais elementos visuais.
  • Títulos respeitando a hierarquia de informação e utilizando as tags <h1>, <h2>, <h3> etc.
  • Deixar um espaço de 96×96 pixels no layout para inserir a logo, isso facilita os robôs a associarem o conteúdo à marca.
  • Inserir dados estruturados ao criar os Web Stories, isso fornecerá uma pesquisa aprimorada.
  • Ter consistência na identidade visual.
  • Criar e cadastrar a imagem de destaque para cada publicação de Web Stories, sempre com um texto alternativo para ela.
  • Quando utilizar vídeos, opte por adicionar legendas, pois a maioria das pessoas assiste aos Web Stories com o áudio desligado.
  • Não adicione textos diretamente nas imagens. Como os Web Stories são ajustados de acordo com o tamanho da tela do usuário, os textos podem ser cortados, comprometendo a legibilidade.

Call to action

Os Web Stories são uma grande oportunidade de gerar tráfego para o site e realizar conversões, e para que isso aconteça você não pode esquecer o Call to Action.

Por serem diferentes dos stories das redes sociais, eles não fazem parte de uma rede de engajamento, então é fundamental que haja um objetivo prático na sua publicação.

Um outro ponto que você precisa colocar atenção é em relação aos tópicos que serão abordados. Pense sempre no que está em alta, notícias recentes, informações relevantes e as famosas listas.

Quanto mais interessante for o conteúdo, maiores serão as chances dos usuários consumirem até o fim e engajarem.

Insira o botão de Call To Action na posição que você considerar melhor dentro do layout, e lembre-se: testar posições diferentes te ajuda a encontrar o que gera melhores resultados.

Links internos

Um dos fatores de rankeamento do Google são os links internos, então explore os links nos seus Web Stories.

Você pode utilizá-los tanto em botões quanto em blocos de texto. Faça com cautela e sempre pensando no contexto entre o conteúdo do link, as palavras onde ele será inserido e o conjunto de texto onde as palavras estão.

Mas, atenção: o conteúdo dos Web Stories é curto, então não coloque mais de um link por story.

Orientações por tipo de conteúdo

Agora que você já tem uma visão geral das boas práticas, vamos a algumas dicas mais específicas para você criar os melhores Web Stories para o seu público.

Listas

As listas são um dos tipos de conteúdo para Web Stories que possuem maior poder de retenção e engajamento, pois elas tendem a entregar um conteúdo de valor e útil para o público.

Para que elas possam produzir os melhores resultados, veja as orientações para você construí-las:

  • Capa
    • Título com até 70 caracteres
    • Imagem de fundo
  • Slides individuais (até 7)
    • Número de identificador do item
    • Título
    • Descrição com até 120 caracteres
    • Imagem de fundo
  • Slide final
    • Título
    • Fundo liso
    • Botão ou link CTA

Notícias

Muitos sites de notícias (Folha, Forbes etc.) estão utilizando os Web Stories para entregar a informação em um formato de fácil consumo.

Através dos Web Stories é possível dar a notícia de forma criativa, passando a informação mais importante do conteúdo e dando a oportunidade do usuário clicar e ler a notícia completa no site.

Veja as orientações para construir Web Stories de notícias geradores de cliques:

  • Capa
    • Título com até 70 caracteres
  • Slides individuais (até 4)
    • Título
    • Descrição com até 120 caracteres
    • Fundo com elementos visuais
  • Slide final
    • Título
    • Fundo com elementos visuais
    • Botão ou link CTA

Informativos

Os Web Stories também funcionam muito bem quando o assunto é informar o público sobre algo, como promoções e lançamentos de produtos, por exemplo.

Uma boa sequência de stories, com conteúdo objetivo e visual agradável, pode transformar curiosos em clientes.

Para te ajudar na criação, preparamos algumas orientações:

  • Capa
    • Título com até 50 caracteres
    • Descrição com até 100 caracteres
    • Fundo com elementos visuais
  • Slides individuais (até 4)
    • Conteúdo com até 160 caracteres e link interno
    • Fundo com elementos visuais
  • Slide final
    • Lista de referências ou links internos
    • Fundo com elementos visuais

Depois dessa imersão em Google Web Stories, que tal apresentar esse formato de conteúdo para sua equipe de marketing? Não perca tempo e aproveite enquanto a concorrência está baixa nos Web Stories!

Para ajudar você e o seu time a criarem conteúdos relevantes, nosso fundador, Rafael Rez, gravou um treinamento em SEO e produção de conteúdo estratégico com informações essenciais para a criação de conteúdos mais assertivos.

Rafael Rez
Fundador da agência de SEO & Conteúdo Web Estratégica e co-Fundador da Nova Escola de Marketing. Autor do livro de marketing: “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, publicado no Brasil pela DVS Editora e em Portugal pela Editora Marcador. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013.
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