Eric Princi
Head de Business Strategy na Web Estratégica
Mais do que trazer tráfego, nossa consultoria de SEO para E-commerce foca em trazer conversões e crescimento para nossos clientes.
Somos
Atendemos clientes no Brasil e no exterior oferecendo as melhores práticas de SEO para e-commerce e conteúdo para todas as fases da jornada de compra.
Por esse motivo, seu site precisa ser encontrado e ter conteúdo que de fato ajude seu cliente. Usuários que passam por um hub de conteúdo convertem até 39% mais no e-commerce.
Nos grandes e-commerces, entre 25% e 35% do tráfego é orgânico. Em lojas de médio porte este volume ultrapassa 50%. Mesmo com mudanças no comportamento de busca, o canal orgânico gera uma receita significativa para o varejo e é parte importante da jornada de compra.
Mas a competição nunca foi tão acirrada. Atuar em alto nível, ter um time experiente, capacidade técnica e operacional para resolver problemas complexos se tornou o diferencial competitivo dos e-commerces que se destacam nesse canal. E é justamente isso que a Web Estratégica oferece!
O fluxo de projeto de SEO para e-commerce envolve 3 fases principais: onboarding, planejamento estratégico e ciclos mensais.
Nosso time faz uma completa imersão no contexto da sua empresa, compreendendo desde a estratégia, os objetivos de negócio e o cenário atual de tecnologia e conteúdo.
Estudamos o mercado, a concorrência e realizamos análises para identificar a melhor estratégia para o seu negócio. Ao final desta etapa são apresentados os resultados desse estudo: o guia de recomendações técnicas, os KPIs do projeto, as priorizações, a estratégia de conteúdo e o manual de redação e tom de voz.
Nos ciclos mensais a estratégia definida na etapa anterior é executada. Acompanhamento técnico das recomendações de SEO, monitoramento, definição de pautas, produção de briefings, redação dos conteúdos, revisão técnica. Tudo isso faz parte dos esforços recorrentes. Além disso, também ocorrem as reuniões de acompanhamento, os relatórios de resultados e o mapeamento de oportunidades.
Somos
+ 488% cliques non-branded
+ 119% palavras-chave no top 3
+ 62% no tráfego orgânico
Recorde de resultados na Black Friday 2024
+ 14 milhões de acessos/mês
+ 39% na taxa de conversão
+ 387% no tráfego orgânico
+ 182% páginas ranqueadas no top 3
+ 4 milhões de acessos/mês
5 milhões de acessos orgânicos mensais
Top 3 sites de reservas da América Latina
Estratégia adotada globalmente
Sabemos que, em grandes e-commerces, o tráfego orgânico nem sempre se traduz em resultados comerciais. E isso não acontece por falta de esforço, mas porque estratégias de SEO e conteúdo frequentemente operam de forma isolada das metas de negócio.
Como resolver?
Nos últimos anos, desenvolvemos e aplicamos o Search Performance Framework em alguns dos maiores e-commerces do Brasil. Essa metodologia trouxe crescimento expressivo em conversões e receita ao alinhar esforços de SEO e conteúdo às metas estratégicas da empresa.
O Search Performance Framework é um metodologia exclusiva da Web Estratégica que foi testada e otimizada durante anos por alguns dos melhores profissionais da área. Ela traz uma priorização estratégica de todas as áreas do projeto, atuando de forma integrada com os mesmos objetivos de negócio. Todo esse conhecimento está sintetizado e pronto para ser aplicado também ao seu e-commerce.
Volume de busca por departamento ou categorias
Cliques, impressões, CTR e posicionamento médio das páginas
Sessões, conversões, receita, taxa de conversão e ticket médio orgânicos das páginas
Grupo ABC, urgência, etc
A priorização, por fim, considera as possibilidades de performance para entendermos se atingiremos os objetivos definidos
Tire as suas principais dúvidas sobre SEO para e-commerce! Confira a seguir.
Conceitos e fundamentos
SEO para e-commerce é um conjunto de estratégias que melhora o posicionamento de lojas virtuais nos resultados do Google.
Com isso, o site atrai mais visitantes qualificados de forma orgânica, ou seja, sem pagar por anúncios, e tem mais chances de converter os acessos em vendas.
O SEO para e-commerce foca em gerar visibilidade nos buscadores organicamente, atraindo tráfego sem ter que pagar por cliques. Ele utiliza otimizações técnicas, conteúdo e uma estrutura que ofereça uma boa experiência ao usuário.
Já os anúncios pagos envolvem investimento em plataformas como Google Ads, onde você paga para ranquear melhor. Logo, se o investimento for cortado, o tráfego para imediatamente.
O SEO é importante para que um e-commerce seja facilmente encontrado por quem está buscando produtos do seu segmento no Google.
Afinal, quanto melhor for a experiência oferecida ao usuário por meio dessa estratégia, maiores as chances de a loja aparecer nos primeiros resultados.
O SEO tradicional é aplicado em sites, blogs ou portais de conteúdo geral, com foco em posicionar bem as páginas por meio de textos bem estruturados, palavras-chave e backlinks.
Já o SEO para loja virtual foca em vendas e exige atenção a fatores como descrição dos produtos, otimização de categorias, performance técnica e estrutura de URLs para várias páginas.
Benefícios e resultados
Para alcançar resultados consistentes com SEO para e-commerce, é fundamental contar com uma agência de SEO para e-commerce como a Web Estratégica. Com estratégia e metas claras, nossa equipe aplica ações direcionadas para aumentar o tráfego qualificado e gerar mais conversões, sempre com foco em crescimento sustentável.
As abordagens incluem análise de oportunidades para melhor posicionamento do site, identificação de canais de divulgação e parceiros e produção de conteúdo relevante com foco em SEO.
Tudo isso é acompanhado por relatórios técnicos periódicos, que trazem insights, ajustes recomendados e avaliação de performance, garantindo evolução contínua e resultados cada vez melhores para sua loja virtual!
A estratégia costuma mostrar resultados no período de 3 a 6 meses, tudo dependendo do porte do site, da concorrência e das otimizações aplicadas.
Mas, embora não traga retorno imediato como os anúncios pagos, o SEO gera crescimento constante no longo prazo, com tráfego orgânico sustentável e escalável, o que se reflete em mais conversões e vendas.
Na Web Estratégica criamos conteúdo com foco em SEO e definimos KPIs a serem acompanhados, bem como metas a serem atingidas para execução do projeto de tráfego orgânico, como:
Estratégia e implementação
Fazer SEO para e-commerce envolve 4 passos indispensáveis:
Na hora de contratar uma agência de marketing de conteúdo para e-commerce, avalie se ela tem cases relevantes no segmento, além de uma metodologia clara, entregáveis consistentes e, claro, uma equipe especializada.
Verifique se ela faz um acompanhamento constante e integração com as suas metas de negócio, como fazemos na Web Estratégica.
Existem alguns tipos de conteúdo fundamentais que compõem o SEO para e-commerce:
Contratação e consultoria
Sim, uma consultoria de SEO pode aumentar as vendas, melhorar o posicionamento nos buscadores, elevar o tempo de permanência no site e oferecer um excelente custo-benefício.
A consultoria analisa e direciona a estratégia de SEO de forma integrada e personalizada ao seu negócio, impactando positivamente o tráfego orgânico e as conversões.
Na Web Estratégica, seguimos etapas técnicas e estratégicas como:
O investimento em SEO para e-commerce pode variar conforme as necessidades e objetivos da loja virtual. Aspectos como número de páginas, concorrência no segmento, estrutura do site e metas de crescimento influenciam diretamente no valor.
É preciso enxergar essa estratégia como um investimento que trará retornos. Sendo assim, quanto mais recursos forem disponibilizados, mais rápidos e duradouros serão os resultados.
A melhor agência de marketing para e-commerce é a que alia conhecimento técnico, visão estratégica e foco em resultados reais.
A Web Estratégica é referência no cenário de e-commerce SEO, atuando e entregando resultados expressivos para marcas renomadas como Magalu, Netshoes, Electrolux, Mueller, Darkness, entre outras.
Na Web estratégica, oferecemos apoio técnico e estratégico para gerar resultados reais no menor tempo possível. Atuamos com uma rotina de reuniões periódicas e metas bem definidas, para garantir total alinhamento do projeto com os objetivos do negócio.
Diariamente nossa equipe coloca em prática otimizações e ajustes em seu site, visando atingir o público-alvo. Há ainda uma atenção constante à concorrência e quais métodos e atualizações estão surgindo no mercado.
A estratégia inclui desde o diagnóstico técnico do site até estratégias completas de conteúdo, link building, otimizações on-page, performance, monitoramento de concorrência e relatórios.
Na Web Estratégica tudo é feito com alto padrão de qualidade por uma equipe especializada e experiente, com entregáveis que geram tráfego qualificado e vendas de verdade.