ChatGPT ainda está longe de superar o Google em buscas

Atualizado em 22 de novembro de 2024
por Ygor Moreira.

A participação do ChatGPT nas buscas online é pequena comparada ao Google. Mesmo com projeções otimistas, seriam necessários mais de quatro anos para o ChatGPT superar o buscador da Alphabet.

  • ChatGPT alcançou 4,33% no mercado de buscas em outubro de 2024.
  • Google mantém 83,54%, enquanto YouTube tem 6,79%.
  • Se manter a taxa de crescimento atual, o O ChatGPT só alcançará o Google em 4 anos.

Apesar do crescimento do ChatGPT como alternativa de busca, o Google continua reinando absoluto. Segundo dados recentes, o Google domina com 83,54% do mercado, enquanto o ChatGPT registra 4,33%. O YouTube vem em segundo lugar, com 6,79%.

Esses números mostram o quanto o ChatGPT ainda tem que crescer. Especialistas apontam que, se o ChatGPT mantiver um crescimento mensal de 13%, ele poderia se igualar ao Google em cerca de quatro anos. Mas, para isso, ele enfrentará desafios significativos, como a fidelidade dos usuários ao Google e a falta de integração ampla em serviços do cotidiano.

Essas projeções servem como um sinal de que a inteligência artificial está ganhando espaço, mas ainda está longe substituir o Google. Hoje, o ChatGPT funciona bem como ferramenta complementar, mas sua relevância nas buscas, principalmente para as marcas, ainda é pouco significativa.

No momento, o Google continua sendo a principal referência para quem precisa de tráfego qualificado. Essa competição pode nos trazer mais opções no futuro e, quem sabe, uma nova forma de buscar informações. Por hora, o melhor é ficar atento, mas ainda é cedo para apostar todas as suas fichas na busca pelo ChatGPT.

O Search Engine Roundtable trouxe essa análise em mais detalhes no artigo “ChatGPT’s Search Marketing Share vs Google“.

Gostou do conteúdo? Compartilhe:

Ygor Moreira
Trabalha com SEO há mais de 13 anos e atua como Especialista no Sucesso do Cliente na Web Estratégica atendendo os principais projetos. É formado em Publicidade e Propaganda e pós graduado em Digital Transformation pela Mackenzie, além de possuir especialização em Business Inteligence, Marketing, Inbound Marketing, Planejamento Estratégico e Marketing de Conteúdo.