Qual a opinião do público sobre conteúdo gerado por IA?

Atualizado em 14 de março de 2025
por Rafael Rez.

A inteligência artificial está cada vez mais presente no marketing. Marcas já usam IA para criar anúncios, posts, interações e até mesmo responder clientes. Mas será que os consumidores aprovam essa tendência?

  • 79% confiam mais em conteúdo feito por humanos.
  • 43% evitam comprar de marcas que usam IA no marketing.
  • Gen Z é a geração mais crítica à IA.
  • 45% acham que o conteúdo de IA não é autêntico.

Uma pesquisa da SurveyMonkey revelou que muitos ainda veem essa mudança com desconfiança. O levantamento, realizado entre 9 e 16 de janeiro de 2025, entrevistou 2.329 consumidores adultos nos EUA para entender como a IA e o marketing digital afetam suas decisões de compra e percepção das marcas​.

Para os profissionais de marketing, a IA já é indispensável. O estudo também entrevistou 416 especialistas da área e revelou que 70% acreditam que a tecnologia os ajuda a atingir metas e se manter competitivos​. Mas do ponto de vista do consumidor, a realidade é diferente.

A pesquisa revelou que 35% dos consumidores se sentem céticos sobre empresas que usam IA para criar conteúdo. Outros 29% estão preocupados com essa tendência. O impacto pode ser direto nas vendas: 46% têm uma visão negativa das marcas que usam IA no marketing, e 43% evitariam comprar delas.

Mesmo com os avanços da tecnologia, o fator humano continua sendo essencial. Cerca de 79% dos consumidores acreditam que um ser humano entenderia melhor suas necessidades do que a IA.

Os principais problemas apontados no conteúdo gerado por IA são:

  • Falta de autenticidade (45%)
  • Falta de criatividade (28%)
  • Erros na informação (24%)

Se engana quem pensa que os mais jovens são os mais abertos à IA. O estudo revelou que a Gen Z é a geração mais cética, até mais que os Boomers. Quando perguntados sobre quem cria conteúdos melhores, 41% dos Boomers e 30% dos Gen Z disseram que a IA é pior que humanos. Além disso, a Gen Z é a que mais reclama da falta de criatividade no conteúdo feito por inteligência artificial​.

Isso pode ser um problema para marcas que investem em IA para se conectar com os mais jovens. Enquanto muitos esperam que a Gen Z abrace a tecnologia, a realidade é que essa geração valoriza autenticidade e originalidade, dois pontos onde a IA ainda falha.

O recado dos consumidores é claro, a IA sozinha não basta. A tecnologia pode trazer eficiência, mas o toque humano ainda é essencial para criar conexão e confiança.

Marcas que equilibram o uso de IA com autenticidade e personalização terão mais chances de engajar o público sem afastá-lo. No fim, não basta ser inovador, é preciso continuar fazendo o que apenas um humano sabe fazer.

Quer ver todos os dados e insights do estudo? Baixe o relatório “8 marketing trends in 2025: consumer perspectives on AI and social media”, da SurveyMonkey.

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Rafael Rez
Fundador da agência de SEO & Conteúdo Web Estratégica e co-Fundador da Nova Escola de Marketing. Autor do livro de marketing: “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, publicado no Brasil pela DVS Editora e em Portugal pela Editora Marcador. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013.