Hoteis.com cresce mais de 4 milhões de visitas com estratégia de canal orgânico

25/05/2023

A Hoteis.com faz parte do grupo Expedia, um dos maiores players globais no segmento de reservas de hotéis e acomodações.

Em 2017, quando iniciou o projeto com a Web Estratégica para aumentar o tráfego orgânico, o site da Hoteis.com já possuía um bom tráfego de meio e fundo de funil, ranqueando nos resultados do Google para nomes de hotéis e regiões turísticas. 

O desafio, porém, era aumentar o tráfego para resultados de topo de funil. O objetivo da marca era reduzir o custo por conversão total, uma vez que o investimento em mídia na rede de pesquisa do Google representava boa parte da geração de tráfego para o site.

Todos os dados apresentados neste conteúdo são públicos e foram extraídos da ferramenta SEMrush. Abaixo, confira um resumo do projeto e, em seguida, as informações detalhadas:

Cliente: Hoteis.com

Desafio: aumentar o tráfego orgânico para resultados de topo de funil.

Estratégia: Criação e implementação de um blog, produção de conteúdos com foco no público-alvo e estratégia de link building.

Resultados: Aumento de quase 400% no tráfego orgânico e mais de 1,5 milhões de cliques nos conteúdos produzidos.

Estratégia adotada

O primeiro passo dentro do projeto foi iniciar a produção de conteúdos para as chamadas “landmarks”, ou seja, as páginas de destino com indicações de hotéis. Um exemplo de conteúdo landmark: “Os 10 melhores hotéis baratos em Arraial do Cabo”. 

Mensalmente, centenas de conteúdos foram produzidos focados nessas páginas. Essa estratégia atendia a marca no Brasil, México e Argentina.

Vale destacar o cuidado que o time da Web Estratégica teve ao produzir esses conteúdos internacionais: as produções para o México e para a Argentina eram feitas localmente, com a contratação de redatores nativos que escreviam e validavam todos os textos antes da entrega para o cliente. Esse detalhe garantiu a linguagem e o contexto certo para todos os conteúdos, ação essencial para o sucesso do projeto.

Criação de um blog da marca

Em 2018, foi criado um blog como forma de ajudar na promoção e na conexão da marca com o seu público-alvo através da produção de diferentes conteúdos e para diferentes momentos da jornada de compra. Dentro desse escopo foram produzidas matérias sobre dicas de destinos, melhores passeios, melhores épocas para viajar, dicas de hotéis, entre outros temas que tivessem fit com o negócio, com o comportamento e com a intenção de busca do público-alvo da marca.

Para entender todos esses pontos, a Web Estratégica desenvolveu um estudo detalhado envolvendo a pesquisa de palavras-chave que fizessem sentido para a marca, o comportamento de busca dos usuários, entre vários outros pontos importantes para chegar até uma estratégia de conteúdo eficiente para o objetivo e os resultados que queríamos alcançar.

Print de blog da Hoteis.com com conteúdo desenvolvido pela Web Estratégica
Exemplo de conteúdo desenvolvido pela Web Estratégica para o blog Hoteis.com

Para se ter uma ideia, entre 2017 e 2019, o incremento nas sessões orgânicas foi de 68% no blog brasileiro. Os resultados obtidos foram tão positivos e o retorno de investimento tão significativo que a estratégia chamou a atenção das lideranças da empresa responsáveis por outras áreas. Com isso, a partir de 2019 a estratégia foi adotada como modelo global para a companhia.

Em 2020 o blog brasileiro passou a se chamar Go Guides e teve algumas reformulações e atualizações, como a criação do blog dentro do próprio site da Hoteis.com e não como um domínio separado. 

E para garantir que os resultados orgânicos obtidos até então não fossem perdidos, a Web Estratégica fez a migração de todos os conteúdos para o novo blog, ação que foi essencial para dar continuidade no alcance orgânico que já havia sido conquistado com a estratégia inicial.

A migração de sites e blogs é um processo que precisa ser feito com muito cuidado quando falamos de SEO. Isso porque, se mal executado, pode destruir a autoridade do domínio e, consequentemente, acabar com todo o trabalho de SEO já feito, fazendo despencar o número de acessos orgânicos, visualizações, cliques no site e posição média nos resultados de busca.

Por isso, uma boa migração envolve um processo minucioso que passa por etapas como planejamento, execução, testes e constantes monitoramentos para garantir que nada foi perdido. Essa ação precisa ser feita por uma equipe preparada e com conhecimento para executar sem danos à marca.

Link Building

Outra estratégia adotada em paralelo, desde o início do projeto, foi a de link building. Uma parceria foi fechada com blogs brasileiros e mexicanos focados em viagens e turismo em geral. Mensalmente, o time da Web Estratégica produzia guest posts sobre destinos de viagens, entre outros temas relevantes para o mercado em questão. 

Essa ação foi colocada em prática com o objetivo de aumentar a autoridade do domínio da Hoteis.com e levar a marca a novos públicos, conquistando um tráfego orgânico qualificado e interessado nos serviços oferecidos.

Resultados alcançados

Essa jornada percorrida dentro do projeto trouxe resultados muito positivos. Em 5 anos, o site Hoteis.com passou de 1 milhão de visitas mensais para mais de 5 milhões, um aumento de quase 400% no tráfego orgânico. Além disso, passou a competir entre os três maiores sites de reservas de hotéis e acomodações da América Latina.

O projeto foi concluído em dezembro de 2021 com números acima da média: para se ter uma ideia, de abril a dezembro do mesmo ano, os conteúdos produzidos pela Web Estratégica para o blog Go Guides geraram mais de 1,5 milhão de cliques.

O aumento significativo no tráfego orgânico e a melhora na presença digital da marca foram fundamentais para que a Hoteis.com se destacasse em relação à concorrência e alcançasse um público maior. 

O sucesso da estratégia de conteúdo para todas as etapas do funil foi possível graças a um projeto bem elaborado por especialistas no assunto e também à priorização das ações que o cliente implementou internamente. 

Quer saber como podemos auxiliar a sua marca a construir resultados incríveis também? Os nossos consultores estão prontos para ajudar. Entre em contato e vamos conversar!

Eric Princi
Customer Success Manager na Web Estratégica. Bacharel em Ciência da Computação pela USP e formação técnica pela Unicamp. Atua com gestão, tecnologia e marketing digital desde 2001.