Digital PR

Descubra porque contratar uma assessoria de Link Building via Digital PR é a melhor escolha para potencializar as ações de marketing e aumentar o tráfego orgânico.

Quer aumentar seus resultados com uma estratégia de Digital PR?

O que é Digital PR?

Digital PR é a união de estratégias de comunicação, práticas de Relações Públicas e ações de link building que tem como objetivo melhorar o posicionamento e a visibilidade de um site em seu nicho. Em resumo, é o trabalho de relações públicas na era digital.

De acordo com estudo da IAB Brasil (Interactive Advertise Bureau), em 2021 o Brasil investiu R$ 30,2 bilhões em publicidade digital, um aumento de 27% em relação a 2020. Isso mostra que o digital está se tornando cada vez mais protagonista nas estratégias de marketing das marcas e o uso do Digital PR para encontrar canais e parceiros para divulgação de conteúdo orgânico e pago é fundamental para tornar o investimento eficaz.

Com isso, o investimento em Digital PR se tornou parte da estratégia de marketing das empresas, que passaram a entender a importância de associar a marca com outras imagens relevantes, um meio de alcançar novas parcelas de público e melhorar a reputação.

Por que usar Digital PR para promover a sua marca?

O objetivo do Digital PR é fazer com que a marca ganhe visibilidade através de parceiros, canais e influenciadores capazes de, organicamente, trazer mais público e fortalecer a imagem.

Uma matéria ou link em um site de nicho, uma dica de uso de um produto no perfil de um influenciador ou apenas a menção do nome da marca em um canal relevante pode ser suficiente para potencializar os resultados de uma hora para outra.

Para chegar nesse ponto, é preciso uma estratégia que identifique os canais e influenciadores ideais. Assim a promoção da marca através do Digital PR poderá alcançar os resultados fortalecidos em seus dois principais pilares.

Mais visibilidade

Ao explorar outros pontos de contato, principalmente canais parceiros que possuem um grande volume de público, o aumento de visibilidade se torna natural, já que boa parte do público deles passam a conhecer a marca.

Aumentar a reputação

Em um mercado tão concorrido, ter sites endossando a marca é altamente benéfico, pois eles transferem parte da reputação deles para a marca, fazendo com que o novo público alcançado se posicione mais adiante na jornada de compra, entrando praticamente na etapa de consideração.

5 benefícios do Digital PR

Além de ajudar a marca a consolidar o seu posicionamento e se fazer referência, a prática traz muitos outros benefícios que, juntos, podem potencializar resultados e estratégias.

Aumento de visibilidade da marca

Quanto mais sites da SERP estiverem falando da sua marca, maior será a confiabilidade e as chances dos clientes quererem seus serviços. Imagine que você está precisando contratar uma consultoria de SEO e se depara com uma matéria sobre as 10 melhores do mercado – certamente, com a Web Estratégica em primeiro, a opção será considerada.

Amplia a presença online da marca

O uso de canais digitais é um dos pilares da estratégia, pois dessa forma é possível inserir a marca em número maior de canais, segmentando a mensagem. Quanto mais canais se tornarem pontos de contato com a marca, mais o público e os mecanismos de busca identificam a relevância do conteúdo e melhoram o posicionamento na SERP.

Aumenta o tráfego orgânico qualificado

Com mais visibilidade e presença forte, o tráfego orgânico para os pontos de contato da marca (site, redes sociais, loja virtual etc) tende a aumentar, tendo em vista que a confiança do público nos canais onde a marca aparece se estende para os canais da própria marca.

Fortalece a reputação da marca

Parceiros bem mapeados e que possuem uma reputação de qualidade transferem parte dessa reputação para a marca. Isso faz com que o nível de confiança do público ao ver a marca pela primeira vez, estampada ao lado do parceiro, aumente. O início de uma relação mais próxima se dá como consequência disso.

Auxilia as estratégias de SEO na distribuição dos conteúdos

O tráfego orgânico é a base do SEO e distribuir conteúdo através de sites e influenciadores nas redes sociais ajuda no fortalecimento da estratégia, já que quanto mais pontos de contato a marca tiver, mais chances de ser encontrada, conhecida e reconhecida.

Precisa de ajuda na sua estratégia de Digital PR?

Conquiste visitas orgânicas e qualificadas por meio da audiência de sites parceiros

Com o avanço do digital, a internet se tornou o principal espaço de relacionamento e consumo de informações. Isso fez com que as relações públicas tradicionais ganhassem um novo contorno, agora explorando os recursos digitais como SEO — através do link building —, redes sociais e conteúdo.

Dos links em sites parceiros ao vídeos nas redes sociais, tudo isso faz parte do universo do Digital PR. Seguindo uma estratégia com objetivo claro, os envolvidos buscam as melhores oportunidades para publicar conteúdos e links em locais onde existe uma parcela de público viável.

A partir dessa publicação, as visitas começam a surgir e o público vai sendo posicionado na jornada. Por ser um público mais qualificado, muitas vezes ele já entra do meio para o fim, praticamente pronto para comprar, pois a reputação do canal faz diferença na decisão.

Para que isso seja possível, é necessário seguir etapas estratégicas, que servirão de base para cada passo durante a execução e proporcionarão a oportunidade de obter bons resultados.

As etapas de uma estratégia de Digital PR

O objetivo da estratégia de Digital PR é melhorar o posicionamento e a reputação da marca, gerando tráfego orgânico qualificado que possa ser convertido em vendas. Para alcançar esses resultados, algumas etapas são fundamentais. Confira:

Mapeamento de público-alvo

Conhecer e entender o público-alvo é fundamental para identificar as oportunidades e parceiros, além de proporcionar maior assertividade para a equipe de conteúdo durante o processo criativo, já que esta vai estar a par das personas. É através desse público que serão definidas as características essenciais para o estabelecimento das parcerias.

Integração entre comunicação e marketing

A integração entre a equipe de Digital PR com a de comunicação e marketing é ótima para a troca de ideias, amadurecimento da estratégia e criação do plano de ação. Com objetivos comuns e foco no resultado, essas equipes podem compartilhar entre si informações úteis que influenciam diretamente no trabalho diário e nos resultados.

Integração de ferramentas

O uso de ferramentas tecnológicas é indispensável para equipes de Digital PR. Elas ajudam a fazer o monitoramento de mídias e das ações realizadas, além de permitir uma melhor gestão de reputação e de crises, automatizando diversos processos como publicação de conteúdo e até mesmo a comunicação inicial através de chatbots.

Definição de KPIs e métricas

Se não for possível medir, então não há possibilidades de saber se está dando certo. Por isso é indispensável a definição de KPIs e métricas de Digital PR, como valoração, voice of share, classificação de publicações, promoção de marca, tráfego orgânico, fontes de tráfego, CTR entre outras.

Identificação de oportunidades

Não haverá tráfego orgânico qualificado se não forem encontradas as melhores oportunidades. É isso que a equipe de Digital PR faz: busca pelas melhores oportunidades dentro da estratégia, para que o objetivo definido seja alcançado. Mesmo depois de colocar a estratégia em execução, a busca por essas oportunidades continua, principalmente porque uma oportunidade conquistada pode aumentar o alcance e levar a outras.

Mensuração de resultados

E para saber onde ajustar e o que melhorar, é preciso medir tudo o que está sendo feito. É aqui que os KPIs e métricas definidos são analisados e as novas ideias surgem.

Relações públicas e aumento de autoridade da sua marca

As relações públicas online estão se tornando cada vez mais necessárias para marcas em busca de maior exposição e fortalecimento da reputação. A cada ano que passa o investimento em publicidade online aumenta, assim como o uso de canais digitais para comunicação e compras.

O ditado “quem não é visto não é lembrado” passou a fazer ainda mais sentido com a chegada das redes sociais, mas a verdade é que não basta apenas ser visto e lembrado, é preciso ser útil e ter legitimidade.

Nesse sentido, buscar sites parceiros para publicação de conteúdo estratégico ou mesmo para a inserção de links relevantes nos conteúdos já publicados se tornou uma prática comum. Além disso, a menção em vídeos com otimização de SEO para Youtube e até mesmo guest posts pode ser um negócio benéfico para ambas as partes.

Para que isso gere resultados, é preciso planejamento, estratégia e integração entre as equipe de relações públicas, comunicação e marketing. Juntas estas podem desenvolver ideias capazes de gerar aproximação do novo público com a marca, fidelização do público já existente e reconhecimento no mercado.

Digital PR não é apenas uma nova forma de conseguir tráfego orgânico qualificado. É a forma eficiente de construir, manter e desenvolver relacionamento com o público através da internet, a ponto de transformar essa relação em vendas.

O jeito Web Estratégica de fazer Digital PR

A Web Estratégica tem como missão ajudar os clientes a obterem os melhores resultados que sejam duradouros a longo prazo. Para isso, você terá um canal aberto com nosso time de especialistas responsáveis por analisar cenários, definir KPIs e métricas, analisar oportunidades e executar ações necessárias para a obtenção do resultado.

O serviço de Digital PR ainda conta com o olhar personalizado da equipe de conteúdo que pensa em pautas voltadas para o tema central do seu negócio, bem como no desenvolvimento desses temas junto ao cliente e em relação à jornada de compra.

Sempre abertos ao diálogo e com espírito colaborativo, preparamos relatórios técnicos com informações e sugestões que permitirão ao cliente ter uma visão de tudo o que foi feito e dos resultados obtidos.

Esses relatórios são usados como base para aplicar as melhorias necessárias e definir os próximos passos, tornando a atuação ainda mais consistente.

As principais etapas da consultoria de Digital PR

As etapas da consultoria de SEO nos ajudam a identificar gaps e oportunidades para que o crescimento e os resultados sejam alcançados.

Avaliação

Junto com o cliente, avaliamos os produtos de maior valor agregado, cruzando essas informações com o volume de buscas e as oportunidades para competir com a concorrência.

Análises

Analisamos tanto os pontos fortes quanto os fracos para conhecer mais sobre os clientes, sua origem e como podemos melhorar os processos de atração e retenção. Tudo isso usando ferramentas analíticas de nível internacional e três tipos de relatórios:

  • Relatório técnico de desempenho: apresentação das métricas e valores de crescimento;
  • Relatório técnico de performance: cruzamento dos dados de desempenho com outros fatores considerados relevantes na estratégia;
  • Relatório técnico de melhorias: mapeamento de pontos de melhoria para criação de estratégia de otimização de conteúdos e domínios já existentes.

Execução

Depois de concluídas as avaliações e análises, elaboramos um diagnóstico completo, construímos um plano de ação e cuidamos da execução de cada etapa que engloba SEO, redação, revisão e elaboração de conteúdos. Se a empresa tiver uma equipe interna para a execução, nós atuamos em parceria, ouvindo as demandas e encontrando caminhos possíveis. Existe também a possibilidade de atuação direta do time da Web, visando sempre o sucesso e a construção de canais cada vez mais eficientes!

Nossos números

+137 mi

de acessos gerados e monitorados

+240

marcas atendidas

+24k

conteúdos de alta conversão criados

6

países atendidos com consultoria e criação de conteúdo

A consultoria de SEO e Conteúdo das grandes marcas

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