Por que pensar em mobile first ao fazer um site?

31/03/2023

É bem possível que você esteja lendo esse artigo no celular. Para ter essa experiência de qualidade, foi utilizado um dos conceitos que mais se popularizou desde que os smartphones foram criados e o acesso a internet por meio deles se tornou possível: o mobile first.

Segundo um levantamento divulgado pela Fundação Getúlio Vargas, o Brasil possui cerca de 242 milhões de celulares inteligentes sendo utilizados. Adicionando tablets e notebooks, esse número chega a 352 milhões. 

Isso mostra que o uso de telas menores é cada vez maior do que o de telas tradicionais; oferecer uma experiência de qualidade para esses dispositivos é indispensável.

Através do mobile first é possível unir experiência de qualidade e fatores de ranqueamento. Isso depende de atuar sobre funcionalidades, disposição de elementos, arquitetura de informação e todos os demais processos que envolvem a criação de projetos web pensando em como vão performar na tela do celular.

O que é mobile first?

Mobile first é um conceito que prioriza dispositivos móveis no desenvolvimento de projetos web, ajustando-os para desktops e telas maiores. O critério para isso é tomar a perspectiva do usuário, considerando que os aparelhos móveis estão mais presentes no seu dia a dia. O termo foi desenvolvido por Luke Wroblewski, diretor de produto do Google, entre 2009 e 2010.

Projetos web eram inicialmente desenvolvidos pensando apenas na visualização em monitores. Com a chegada dos smartphones, isso mudou. A partir do momento que a primeira tela deixou de ser o monitor para ser o smartphone, uma adaptação ao processo de desenvolvimento se fez necessária.

Entre as principais características que o conceito do mobile first incorpora em projetos web, estão:

  • Design responsivo e Otimização de performance: Prioriza o design para que os usuários tenham uma experiência ótima em qualquer dispositivo e tamanho de tela;
  • Experiência do usuário: Coloca o usuário no centro do projeto de design. Isso significa que todas as funções e recursos são organizados e projetados para serem fáceis de usar, intuitivos e atraentes;
  • Tecnologia de acesso: Considera a tecnologia de acesso do usuário, como tipos de conexão, velocidade e qualidade da conexão, para que o site seja otimizado nesses fatores.

 

Como disse Steve Krug, no livro “Não me faça pensar”: “Dispositivos móveis significam espaços apertados, reduzindo páginas web à dimensão de um lenço de papel em uma tela do tamanho de um selo postal.”

Esses espaços compactos, combinados com as diferentes configurações dos smartphones, levam a restrições no desenvolvimento e que geralmente caminham para problemas de usabilidade. Isso afeta os resultados em todos os pontos do site, principalmente nas métricas de SEO e marketing.

Para que esse tipo de problema não ocorra, é indispensável tomar boas decisões durante o processo de desenvolvimento; uma delas é associar o conceito de site responsivo ao mobile first, explorando as características de ambos e ampliando os benefícios para o processo e para os usuários.

No início, quando os smartphones eram pouco usados, algumas empresas investiram em design responsivo para entregar uma melhor usabilidade em dispositivos móveis, mesmo com as limitações de tecnologia existentes na época. 

A partir do momento em que o smartphone se tornou a primeira tela, o conceito começou a apresentar limitações, que foram resolvidas com a adoção do mobile first.

5 vantagens de criar um site mobile first

Em tempos nos quais é possível fazer tudo usando apenas o smartphone, adotar o mobile first no processo de desenvolvimento web traz vantagens competitivas tanto para quem desenvolve quanto para quem usa o produto final. Saber usar essa frente como uma ferramenta de marketing e um canal assertivo de contato com o público garante:

1) Melhoria na usabilidade e experiência do usuário

Em telas menores, todo o fluxo de informação precisa ser otimizado para proporcionar ao usuário o mínimo de toques possíveis. Isso deve ser feito de forma intuitiva e clara, deixando evidentes as informações mais importantes.

Não basta entregar o que é importante, é preciso dar ao usuário os caminhos para que ele chegue ao que procura da forma mais fácil possível. Aí entra a disposição dos elementos, o tamanho de imagens, textos, vídeos e botões. É um conjunto de fatores que tornará a usabilidade eficiente e a experiência do usuário forte.

O conceito mobile first não influencia só o processo de desenvolvimento, mas o resultado final. Se bem trabalhado, potencializa a usabilidade e a coloca em um nível superior, levando a uma segunda vantagem lucrativa no médio e longo prazo.

2) Mais reconhecimento e credibilidade para a marca

Sites cujo desenvolvimento foi guiado por mobile first tendem a ser mais rápidos, entregar informações mais objetivas e proporcionar ao usuário uma experiência que aproxime a marca. Isso faz com que esse ponto de contato fortaleça a credibilidade.

Não adianta ter um design estiloso, que explora bem a identidade visual, se o site demora para carregar e as informações são difíceis de serem encontradas. Equilibrar design visual e de informação é um dos segredos para desenvolver projetos web capazes de gerar reconhecimento e credibilidade. O mobile first pode proporcionar isso.

3) Indexação e ranqueamento mais rápido

Assim como os usuários, o Google também quer sites que carreguem rápido e entreguem informações úteis e relevantes, em uma estrutura fácil de navegar e capaz de proporcionar para o usuário uma experiência de uso que o faça ter vontade de retornar.

Dentro do mobile first, o Google busca agilidade e segurança na hora de avaliar sites para indexação e ranqueamento. Deve-se considerar: velocidade de abertura, conteúdo de qualidade, boa navegação, informação estruturada com foco no usuário e distância curta (poucos cliques), até o conteúdo com mais detalhes.

De fato, o ranqueamento na SERP não depende exclusivamente de usar o mobile first. Porém, já pensou quantos clientes em potencial seu empreendimento pode perder ao negligenciar essa frente que cada vez mais se faz presente em diferentes público-alvo? Garanta melhora até mesmo em métricas específicas.

4) Resultados positivos de Core Web Vitals

O Core Web Vitals é um dos principais fatores de ranqueamento do Google. Um projeto desenvolvido sob o conceito do mobile first pode alcançar melhores pontuações em um espaço mais curto de tempo do que os projetos feitos de forma tradicional.

As métricas do CWV avaliam velocidade, interatividade e estabilidade visual das páginas e determinam o nível de usabilidade de cada página indexada. Relacionar o mobile first com o Core Web Vitals é simples:

  • Velocidade: layout otimizado para carregamento em velocidades limitadas de conexão (3G, 4G) e limitações de hardware;
  • Interatividade: informações importantes, primeiro com itens clicáveis evidentes e intuitivos;
  • Estabilidade visual: design adaptado às necessidades do usuário e que influenciam na navegação.

 

Ao combinar as características do mobile first com técnicas de design e o conhecimento sobre infraestrutura de dispositivos móveis, é possível alcançar resultados satisfatórios no Core Web Vitals.

As métricas foram pensadas dentro do contexto dos usuários, visando entregar os conteúdos que proporcionam uma melhor experiência, tanto de navegação quanto de informação.

5) Layout responsivo e otimizado para todas as telas

O layout responsivo foi um dos primeiros conceitos a serem adotados quando os smartphones chegaram e os sites começaram a ser acessados em telas menores. Ele consiste em criar um layout no qual o conteúdo se adapta a qualquer tamanho de tela, mudando de posição e exibindo ou ocultando informações.

Ele continua sendo utilizado até hoje, afinal de contas, o conceito do mobile first não excluiu o layout responsivo do processo, apenas mudou a ordem com que as telas são desenvolvidas e implementou rotinas e características que tornam o projeto mais centrado no usuário, tanto a nível visual quanto informacional.

Combinar o layout responsivo com o mobile first só gera ganhos. Cada um traz características próprias que tornam o site mais fácil de navegar, adaptável a qualquer tamanho de tela e carregando a uma velocidade ágil, sem deixar de lado os requisitos técnicos.

Dicas para começar a aplicar o mobile first na sua empresa

Mobile first, usabilidade e acessibilidade são conceitos indispensáveis no desenvolvimento web. Quando o Google encontra sites que levam em consideração esses conceitos, e que respondem de forma positiva aos requisitos técnicos para ranqueamento, ele melhora o posicionamento e ajuda a gerar mais tráfego orgânico.

Independente do tamanho da empresa e da quantidade de conteúdo existente no site, ter um domínio otimizado que proporcione uma experiência de qualidade para os usuários, e que atenda aos requisitos técnicos do Google, se tornou item obrigatório nos checklist de marketing de conteúdo e SEO.

Implantar o mobile first não é coisa só para empresas de desenvolvimento web, é para toda empresa que possui um site e que está em busca de aumentar o tráfego e as conversões. 

Reveja o layout do seu site

Se o layout do site não oferece uma boa experiência para a navegação em dispositivos móveis, reestruturá-lo a partir de um design responsivo é o caminho para melhorar a usabilidade e a experiência do usuário. 

Independente do maior volume de acesso ser por smartphone ou desktop, essa revisão se faz necessária para atender aos requisitos de ranqueamento do Google.

Nesse ponto é interessante você olhar para aspectos como:

  • Arquitetura de informação: como as informações estão dispostas e quanto elas facilitam a navegação do usuário;
  • Mídias: checar se as mídias utilizadas (vídeo e imagem) complementam as informações sem afetar a navegabilidade e o carregamento da página; ver ainda se possuem elementos como alt text e se o nome dos arquivos está otimizado para SEO;
  • Textos: garantir que os textos são legíveis em qualquer tamanho de tela, tanto em relação à fonte quanto ao contraste com a cor de fundo.

 

A cada dia que passa o volume de conteúdo disponível na internet aumenta e, evidentemente, com isso aumenta também a concorrência. O Google quer entregar conteúdo de qualidade e confiável para o público. 

Considerar os requisitos técnicos para ranqueamento é garantir que o desenvolvimento esteja alinhado com as melhores práticas e que esteja favorecendo os usuários no que é mais relevante para um site depois do conteúdo: a experiência de uso.

Crie peças que tenham legibilidade

Um dos principais vilões da legibilidade em telas pequenas são os textos, por isso é fundamental que o design seja pensado para que os textos se tornem legíveis e, mais do que isso, escaneáveis. Isso não se aplica apenas aos sites, mas também ao design para redes sociais e e-mail marketing.

Um texto mal inserido e mal escrito põe a perder os esforços de design e mesmo o que está sendo falado. 

Muitas vezes isso acontece porque o texto que compõe a peça é muito grande e precisa ter o tamanho reduzido para encaixar na posição adequada. O que é um erro, mas que pode ser resolvido aplicando a décima sétima regra de E. B. White, descrita no livro The Elements of Style:

  1. Omita palavras desnecessárias

A escrita eficaz é concisa. Uma frase não deve conter palavras desnecessárias e um parágrafo não deve conter frases desnecessárias pelo mesmo motivo pelo qual um desenho não deve apresentar linhas desnecessárias e uma máquina não deve ter peças desnecessárias.

Ao seguir esse conselho, é possível reduzir o nível de ruído ou de interferência na comunicação, dar destaque ao que realmente importa e tornar as peças e páginas menores, possibilitando aos usuários visualizar um conjunto maior de informações na página sem precisar comprometer a legibilidade.

Atenção ao e-mail marketing

O e-mail marketing é um dos formatos mais utilizados em estratégias de marketing de conteúdo; cada vez mais eles são lidos usando o aplicativo do celular. Por isso, considerar o mobile first na hora de criar o layout do e-mail marketing é importante para proporcionar ao leitor uma experiência de qualidade e fazer com que ele chegue até o CTA da mensagem.

Uma boa copy é indispensável, mas se não for combinada com um layout agradável e ajustável a qualquer tamanho de tela, a taxa de clique no CTA será baixa e a de abertura de novos e-mails tenderá a cair por conta da experiência ruim.

Isso não quer dizer que você deva utilizar apenas texto e algumas formatações diferentes como títulos, negrito ou sublinhado. Você pode, e deve, explorar um layout que esteja em conformidade com a marca, sempre buscando entregar a melhor experiência para o usuário, independente do meio e do formato utilizado, mas sempre pensando primeiro no acesso em telas menores.

Mobile first: resultados consistentes de SEO, Conteúdo e UX

Não existem atalhos para a primeira página do Google e nem para o sucesso com o público. Explorar os conceitos e técnicas disponíveis no mercado, porém, pode tornar o trabalho mais eficiente e capaz de levar a resultados melhores e consistentes. Alcance seu público-alvo com o mobile first e se faça presente na palma da mão.

Ao aplicar o conceito e suas bases, parte dos requisitos técnicos do Google são atendidos, o que favorece a visibilidade para os robôs de monitoramento e a análise para indexação e ranqueamento. Ao mesmo tempo, o usuário passa a estar no centro do processo e as funcionalidades, textos, imagens e todo o restante dos elementos que irão compor a página são pensados para beneficiá-lo.

Seja na estratégia de SEO ou na de conteúdo, sites, landing pages e e-mail marketing sempre estarão presentes – eles são criados para o público. Portanto, oferecer a melhor experiência é indispensável para garantir seu retorno, satisfação e, com isso, fortalecer a presença da marca em suas mentes.

Se tudo isso fez sentido para você e trouxe mais clareza sobre o que precisa melhorar, nós da Web Estratégica podemos trabalhar juntos para ampliar os seus resultados. Nossa consultoria SEO ajudará você a identificar os pontos de melhoria e a implementar as soluções necessárias, trabalhando em conjunto com a equipe interna ou de forma independente.

Cristian Magalhães
Com mais de 15 anos de experiência em SEO e inteligência de dados, atualmente é COO da Web Estratégica. Possui formação em Tecnologia da Informação e foi co-fundador da Lume, onde liderou equipes em grandes projetos globais.
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