Guia básico: como usar GA4 e IA para identificar oportunidades?

Atualizado em 31 de janeiro de 2025
por Ygor Moreira.

Nem todo tráfego é relevante. Muitas vezes, uma página recebe visitas, mas não cumpre seu objetivo. Com o GA4 e a inteligência artificial, é possível entender se as consultas que levam usuários ao site realmente fazem sentido e, assim, identificar novas oportunidades.

  • Nem todo dado é preciso, o mais importante é analisar as tendências.
  • Mais vale pouco tráfego qualificado do que muito tráfego irrelevante.
  • GA4 mostra se o visitante interage ou abandona a página.
  • IA pode revelar consultas mal atendidas e sugerir novos conteúdos.
  • Analisar o caminho do usuário ajuda a otimizar páginas estratégicas.

Muitas empresas ainda focam apenas no volume de acessos, mas de que adianta ter milhares de visitas se os usuários não interagem ou convertem? É preciso analisar a intenção da busca. Cada página tem um objetivo específico. A página de contato deve gerar contatos, enquanto um artigo informativo precisa responder a dúvidas. Se um visitante chega por uma consulta de pesquisa e sai rapidamente, pode haver um desalinhamento entre o conteúdo e a intenção do usuário.

O Google Search Console e o GA4 ajudam a entender esse cenário. Essas ferramentas permitem visualizar quais palavras-chave estão levando tráfego a uma página e se elas realmente correspondem ao seu propósito. Caso contrário, pode ser necessário ajustar o conteúdo ou criar uma nova página.

Uma forma eficaz de encontrar oportunidades ocultas é cruzar os dados do Google Search Console com o conteúdo da página. Um método eficiente é coletar todas as consultas que levaram visitantes a determinado conteúdo nos últimos 16 meses e usar a IA para analisar quais buscas não estão bem atendidas por aquele material. A resposta pode revelar lacunas interessantes que podem ser exploradas. 

Muitas vezes, há termos que geram tráfego, mas a página não responde bem à intenção do usuário. Esse é um indicativo de que pode ser interessante criar um novo conteúdo ou otimizar o que já existe.

Quando falamos de conversão, ela nem sempre ocorre na primeira página visitada. O GA4 oferece um recurso que permite acompanhar o caminho do usuário dentro do site. Se uma página recebe muitas visitas, mas os usuários não seguem para páginas estratégicas, isso pode indicar um problema. Nesses casos, pode ser necessário adicionar links internos mais visíveis ou ajustar o conteúdo para direcionar melhor os visitantes ao próximo passo desejado.

A antiga taxa de rejeição do Google Analytics foi substituída pela taxa de engajamento no GA4. Agora, um visitante é considerado engajado se ele ficar no site por pelo menos 10 segundos, visitar outra página ou realizar uma ação importante, como preencher um formulário. Essa métrica oferece uma visão mais precisa da interação dos visitantes. Além disso, é possível medir o consumo de conteúdo, analisando se os usuários rolam até o final da página ou assistem a pelo menos 90% de um vídeo. Isso ajuda a entender quais conteúdos realmente prendem a atenção.

A integração do GA4 com o CRM permite entender não apenas quantas pessoas converteram, mas também quais dessas conversões resultaram em vendas reais. Com a ajuda da IA, é possível analisar esses dados e identificar quais conteúdos estão trazendo os clientes de maior valor. Essas informações ajudam a definir prioridades. Se certos conteúdos atraem leads mais qualificados, faz sentido investir mais neles e produzir materiais semelhantes.

GA4 e IA são ferramentas essenciais para compreender se o tráfego recebido realmente é relevante. Ao analisar consultas de pesquisa, comportamento dos visitantes e taxas de engajamento, é possível tomar decisões estratégicas e focar nos conteúdos que realmente geram valor.

Quer saber mais sobre esse assunto? Veja o artigo “How To Use GA4 and AI To Find the Gold in Your Marketing Analytics Data”, do Content Marketing Institute.

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Ygor Moreira
Trabalha com SEO há mais de 13 anos e atua como Especialista no Sucesso do Cliente na Web Estratégica atendendo os principais projetos. É formado em Publicidade e Propaganda e pós graduado em Digital Transformation pela Mackenzie, além de possuir especialização em Business Inteligence, Marketing, Inbound Marketing, Planejamento Estratégico e Marketing de Conteúdo.