Como manter sua empresa melhor posicionada nas buscas do Google?

04/10/2022

Fazer um bom trabalho de SEO é o principal pilar que deixará sua página bem posicionada e até quem sabe, rankeada na primeira página dos buscadores do Google, aparecendo como destaque para os usuários. Mas, para isso é preciso dominar alguns pontos, como os fatores on page e off page de SEO.

Neste artigo, vamos tratar sobre a otimização para os motores de busca focada nos fatores on page e off-page, fatores estes que podem fazer com que o seu site alcance boas colocações nos resultados de pesquisa. Continue a leitura e saiba mais!

 

Fatores On page e Off page

Os critérios de busca do Google já foram, muitas vezes, nomeados e renomeados, priorizados e despriorizados. Existem listas com os 200 critérios do Google e, no mercado de SEO, chamamos isso de fatores on page, que são aqueles detalhes que estão dentro da sua página e fatores off page, que são aqueles detalhes que estão fora do seu site mas não, necessariamente, fora do seu controle.

Quer saber mais sobre esses fatores on e off page? É só conferir os próximos tópicos!

 

Fatores On page de Rankeamento

Falaremos agora sobre os fatores on page e técnicas de SEO, dos mais simples para aqueles mais complexos:

 

O título da Página

Aquele título que aparece na aba do navegador é chamado de tittle, ele tem uma importância muito grande porque é o título aparece no Google. O título da página em si, que tecnicamente é chamado de H1 (código em HTML), é um título para o usuário, para o leitor do conteúdo.

Mas a tittle, que aparece no navegador, pode ser diferente do H1.

 

Meta Descrição

Desde 2009, o Google parou de ler o que eram chamadas de meta tags, porque os usuários abusavam demais e colocavam várias tags que não tinham nada a ver com a página. Porém, ele ainda usa algumas tags e, uma delas, é chamada de meta descrição ou meta description — que é a descrição da página em até 150 caracteres.

Até três anos atrás, o Google lia meta description e a exibia nos resultados. Hoje, ele só faz isso 50% das vezes, nos outros 50%, o mecanismo de busca pega um trecho do conteúdo e o mostra para o usuário, porque acredita que o texto que o algoritmo selecionou é melhor do que a meta descrição padrão da página.

Isso também acontece porque a maior parte das descrições são muito mal feitas e não possuem os pontos “básicos”. Logo, o Google vai deixar essa descrição de lado e usar um trecho original do conteúdo.

 

Foto divulgação do Google

 

Fatores off page de rankeamento

Os fatores off-page SEO de rankeamento são os itens que estão fora do seu site, mas não fora do seu controle. Notícias sobre a sua empresa, guest post que você possa escrever para parceiros ou para sites correlacionados, menções à marca etc.

Imagina uma marca muito conhecida como a NBA, que é a liga de basquete americana. Muitas vezes, a NBA terá uma citação em outros portais sem um link para o nba.com. Mesmo sem o link, isso indica que muitas pessoas conhecem a marca e, isso é um fator para o Google, porque mostra que aquela marca é conhecida do mercado e das pessoas.

Quando existem links quebrados apontando para o seu site e você os corrige, fazendo um redirecionamento ou solicitando para o site que gerou o link que ele o corrija, isso também é um fator de rankeamento.

Realizar entrevistas com especialistas é uma forma de você expor a sua marca e, ao mesmo tempo, gerar links para o conteúdo. Outra forma é por meio de publicação de pesquisas. Nós mesmos, fizemos uma pesquisa com a Semrush e, essa pesquisa, atrai links para o site, gera credibilidade e aumenta a boa reputação.

Assessoria de imprensa ou relações públicas também ajudam a marca a se relacionar, se expor para o mercado e, aparecer em diversas circunstâncias, gerando oportunidade de você ser visto, e isso gera relevância off-page, motiva citações — às vezes, com link no follow, mas nem todo link no follow é um link ruim.

Até aqui, entendemos como o Google funciona, quais são os critérios que ele valoriza, SEO onpage os fatores on e off-page, o que é uma boa metodologia de SEO, e entendemos quais fatores o Google privilegia para o conteúdo.

Gostou de aprender mais? O que acha de agora conferir qual é o cenário digital e previsão para SEO em 2022? Não se esqueça de também nos acompanhar nas redes sociais, como Instagram e LinkedIn, pois sempre estamos compartilhando conteúdos e novidades sobre o mercado por eles. Venha compartilhar conosco!

Rafael Rez
Fundador da agência de SEO & Conteúdo Web Estratégica e co-Fundador da Nova Escola de Marketing. Autor do livro de marketing: “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, publicado no Brasil pela DVS Editora e em Portugal pela Editora Marcador. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013.