Conteúdo evergreen e sua relação com ROI de conteúdo

Com a digitalização de inúmeros negócios, a produção de conteúdo passou a ser um requisito para que as marcas conquistem espaço no mercado e a atenção dos consumidores. Nesse cenário, o conteúdo evergreen é uma ferramenta fundamental para ocupar um dos espaços mais disputados pelas marcas na internet: as primeiras posições das páginas de resultados dos mecanismos de busca.

Como o termo “evergreen” significa “perene” ou “duradouro”, esse tipo de conteúdo tem potencial para trazer resultados por um extenso período. Por isso, ele é o mais indicado para quem deseja implementar uma estratégia de conteúdo capaz de impactar o negócio a longo prazo.

Além de aprender em detalhes o que é conteúdo evergreen, é preciso conhecer as principais vantagens de investir nesse formato. Continue a leitura e entenda como a sua empresa pode atrair ainda mais tráfego orgânico.

O que é conteúdo evergreen?

Entre as estratégias de marketing de conteúdo, a criação de conteúdo evergreen é uma das mais usadas para atrair mais tráfego orgânico para sites e blogs. Esse tipo de conteúdo é pensado para trazer resultados a longo prazo e de forma duradoura, o que o diferencia de conteúdos consumidos de forma instantânea, como aqueles encontrados em algumas redes sociais.

Enquanto os stories do Instagram só podem ser visualizados por 24 horas e os fatos divulgados por um portal de notícias deixam de ser novidade em poucos dias ou semanas, o interesse pelos conteúdos perenes perdura por meses e até mesmo anos. Isso acontece porque eles abordam assuntos que sempre despertam a curiosidade ou refletem as necessidades das pessoas.

Os exemplos mais comuns de conteúdo evergreen são blog posts, guias, glossários, rankings, listas e tutoriais. A principal característica desses materiais é que eles contêm informações que continuam soando atuais mesmo com o passar do tempo. Geralmente são produzidos em torno de palavras-chave constantemente procuradas pelos usuários, como:

  • vantagens do SEO;
  • receita de bolo de cenoura;
  • como escolher um celular;
  • decoração minimalista;
  • por que investir em conteúdo;
  • melhores notebooks.

 

Publicações que falam sobre fatos pontuais, eventos que acontecem com certa recorrência e datas comemorativas não podem ser considerados evergreen, pois a audiência busca por esses assuntos apenas em momentos específicos. É o caso de artigos sobre resultados de uma eleição, sobre a declaração do Imposto de Renda, fantasias de carnaval, receitas para a ceia de natal, entre outros temas que devem fazer parte das estratégias sazonais.

No entanto, vale ressaltar que criar um tipo de conteúdo não deve, necessariamente, excluir a criação do outro. Notícias e conteúdos sazonais são oportunidades de trazer resultados a curto prazo que também podem ser valiosos para a empresa. Logo, o ideal é avaliar o que faz mais sentido para o negócio antes de colocar os planos em prática.

Por que incluir conteúdo evergreen na sua estratégia?

Ao fazer uma pesquisa no Google ou em outro mecanismo de buscas, as palavras-chave são a porta de entrada para qualquer domínio na internet. Por isso, o conteúdo evergreen é essencial para a estratégia de SEO, pois permite trabalhar com termos que não seriam incluídos em páginas institucionais ou de produtos dentro do site, aumentando as chances de que ele seja descoberto por mais usuários.

Além disso, o uso de palavras-chave que possuem volume de busca estável e que estejam ligadas a temas perenes faz os esforços em criar conteúdo valerem muito mais a pena, já que os resultados vão ser colhidos por muito tempo após a publicação dos artigos.

A produção desse tipo de conteúdo também pode ser um grande diferencial para a marca, principalmente se os maiores concorrentes ainda não investem em marketing de conteúdo. A empresa pode preencher essa lacuna e, assim, ocupar mais espaço nos meios digitais.

5 Vantagens de produzir conteúdo evergreen

A produção de conteúdo evergreen é um processo bastante vantajoso para empresas que desejam se destacar entre a concorrência no cenário digital. Investir nesse formato possibilita consolidar a marca como uma autoridade no seu segmento de atuação, transmitindo confiança e credibilidade.

Como resultado, o site pode ganhar backlinks, crescer no número de acessos e gerar mais leads para serem trabalhados pelo time comercial.

1. Atrai tráfego orgânico

A principal maneira de atrair mais tráfego orgânico para um site é alcançando boas posições nos mecanismos de busca. Porém, só um bom ranqueamento pode não ser o suficiente para garantir um aumento na quantidade de acessos que se sustente ao longo do tempo.

Se os conteúdos que conquistaram um bom posicionamento nessas plataformas forem sazonais, a marca verá o tráfego do seu site atingir picos em momentos específicos e, logo em seguida, retomar ao patamar anterior. Por outro lado, criar conteúdo evergreen fará com que as visitas cresçam e se mantenham no longo prazo. Ademais, um artigo perene pode se destacar em meio a conteúdos datados ou ultrapassados que estejam entre os resultados de pesquisa.

Para entender se um tema é evergreen, é possível usar o Google Trends para observar o comportamento de pesquisa. Se o interesse pelo assunto é maior em uma única época do ano, ele é sazonal; se for relativamente constante, ele pode ser considerado evergreen.

É necessário lembrar que não é apenas a temática que irá influenciar no sucesso de um conteúdo. Você precisa seguir as boas práticas de SEO, apresentar informações confiáveis e ter um bom planejamento estratégico para conteúdos. Assim, o algoritmo dos motores de pesquisa entenderão que o texto é de qualidade.

2. Propício para ganhar links externos

Na estratégia de SEO, ganhar links externos (ou backlinks) é importante para construir a relevância de qualquer domínio. Quando um site de alta autoridade menciona uma empresa como fonte de informação e acrescenta um link externo para o seu site, os mecanismos de busca conseguem enxergar mais facilmente a relevância do conteúdo.

Com o conteúdo evergreen, esse movimento pode ser ainda mais proveitoso, já que o material será consumido por mais tempo e pode continuar proporcionando mais backlinks a longo prazo.

Se um portal de notícias, por exemplo, for o primeiro a divulgar um acontecimento, é provável que outros sites rapidamente o citem como fonte das informações ou como forma de contextualizar o fato. Entretanto, o interesse pelo evento diminuirá ao passar dos dias e o ganho de links externos irá parar. Com um conteúdo perene, isso pode continuar acontecendo por meses ou anos após a publicação.

3. Proporciona mais autoridade para sua marca

Quando as pessoas consideram uma empresa confiável ou se identificam com os valores e com a mensagem da marca, elas ficam ainda mais dispostas a comprar suas mercadorias ou a usar seus serviços.

Sendo assim, produzir conteúdo é uma forma de demonstrar que a marca conhece e tem domínio sobre um determinado assunto. Isso transmite a ideia de que a empresa é, de fato, especialista em seu segmento de mercado e faz com que o cliente veja seus serviços e produtos como soluções seguras e eficazes.

O conteúdo evergreen também costuma focar predominantemente na resolução de problemas e em esclarecer as dúvidas do público. Essa é uma oportunidade de demonstrar empatia pelo consumidor, possibilitando que ele se sinta amparado pela marca e crie uma conexão emocional.

4. Possibilita a geração de leads

A conversão dos visitantes em leads é o objetivo final de muitas técnicas de marketing digital. Apesar de muitos leigos afirmarem que esse não é o seu principal propósito, o conteúdo evergreen pode contribuir para esse resultado de algumas formas. Ele pode atrair para o site da marca um público qualificado e bem segmentado, que está mais propício a tomar as ações desejadas pela empresa.

Esse tipo de material também pode ser usado para atrair um público mais amplo, ainda em um momento inicial da jornada de compra, e ajudá-lo a identificar que há um desafio que precisa ser superado ou um problema a ser solucionado. 

Dessa forma, os usuários podem ser incentivados a consumir mais conteúdos para se aprofundarem no tema ou a assinar um newsletter para serem nutridos por e-mail. Tudo vai depender de saber interpretar os dados e aplicar os melhores formatos no momento certo. Para isso, leia nosso guia de marketing de conteúdo e aprenda com os especialistas da Web Estratégica!

5. Não precisa de atualização com muita frequência

Por tratarem de temas com interesse contínuo, conteúdos evergreen não precisam ser atualizados frequentemente, o que é bastante vantajoso quando se considera que a equipe de redação terá mais tempo para produzir novos artigos em vez de editar várias vezes o mesmo texto.

No entanto, isso não significa que esse material nunca precisará passar por uma revisão ou atualização. Novos conhecimentos podem ser produzidos, descobertas podem ser feitas e regras podem ser alteradas, fazendo com que seja necessário modificar detalhes do conteúdo, mesmo o tópico central sendo essencialmente perene.

Também é possível surgirem novas dúvidas acerca de um assunto ou que o público passe a procurar pela mesma temática com palavras-chave que não eram usadas anteriormente. Nesse caso, para que o conteúdo continue soando atual e não sofra uma queda em seu desempenho, será preciso fazer otimizações e contemplar os novos termos de pesquisa.

Qual a relação do conteúdo evergreen com o ROI de conteúdo?

ROI (Return Over Investment) é uma métrica usada para calcular o quanto a empresa teve de retorno em relação ao investimento que fez na fabricação de um produto, na prestação de um serviço e também nas campanhas de marketing. Esse é um indicativo essencial para compreender, de forma simples, se as ações estão gerando lucro ou prejuízo. A forma para realizar o cálculo é:

ROI = ((Retorno – Investimento) / Investimento) x 100

Seguindo essa lógica, o ROI de conteúdo indica especificamente o retorno sobre o investimento na estratégia de marketing de conteúdo, mostrando se ela teve impactos positivos nas finanças da empresa.

Por exemplo: a equipe de um e-commerce identificou que o blog da marca foi responsável por várias conversões em um determinado mês, gerando uma receita de R$ 35 mil. Supondo que os gastos da empresa com o time de conteúdo, a hospedagem do blog e a contratação de ferramentas seja de R$ 25 mil, a conta seria:

ROI = ((35.000 – 25.000) / 25.000) x 100 = 40

Ou seja, o ROI de conteúdo da empresa foi de 40% no período.

O conteúdo evergreen tem o potencial de impulsionar ainda mais esse indicador. Com artigos de qualidade, otimizados para mecanismos de busca e trazendo respostas para as maiores dúvidas do público, a empresa pode alcançar as melhores posições das páginas de resultados mecanismos de busca.

Assim, é possível conquistar um alto volume de tráfego que seja consistente a longo prazo, trazendo mais visibilidade para a marca e gerando mais conversões. Consequentemente, o ROI de conteúdo irá melhorar.

Além do ROI, existem diversas métricas que podem ajudar a avaliar os resultados do marketing de conteúdo, como:

  • Aquisição de tráfego orgânico;
  • Posicionamento médio de palavras-chave;
  • Cliques e impressões;
  • Taxa de cliques;
  • Taxa de rejeição;
  • Duração da visita;
  • Conversões;
  • Geração de leads.

 

Ao acompanhar esses indicadores de forma recorrente, os profissionais de conteúdo podem mensurar de forma muito mais assertiva o sucesso da estratégia, entender se é necessário fazer ajustes no planejamento e identificar conteúdos que precisam passar por atualizações ou otimizações. 

Ademais, métricas como o ROI de conteúdo são muito relevantes para defender investimentos em conteúdo evergreen para as altas lideranças e decisores da empresa.

Implemente uma estratégia de conteúdo vencedora

Com tantas marcas competindo por espaço nas mídias digitais, as empresas precisam produzir cada vez mais conteúdo evergreen para aumentar sua presença online e atrair novos consumidores. Quando as marcas investem nesse tipo de material, estão gerando um recurso valioso para aumentar o tráfego orgânico, impulsionar as vendas e contribuir para o bom andamento dos negócios a longo prazo.

Para algumas empresas, implementar essa estratégia pode ser um processo desafiador, já que ele requer a busca atenciosa pelas palavras-chave adequadas, a pesquisa por informações e dados confiáveis e o acompanhamento dos resultados. Por isso, em alguns casos, o ideal é contar com parceiros especializados em marketing de conteúdo.

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Rafael Rez
Fundador da agência de SEO & Conteúdo Web Estratégica e co-Fundador da Nova Escola de Marketing. Autor do livro de marketing: “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, publicado no Brasil pela DVS Editora e em Portugal pela Editora Marcador. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013.
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