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Marketing de conteúdo: a importância da produção de conteúdo para seu blog

O marketing de conteúdo é uma das maneiras mais sólidas de posicionar bem o seu site nas buscas orgânicas do Google. Qualquer empresa, seja grande ou pequena, pode investir em produção de conteúdo a fim de conquistar maiores reputação e credibilidade e, consequentemente, gerar leads qualificados para seu negócio, resultando em vendas.

No entanto, ainda há quem não acredite que um bom conteúdo seja relevante para o blog ou o site, desvalorizando essa forma de atrair e criar vínculos com possíveis clientes.

Pensando nisso, enumeramos 7 motivos para investir na produção de conteúdo, utilizando estratégias de SEO e conteúdos autênticos, otimizados e qualificados para o segmento, suprindo, assim, as necessidades de informação do público. Confira!

7 Motivos para investir em produção de conteúdo para blog

1) Melhorar o posicionamento nas buscas orgânicas

Quando um conteúdo é postado, ele também é indexado ao Google. Um conteúdo otimizado oferece um retorno significativo, posicionando o site nos primeiros resultados orgânicos e melhorando a visibilidade da marca.

Utilizando as estratégias corretas (ou seja, abordando os interesses dos usuários, satisfazendo suas necessidades com informações completas e otimizando o conteúdo), é possível desfrutar de uma maior reputação e mais autoridade, o que gera um retorno de tráfego importante, com um investimento financeiro muito menor.

2) Obter links qualificados

O Google valoriza conteúdos de qualidade, que satisfazem as necessidades dos usuários e oferecem informações úteis e verdadeiras. Nesse sentido, ser recomendado por outros sites, por meio de links em posts, por exemplo, é uma forma de aumentar a autoridade de marca e dar voz ao seu website.

Por isso, é importante manter uma constância nas postagens, gerando conteúdos e oferecendo oportunidades de linkagem. Isso garante uma melhora na reputação da página, que passa a ser recomendada a outros usuários, e um aumento na duração da sessão dentro do site, o que eleva a qualidade dele na avaliação do Google.

3) Educar o público sobre o segmento

Fornecer informações sobre seu segmento para seus usuários fortalece a autoridade da sua marca, permitindo ainda que ela se torne referência para o mercado na área. Assim, cabe à marca nutrir os possíveis clientes, percorrendo todas as etapas até a compra dos produtos.

Criando conteúdo de qualidade e com SEO otimizado, a médio e longo prazo, seu site se tornará referência, gerando mais tráfego orgânico e resultando em vendas, com um investimento menor e um retorno muito maior do que qualquer outra estratégia de marketing “mirabolante”.

4) Construir a autoridade da marca

Atualmente, a informação chega rápida e facilmente às pessoas, mas nem sempre chega com qualidade. Por isso, antes de concretizar uma compra, é comum que os usuários pesquisem minuciosamente, para ter certeza de que vai valer a pena obter aquele produto desejado.

Com uma produção de conteúdo bem feita, seu website ou blog passa a ter autoridade na tomada de decisão de compra do cliente. Um conteúdo de qualidade confirma que a marca preocupa-se com os desejos e as necessidades dos clientes. Isso faz com que ela se diferencie da concorrência e garanta maiores engajamento e relacionamento com o público, além de, consequentemente, melhor posicionamento no Google.

Portanto, investir em marketing de conteúdo permite que você tenha autoridade no segmento, tornando seu site especialista no assunto.

5) Gerar leads qualificados

Apostar em marketing de conteúdo é uma das melhores formas de gerar leads qualificados para a sua base. E não apenas os novos conteúdos podem atrair usuários, mas também os posts antigos, especialmente quando otimizados, para que fiquem bem posicionados nas buscas do Google.

Além do conteúdo informacional, vale investir também em conteúdos abertos, que servem para tirar dúvidas sobre o mercado ou o produto, auxiliando os clientes na decisão de compra. Outra dica é apostar na geração de leads para a base de dados por meio de e-books gratuitos ou outras ferramentas de captação.

6) Estabelecer uma relação com os leads

Feita a captação de leads, uma vez que eles estejam na base de dados, é necessário investir em produção de conteúdo para nutrir esses clientes com informações personalizadas, deixando a relação com a marca ainda mais próxima.

Com essa tática, é possível alimentar os leads com conteúdos da marca, tornando-os qualificados para consumir os produtos, uma vez que já se mostraram realmente interessados.

Um bom relacionamento com o cliente faz com que a empresa seja referência no assunto, como uma das primeiras opções de consumo dos usuários, os quais acabam transformando-se em seguidores fiéis da marca e fazendo o papel de “advogados” dela.

Essa interação possibilita ainda aumentar o engajamento da marca, estabelecendo posicionamento, autoridade e referência para seu site. Assim, o Google entende que seu conteúdo tem qualidade e merece estar na primeira página de buscas orgânicas.

Tal engajamento permite que os clientes tenham uma forte ligação com o website, divulgando-o a outros usuários e dando visibilidade ao seu conteúdo. Por isso, garantir uma produção de conteúdo frequente, otimizada e de qualidade é importante para não apenas manter os leads que já estão na sua base, engajados com a marca, mas também atrair novos leads, gerando mais vendas e resultados com maior custo-benefício.

7) Auxiliar o time de vendas

Uma das funções do conteúdo é informar o usuário sobre o segmento e o produto, saciando todas as necessidades dele e solucionando possíveis dúvidas. Nesse sentido, vale contar com o auxílio de ferramentas para automação de marketing, que facilitam o trabalho do setor de vendas, por exemplo, uma vez que o cliente já vai para a fase de compra nutrido de informações.

Investir na produção de conteúdo para seu website fortalece sua marca, atrai mais leads para sua base de dados, gera engajamento e, consequentemente vendas. Além disso, também fortalece a autoridade, deixando a marca bem vista aos olhos do Google, o que, com o tempo, consolida sua empresa e a torna referência no segmento.
Se quiser mais informações, entre em contato com a gente, solicite uma consultoria de SEO e produção de conteúdo com quem é especialista no assunto e garanta ainda mais sucesso no seu negócio!

Rafael Rez
Fundador da agência de SEO & Conteúdo Web Estratégica e co-Fundador da Nova Escola de Marketing. Autor do livro de marketing: “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, publicado no Brasil pela DVS Editora e em Portugal pela Editora Marcador. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013.
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