solicite uma proposta

SEO para E-Commerce: indispensável para o seu negócio

A pandemia de 2020 provou para diversos setores a importância de se reinventar. Com as lojas fechadas, a única alternativa, para muitas empresas, foi investir no e-commerce (e, consequentemente, em técnicas de SEO).

Segundo um estudo feito pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), o e-commerce brasileiro faturou 56,8% a mais nos oito primeiros meses de 2020, gerando um aumento de 65,7% nas compras.

SOLICITE UMA PROPOSTA!

SEO para e-commerce

O SEO para e-commerce é essencial para o aumento das vendas em lojas virtuais. Trata-se de um conjunto de técnicas que possibilitam posicionar seu negócio nas primeiras páginas do Google, otimizando assim a exposição da marca, o tráfego orgânico e, consequentemente, as conversões. Vale destacar que as estratégias utilizadas no SEO para e-commerce têm como foco a otimização On-Page, que se dá dentro do site e engloba aspectos como título, subtítulo e imagens, e a otimização Off-Page, que se refere a toda a estratégia feita fora do site, como é o caso dos link buildings, por exemplo.

Um estudo da Web Estratégica em parceria com a SEMrush sobre os 100 maiores e-commerces do Brasil indicou que as duas maiores fontes de visitas para lojas online são, respectivamente, tráfego direto e orgânico. Isso explica-se pelo fato de que as marcas analisadas são conhecidas do público, por isso mais de 50% das visitas acontecem de forma direta. Quanto ao tráfego orgânico, originado no Google, representa 38% das visitas. Vale ressaltar que, para lojas menores, o Google pode representar até 75% do tráfego, uma vez que as marcas dependem da busca orgânica para serem encontradas pelos consumidores.

Como desenvolver SEO para
e-
commerce?

O foco do SEO para e-commerce, invariavelmente, deve ser o cliente. Isso porque o Google prioriza quem oferece a melhor experiência para o usuário, suprindo as demandas e sanando as dúvidas que o consumidor pode ter. Nesse sentido, considerando a relevância do Google EAT, que designa um conjunto de características indicativas do que é um site qualificado. São elas:

  • Expertise (propriedade técnica; ser muito bom – se não o melhor – no seu segmento)
  • Authority (autoridade; reputação perante o ambiente; ser reconhecido como o melhor)
  • Trust (confiança; credibilidade que a marca transmite)

Além de considerar essas características, a estruturação do seu e-commerce deve consistir também em duas vertentes: vertical e horizontal. Quando otimizadas, elas proporcionam a satisfação do usuário em acessar o site, retendo-o nas páginas e garantindo, dessa forma, uma avaliação positiva do Google.

 

Navegação vertical:

A navegação vertical refere-se especialmente à informação e consiste na experiência que o usuário tem dentro do seu site, passando por itens estruturais, como:

  • Banner
  • Menu
  • Produtos
  • Filtros
  • Conteúdos de apoio

Para avaliar se a experiência do usuário dentro do site foi satisfatória, é preciso analisar métricas que possibilitam entender o comportamento dele, como, por exemplo, tempo na página, páginas por sessão, duração da sessão, mapa de calor e taxa de rejeição.

Navegação horizontal:

A navegação horizontal é o caminho que o usuário percorre para efetivar a compra de um produto, ou seja, é basicamente a experiência de compra. Nesse trajeto, o consumidor passa por pilares importantes do site, como:

  • Categoria
  • Produtos
  • Carrinho
  • Checkout
  • Confirmação de compra

Resumidamente, é essa experiência que determina se o cliente voltará a comprar no e-commerce. Por isso, é preciso garantir que toda a estrutura seja organizada, atraente e inteligível.

 

Reter o usuário

Quando o usuário entra em um site, ele está em busca de informações que satisfaçam suas necessidades naquele momento. Por isso, o site deve oferecer uma boa experiência, para que seu potencial cliente navegue durante mais tempo pelas suas páginas.

Reter esse usuário é importante não apenas para comprovar que ele tenha uma experiência positiva e chegue mais perto da etapa de conversão, mas também porque ter um tempo médio alto de navegação no site garante que o Google entenda essa experiência como realmente satisfatória e posicione seu e-commerce entre os melhores resultados orgânicos.

Estratégias de SEO

Algumas estratégias de SEO são indispensáveis não apenas para e-commerces, mas também para páginas e sites no geral, que querem garantir mais tráfego e conversão.

Pesquisa de palavra-chave: 

Com o uso otimizado das palavras-chave relacionadas ao seu segmento, seu site estará apto a atrair os clientes certos. A pesquisa de palavras-chave é uma etapa importante, pois ajuda a definir a intenção do consumidor ao buscar um produto ou uma informação. Por exemplo, pode ser que ele esteja tentando obter informações sobre Para selecionar as palavras-chave para uma boa estratégia de SEO para e-commerce, é preciso destacar os termos relacionados ao segmento. Mas como descobrir quais são?

Na Web Estratégica analisamos pesquisas relacionadas ao produto e à marca e observamos também termos que levam até os produtos concorrentes. Alguns critérios essenciais para definir quais palavras-chave utilizar são:

  • Volume de busca
  • Volume de tráfego gerado
  • Produtos mais vendidos

 

Conteúdo: 

Após encontrar as palavras-chave corretas para seu negócio, é preciso ficar atento ao desenvolvimento de conteúdos, que contribuem para a leitura do Google e o posicionamento do site.

Diversos tipos de conteúdos podem ser elaborados, já que todos têm importância para SEO. Um dos mais relevantes para e-commerce é o texto de apoio, cuja função é ajudar na indexação das buscas do Google, de forma que o algoritmo entenda a função da página e do conteúdo.

O segredo é sempre investir em informação de qualidade. Assim, seu e-commerce proporcionará experiências satisfatórias para o usuário, que tirará todas as dúvidas sobre seus produtos e passará mais tempo em sua página.

 

Blog para e-commerce

Após encontrar as palavras-chave corretas para seu negócio, é preciso ficar atento ao desenvolvimento de conteúdos, que contribuem para a leitura do Google e o posicionamento do site. Diversos tipos de conteúdos podem ser elaborados, já que todos têm importância para SEO. Um dos mais relevantes para e-commerce é o texto de apoio, cuja função é ajudar na indexação das buscas do Google, de forma que o algoritmo entenda a função da página e do conteúdo.

O segredo é sempre investir em informação de qualidade. Assim, seu e-commerce proporcionará experiências satisfatórias para o usuário, que tirará todas as dúvidas sobre seus produtos e paUm ponto importante para e-commerce é o fato de ser omnichannel, ou seja, possibilitar a criação e a manutenção de um relacionamento com os clientes utilizando diferentes estratégias, conforme a plataforma. O blog, por exemplo, é uma estratégia importante para e-commerce, uma vez que, quando otimizado, pode ser um canal que oferece informações sobre seu segmento e seus produtos, ajuda no posicionamento da marca e ainda gera tráfego para seu e-commerce.

Na Web Estratégica otimizamos o conteúdo produzido por departamento e categoria de produtos. Dessa forma, cada produto recebe um conteúdo útil e de alta conversão, o que facilita na hora da busca, mantém o consumidor mais tempo no site e o ajuda a tomar a decisão, gerando bons resultados nas vendas. No entanto, é preciso ter em mente que apenas o blog não resulta em vendas. Por isso, garanta também um ótimo trabalho de SEO, relacionamento com o cliente, canais de vendas e uma experiência do usuário favorável dentro da loja virtual.

Organização estrutural

Ter um conteúdo otimizado pode não ser tão efetivo se a estrutura do seu e-commerce estiver desorganizada. Isso porque a arquitetura da informação possibilita ao Google uma leitura melhor do site, gerando melhor posicionamento nas pesquisas orgânicas e, em consequência, mais tráfego. Um e-commerce que tem uma estrutura bem trabalhada passa pelos seguintes passos:

  • Home
  • Departamento
  • Categoria
  • Produto

Dessa forma, a estrutura organizada permite ao algoritmo Crawler entender como as páginas ficam interconectadas e qual a importância de cada uma delas para sua loja virtual. Um problema recorrente em novos e-commerces é justamente a má categorização dos produtos, que geralmente acontece por conta de uma escolha inadequada das palavras-chave.

Backlinks

Os backlinks funcionam como uma forma de outros sites indicarem ao Google que seu e-commerce é uma autoridade naquele segmento. Ou seja, quanto mais links externos seu site obtiver, mais o buscador vai entender que seu e-commerce é referência na área. Vale destacar que essa autoridade é ainda amplificada quando você recebe links de outros sites com autoridade relevante também. No entanto, lembre-se: em geral, backlinks não funcionam sozinhos, apenas fazem parte de uma cadeia de estratégias que, quando usadas corretamente, potencializam seu e-commerce em relação ao Google.

Para fazer uma boa estratégia de backlink, é interessante focar nos seguintes aspectos:

  • Diversidade de links recebidos
  • Receber links de páginas com autoridade igual ou maior que a sua
  • Links dofollow (para que o Google Bot entenda que a página tem valor e facilite na hora de indexá-la nos buscadores)

Nosso jeito de fazer Consultoria de SEO

Como uma consultoria de estratégia digital, nós trabalhamos sempre com foco na obtenção dos melhores resultados, no menor tempo possível.

Passamos a fazer parte do negócio do cliente, atuando de forma estratégica para obter crescimento orgânico sustentável mês a mês, em etapas bem definidas e cíclicas:

  1. Avaliação: avaliamos, junto ao cliente, os produtos que possuem maior valor agregado (lucratividade, exclusividade, volume de vendas) e cruzamos essas informações com os volumes de busca no Google e as oportunidades de competir em listagens de resultados.
  2. Análise: analisamos os pontos fortes e fracos dos concorrentes e utilizamos ferramentas analíticas de nível internacional para entender a origem dos clientes deles e ocupar estes espaços, gerando rankings e vendas para o nosso cliente.
  3. Execução: elaboramos um diagnóstico completo, organizamos um plano de ação com os resultados esperados e conduzimos a execução de cada etapa, junto com equipes internas* da sua empresa.

*Não é necessário ter uma equipe interna para realizar a Consultoria, atuamos também como time externo, cumprindo todas as etapas de execução.

SEO A CUSTO ZERO

Pensando na importância dessas técnicas, nós da Web Estratégica criamos o projeto SEO a Custo Zero, em que montamos uma estratégia de SEO personalizada, desenvolvida de acordo com as suas necessidades, que aumenta seu faturamento e ainda cobre 100% do seu investimento.

Com a aplicação desse projeto de SEO preparado exclusivamente para a sua empresa, ao longo do 1º ano, vamos entregar um crescimento de pelo menos 20% em suas conversões, gerando retorno de investimento, satisfação do cliente e um mínimo risco de trabalho.

Quer saber mais informações? Entre em contato com a gente, solicite uma consultoria de SEO para e-commerce e otimize agora mesmo o seu negócio

Nosso processo de trabalho é focado em alcançar os seus resultados!

Para a execução do projeto de SEO, definimos os KPIs a serem acompanhados e as metas a serem atingidas em cada um, além de ações para aquisição de tráfego, de forma a cumprir tais metas.

Dentre as ações da estratégia sugerida, estão análise de oportunidades para melhorar o posicionamento do site, identificação de canais de divulgação parceiros e produção de conteúdo com foco em SEO.

Ao final de cada período, entregamos relatórios técnicos, com informações e sugestões de ajustes para melhor rankeamento no Google e também com a performance das ações executadas, incluindo resultados obtidos no mês e próximos passos.

+
Mês
relatórios de performance
+
Mi
acessos gerados com SEO
Países
atendidos desde 2017
+
Clientes
atendidos desde 2011

KPIs da Consultoria de SEO

Seleção de KPIs e definição de metas

Definimos os KPIs a serem acompanhados e as metas a serem atingidas para execução do projeto de tráfego orgânico;

Análise de concorrência

Identificamos os principais concorrentes e acompanhamos o cenário competitivo durante todo o período de projeto;

Identificação de oportunidades de busca

Identificamos oportunidades para melhorar o posicionamento do site, além de canais de divulgação como Blogs e Sites parceiros

Criação de Conteúdo para SEO

Produzimos conteúdo com foco em SEO, de forma a rankear o site do cliente nos resultados de busca do Google;

Relatório técnico de melhorias

Consolidamos todas as informações e sugestões de ajustes no site do cliente para melhor rankeamento no Google;

Relatório técnico de performance

Avaliamos a performance das ações executadas, com resultados obtidos no mês e próximos passos.

Pronto para aumentar sua audiência?

Solicitar Proposta

Depoimentos

Nossa missão é ajudar nossos clientes a construir canais cada vez mais assertivos e potencializando as conversões

Conseguimos excelentes resultados com a gestão e produção de conteúdo para canal proprietário.

Amber Arnold
Hotels.com

Nossos Clientes

+130 empresas atendidas nos últimos 10 anos de trabalho

Web Estratégica

A Web Estratégica é uma consultoria especializada em audiência qualificada. Nós auxiliamos empresas a gerar mais audiência.

Somos pioneiros entre as consultorias de Marketing Digital no uso integrado de táticas como SEO, Marketing de Conteúdo e Otimização de Conversão em conjunto.

Rua Barão de Paranapanema, 146, Bloco B, Sala 84
Campinas / SP

    [anr_nocaptcha g-recaptcha-response]

    Privacy Settings
    We use cookies to enhance your experience while using our website. If you are using our Services via a browser you can restrict, block or remove cookies through your web browser settings. We also use content and scripts from third parties that may use tracking technologies. You can selectively provide your consent below to allow such third party embeds. For complete information about the cookies we use, data we collect and how we process them, please check our Privacy Policy
    Youtube
    Consent to display content from Youtube
    Vimeo
    Consent to display content from Vimeo
    Google Maps
    Consent to display content from Google
    Spotify
    Consent to display content from Spotify
    Sound Cloud
    Consent to display content from Sound