Investimentos no cenário digital de SEO nos últimos anos

13/12/2021

O cenário digital de SEO tem apresentado resultados animadores nos últimos anos, atraindo cada vez mais investimentos em marketing digital. Através de dados e alta performance, o SEO tem mostrado sua importância e marcado presença nos planejamentos anuais, sendo considerado tanto em anúncios como em tráfego orgânico. 

Vamos entender como está sendo o impacto das estratégias de SEO pelo mundo.

Investimento em Cenário Digital para SEO dos profissionais LATAM

No gráfico abaixo, nós temos a distribuição de investimento no Cenário Digital de SEO na América Latina. 

Em 2020, especificamente março – bem no início da pandemia, 42% das empresas brasileiras estavam prevendo aumentar o investimento em SEO, outras 42% prevendo manter, 7,3% planejando diminuir e 8,6% não souberam responder. Sendo assim, temos a maior parte dos profissionais mantendo ou aumentando o investimento no orgânico. 

Ao olhar para os IPOs (“initial public offering” ou oferta pública inicial) na B3 e na Nasdaq, é possível ver várias empresas brasileiras com ofertas no mercado internacional. Dois casos que se destacam são a Vtex, que abriu capital lá fora recentemente, e o PagSeguro, que ganhou notoriedade quando o mercado das maquininhas e dos micropagamentos digitais ficou muito em evidência.

Existem também os IPOs aqui no Brasil, com destaque para a Méliuz, que fez um IPO de bastante sucesso recentemente, além de outros players digitais indo para a Bolsa e captando investimento. O Magazine Luiza, por exemplo, adquiriu uma série de empresas (Jovem Nerd, KaBum, Canaltech) e está no mercado com fome de aquisição. A Empresa Brasileira de Capital Aberto mais valorizada do mundo, e com maior valor de mercado, é o Mercado Livre que tem as ações também na Nasdaq.

Mas o que tudo isso quer dizer? Em resumo, que o mercado digital está crescendo muito no Brasil, recebendo um fluxo financeiro muito grande e isso aumenta a competição. 

A competição por espaço vai acontecer basicamente em dois grandes ambientes. Um deles é o cenário das redes sociais e o outro é o cenário das buscas orgânicas. Considerando isso, é importante entendermos que precisamos atrair investimentos direcionados e que sejam metrificados para que haja retorno de investimento, que seja visível e justifique os esforços.

Investimento Global em Anúncios 2018-2023 – Projeção do cenário digital

Nesta imagem abaixo, podemos perceber pelo gráfico um investimento Global em anúncios numa projeção da e-marketing de 2018 até 2023. 

É possível notar uma projeção de crescimento muito grande de cada vez mais investimento em mídia, e isso fará com que esse fenômeno continue se repetindo e acontecendo numa escala ainda maior. 

No geral, o custo de mídia e o custo de aquisição de clientes continuam aumentando gradualmente, enquanto o ROI diminui para quem está fazendo investimento em mídia. Essa dinâmica ocorre porque tem mais empresas investindo em mídia, tráfego pago e anúncios, o que torna o custo de cada visita ainda maior. 

Essa causa-efeito mostra a importância de investirmos mais em tráfego orgânico para diminuir o custo médio por venda ou CPV (Custo por Venda) ou CAC (Custo de Aquisição de Clientes).

Investimento Global em Search 2019-2024Cenário digital para SEO

Neste outro gráfico abaixo, temos um investimento global em Search, termo este utilizado no mercado quando falamos de “busca” como um todo. Em marketing, olhamos especificamente para Search como mídia e anúncios.

Podemos notar que o investimento nominal está crescendo ano a ano, e a porcentagem do investimento direcionada para anúncios se mantém linear. Seguindo a lógica de que o investimento nominal está crescendo, então, o valor total, o percentual que está indo também para Search está crescendo. 

Quando saímos de 55 bilhões para 99 bilhões de investimento em Search no espaço de seis anos, estamos praticamente dobrando o tamanho desse mercado dentro do período, e isso é algo que se pode esperar quando olhamos para o Ebit na média dos últimos 10/12 anos.

Crescimento do E-commerce

O E-commerce brasileiro vem crescendo entre 20% e 25% ao ano. Houve um aumento gradual de média de 1% nos anos anteriores mas, atualmente – e muito reflexo da pandemia, tivemos o crescimento absurdo de 40% no último ano.

Então, quando olhamos para os próximos seis anos, sair de 55 para 99 bilhões de investimento em SEO e Search é uma previsão possível, estando dentro do esperado do que temos acompanhado na última década. 

E novamente, este é o cenário de mais investimento em mídia, mais competição, sendo cada vez mais caro trazer clientes pela via patrocinada, mostrando a necessidade de investirmos no orgânico, no cenário do SEO para diminuir o custo médio de aquisição. 

Para entrar na conta do planejamento de custos, teremos, além do custo de aquisição por mídia, o custo de aquisição por patrocínio, o custo de aquisição por influenciadores, e então teremos o custo de aquisição pelo orgânico, e na média vamos ter um custo de aquisição geral.

Devido a quantidade de dados, será ainda mais importante saber o quanto cada canal está custando e quais são os canais mais rentáveis, aqueles que dão maior retorno de investimento. 

Investimentos em SEO serão cada vez mais indiscutíveis 

Absorvendo todos esses dados, temos um cenário de “o que está acontecendo no nosso mercado” com números e projeções extremamente atualizados, fiéis e consonantes para que possamos projetar o que faremos em um negócio.

Se tirarmos pela média do que a maioria dos CMOs está decidindo fazer podemos ver claramente a tendência de investimentos em mais em busca, anúncios e aumentando o investimento no cenário do SEO. 

Mas, visto a grande competição, provavelmente teremos que aumentar ainda mais os esforços para manter o mesmo percentual de crescimento, para manter a mesma porcentagem, e para garantirmos uma fatia de mercado.

Se você ainda não sabe como acompanhar todas essas mudanças e deixar sua empresa pronta para encarar a concorrência, conheça a nossa Consultoria de SEO e entenda como conseguimos aumentar sua audiência de forma estratégica e usando apenas o tráfego orgânico!

Rafael Rez
Fundador da agência de SEO & Conteúdo Web Estratégica e co-Fundador da Nova Escola de Marketing. Autor do livro de marketing: “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, publicado no Brasil pela DVS Editora e em Portugal pela Editora Marcador. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013.
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