O SEO para e-commerce é essencial para o aumento das vendas em lojas virtuais. Trata-se de um conjunto de técnicas que possibilitam posicionar seu negócio nas primeiras páginas do Google, otimizando assim a exposição da marca, o tráfego orgânico e, consequentemente, as conversões. Vale destacar que as estratégias utilizadas no SEO para e-commerce têm como foco a otimização On-Page, que se dá dentro do site e engloba aspectos como título, subtítulo e imagens, e a otimização Off-Page, que se refere a toda a estratégia feita fora do site, como é o caso dos link buildings, por exemplo.
Um estudo da Web Estratégica em parceria com a SEMrush sobre os 100 maiores e-commerces do Brasil indicou que as duas maiores fontes de visitas para lojas online são, respectivamente, tráfego direto e orgânico. Isso explica-se pelo fato de que as marcas analisadas são conhecidas do público, por isso mais de 50% das visitas acontecem de forma direta. Quanto ao tráfego orgânico, originado no Google, representa 38% das visitas. Vale ressaltar que, para lojas menores, o Google pode representar até 75% do tráfego, uma vez que as marcas dependem da busca orgânica para serem encontradas pelos consumidores.
O foco do SEO para e-commerce, invariavelmente, deve ser o cliente. Isso porque o Google prioriza quem oferece a melhor experiência para o usuário, suprindo as demandas e sanando as dúvidas que o consumidor pode ter. Nesse sentido, considerando a relevância do Google EAT, que designa um conjunto de características indicativas do que é um site qualificado. São elas:
Além de considerar essas características, a estruturação do seu e-commerce deve consistir também em duas vertentes: vertical e horizontal. Quando otimizadas, elas proporcionam a satisfação do usuário em acessar o site, retendo-o nas páginas e garantindo, dessa forma, uma avaliação positiva do Google.
Para a execução do projeto de SEO, definimos os KPIs a serem acompanhados e as metas a serem atingidas em cada um, além de ações para aquisição de tráfego, de forma a cumprir tais metas.
Dentre as ações da estratégia sugerida, estão análise de oportunidades para melhorar o posicionamento do site, identificação de canais de divulgação parceiros e produção de conteúdo com foco em SEO.
Ao final de cada período, entregamos relatórios técnicos, com informações e sugestões de ajustes para melhor rankeamento no Google e também com a performance das ações executadas, incluindo resultados obtidos no mês e próximos passos.
Nossa missão é ajudar nossos clientes a construir canais cada vez mais assertivos e potencializando as conversões
Conseguimos excelentes resultados com a gestão e produção de conteúdo para canal proprietário.