Fontes de Pesquisa: 9 categorias para produzir conteúdos relevantes

Se você quer dicas práticas de como produzir conteúdos de qualidade e que satisfaçam a intenção de seus usuários, chegou ao lugar certo. Neste post, vamos indicar a melhor fonte de pesquisa para criar uma estratégia inteligente. 

Algumas das vantagens de pesquisar em boas fontes são que os conteúdos ficam atuais, relevantes, aprofundados, diferenciados e personalizados para o seu público, o que atrai ainda mais a atenção dos usuários e torna os artigos bem mais estratégicos.

Como avaliar a melhor fonte de pesquisa?

Caso você não saiba como avaliar, o que considerar e como decidir qual é a melhor fonte de pesquisa e informação para empresa e para os usuários que consomem os conteúdos, saiba que é necessário levar alguns pontos em conta, sendo eles:

  • Público-alvo — com quem você quer falar, para quem você está produzindo conteúdo, quem é a sua persona e o que eles querem consumir? 
  • Serviço e/ou produto oferecido — o que você está comercializando, quais são os principais atributos e diferenciais que o fazem se destacar dos concorrentes?
  • Responsáveis pela fonte — qual empresa é a responsável pela fonte de pesquisa, ela é confiável no setor, qual é a fonte de dados utilizada?
  • Posicionamento — qual é o posicionamento do instituto ou empresa que gera a pesquisa?
  • Abrangência das informações — qual é a abrangência dessas informações, é de um local, país específico ou é mundial?

A partir desses tópicos, será muito mais fácil escolher a ferramenta de fonte de pesquisa para facilitar seu trabalho e para te ajudar a produzir o melhor conteúdo.

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As 9 melhores fontes de pesquisa 

Agora que você já sabe quais pontos considerar na hora de escolher uma fonte de pesquisa para criar um conteúdo de valor, que tal conhecer as 9 melhores fontes de dados e algumas ferramentas que ajudam nisso? Confira!

1. Análises de Mercado

Nossa primeira categoria está uma das mais importantes quando vamos criar uma pauta, sendo ela: análises de mercado. Isso porque entender como o mercado e os concorrentes do segmento estão se portando, o que eles estão produzindo e como estão produzindo, é fundamental para identificar possíveis oportunidades para sua estratégia digital.

Para isso, existe a estratégia de benchmarking, onde são detectadas empresas que são destaques em um segmento específico e, por conta disso, servem de referência e inspiração. Esse método envolve táticas que ajudam a melhorar o desempenho de diversas áreas do marketing digital, indo do marketing de conteúdo até a parte de mídias pagas, por exemplo.

Algumas das fontes de dados que podem ajudar a realizar análises de mercado são:

  • Google Trends: é uma plataforma do Google que mostra os termos mais populares buscados em um período de tempo. Ela serve para identificarmos tendências, mostrando vários gráficos que ajudam a compreender as buscas;
  • Google Alerts: é outro serviço do Google, que retorna resultados de uma pesquisa à caixa de e-mail do usuário, ou seja, ajuda a monitorar um termo específico, já que você recebe uma notificação toda vez que ele for citado;
  • Google Acadêmico: é uma fonte de pesquisa livremente acessível, que organiza e lista artigos completos ou metadados da literatura acadêmica em uma extensa variedade de formatos de publicação;
  • Answer the Public: é uma ferramenta que usa o Google Suggest para encontrar e mapear as perguntas que os usuários estão fazendo sobre um assunto;
  • Semrush: essa plataforma de pesquisa ajuda a fazer uma análise das palavras-chave, de domínios, de concorrentes — o que pode auxiliar no benchmarking — e as funcionalidades dela identificam pontos de melhoria de SEO;

Destrinchamos as mais famosas acimas, mas existem outras plataformas que podem te ajudar a avaliar as oportunidades de mercado: Hubspot; Marketing Sherpa; Statista; EMarketer; McKinsey; Content Marketing Institute e outras.

2. Redes Sociais

As redes sociais são uma ótima fonte de pesquisa para produção de conteúdo e para identificar oportunidades e temas para serem abordados pela sua empresa. Por isso, é necessário ficar atento ao que acontece nesses canais, bem como aproveitar sazonalidades e aprender a surfar em assuntos que geram um certo “buzz” para a marca.

Algumas das redes, inclusive, fornecem plataformas para que as empresas tenham acesso a mais informações mais detalhadas do seu público e dos interesses dele, ajudando, então, a produzir um conteúdo mais direcionado e personalizado. Acompanhe abaixo as principais:

  • Instagram para Empresas;
  • Facebook Business;
  • We Are Social e HootSuite — Relatório global (mencionar o redes sociais 2021);
  • Social Media Research Foundation;
  • LinkedIn para empresas;
  • Twitter para desenvolvedores;
  • Social Media Examiner;
  • Pinterest.

3. Governamental

Uma outra importante fonte de pesquisa são os canais governamentais, além de extremamente confiáveis, se você linkar o site usado como base para o conteúdo, isso irá atribuir muito mais valor e relevância ao seu artigo.

Alguns dos sites governamentais que podem ser usados na hora de construir uma estratégia conteudista são:

  • UNICEF; 
  • Worldometers;
  • ONU;
  • Our World in Data;
  • IBGE;
  • Educação;
  • Edu;
  • Todos Pela Educação;
  • Inep.

4. Saúde

Se você for abordar num conteúdo temas relacionados à saúde, é essencial citar fontes confiáveis e que atribuam um certo “peso” e relevância ao que está falando. Recomendamos que sejam canais oficiais, tais como:

  • Ministério da Saúde;
  • Data SUS;
  • Canal estadual ou municipal.

5. Finanças e economia

Para assuntos de finanças e economia, também é fundamental se basear em uma fonte de pesquisa que passe bastante confiabilidade aos usuários:

  • Ministério da Economia;
  • Banco Central;
  • Portal da Transparência;
  • Tesouro Transparente.

Lembre-se de linkar esses sites e portais para que as pessoas possam navegar neles e complementar ainda mais o aprendizado delas, além de ser um forte link externo que pode ajudar nos resultados da sua página.

6. Entretenimento e esportes

Caso sua empresa seja do segmento de entretenimento ou esportes, a fonte de pesquisa também conta bastante para a relevância do seu canal, então também temos algumas indicações para você: 

  • International Federation of the Phonographic Industry;
  • The Numbers;
  • Arquivo Esporte.

7. Negócios e Empreendedorismo

Quando olhamos para negócios e empreendedorismo, também existem portais e sites que podem atribuir muito mais “peso” ao que você está abordando, sendo os principais:

  • Sebrae;
  • TechCrunch; 
  • The Global Entrepreneurship Monitor; 
  • OpenCorporates; 
  • Fortune;
  • Endeavor;
  • Scielo.

8. Meio Ambiente

Se o tema principal do seu conteúdo for sobre meio ambiente, a fonte de pesquisa também precisa ser bastante confiável e trazer dados coerentes para o público. Alguns canais que produzem pesquisas importantes nesse sentido são:

  • IBGE;
  • World Weather Records; 
  • International Energy Agency Atlas.

9. Dados internos

Usar os dados internos pode ser uma ótima ideia e algumas das plataformas, sites e estratégias de marketing digital que podem ajudar nisso são:

  • Google Analytics;
  • Google Search Console;
  • Sites;
  • Landing pages;
  • Email marketing;
  • Estudos de caso;
  • Pesquisas com clientes.

Aqui, é fundamental avaliar e usar os canais que façam sentido para a sua estratégia e que realmente irão acrescentar valor ao seu conteúdo.

E aí, gostou do nosso conteúdo sobre fonte de pesquisa? Que tal agora ler outros artigos do blog Web Estratégica e continuar seu aprendizado sobre marketing de conteúdo e SEO? Conheça mais! 

 

Rafael Rez
Fundador da agência de SEO & Conteúdo Web Estratégica e co-Fundador da Nova Escola de Marketing. Autor do livro de marketing: “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, publicado no Brasil pela DVS Editora e em Portugal pela Editora Marcador. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013.
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