Muito além de um aspecto criativo, o storytelling nada mais é que uma das alternativas de contar uma história, com técnicas e boas ideias capazes de prender a atenção do interlocutor e proporcionar uma interação atrativa. E, por que não utilizar a estratégia para relatórios de SEO?
Considerando que as pessoas tendem a memorizar e se interessar por histórias, o storytelling se apresenta como uma importante estratégia de marketing, influenciando diretamente nos resultados de tráfego orgânico, contribuindo com mais leads qualificados, mais vendas, menos custos com mídia paga e logo, maior reconhecimento da marca, produto ou serviço.
Mas, como seria o storytelling num relatório de SEO? Neste caso, a contextualização por todo o caminho percorrido, demonstrando toda a bagagem e esforço, pontuando cada passo dado para conseguir o resultado esperado fará a diferença. Isto é, dar um panorama do que foi realizado e transmitir a mensagem de forma diferente e relevante.
Em relatórios SEO, o storytelling pode não somente agregar valor e relevância à apresentação dos resultados como pode possibilitar novos contratos e manter os atuais consumidores. Isso porque as pessoas são cativadas e influenciadas por histórias contadas, especialmente, se apresentamos uma jornada de sucesso.
Porém, antes de decidir cativar seu público com o storytelling, é fundamental na criação entender as necessidades, desejos, dores, objetivos e motivações da audiência que receberá o relatório SEO. Mas como fazer isso?
Formas de melhorar o relatório SEO com storytelling
Clareza em como as métricas conversam: visto que o storytelling tem objetivo de trazer os dados de forma mais simplificada e acessível, é de grande importância que a leitura dos dados seja feita com uma linguagem concisa e clara. Outro ponto imprescindível é fornecer as informações de modo que o cliente compreenda sem grandes esforços.
Classificação de palavras-chave: é fundamental que as palavras-chave sejam distribuídas estrategicamente de forma que gere um conteúdo relevante e, assim, posicionar a marca, produto ou serviço para obtenção de insights dos dados dos possíveis consumidores.
Engajamento com o negócio: fato é que parte considerável do sucesso adquirido em um negócio pode ser relacionado com a forma que foi apresentado. Com isso, para obter engajamento é importante que a interação com o usuário aconteça, assim como as metas precisam ser bem estabelecidas. Dessa forma, é importante:
o Identificar o objetivo: antes de qualquer coisa, é necessário ter o objetivo muito bem estabelecido, entender qual é o caminho a ser percorrido e o destino final que se espera, a fim de tornar a estratégia do storytelling útil.
o Pensar no público-alvo: talvez a ação mais importante seja conhecer o público que pretende atingir. É fundamental que busque características, hábitos de consumo, além da definição de uma linguagem e um tom a ser utilizado.
o Gerar identificação: é aqui que se constitui a ponte da comunicação de forma assertiva. É onde o conteúdo será apresentado da maneira mais relevante, de modo que o público veja/escute algo que o aproxime. Afinal, é nesse momento que a sua apresentação ganha mais valor.
Quando pensamos em melhorias utilizando storytelling, um forte aliado na criação de metas e análises de páginas específicas é o Google Analytics. Isto porque ele possui metas que são capazes de capturar dados do valor que se espera alcançar e, permite que os relatórios analisem dados comportamentais, de aquisição e demográficos.
Sobre a implementação de tags para mensurar comportamentos mais específicos, o Google Tag Manager se apresenta de forma bastante útil, já que isso pode acontecer sem o auxílio de um programador. Por meio desse facilitador, você pode implementar análises com mapas de calor para entender como o usuário navega dentro das páginas do site — o que daria uma excelente história de jornada, não é verdade?
Um exemplo de storytelling em relatório SEO, seria ao abordarmos um cliente que o negócio dele precisa investir no SEO Local, ou melhor, numa estratégia focada em buscas orgânicas regionais, as quais podem envolver pesquisas como “pet shop perto de mim”.
Ao apresentar ao cliente a jornada desse usuário que procura por pet shop numa região específica, dando nome, objetivo e desejo a essa persona, fica mais fácil destacar e defender a importância de estratégias que solucionem essa questão, como conteúdos personalizados numa localidade.
Assim, os relatórios dão uma luz quanto ao posicionamento de uma marca, produto ou serviço, e o storytelling entra em ação quando é necessário compreendermos essa jornada de busca do consumidor utilizando uma narrativa mais assertiva.
Portanto, considerar a estratégia do storytelling pode garantir audiência por meio de um formato fluido, relevante, articulado, personalizado, com uma comunicação atrativa e cativante. E então, já sabe como será o próximo relatório de SEO da sua empresa?