Reputação Digital

Quais resultados aparecem nas primeiras posições se buscarmos sua marca no Google?

Quer melhorar seus resultados orgânicos?

Ter a sua marca percebida da maneira correta é um ponto essencial em qualquer estratégia de negócio. Para isso, trabalhar a sua reputação digital é o melhor caminho na conquista da confiança de seus clientes e domínio do mercado.

A reputação digital é sobre o modo como as pessoas veem sua empresa na internet, positiva ou negativamente, de acordo com informações e ações no ambiente on-line ou fora dele. É a imagem da marca e também serve como meio de comparação com a concorrência e construção de legitimidade.

Segundo pesquisas, antes de realizar alguma compra, 97% das pessoas têm o hábito de procurar informações sobre a marca na internet e, para garantir o sucesso dessa busca, você precisa estar no controle da narrativa, oferecendo boas recomendações e dominando os principais resultados da SERP com uma mensagem clara e unificada sobre sua missão e valores.

Apesar de estar relacionada à percepção do público, a reputação digital pode e deve ser trabalhada pela empresa, seja construindo, monitorando e gerenciando o que é falado sobre a sua marca na internet. Isso diz respeito a um investimento para além de seu próprio domínio e uma abertura para parcerias e outros conteúdos relevantes.

Com cada vez mais lugares de conversa, como sites, redes sociais, chats, SACs, comentários e avaliações sobre seus produtos e serviços, o posicionamento nesses espaços faz toda a diferença para os resultados do negócio e deve sempre focar em ajudar os usuários a conhecerem melhor a qualidade dos seus serviços.

A primeira impressão é a que fica

Uma boa reputação digital faz com que a sua marca seja imediatamente reconhecida de forma positiva pelas pessoas. Ela é importante a partir do momento em que é um fator decisivo para construir a confiança junto aos seus possíveis clientes. Afinal, ninguém quer fechar uma compra com um site ou marca que desperte desconfiança.

Para garantir essa boa primeira impressão, é preciso estar atento a todos os canais. Na construção e análise da sua reputação digital, são diversos fatores que devem ser levados em conta.

Nas redes sociais, por exemplo, a forma como os leads interagem com a marca e como a marca interage de volta diz muito sobre a imagem que é transmitida. Já em um e-commerce, a avaliação dos produtos tem uma papel fundamental na tomada de decisão de um cliente indeciso, podendo fazê-lo comprar ou desistir da compra de acordo com o que encontra.

O mesmo acontece ao pesquisar no Google ou em sites especializados como o Reclame Aqui, cujas avaliações (e a forma como você reage a elas) são determinantes na escolha pela sua marca ou a do concorrente.

Seja para lojas físicas ou virtuais, em todo tipo de negócio é fundamental estar bem posicionado nos mecanismos de busca, dominando as técnicas de SEO para que sua empresa seja encontrada nos primeiros resultados das pesquisas.

Antes mesmo de entrar no site, estar no topo já transmite mais qualidade e autoridade, seja do ponto de vista dos clientes ou mesmo dos mecanismos de busca. O Google prioriza domínios que oferecem segurança e informações de qualidade – estar em primeiro lugar vai além de gastar com anúncios e representa ter um nome consolidado.

Além disso, em um mundo em que o comportamento do consumidor se transforma a todo momento, entregar a mensagem que você precisa em tempo hábil é o diferencial. É preciso ser rápido e cercar o usuário de todas as informações necessárias no momento da busca – isso, é claro, depende de ir além do seu próprio domínio e ouvir o que está sendo falado sobre sua empresa.

Reputação digital interna

Em um ambiente tão amplo como a internet, nem tudo pode ser controlado, mas alguns pontos podem passar por avaliações constantes e modificações estratégicas. A reputação digital interna diz respeito justamente a isso, o que está sob o seu controle, ou seja, os fatores internos da empresa.

Em primeiro lugar, tanto em negócios B2C quanto B2B, é preciso ter uma presença digital. Sabendo que seus clientes têm o hábito de pesquisar as empresas antes de tomar uma decisão. Por isso, não estar online é ficar de fora do jogo e abrir espaço para a concorrência. Mas isso é o básico, tendo em vista que o marketing digital tem dominado o presente e é a aposta para o futuro.

Além de estar presente online, é preciso ter site e redes sociais bem construídos e gerenciados, incluindo técnicas de SEO para ser o primeiro resultado na busca pela sua marca. Através desses canais, os seus clientes ou parceiros de negócios encontrarão algumas das informações mais confiáveis na hora de avaliá-la, em um ambiente com total controle da organização.

Deve-se estar atento à forma como a marca se comunica com as pessoas, incluindo o tom de voz que ela adota e o jeito que interage com diferentes públicos, nos diversos pontos de contato em que está presente.

Verifique como seus colaboradores interagem na internet e o jeito pelo qual se referem à empresa. Assim, vale destacar que um bom ambiente de trabalho é também um ótimo ponto positivo para a construção da reputação online.

Certificações como Great Place to Work, que avaliam as melhores empresas para trabalhar, ou políticas de inclusão, por exemplo, vão além do ambiente interno e contribuem positivamente para o aumento da reputação da marca com seus clientes. Esses diferentes fatores ajudam a construir uma grande marca na internet.

Para proteger sua reputação digital interna, nada melhor do que possuir políticas bem definidas em todos os setores, do Comercial e Marketing até o RH, pois são elas que mostrarão ao mundo como a sua marca quer ser vista e o que ela está fazendo para atingir esses objetivos.

Reputação digital externa

Por outro lado, a reputação digital externa é aquela que não pode ser controlada. Ela depende do que é produzido por clientes ou é noticiado em portais, sendo possível apenas gerenciar crises ou aproveitar oportunidades.

O exemplo mais comum de fator externo são as avaliações. Elas estão relacionadas principalmente com a experiência que o cliente teve ao utilizar seus serviços ou comprar seus produtos.

Avaliações no Google Meu Negócio, no Reclame Aqui ou no próprio site, por exemplo, são definidoras da sua reputação online, por isso é preciso estar atento.

Uma reclamação ou avaliação negativa pode ser prejudicial à marca, mas a forma como se reage, buscando solucionar o problema e satisfazer o cliente, tem o poder de minimizar ou até mesmo reverter qualquer impacto não desejado.

Enquanto isso, uma avaliação positiva atua como prova social a favor da sua marca, ajudando na formação de uma boa reputação a partir das experiências satisfatórias que são relatadas pelos clientes.

Já outro fator de reputação digital externa é o que é veiculado na mídia, em sites de notícia e portais especializados.

Como nem sempre as notícias sobre o setor ou empresa podem ser positivas, ou até mesmo em casos de fake news, isto é, notícias falsas, é preciso realizar o monitoramento constante do que é publicado.

Assim é possível agir rápido e adotar a melhor estratégia de acordo com cada situação, desde campanhas publicitárias e ações de relações públicas, até buscar a remoção do conteúdo, caso necessário.

Sem esquecer, é claro, do trabalho de SEO para a sua marca aparecer no topo das buscas. Essa etapa pode, ainda, contar com parcerias de link building, de modo a aumentar a presença na SERP e dominar o que se fala sobre seus serviços. Crie conteúdos relevantes que destaquem notícias, novidades e os diferenciais do seu negócio!

Precisa de ajuda na sua estratégia de reputação digital?

Como ter uma boa Reputação Digital?

Construir e manter a Reputação Digital forte requer trabalho constante, com atenção a diversos pontos-chave para que a marca transmita e o cliente receba a imagem desejada, de acordo com seus objetivos.

Para isso, adotamos uma estratégia baseada em três pilares: presença digital, atendimento humanizado e digital PR.

Construção de uma presença digital

Hoje em dia, quem está fora da internet está fora do jogo. Por isso, é preciso estar presente nos principais canais no mundo digital, desde que fazendo sentido para a sua estratégia. No momento em que mais de 90% dos lares brasileiros têm acesso à internet, estar conectado é estar mais perto do seu consumidor.

Esse espaço virtual é onde ele fará a primeira busca, muitas vezes antes até de conhecer a sua marca ou sequer ter consciência do problema que o seu produto resolve. Não estar lá para ajudá-lo é deixar uma grande oportunidade escapar entre os dedos, ou melhor, entre os cliques.

Assim, a construção de uma presença digital deve acontecer em diferentes etapas para fortalecer sua marca.

A primeira delas é se estabelecer, no sentido mais básico. É o registro do endereço do seu site, o desenvolvimento do site e a criação de perfil no Google Meu Negócio e nas redes sociais, onde sua audiência está presente.

Na sequência, é preciso definir o posicionamento e a voz da marca, como ela irá conversar nas redes e sobre quais assuntos irá falar, ao produzir conteúdo relevante.

E, a partir disso, é necessário se relacionar com seus clientes, conversando e interagindo para construir a confiança e aumentar as chances de a sua marca ser a mais lembrada pelo lead no momento da compra.

São etapas fundamentais para conquistar autoridade e fixar presença no mundo digital, aumentando o brand awareness, ou consciência da marca com a sua audiência.

Construção de uma presença digital​

Hoje em dia, quem está fora da internet está fora do jogo. Por isso, é preciso estar presente nos principais canais no mundo digital, desde que fazendo sentido para a sua estratégia. No momento em que mais de 90% dos lares brasileiros têm acesso à internet, estar conectado é estar mais perto do seu consumidor.

Esse espaço virtual é onde ele fará a primeira busca, muitas vezes antes até de conhecer a sua marca ou sequer ter consciência do problema que o seu produto resolve. Não estar lá para ajudá-lo é deixar uma grande oportunidade escapar entre os dedos, ou melhor, entre os cliques.

Assim, a construção de uma presença digital deve acontecer em diferentes etapas para fortalecer sua marca.

A primeira delas é se estabelecer, no sentido mais básico. É o registro do endereço do seu site, o desenvolvimento do site e a criação de perfil no Google Meu Negócio e nas redes sociais, onde sua audiência está presente.

Na sequência, é preciso definir o posicionamento e a voz da marca, como ela irá conversar nas redes e sobre quais assuntos irá falar, ao produzir conteúdo relevante.

E, a partir disso, é necessário se relacionar com seus clientes, conversando e interagindo para construir a confiança e aumentar as chances de a sua marca ser a mais lembrada pelo lead no momento da compra.

São etapas fundamentais para conquistar autoridade e fixar presença no mundo digital, aumentando o brand awareness, ou consciência da marca com a sua audiência.

Atendimento rápido e humanizado

Com a presença da marca distribuída em diversos canais na internet, o Digital PR, ou Relações Públicas digital, é o responsável pelo gerenciamento da reputação e da identidade da marca na rede. Entre suas diversas possibilidades, essa estratégia diz respeito à veiculação de conteúdos em portais especializados, sugestão de pautas sobre a marca para os veículos de comunicação e planejamento de ações que atraiam o interesse da mídia ou de formadores de opinião, por exemplo. Além de atuar na obtenção de backlinks de qualidade, o que favorece o SEO e aumenta o tráfego qualificado no site ou nas redes sociais, atraindo novos públicos a partir de parcerias com interesses semelhantes. Essa etapa também é responsável por monitorar e gerenciar possíveis crises que afetem a reputação da marca, incluindo avaliações e reclamações nas redes sociais ou em sites como Reclame Aqui. Em outras palavras, o Digital PR é o guardião da sua marca no mundo virtual, atuando tanto na defesa como no ataque, ao promover os aspectos positivos da organização e fortalecer sua autoridade. É quem desenvolve as estratégias certas para cada batalha na arena da internet.

Digital PR​

Com a presença da marca distribuída em diversos canais na internet, o Digital PR, ou Relações Públicas digital, é o responsável pelo gerenciamento da reputação e da identidade da marca na rede.

Entre suas diversas possibilidades, essa estratégia diz respeito à veiculação de conteúdos em portais especializados, sugestão de pautas sobre a marca para os veículos de comunicação e planejamento de ações que atraiam o interesse da mídia ou de formadores de opinião, por exemplo.

Além de atuar na obtenção de backlinks de qualidade, o que favorece o SEO e aumenta o tráfego qualificado no site ou nas redes sociais, atraindo novos públicos a partir de parcerias com interesses semelhantes.

Essa etapa também é responsável por monitorar e gerenciar possíveis crises que afetem a reputação da marca, incluindo avaliações e reclamações nas redes sociais ou em sites como Reclame Aqui.

Em outras palavras, o Digital PR é o guardião da sua marca no mundo virtual, atuando tanto na defesa como no ataque, ao promover os aspectos positivos da organização e fortalecer sua autoridade. É quem desenvolve as estratégias certas para cada batalha na arena da internet.

Seja um Top of Mind do seu segmento

Estar na memória das pessoas tem um grande peso na reputação digital da sua marca. O top of mind é um método de pesquisa para mapear as marcas que são mais lembradas pelos clientes, as primeiras que vêm à mente, quando questionados.

A famosa pergunta “quando você pensa em (determinado segmento), qual a primeira marca que vem à cabeça?” é um importante termômetro do quanto a reputação do seu negócio faz com que ele seja lembrado.

Ser um top of mind na sua categoria é um grande sinal de sucesso frente aos concorrentes, fruto de um trabalho de reputação digital e gestão de marca para gravar na memória dos seus clientes os atributos e as qualidades do seu negócio.

Realizada por diversos institutos, essa pesquisa diz muito sobre as preferências do consumidor, ajudando também a identificar oportunidades de mercado e o que deve ser trabalhado para melhorar ou manter a sua reputação em alta.

Por outro lado, até mesmo uma avaliação negativa pode ser uma oportunidade para trabalhar a sua reputação digital. O Reclame Aqui é um portal especializado em receber reclamações dos consumidores, sendo muito usado por clientes que pesquisam a reputação de uma marca antes de fazer uma compra.

Nesse sentido, responder e resolver as reclamações dos seus clientes com eficiência pode, sim, transformar uma experiência negativa em positiva, melhorando a percepção sobre seu negócio. Justamente por isso, um atestado da confiança e do reconhecimento obtidos é o Prêmio Reclame Aqui, entregue para as empresas avaliadas como os melhores atendimentos para os consumidores.

Isso mostra que tanto avaliações positivas quanto negativas podem ser excelentes momentos para trabalhar a reputação digital da sua marca quando exploradas de forma adequada e com foco no cliente.

Devo me preocupar com a Reputação Digital?

Ter uma boa reputação digital, tanto interna quanto externa, faz a sua marca ser vista, lembrada, bem avaliada e, consequentemente, vender mais. Para isso, contar com uma consultoria especializada como a Web Estratégica é essencial na execução dessa tarefa com qualidade e eficiência.

Aqui trabalhamos os diversos aspectos que definem a reputação digital do seu negócio, como presença na internet, atendimento aos clientes e gerenciamento de marca, incluindo também o ranqueamento nos mecanismos de busca e o aumento do tráfego orgânico qualificado na sua página.

Afinal, ao posicionar o seu site no topo dos resultados de pesquisa, sua marca tem a autoridade reforçada com seus clientes, aumentando significativamente as chances de ser percebida como a melhor escolha para atender às suas necessidades. Tudo isso enquanto atrai aqueles mais interessados e dispostos a tomar uma decisão de compra, o que otimiza o seu investimento em marketing digital.

Como a Web Estratégica faz sua empresa ser nota 10

Através da nossa consultoria em Gestão de Reputação, atuamos para reforçar positivamente seus produtos, serviços ou marcas.

Sabendo a importância das buscas no Google para a decisão de compra, nosso objetivo é manter os seus canais oficiais nos primeiros resultados de pesquisa, seja site, blog ou redes sociais. Tudo para que os clientes tenham a certeza de encontrar a sua marca ao procurar por ela.

Dessa forma, trabalhamos os pontos positivos e as vantagens competitivas para conquistar as primeiras posições, ficando à frente de conteúdos de outras marcas ou de notícias publicadas por outros sites, que podem atrapalhar a sua visibilidade na internet.

Além disso, também realizamos o monitoramento e gerenciamento das suas redes sociais e outros canais relevantes, sob controle da sua marca ou não, como páginas na Wikipédia e Reclame Aqui, fazendo com que o seu conteúdo chegue da melhor forma a seus clientes.

Assim, oferecemos apoio completo, estratégico e técnico do grupo de especialistas da Web Estratégica, através de equipe própria ou em conjunto com o time da sua empresa.

Com reuniões periódicas, realizamos avaliações constantes da sua reputação digital nos diversos canais, com análises e soluções para qualificar cada vez mais a forma como a sua marca é percebida pelos clientes no mundo digital.

As principais etapas da consultoria de Reputação Digital

Investir em estratégias eficientes de canais e conteúdos é essencial para construir e gerenciar a reputação digital do seu negócio. Por isso, nesse modelo de consultoria seguimos quatro passos:

Análise

Realizamos a análise de perfil, os objetivos e as metas da sua empresa, canais onde já está presente, tendências de mercado e benchmarking da concorrência.

Seleção

Considerando os diferentes formatos, necessidades de comunicação e locais com maior presença da sua audiência, indicamos de maneira estratégica a criação ou uso de canais como site, blog, redes sociais e outras plataformas.

Estratégia de conteúdo

Definimos temas, editoriais e abordagens estratégicas para falar com seus leads da forma adequada a cada canal, sugerindo um calendário editorial de publicações, além de realizar a produção de conteúdo.

Monitoramento

Fazemos o acompanhamento constante do desempenho das ações propostas, mapeando os resultados e identificando pontos de melhoria para novas ações estratégicas no futuro.

Nossos números

+137 mi

de acessos gerados e monitorados

+240

marcas atendidas

+24k

conteúdos de alta conversão criados

6

países atendidos com consultoria e criação de conteúdo

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