Nos grandes e-commerces, entre 25% e 35% do tráfego é orgânico. Em lojas de médio porte este volume ultrapassa 50%.
Você está à frente ou atrás dos seus concorrentes?
Entre os 100 maiores e-commerces do Brasil, as duas maiores fontes de visitas para lojas online são tráfego direto e orgânico. Através do SEO para e-commerce, nós da Web Estratégica somos especialistas em gerar crescimento orgânico e lucrativo.
No Brasil, os e-commerces foram alavancados com o contexto de pandemia e isso se comprova com o aumento dos números de conversões nesses canais, além da mudança no comportamento do consumidor mesmo após as medidas restritivas. Quando olhamos para o faturamento, o aumento foi de 785% nos cinco primeiros meses de 2022, segundo um estudo da SmartHint.
Olhando para o futuro, um relatório feito pela The Global Payments Report no ano de 2022 apontou que o e-commerce brasileiro terá um crescimento anual de 18% até 2025. É preciso saber aproveitar esse momento e fazê-lo render lucro e crescimento para seu empreendimento!
Isso quer dizer que sua marca terá muito espaço para posicionar as vendas no mercado digital. No entanto, ela precisará se destacar, visto que os concorrentes certamente estarão investindo em visibilidade nos mais diversos canais.
O SEO oferece estratégias de curto, médio e longo prazo sem custos adicionais com mídia paga ou outros anúncios. Por ser orgânico, o crescimento proporcionado garante, além de números, uma proximidade mais natural com o consumidor, iniciando um canal de comunicação e troca que certamente garantirá fidelização.
O SEO para e-commerce é um conjunto de técnicas e estratégias que fazem com que um site tenha um melhor posicionamento nos motores de busca, receba mais tráfego e, consequentemente, aumente suas vendas. A área surgiu durante a consolidação do Google e transformando os resultados do marketing digital.
Essa estratégia é essencial para o aumento das vendas em lojas virtuais. Trata-se de um conjunto de técnicas que possibilitam posicionar seu negócio nas primeiras páginas do Google, otimizando assim, a exposição da marca, o tráfego orgânico e as conversões.
Vale destacar que as estratégias utilizadas no SEO para e-commerce têm como foco a otimização On-Page, que se dá dentro do site e engloba aspectos como título, subtítulo e imagens, e a otimização Off-Page, que se refere a toda a estratégia feita fora do site, como é o caso do link building, por exemplo.
Um estudo da Web Estratégica em parceria com a SEMrush sobre os 100 maiores e-commerces do Brasil indicou que as duas maiores fontes de visitas para lojas online são tráfego direto e orgânico. Isso explica-se pelo fato de que as marcas analisadas são conhecidas do público, por isso mais de 50% das visitas acontecem de forma direta.
Originado no Google, o tráfego orgânico representa 38% das visitas. Vale ressaltar que, para lojas menores, o Google pode representar até 75% do tráfego, uma vez que as marcas dependem da busca orgânica para serem encontradas pelos consumidores.
Grandes marcas como Leroy Merlin e Magazine Luiza vem construindo suas reputações e presença digital através do SEO. De páginas de blog à descrição de produtos, os resultados são visíveis e a busca mais direcionada, capaz de dominar as primeiras posições da SERP.
O foco do SEO para e-commerce deve ser o cliente. Isso porque o Google prioriza quem oferece a melhor experiência para o usuário, suprindo as demandas e sanando as dúvidas que o consumidor pode ter.
Nesse sentido, trabalhar com estratégias e melhorias técnicas para que um site atinja todo o seu potencial e entregue a melhor experiência possível para os seus usuários pode otimizar bastante os resultados de um e-commerce, aumentando as vendas.
Confira o que a estratégia de SEO para e-commerce pode trazer para a sua empresa!
O tráfego orgânico são as visitas de um site geradas sem a necessidade de anúncios pagos. Para que os usuários cheguem até um e-commerce de forma orgânica, eles usam os buscadores como o Google, Yahoo, Bing ou outros, ignoram os anúncios que costumam ficar no início da SERP e clicam nos resultados não pagos.
Implementar ações e estratégias que aumentem o tráfego orgânico garante resultados duradouros e que se mantém. Esse tipo de visita não cessa, caso o projeto precise ser pausado, como é o caso das mídias pagas, por exemplo.
Além disso, com o investimento nesse tipo de tráfego, é possível ganhar mais relevância e credibilidade com os seus futuros clientes, tornando-se uma referência no mercado em que atua. Com ele, você já começa a construir um bom relacionamento com seus consumidores muito antes da primeira conversão e consegue também trabalhar na fidelização depois da primeira compra.
Esse tráfego tem um ótimo custo-benefício e escalabilidade, já que poderá atuar em diversas etapas do funil de marketing e estar presente para ajudar o seu público em muitos momentos.
Basicamente, a taxa de conversão é uma métrica usada para medir quantas pessoas passaram de uma etapa do funil de vendas para outra. Ela é calculada pela divisão do número de conversões pelo total de visitantes e o resultado é visualizado em percentual.
O trabalho de SEO para e-commerce nas conversões é facilitar cada um dos passos que o usuário toma até a conversão. Ou seja, os relatórios de otimizações atuam na facilitação da conversão, diminuindo os passos, deixando a compra mais simples e garantindo retorno.
Esse projeto de Search Engine Optimization pode fazer com que a taxa de conversão aumente consideravelmente, já que as pessoas precisarão clicar em menos coisas para comprar um produto ou contratar um serviço. Levando em conta a ótima experiência entregue aos usuários, esses pontos também podem o fidelizar usuários que priorizam cada vez mais praticidade.
O retorno de investimento (ROI) é um indicador usado para sabermos qual foi o resultado financeiro de um investimento realizado. Quando calculamos o ROI de um investimento em projetos de SEO e-commerce, devido ao ótimo custo-benefício e resultados que perduram, temos um ótimo indicador de retorno.
Algumas estratégias de SEO são indispensáveis não apenas para e-commerces, mas também para páginas e sites no geral que querem garantir mais tráfego e conversão. Em parceria com a Web Estratégica, seu site terá um trabalho focado em:
Com o uso otimizado das palavras-chave relacionadas ao seu segmento, seu site estará apto a atrair os clientes certos. A pesquisa de palavras-chave é uma etapa importante, pois ajuda a definir a intenção do consumidor ao buscar um produto ou uma informação.
Para selecionar as palavras-chave para uma boa estratégia de SEO para e-commerce, deve-se destacar os termos relacionados ao segmento. Mas, como descobrir quais são?
Analisamos pesquisas relacionadas ao produto e à marca e observamos também termos que levam até os produtos concorrentes. Alguns critérios essenciais para definir quais palavras-chave utilizar são:
As URLs são os endereços de cada uma das páginas de um site e oferecer um URL amigável para os consumidores faz toda a diferença em um e-commerce. Por isso, também levamos em conta todas as otimizações necessárias para entregar o melhor formato possível para os bots do Google e para os usuários.
Algumas das otimizações de URLs são:
Esses são os principais fatores levados em conta para tornar a URL amigável e mais fácil de ser lida pelos robôs do Google.
O título e a meta descrição são os primeiros elementos com que os usuários têm contato, pois aparecem nos resultados da SERP quando as pessoas buscam por uma determinada palavra-chave.
Diante disso, eles precisam estar otimizados e ser chamativos, contar com um Call To Action (CTA), respeitar a quantidade de caracteres para não serem cortados na SERP, usar a palavra-chave em sua composição, etc.
As heading tags são os elementos de títulos e subtítulos contidos em uma determinada página de um website. Eles são marcados respeitando a hierarquia da informação e ajudam os robôs do Google a entenderem o conteúdo daquela página.
Quando a marcação é realizada da maneira correta, também ajuda os usuários a encontrarem os tópicos textuais que querem aprender de maneira mais rápida, otimizando sua experiência com aquele conteúdo.
A Web Estratégica conta com uma estrutura de criação de conteúdo para e-commerce especializada e personalizada, que rende ótimos resultados. Confira abaixo quais são e como funcionam os principais processos:
A descrição de produtos é fundamental para conseguir bons resultados no seu e-commerce. Por isso investimos tempo e expertise nesta etapa, dando o máximo de detalhes possível sobre o produto ou serviço e trabalhando também na quebra de objeções que podem surgir na etapa de consideração. Essas objeções atrapalham a conversão e o trabalho de SEO para e-commerce é justamente convencer os possíveis clientes de que aquele produto é a melhor opção possível para eles.
Já o texto de categoria é um elemento muito importante tecnicamente, para o Google, e também para que o usuário entenda o que aquela categoria representa dentro do website. Esse tópico textual tem o objetivo de introduzir o conteúdo da página para as pessoas que chegarem até ela na SERP. Por isso, o texto precisa estar bem escrito, claro, informativo, completo e otimizado para as diretrizes do Google e outros motores de busca. Um profissional de SEO expert pode deixar os textos de categoria no formato ideal, junto do olhar de outros profissionais qualificados como analistas de conteúdo e revisores de conteúdo web.
A FAQ (Frequently Asked Questions) é uma página que centraliza as respostas sobre as dúvidas mais comuns dos clientes de uma marca. Esse espaço também ajuda a quebrar as objeções dos consumidores e convencê-los a comprar. Para além disso, pode auxiliar as pessoas que já compraram o produto ou contrataram o serviço com alguma questão ou problema. A FAQ ajuda também a desafogar o time de atendimento dos clientes, fazendo com que a empresa ganhe mais tempo em processos mais estratégicos. O SEO para e-commerce pode otimizar essa página e fazer com que, inclusive, essas perguntas e respostas já apareçam na SERP dos mecanismos de busca, fazendo com que as dúvidas sejam respondidas ainda mais rápido. Isso melhora a experiência do usuário e confere mais credibilidade, fazendo com que sua marca seja uma autoridade no assunto.
Após encontrar as palavras-chave corretas para seu negócio, é preciso ficar atento ao desenvolvimento de conteúdos, que contribuem para a leitura do Google e o posicionamento do site. Aqui, o Marketing de Conteúdo pode ajudar. Diversos tipos de conteúdos podem ser elaborados, já que todos têm importância para SEO. Um dos mais relevantes para e-commerce é o texto de apoio, cuja função é ajudar na indexação das buscas do Google, de forma que o algoritmo entenda a função da página e do conteúdo. O segredo é sempre investir em informação de qualidade. Assim, seu e-commerce proporcionará experiências satisfatórias para o usuário, que tirará todas as dúvidas sobre seus produtos e passará mais tempo em sua página. Para isso, é preciso contar com profissionais especializados que vão traçar um plano específico para seu negócio e público-alvo, atualizando-o e monitorando os resultados ao longo do tempo. Nisso está incluída a linguagem a ser utilizada, revisões e atualizações constantes e outros elementos próprios da comunicação eficaz.
O blog é uma estratégia importante para e-commerce, uma vez que, quando otimizado, pode ser um canal que oferece informações sobre seu segmento e seus produtos, ajuda no posicionamento da marca e ainda gera tráfego para seu e-commerce. Na Web Estratégica otimizamos o conteúdo produzido por departamento e categoria de produtos. Dessa forma, cada produto recebe um conteúdo útil e de alta conversão, o que facilita na hora da busca, mantém o consumidor mais tempo no site e o ajuda a tomar a decisão, gerando bons resultados nas vendas. No entanto, é preciso ter em mente que apenas o blog não resulta em vendas. Por isso, garanta também um ótimo trabalho de SEO, relacionamento com o cliente, canais de vendas e uma experiência do usuário favorável dentro da loja virtual.
Sim. Uma consultoria especializada em SEO para e-commerce pode alavancar suas vendas online, desde que você conte com uma equipe especializada. Além da melhoria das vendas, esse serviço pode fazer com que seu site e páginas de produtos sejam encontrados mais facilmente, aumentar o tempo de permanência no e-commerce, ter um dos melhores custo-benefício em investimento de marketing e muito mais.
Uma consultoria de SEO é responsável por analisar, avaliar e direcionar a estratégia adotada, integrando-a a outros setores e áreas. Isso quer dizer que essa equipe é capaz de orientar o seu negócio para que ele alcance os melhores resultados possíveis em tráfego orgânico, aplicando suas preferências e projetos.
No entanto, vale reforçar que as técnicas de SEO vão além do orgânico e impactam também no número de conversões e vendas, tendo um retorno de investimento muito maior do que em outras áreas do marketing digital.
Contar com uma estratégia de SEO para e-commerce é fundamental para que suas páginas tenham os melhores rankeamentos, aumentando o tráfego orgânico qualificado.
Como uma consultoria de estratégia digital, nós trabalhamos sempre com foco na obtenção dos melhores resultados, no menor tempo possível. A Web Estratégica oferece apoio estratégico e técnico para sua empresa e trabalha em conjunto com seus profissionais para chegar nos melhores cenários.
Temos uma rotina de alinhamentos, com reuniões periódicas, a fim de que todos fiquem por dentro do que está acontecendo no projeto e quais serão os próximos passos para atingirmos as metas e resultados definidos.
Além disso, diariamente uma equipe de profissionais especializados coloca em prática otimizações e ajustes em seu site, visando atingir o público-alvo. Há, ainda, uma atenção constante à concorrência e quais métodos e atualizações estão surgindo no mercado.
Na consultoria de SEO para e-commerce, nós passamos a fazer parte do negócio do cliente, atuando de forma estratégica para obter crescimento orgânico sustentável mês a mês, em etapas bem definidas e cíclicas:
Avaliamos, junto ao cliente, os produtos que possuem maior valor agregado (lucratividade, exclusividade, volume de vendas) e cruzamos essas informações com os volumes de busca no Google e as oportunidades de competir em listagens de resultados.
Analisamos os pontos fortes e fracos dos concorrentes e utilizamos ferramentas analíticas de nível internacional para entender a origem dos clientes deles e ocupar estes espaços, gerando rankings e vendas para o nosso cliente.
Elaboramos um diagnóstico completo, organizamos um plano de ação com os resultados esperados e conduzimos a execução de cada etapa, junto com equipes internas da sua empresa. A atuação, porém, não depende de uma equipe interna e o time da Web pode executar as tarefas diretamente, apresentando os resultados aos líderes responsáveis.
Para a execução do projeto de SEO, definimos os KPIs a serem acompanhados e as metas a serem atingidas. A partir disso, aplicamos ações para aquisição de tráfego visando melhorar ainda mais os resultados e gerar conversões.
Dentre as ações da estratégia sugerida estão: análise de oportunidades para melhorar o posicionamento do site, identificação de canais de divulgação parceiros e produção de conteúdo com foco em SEO.
Ao final de cada período, entregamos relatórios técnicos com informações e sugestões de ajustes para melhor rankeamento no Google e também com a performance das ações executadas, incluindo resultados obtidos no mês e próximos passos.
Definimos os KPIs a serem acompanhados e as metas a serem atingidas para execução do projeto de tráfego orgânico;
Identificamos os principais concorrentes e acompanhamos o cenário competitivo durante todo o período de projeto;
Identificamos oportunidades para melhorar o posicionamento do site, além de canais de divulgação como Blogs e Sites parceiros;
Produzimos e otimizamos conteúdo com foco em SEO, de forma a rankear o site do cliente nos resultados de busca do Google;
Consolidamos todas as informações e sugestões de ajustes no site do cliente para melhor rankeamento no Google;
Avaliamos a performance das ações executadas, com resultados obtidos no mês e próximos passos.
+137 mi
de acessos gerados e monitorados
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marcas atendidas
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conteúdos de alta conversão criados
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países atendidos com consultoria e criação de conteúdo
Nossos especialistas estão preparados para entender a demanda do time interno e desenvolver uma proposta e demonstração.