A linha editorial é um recurso que não pode faltar na sua estratégia de marketing de conteúdo. Emprestado do jornalismo, esse conceito é importante para auxiliar na produção de conteúdos que sejam relevantes e respondam às dúvidas do público-alvo de uma empresa.
A partir da definição da linha editorial, você saberá quais temáticas abordar e quais direcionamentos adotar nas publicações em blogs e mídias sociais, por exemplo, de modo a aumentar a probabilidade de conversão, melhorar o ranqueamento do site e elevar as vendas.
Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é linha editorial, sua importância no marketing de conteúdo, além de apresentar um passo a passo de como criar uma da forma correta! Continue a leitura para saber mais!
O que é linha editorial?
A linha editorial consiste em diretrizes que permitem definir temas, tom de voz e formatos de conteúdos a serem produzidos e veiculados em canais como sites, blogs e redes sociais. Em uma empresa, ela é capaz de orientar a estratégia de marketing digital, que deve estar alinhada ao segmento do negócio e com o perfil e os interesses de seu público-alvo.
Trata-se, portanto, de um guia para nortear a criação de publicações conforme o que os clientes em potencial procuram ao fazer buscas no Google ou o que chama sua atenção nas redes sociais. Com uma linha editorial bem definida, um site passa a ranquear melhor na SERP, atraindo clientes e tornando a marca em questão referência no seu nicho de atuação.
Por que é importante adotar uma linha editorial?
Adotar uma linha editorial é importante porque traz uma série de vantagens e maior consistência às estratégias de marketing de conteúdo.
A seguir, apresentamos os principais benefícios de uma linha editorial bem definida em um negócio.
Consistência nos conteúdos
Uma linha editorial é o primeiro passo para delimitar quais tipos de assunto você vai abordar nos canais da empresa, criando consistência e aprofundamento nos conteúdos publicados.
Assim, é possível explorar somente aqueles temas que tragam as respostas que os clientes procuram, seja no blog, site ou perfis nas redes sociais. Isso contribui para a captação de leads e, futuramente, para a conversão das vendas.
Confiança do público
Ao ter consistência nas publicações e demonstrar que é especialista em um nicho de mercado, a confiança do público é conquistada, pois ele entende que há valor no que é publicado. Isso cria uma conexão direta com as pessoas.
A partir disso, há um aumento na probabilidade de elas se tornarem clientes, pois passam a ter uma percepção positiva sobre a empresa e podem tomar a decisão de comprar os produtos ou serviços.
Organização e planejamento
Com a linha editorial, é possível delimitar os temas e definir um calendário editorial de publicações nos diversos canais do negócio. Essa organização permite que a equipe de conteúdo escolha os assuntos certos e produza tudo com antecedência.
Além disso, a linha editorial torna as publicações mais dinâmicas, possibilitando variar os assuntos e ter sempre uma novidade para o público que acompanha o site, blog e as redes sociais da marca.
Fortalecimento da marca
Uma linha editorial é um guia que consegue filtrar o que vale a pena ou não de ser abordado, associando a marca apenas àquilo que é relevante para seus clientes.
Dessa forma, ela ajuda a criar uma identidade para o negócio, fortalecendo a sua imagem no mercado, de modo que ele passa a ser visto como um especialista no seu nicho de atuação, saindo na frente da concorrência.
Como criar linha editorial? Confira 7 passos
Definir uma linha editorial envolve um conhecimento profundo do público-alvo da marca, bem como um planejamento estratégico de criação e publicação de conteúdos.
A seguir, confira um passo a passo de como criar uma linha editorial eficaz.
1. Conheça seu público-alvo
O primeiro passo para criar uma linha editorial é conhecer profundamente o público-alvo da marca, ou seja, a persona do negócio, algo como um personagem fictício que seja capaz de representar seu cliente.
Ao entender aspectos como faixa etária, estado civil, profissão, onde mora, quais são os hábitos e interesses, entre outros detalhes sobre o potencial cliente, você define um nicho específico de conteúdos que realmente sejam úteis a ele, além de estabelecer um tom de voz para abordá-lo e aproximá-lo da marca.
2. Pesquise a SERP e os concorrentes
Ao conhecer a fundo a persona e definir um nicho de conteúdos, chega o momento de pesquisar na SERP o que os concorrentes da marca estão fazendo. Verifique quem aparece nas primeiras posições do Google e qual é a abordagem de outras empresas nas redes sociais.
Não se trata de copiar os conteúdos, mas avaliar assuntos que não são levantados ou são abordados de forma rasa, para aprofundar nas suas próprias publicações e entregar informações mais completas, demonstrando autoridade e credibilidade.
3. Mapeie as dúvidas da persona
Além de analisar concorrentes, é preciso compreender as dúvidas e as dores específicas da persona, isto é, entender quais respostas ela busca ao fazer uma pesquisa no Google, por exemplo, e o que mais chama sua atenção nas redes.
É possível fazer pesquisas com a audiência por meio de formulários, enquetes ou até mesmo analisando os comentários de seguidores nas redes sociais. Você também pode utilizar ferramentas específicas, como:
- Answer the public: recurso que mostra os resultados para um determinado termo em forma de perguntas, que são, na verdade, as buscas mais recorrentes que as pessoas fazem no Google;
- Semrush: essencial para aumentar tráfego orgânico e produzir conteúdos de valor, ao pesquisar as palavras-chave de interesse do seu público e fazer análise de concorrência;
- Google Trends: aponta as tendências e termos mais buscados em um determinado período, mostrando a dinâmica de pesquisas da web e as mudanças de comportamento do público.
4. Defina as categorias da linha editorial
Agora é o momento de definir as categorias da linha editorial, isto é, os temas que serão abordados e como serão segmentados. É importante que eles estejam alinhados tanto aos objetivos do negócio quanto às necessidades da persona.
Você pode separar as categorias da seguinte forma:
- conteúdos educativos para sanar dúvidas e dores do público-alvo;
- conteúdos informativos para a persona conhecer a marca, seus produtos e/ou serviços;
- conteúdos promocionais como descontos em produtos/serviços, cupons, ofertas exclusivas etc.
Você pode aproveitar cada categoria em múltiplos canais, como o próprio site da empresa, blog, posts nas redes sociais e até mesmo e-mail marketing.
5. Planeje o calendário de publicações
Com as categorias definidas da linha editorial, é possível estabelecer um calendário de conteúdo, ou calendário editorial. Nessa etapa, você planeja as publicações em dias da semana de acordo com cada conteúdo e canais específicos.
Vale a pena mapear datas comerciais e feriados que tenham relação com o nicho de mercado da marca, sendo possível aproveitá-las para publicar artigos, por exemplo, sobre o Dia das Mães, Mês do Consumidor, Black Friday, além de disparar e-mails e fazer posts nas redes sociais com descontos e cupons exclusivos.
6. Produza os conteúdos
Nesse ponto, você já tem a linha editorial definida com as categorias e assuntos pertinentes a cada uma delas. Então, mãos à obra: é o momento de produzir os conteúdos com informações de valor para o público.
Busque captar a atenção das pessoas ao responder suas dúvidas e mostre para o Google a autoridade no seu nicho de atuação. Assim, os canais oferecerão uma boa experiência para os possíveis clientes, aumentando a probabilidade de conversão e fazendo a marca crescer no mercado.
7. Acompanhe e analise os resultados
O último passo é acompanhar e analisar os resultados dos conteúdos produzidos, identificando a performance das páginas e redes sociais. Aqui, é possível utilizar o Google Analytics para analisar dados do tráfego do seu site, verificar quais termos estão ranqueando melhor, a necessidade de otimizar os conteúdos ou de usar outras estratégias.
Você também pode utilizar a análise SWOT para identificar pontos fortes, fraquezas, oportunidades e ameaças em sua estratégia de marketing, ajudando na tomada de decisões para estar sempre alinhada com o público e gerando resultados.
Descubra sua linha editorial com o auxílio da Web Estratégica
Como você percebeu, a linha editorial é importante para criar publicações que possam performar bem em diferentes canais, valendo-se de um tom de voz estratégico e estabelecendo uma conexão mais direta com o público da marca em questão.
Contudo, sabemos que definir as temáticas, categorias, abordagens e dar o direcionamento correto para cada produção pode ser trabalhoso. Afinal, tudo deve ser feito com muito rigor e seguir um calendário editorial complexo, que atenda diversas mídias, como site, blogs, redes sociais, vídeos, e-mail marketing etc.
Nesse sentido, contar com uma agência de marketing de conteúdo especializada como a Web Estratégica faz toda a diferença. Fazemos diversas marcas alcançar resultados cada vez mais escaláveis e sustentáveis, conquistando visitantes qualificados para gerar leads e converter vendas a partir de conteúdos relevantes.
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