A familiaridade com as marcas sempre foi um fator considerado decisivo para a conversão. Mas recentemente um estudo revelou que os clientes estão mais propensos a comprar de marcas que conhecem durante a fase de descoberta.
- A fase de descoberta supera a familiaridade na decisão de compra.
- Dados bem estruturados e IA impulsionam campanhas eficientes.
- Estratégias relevantes geram valor e aumentam conversões.
A relevância tornou-se um fator decisivo para o sucesso das marcas. Durante o evento Think Lead Gen, do Google, destacou-se que consumidores priorizam marcas que oferecem valor durante o processo de descoberta. Essa tendência reforça a importância de ser encontrado no momento certo, superando a simples notoriedade.
Dados do evento revelaram que clientes são 3,5 vezes mais propensos a escolher marcas que descobrem durante a jornada, em vez de optar por aquelas já conhecidas. Essa dinâmica exige que empresas mapeiem cuidadosamente os pontos de contato ao longo da jornada do cliente, identificando oportunidades para destacar qualidade, benefícios e valor.
Ferramentas baseadas em inteligência artificial desempenham um papel importante nesse processo. Elas ajustam campanhas em tempo real, conectando marcas ao público-alvo com eficiência. Além disso, a integração de dados de primeira mão oferece insights para personalizar mensagens e atender melhor às expectativas do cliente. No entanto, nada disso importa se você não tem clareza sobre como é a jornada de compra dos seus clientes.
Os consumidores de hoje estão mais conscientes e esperam qualidade indiscutível, benefícios claros e um retorno de valor tangível. Não basta ter um bom produto, é essencial comunicar de forma clara por que ele é a solução ideal. As campanhas que priorizam relevância tendem a superar significativamente outras estratégias, com resultados comprovados.
Para alcançar esses resultados, as empresas devem conhecer muito bem a sua audiência e identificar o que é realmente relevante para seu público-alvo. Investir em conteúdo de qualidade, integrar dados e manter a relevância em cada etapa da jornada são passos fundamentais para transformar descobertas em escolhas consistentes, mesmo em mercados altamente competitivos.
Para mais detalhes, leia o artigo “Google’s Think Lead Gen: Mastering Relevance, AI, and Long-Term Wins”, da Seer Interactive.