Marketing de Conteúdo é muito mais do que posts de blog. E lojas online podem gerar muito mais conversão com conteúdos de qualidade.
Marketing de conteúdo costuma ser associado a um blog, mas este é apenas um dos recursos desta estratégia. E-commerces não são apenas plataformas de vendas, mas fontes de informação para consumidores que se encontram em uma jornada de compra cada vez mais complexa. E justamente por isso existem diversos formatos de conteúdo que são úteis para o usuário de acordo com a etapa da jornada em que ele se encontra.
Quando um usuário busca por “calça jeans masculina”, ele não quer saber informações sobre um produto específico, ele provavelmente quer conhecer as diferentes opções disponíveis. É diferente de uma busca que cite marca e modelo, por exemplo. Diferentes etapas da jornada vão gerar diferentes intenções de busca, e consequentemente precisam de conteúdos específicos para atender as necessidades do usuário.
Além de conteúdos para blog, e-commerces também podem se beneficiar dos conteúdos para páginas de descrição de produtos (PDPs), páginas de categoria, páginas de listagem de produtos e conteúdos contextuais. Os blocos de texto oferecem informações complementares aos visitantes e auxiliam na decisão de compra, favorecendo a conversão.
Conteúdo original e de qualidade desempenha um papel crucial na redução do CAC, aumento do ticket médio e na melhoria geral da taxa de conversão de um e-commerce.
Mais experiência. Mais profissionalismo. Mais maturidade. Mais resultados.
Enquanto o marcado de agências costuma competir com o time interno de SEO e conteúdo, a Web Estratégica trabalha em conjunto para expandir a capacidade de entrega do time interno trabalhando em colaboração. Seu time interno pode mais quando trabalha conosco.
Esqueça as pesquisas rasas sobre os seus concorrentes e as auditorias do seu site feitas por ferramentas automáticas. Na Web Estratégica fazemos uma verdadeira imersão no contexto do cliente, analisamos profundamente o mercado, identificamos suas personas e mapeamos toda a jornada do cliente para criar conteúdos que geram conversão.
Se você não trabalha com a Web Estratégica, é provável que sua agência de marketing de conteúdo seja composta de alguns poucos profissionais de nível sênior liderando um grande número de profissionais junior. Enquanto isso, nosso time estratégico possui mais de 117 anos de experiência em SEO e marketing de conteúdo. Já imaginou toda essa experiência trabalhando a seu favor?
Já teve a impressão de que sua agência de conteúdo basicamente faz a mediação entre você e redatores freelancers? Talvez isso realmente aconteça. Já os clientes da Web Estratégica contam com um time experiente coordenando todas as etapas do projeto, com gestores e especialistas técnicos para estruturar tanto a estratégia quanto sua execução.
Conteúdo é um jogo de volume, mas entregar centenas de conteúdos ruins todos os meses não vai ajudar sua empresa a ter resultados escaláveis e sustentáveis. Por isso, na Web Estratégica focamos na qualidade dos conteúdos e potencializamos os resultados através do volume de publicações.
Enquanto a maioria das agências de marketing de conteúdo tenta se diferenciar entregando o maior número de conteúdos possível, na Web Estratégica nos diferenciamos entregando o melhor conteúdo focado em conversão para alcançar o melhor ROI para a sua empresa.
Ainda analisa os resultados da agência de conteúdo através do tráfego, cliques e impressões? Nós medimos nossos resultados usando métricas que realmente importam para o seu negócio, sempre buscando mensurar o crescimento, a receita gerada e o custo por conversão.
Esqueça os prints de ferramentas e gráficos confusos que não fazem muito sentido. Nosso time apresenta relatórios sobre a estratégia de marketing de conteúdo contendo análises de informações, identificação de aprendizados e insights de negócios. É inteligência aplicada ao marketing.
Uma estratégia de marketing de conteúdo pode trazer resultados positivos para praticamente qualquer tipo de empresa, mas de modo geral existem três situações em que o potencial de ganho costuma ser maior:
Entre todos os cenários, as empresas que se encontram em uma das situações acima são as que mais podem se beneficiar de uma estratégia de tráfego orgânico. Com um planejamento maduro e uma execução consistente, os resultados conquistados no canal orgânico podem reduzir a dependência de mídia paga na geração de receita, aumentar a presença da marca e reduzir o custo de aquisição de clientes.
Os resultados de uma estratégia de marketing de conteúdo dependem de diversos fatores, como modelo de negócio, público-alvo, competitividade do mercado, comprometimento do time, objetivo do projeto, entre outros. Ou seja, não é possível estipular precisamente o prazo de retorno de investimento em conteúdo.
Dito isso, o histórico dos clientes da Web Estratégica permite inferir que, quando a estratégia é bem planejada e bem executada, os resultados costumam ser percebidos em pouco tempo. Em alguns casos, em poucas semanas é possível identificar melhora nos indicadores, embora em sua maior parte sejam necessários entre 3 e 6 meses para que a estratégia apresente resultados consistentes.
Empresas que possuem time interno de produção podem se beneficiar muito da contratação dos serviços da Web Estratégica.
O primeiro benefício óbvio é o ganho de escala. Contratando uma agência de marketing de conteúdo sua empresa alavanca a produção rapidamente. Como a Web Estratégica possui uma operação consolidada e consistente, o tempo de rampagem na escala de produção de conteúdos costuma ser bastante reduzido em comparação com a ampliação do time interno.
Outra vantagem é a troca de experiências e o know-how do time Web Estratégica. Mesmo com um time interno maduro em termos de marketing de conteúdo, a troca de experiências com nosso time e sua vivência adquirida pela atuação em diferentes mercados proporciona uma visão muito mais completa de todo o processo. Unindo isso ao olhar externo de quem não está inserido no contexto da empresa, a união entre time interno e time Web Estratégica pode resultar em uma maior compreensão de toda a jornada de conteúdo, ajustes na estratégia e aumento nos resultados alcançados com marketing de conteúdo.
Se você deseja contratar uma agência de marketing de conteúdo para a sua empresa, é importante se atentar a alguns detalhes.
Em primeiro lugar, é preciso ter um ponto de contato entre a agência e o time interno. Ou seja, é necessário ter um responsável por trocar informações com a agência, alinhar expectativas, fazer aprovações, acompanhar o andamento do projeto e os resultados alcançados. Isso é determinante para garantir a continuidade e agilidade no processo.
Também é importante se atentar sobre a publicação dos conteúdos produzidos. De modo geral, recomenda-se que a publicação seja feita pelo time interno da agência. Porém, se previsto no escopo do projeto de conteúdo, a publicação pode ser realizada diretamente pelo time Web Estratégica.
Toda estratégia de marketing de conteúdo prestada pela Web Estratégica é norteada por objetivos de projeto, indicadores de sucesso e métricas de apoio. Ao iniciar um projeto, nosso time realiza um estudo aprofundado do cenário atual e do contexto do cliente a fim de identificar o objetivo principal do projeto. Com base neste objetivo, são mapeadas as métricas mais relevantes e indicadores de sucesso para acompanhamento.
No decorrer do projeto de marketing de conteúdo o time Web Estratégica realiza reuniões periódicas com o cliente para apresentar o andamento das atividades. Nestas reuniões, são apresentados os relatórios de desempenho, com todas as métricas e indicadores identificados na primeira e etapa e seu impacto no alcance dos objetivos propostos. Cada cliente pode, dessa forma, se manter atualizado sobre a estratégia de conteúdo e ter uma visão clara sobre os resultados alcançados.
Apesar dos pontos comuns, cada cliente possui necessidades específicas e está inserido em um contexto único. Avaliar as particularidades de cada caso, focar nos objetivos e agir com base em dados são preceitos da Web Estratégica que se traduzem em resultados evidentes e em maior retorno de investimento para os nossos clientes.
Existem diversas variáveis que compõem o preço de uma agência de conteúdo. Cenário atual, objetivos e escopo do projeto são alguns dos fatores que são levados em conta para determinar o investimento necessário.
De modo geral, o custo de contratação da Web Estratégica costuma ser menor do que o custo de contratação de um time interno com o mesmo nível de experiência e maturidade em marketing de conteúdo. Nossos clientes dispõem de profissionais com anos de mercado e com vivência em diversos segmentos.
Para compreender exatamente as suas necessidades e apresentar uma proposta comercial, converse com a nossa equipe de vendas.
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