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Conteúdo na era da IA: como ajudar seu cliente a comprar (e ser citado pelas LLMs)

Entenda como a inteligência artificial está transformando o marketing de conteúdo e o que você precisa fazer para não ficar para trás.

Preencha as informações abaixo para acessar o site da ESPM e efetuar a matrícula

REALIZAÇÃO

O novo cenário do conteúdo

As pessoas estão mudando a forma como buscam informação.

Hoje, além de buscarem no Google, muitos também recorrem à inteligência artificial, seja para tirar dúvidas, comparar produtos ou decidir o que comprar.

ChatGPT, Gemini, Copilot e outras ferramentas estão redesenhando a jornada de compra. E o conteúdo da sua marca precisa se adaptar a esse novo comportamento.

O conteúdo certo pode não apenas ajudar seu cliente a comprar, mas também influenciar o que as próprias IAs dizem sobre você.

Esse curso vai ajudar você a compreender essas mudanças e se adaptar a esse novo cenário.

Para quem esse curso foi desenvolvido?

Este curso é um guia para gestores que querem compreender as mudanças na jornada de compra, repensar sua estratégia e garantir relevância no neste novo cenário digital.

Gestores de marketing e comunicação que precisam se atualizar sobre o impacto da IA na jornada de compra e na estratégia de conteúdo.

Profissionais de SEO e marketing de conteúdo que querem entender como as LLMs mudaram a busca, a visibilidade e a geração de tráfego.

​Líderes de equipes de growth, performance e branding, responsáveis por direcionar investimentos e tomar decisões estratégicas em marketing digital.

Executivos e decisores de negócios B2B e B2C que buscam compreender como a IA transforma a relação entre marca e consumidor.

​Analistas e especialistas em marketing que atuam diretamente em criação, otimização e mensuração de conteúdo e querem se diferenciar no mercado.​​

O que você vai aprender no curso

  • ​Por que ser citado pelas IAs?
  • ​O impacto das LLMs no consumo de informação e decisão de compra.
  • ​Como as empresas eram recompensadas com tráfego antes e como o cenário mudou.
  • ​Mudança no comportamento de busca e consumo de informação
  • ​Como funciona a busca em LLMs (query fan-out, intenção de busca, diferença para busca tradicional).
  • ​Comparativo entre busca tradicional, SGE e respostas por IA.
  • ​Ênfase no fundo de funil e impacto no funil de conversão.
  • ​EEAT (Experience, Expertise, Authoritativeness, Trustworthiness).
  • ​Case Unilever: como adaptou sua estratégia.
  • ​Decisões estratégicas iniciais
  • ​Como identificar se a empresa precisa mudar de abordagem de conteúdo.
  • ​Riscos de não se adaptar (perda de visibilidade e tráfego).
  • ​IA na criação de conteúdo
  • ​Riscos de usar IA (alucinação, conteúdo duplicado, qualidade, penalizações).
  • ​Papel da revisão humana.
  • ​Framework de criação com IA
  • ​Análise de concorrência automatizada.
  • ​Mapeamento de persona.
  • ​Definição de tom de voz.
  • ​Criação de briefing.
  • ​Processos de revisão (integrados ao fluxo).
  • ​Jornada 4S (Google + BCG) e diagrama de formas de consumo de conteúdo
  • ​Streaming, Scrolling, Search, Shopping: como cada etapa influencia a decisão.
  • ​Como mapear conteúdos e canais para cada estágio.
  • ​Construindo a estratégia de conteúdo para IA
  • ​Como alinhar formatos, tom e tipos de conteúdo com cada fase da jornada.
  • ​Definindo prioridades: conteúdos que geram visibilidade vs. conversão.
  • ​Aspectos técnicos para IA e LLMs
  • ​Como as LLMs consomem conteúdo (rastreamento e sinais de autoridade).
  • ​SEO para LLMs: SGE, AEO, AIO e SXO.
  • ​Rastreabilidade e tecnologia (schema markup, javascript, etc).
  • ​GEO (referência Bruno Rodrigues).
  • ​Boas práticas (segurança e compliance)
  • ​Como garantir qualidade, evitar riscos legais e manter consistência de marca usando IA.​Diretrizes e padrões internos para equipes de marketing.
  • ​Mensuração de resultados em um cenário com IA
  • ​Share of Voice (fatia de visibilidade online).
  • ​Conversão por fonte de tráfego.
  • ​Market Share e participação em receita.
  • ​LTV (Lifetime Value) como métrica de impacto de conteúdo.
  • ​Visibilidade da marca em IA comparada a concorrentes.
  • ​Usando métricas para tomar decisões estratégicas
  • ​Como definir onde investir (conteúdo, otimização técnica, canais).
  • ​Como usar esses KPIs para defender orçamento e comprovar ROI.
  • ​Matriz de priorização (impacto x esforço) para ações com IA.

Com quem você vai aprender?

O curso será ministrado por Rafael Rez, CMO da Web Estratégica e professor da ESPM.

Referência nacional em marketing de conteúdo, Rafael atua há mais de 20 anos em grandes projetos de marketing digital e é autor do livro “Marketing de Conteúdo: a moeda do século XXI”.

Essa é uma oportunidade de aprender diretamente com quem está à frente das discussões sobre conteúdo, IA, comportamento do consumidor e o futuro do marketing.

Rafael Rez - Web Estratégica

Sobre a iniciativa

A Web Estratégica é a principal consultoria de SEO e marketing de conteúdo do Brasil, com projetos para algumas das maiores marcas do país.

Em parceria com a ESPM, lançamos o curso “Conteúdo na Era da IA: como ajudar seu cliente a comprar (e ser citado pelas LLMs)”, voltado para profissionais que querem entender o impacto da inteligência artificial no marketing e no consumo.

Invista no seu futuro

Até 10x de

R$ 149,00 sem juros no cartão

Ou R$ 1.490,00 a vista no boleto*, pix ou no débito.

* Forma de pagamento disponível para matrículas até cinco dias antes do início do curso. Após o prazo, será aceito apenas pagamento via cartão de crédito.

Desconto exclusivo para alunos e ex-alunos

20% DE DESCONTO no valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

5% DE DESCONTO no valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

As vagas são limitadas

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