Se você quer dicas práticas de como produzir conteúdos de qualidade e que satisfaçam a intenção de seus usuários, chegou ao lugar certo. Neste post, vamos indicar a melhor fonte de pesquisa para criar uma estratégia inteligente.
Algumas das vantagens de pesquisar em boas fontes são que os conteúdos ficam atuais, relevantes, aprofundados, diferenciados e personalizados para o seu público, o que atrai ainda mais a atenção dos usuários e torna os artigos bem mais estratégicos.
Como avaliar a melhor fonte de pesquisa?
Caso você não saiba como avaliar, o que considerar e como decidir qual é a melhor fonte de pesquisa e informação para empresa e para os usuários que consomem os conteúdos, saiba que é necessário levar alguns pontos em conta, sendo eles:
- Público-alvo — com quem você quer falar, para quem você está produzindo conteúdo, quem é a sua persona e o que eles querem consumir?
- Serviço e/ou produto oferecido — o que você está comercializando, quais são os principais atributos e diferenciais que o fazem se destacar dos concorrentes?
- Responsáveis pela fonte — qual empresa é a responsável pela fonte de pesquisa, ela é confiável no setor, qual é a fonte de dados utilizada?
- Posicionamento — qual é o posicionamento do instituto ou empresa que gera a pesquisa?
- Abrangência das informações — qual é a abrangência dessas informações, é de um local, país específico ou é mundial?
A partir desses tópicos, será muito mais fácil escolher a ferramenta de fonte de pesquisa para facilitar seu trabalho e para te ajudar a produzir o melhor conteúdo.
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As 9 melhores fontes de pesquisa
Agora que você já sabe quais pontos considerar na hora de escolher uma fonte de pesquisa para criar um conteúdo de valor, que tal conhecer as 9 melhores fontes de dados e algumas ferramentas que ajudam nisso? Confira!
1. Análises de Mercado
Nossa primeira categoria está uma das mais importantes quando vamos criar uma pauta, sendo ela: análises de mercado. Isso porque entender como o mercado e os concorrentes do segmento estão se portando, o que eles estão produzindo e como estão produzindo, é fundamental para identificar possíveis oportunidades para sua estratégia digital.
Para isso, existe a estratégia de benchmarking, onde são detectadas empresas que são destaques em um segmento específico e, por conta disso, servem de referência e inspiração. Esse método envolve táticas que ajudam a melhorar o desempenho de diversas áreas do marketing digital, indo do marketing de conteúdo até a parte de mídias pagas, por exemplo.
Algumas das fontes de dados que podem ajudar a realizar análises de mercado são:
- Google Trends: é uma plataforma do Google que mostra os termos mais populares buscados em um período de tempo. Ela serve para identificarmos tendências, mostrando vários gráficos que ajudam a compreender as buscas;
- Google Alerts: é outro serviço do Google, que retorna resultados de uma pesquisa à caixa de e-mail do usuário, ou seja, ajuda a monitorar um termo específico, já que você recebe uma notificação toda vez que ele for citado;
- Google Acadêmico: é uma fonte de pesquisa livremente acessível, que organiza e lista artigos completos ou metadados da literatura acadêmica em uma extensa variedade de formatos de publicação;
- Answer the Public: é uma ferramenta que usa o Google Suggest para encontrar e mapear as perguntas que os usuários estão fazendo sobre um assunto;
- Semrush: essa plataforma de pesquisa ajuda a fazer uma análise das palavras-chave, de domínios, de concorrentes — o que pode auxiliar no benchmarking — e as funcionalidades dela identificam pontos de melhoria de SEO;
Destrinchamos as mais famosas acimas, mas existem outras plataformas que podem te ajudar a avaliar as oportunidades de mercado: Hubspot; Marketing Sherpa; Statista; EMarketer; McKinsey; Content Marketing Institute e outras.
2. Redes Sociais
As redes sociais são uma ótima fonte de pesquisa para produção de conteúdo e para identificar oportunidades e temas para serem abordados pela sua empresa. Por isso, é necessário ficar atento ao que acontece nesses canais, bem como aproveitar sazonalidades e aprender a surfar em assuntos que geram um certo “buzz” para a marca.
Algumas das redes, inclusive, fornecem plataformas para que as empresas tenham acesso a mais informações mais detalhadas do seu público e dos interesses dele, ajudando, então, a produzir um conteúdo mais direcionado e personalizado. Acompanhe abaixo as principais:
- Instagram para Empresas;
- Facebook Business;
- We Are Social e HootSuite — Relatório global (mencionar o redes sociais 2021);
- Social Media Research Foundation;
- LinkedIn para empresas;
- Twitter para desenvolvedores;
- Social Media Examiner;
- Pinterest.
3. Governamental
Uma outra importante fonte de pesquisa são os canais governamentais, além de extremamente confiáveis, se você linkar o site usado como base para o conteúdo, isso irá atribuir muito mais valor e relevância ao seu artigo.
Alguns dos sites governamentais que podem ser usados na hora de construir uma estratégia conteudista são:
- UNICEF;
- Worldometers;
- ONU;
- Our World in Data;
- IBGE;
- Educação;
- Edu;
- Todos Pela Educação;
- Inep.
4. Saúde
Se você for abordar num conteúdo temas relacionados à saúde, é essencial citar fontes confiáveis e que atribuam um certo “peso” e relevância ao que está falando. Recomendamos que sejam canais oficiais, tais como:
- Ministério da Saúde;
- Data SUS;
- Canal estadual ou municipal.
5. Finanças e economia
Para assuntos de finanças e economia, também é fundamental se basear em uma fonte de pesquisa que passe bastante confiabilidade aos usuários:
- Ministério da Economia;
- Banco Central;
- Portal da Transparência;
- Tesouro Transparente.
Lembre-se de linkar esses sites e portais para que as pessoas possam navegar neles e complementar ainda mais o aprendizado delas, além de ser um forte link externo que pode ajudar nos resultados da sua página.
6. Entretenimento e esportes
Caso sua empresa seja do segmento de entretenimento ou esportes, a fonte de pesquisa também conta bastante para a relevância do seu canal, então também temos algumas indicações para você:
- International Federation of the Phonographic Industry;
- The Numbers;
- Arquivo Esporte.
7. Negócios e Empreendedorismo
Quando olhamos para negócios e empreendedorismo, também existem portais e sites que podem atribuir muito mais “peso” ao que você está abordando, sendo os principais:
- Sebrae;
- TechCrunch;
- The Global Entrepreneurship Monitor;
- OpenCorporates;
- Fortune;
- Endeavor;
- Scielo.
8. Meio Ambiente
Se o tema principal do seu conteúdo for sobre meio ambiente, a fonte de pesquisa também precisa ser bastante confiável e trazer dados coerentes para o público. Alguns canais que produzem pesquisas importantes nesse sentido são:
- IBGE;
- World Weather Records;
- International Energy Agency Atlas.
9. Dados internos
Usar os dados internos pode ser uma ótima ideia e algumas das plataformas, sites e estratégias de marketing digital que podem ajudar nisso são:
- Google Analytics;
- Google Search Console;
- Sites;
- Landing pages;
- Email marketing;
- Estudos de caso;
- Pesquisas com clientes.
Aqui, é fundamental avaliar e usar os canais que façam sentido para a sua estratégia e que realmente irão acrescentar valor ao seu conteúdo.
E aí, gostou do nosso conteúdo sobre fonte de pesquisa? Que tal agora ler outros artigos do blog Web Estratégica e continuar seu aprendizado sobre marketing de conteúdo e SEO? Conheça mais!