Participação feminina na Web Estratégica cresceu 200% em menos de um ano e empresa oferece dicas para demais companhias

08/03/2022

Hoje é o Dia Internacional da Mulher e compartilhamos que a participação feminina dentro do nosso quadro de funcionários cresceu 200% em menos de um ano, se tornando majoritária.

De acordo com os dados, o volume de mulheres na WE passou de 4 para 12 do segundo semestre de 2021 ao início de 2022, dentro de um total de 21 colaboradores diretos, representando 57% do número de colaboradores.

O maior volume de participação feminina se destaca dentre a maioria das empresas do setor de Tecnologia e está em linha com as da área de Marketing. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), as mulheres representam apenas 20% dos profissionais de Tecnologia no Brasil. Já na área de Marketing essa representatividade é de 56%, de acordo com análise da Associação de Marketing Promocional (Ampro).

A iniciativa está conectada com a forma de realização dos processos seletivos na WE, sempre reforçando a abertura de novas vagas para todos os seus colaboradores e alinhando o alcance das informações com seu objetivo de alcançar a equidade de gênero e igualdade de oportunidades. O processo seletivo é composto por três reuniões individuais com três líderes diferentes para evitar que opiniões pessoais influenciem no resultado final, que deve ser estabelecido a partir do consenso entre todos. Além disso, outras medidas também são tomadas a fim de facilitar e promover a participação das mulheres na empresa, tais como o trabalho híbrido e a flexibilização de horários. 

Outra premissa é a não exigência de curso superior e experiência anterior para os candidatos interessados nas vagas abertas e salários rigorosamente iguais por função, sem distinção de gênero. Em muitas oportunidades, a empresa opta por oferecer o treinamento necessário para o crescimento. Recentemente, a companhia também conquistou o selo GPTW (Great Place to Work) como uma das melhores empresas para se trabalhar no país.

Apesar de sua participação minoritária em posições gerenciais dentro da maioria das empresas no Brasil, análises apontam que as mulheres apresentam desempenho superior e até mesmo melhores resultados financeiros do que os homens, além de impulsionarem a performance de uma empresa em relação aos princípios socioambientais e de ESG. É o que indica um trabalho realizado pela FGV.

Com base nos exemplos do processo seletivo e cultura aplicados em conjunto, aqui na Web Estratégica temos duas grandes lideranças femininas no modelo de negócios, que são Daniela Ferreira e Catarina Kretly.

Daniela Ferreira é publicitária e Head de Conteúdo na companhia, sendo responsável pelo gerenciamento de todos os projetos de conteúdo e pela coordenação dos times de produção interno e externo, no Brasil e no México. Com passagem anterior por outras duas empresas, esta é a primeira vez que Daniela assume um papel de liderança. Ao contrário de suas experiências anteriores, onde sentia que era descredibilizada e recebia um tratamento desigual em relação aos homens, na Web Estratégica ela relata se sentir ouvida, reconhecida e com muitas possibilidades de crescer profissionalmente, tanto que conseguiu alcançar uma posição de gerência com apenas quatro anos de experiência.

Catarina Kretly é publicitária e Head de Marketing e Vendas na empresa, sendo responsável pela coordenação de todas as estratégias de inbound e outbound, atração e prospecção dos leads, análise de vendas e acompanhamento de clientes. A executiva, que já possui 20 anos de experiência no mercado, conta que antes de chegar em uma posição de líder teve que ralar muito em seus primeiros empregos na área de tecnologia, onde cerca de 90% dos colaboradores eram homens. Segundo ela, existe muita diferença entre sua atuação na Web Estratégica com as outras empresas que trabalhou, principalmente em relação ao respeito e valorização dos colaboradores.

Criada em 2011, como uma consultoria de SEO, a Web Estratégica cresceu e agora desenvolve estratégias e conteúdo com o objetivo de melhorar o ranqueamento de marcas e produtos em sites de buscas, desenvolvendo a Jornada do Cliente de forma inédita.

Rafael Rez
Fundador da agência de SEO & Conteúdo Web Estratégica e co-Fundador da Nova Escola de Marketing. Autor do livro de marketing: “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, publicado no Brasil pela DVS Editora e em Portugal pela Editora Marcador. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013.
Receba dicas de SEO e Conteúdo