Data Driven Marketing: vantagens e como implementar nas empresas

Sabemos o quão importante são os dados para o mercado na atualidade. Eles se tornaram essenciais para o planejamento e para tomadas de decisões em todos os âmbitos e empresas de diversos segmentos. Pensando nisso, o Marketing Digital surge como uma ferramenta essencial no mundo da internet, e com ele temos o marketing baseado em dados, ou o data driven marketing.

De forma simplificada, o Data Driven Marketing é o processo organizacional que permite a identificação de tendências a partir da análise de dados obtidos em interações dos clientes. Através das informações coletadas, é possível tomar decisões e definir planejamentos com base em números.

O mais interessante é que o data driven marketing surgiu antes mesmo da internet, mas seu destaque se deu a partir dos softwares de gerenciamento de relacionamento com o cliente, ou simplesmente CRM. Aliás, foram os CRMs que possibilitaram a chegada da marca até os consumidores com mala direta. Isso permitia que as empresas pudessem direcionar as mensagens aos públicos específicos, de forma a melhorar o relacionamento com o cliente.

O CRM funciona a partir do cadastramento de clientes e o registro de informações, onde ele mesmo realiza a organização dos dados e apresenta em forma de histórico os acessos e preferências. A utilização dele permite uma visão mais ampliada do negócio a partir da centralização de informações que contribuem para o processo de tomada de decisões e relacionamento com o cliente, o que automaticamente, reflete positivamente no ROI. 

Benefícios de atuar com o Data Driven

A utilização do data driven possui diversos benefícios, dentre eles possibilitar a criação de um conteúdo relevante, que ganhe a atenção do público a partir da criação de campanhas diferenciadas, com conteúdo feito para quem realmente possui interesse naquela mensagem transmitida. A partir dele é possível melhorar a experiência do usuário.

Melhorar a experiência do usuário

A utilização do Google Analytics e Search Console é muito importante para otimizar uma comunicação mais detalhada e assertiva. O Google Analytics é uma ferramenta gratuita de monitoramento e análises de sites muito utilizada em todo o mundo. A partir deste serviço, é possível monitorar o perfil de quem visita o seu site, quais são as páginas mais acessadas, dispositivos, cidades e outros dados. 

Além de suas próprias funcionalidades, o Google Analytics se une a outros serviços oferecidos pela Google como, por exemplo, o Search Console, que é outro serviço gratuito que auxilia no monitoramento, na resolução de problemas, nos resultados das pesquisas no Google etc.

O Search Console deve ser utilizado por qualquer pessoa ou empresa que possua um site, sejam os proprietários do negócio, profissionais de marketing, administradores dos sites ou qualquer outra que possua interesse/necessidade no acesso. As informações nele podem ser utilizadas para influenciar decisões técnicas e realizar análises de marketing em conjunto com outras ferramentas do Google, como o já citado Google Analytics. 

Orientação para growth

Growth é uma metodologia voltada para o crescimento de marcas e empresas que objetivam o crescimento acelerado, constante e sustentável. Este método busca atingir, manter, cativar e motivar os consumidores a comprarem mais e sempre buscarem o serviço. Ele pode ser aplicado de forma a inovar e aprimorar os produtos oferecidos pelas marcas e empresas. 

Entre as características deste método estão as testagens rápidas de ideias, ferramentas de marketing e de estratégias, como também a utilização de métricas para a avaliação dos resultados obtidos. A partir disso, é possível que os próximos passos sejam definidos.

Geração de leads

A partir de um aprofundamento nas características dos consumidores se torna mais fácil alcançar o perfil desejado. Isso permite que as campanhas sejam mais precisas, aumentando sua efetividade e, consequentemente, maior interesse do público-alvo, intensificando as vendas.

O lead pode ser conceituado como toda oportunidade de negócio que é gerada a partir de algum interesse do usuário que ainda não é considerado um cliente. O lead surge  a partir do preenchimento de um cadastro ou até mesmo depois de responder uma pesquisa de satisfação.

Conversão nos sites

Para a conversão de leads nos sites há um caminho a ser percorrido, e nele são necessários alguns passos para que a conversão aumente e seja possível conquistar bons resultados. Pensando nisso, é importante que se coloque formulários de conversão no conteúdo do site. Esses formulários podem oferecer acesso a outros conteúdos desenvolvidos, inclusive formulários de contatos, como o famoso “fale conosco”. Essa é uma forma simples, mas eficiente de captar o lead.

Outro mecanismo muito prático de se utilizar são os pop-ups, pois apesar de muito simples, se bem utilizados, eles podem aumentar a efetividade das campanhas.

Mensuração de resultados

A partir da utilização do Data Driven Marketing é possível obter dados e insights que vão influenciar nas ações, e com isso é possível mensurar o seu alcance e consequentemente criar muitas outras possibilidades para campanhas futuras.

Os dados que são coletados a partir dessas experimentações podem nos mostrar quais são as reações dos consumidores de forma a apresentar-nos as preferências de diferentes perfis. Isso pode fazer com que a comunicação ocorra de forma mais eficiente, gerando resultados positivos que servirão de insumos para se pensar em novas estratégias.

Cultura de mudanças com o Data Driven 

O data driven dentro das empresas estimula uma cultura colaborativa, que está focada no compartilhamento de informações e obtenção de resultados entre os colaboradores. Essa forma mais transparente e ágil de comunicação gera oportunidades para interações em diferentes cargos e, ao mesmo tempo, para que todos sintam-se participantes dos projetos e processos, favorecendo mudanças positivas nos times e, consequentemente, nas empresas. 

Assim, o data driven estimula não somente a transformação com o mercado externo, gerando novas oportunidades com usuários e clientes, como também fortalece o mercado interno das empresas, aproximando colaboradores em busca de resultados.

Mudanças no mundo do marketing

O universo do marketing está em constante transformação, quem atua nesta área compreende que é necessário estar sempre por dentro das transformações na tecnologia, na cultura, política, economia e tudo que movimenta o mundo e que, consequentemente, também influenciará no mercado digital.

Pensando nisso, é necessário estar aberto a novos desafios e pensar em novas estratégias para que seja possível se adaptar a essas mudanças, tai como:

Relacionamento

Hoje em dia se faz necessário investir no relacionamento da marca/empresa com seu cliente. Para isso, é importante que haja um rompimento com o pensamento apenas de venda e lucros, mas focar na confiança que a empresa precisa gerar em seus consumidores, a fim de criar um vínculo.

Personalização

Entender que por mais que existam escolhas e preferências em comuns, cada cliente é único, então é interessante que ele sinta-se assim. Essa personalização pode acontecer até mesmo ao enviar um e-mail e nele conter o nome da pessoa que o recebe. 

Agilidade 

Com o dinamismo que vivemos hoje é necessário um atendimento ágil, considerando que a cada semana se apresentam novos cenários em diversos âmbitos, então é necessário acompanhar este ritmo. Ter equipes com colaboradores engajados e atentos a sugerirem novas soluções conforme as variáveis mercadológicas pode ser um diferencial estratégico potente.  

Diferencial com o Data Driven 

Em todas as etapas comentadas ao longo do artigo, o data driven será diferencial para aplicar estratégias e colher resultados. Por isso, comece agora mesmo a entender como sua empresa está lidando com o assunto e continue a acompanhar mais conteúdos como este no blog da Web Estratégica

Rafael Rez
Fundador da agência de SEO & Conteúdo Web Estratégica e co-Fundador da Nova Escola de Marketing. Autor do livro de marketing: “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, publicado no Brasil pela DVS Editora e em Portugal pela Editora Marcador. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013.
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