Seus clientes realmente se importam com o seu “porquê”?

Atualizado em 29 de novembro de 2024
por Eric Princi.

Muitas marcas falham ao produzir conteúdo porque se concentram no “porquê” de suas empresas, ignorando os “porquês” dos clientes. Isso cria uma desconexão, tornando o conteúdo irrelevante para quem realmente importa: o público.

  • Focar no propósito da marca não basta para engajar o público.
  • O sucesso depende de alinhar o “porquê” da marca aos interesses do cliente.
  • Ouvir o público é mais eficaz do que promover apenas o negócio.

Muitas empresas começam suas estratégias de conteúdo explorando suas próprias histórias e motivações. Embora isso pareça nobre, poucos clientes realmente se importam com o motivo pelo qual a sua marca existe. A verdade é que eles estão mais interessados em como sua empresa resolve os problemas deles​

Muitas marcas criam conteúdo centrado em seus próprios objetivos, como aumentar vendas ou destacar sua visão. Isso é um reflexo de estratégias voltadas para metas internas, mas que acabam ignorando o que o público realmente deseja ouvir. Essa abordagem não cria conexão e desperdiça recursos​.

Conteúdo relevante é o que impacta seu público. Isso significa ouvir ativamente e pesquisar as necessidades e motivações dos consumidores. Utilize ferramentas de análise para identificar as perguntas mais frequentes de seus clientes. Converse diretamente com eles para descobrir os obstáculos que enfrentam​.

Para que o conteúdo funcione, ele precisa ser mais do que uma extensão do “porquê” da marca. Ele deve ser relevante e útil para o seu público. Como você resolve problemas reais dos seus clientes? Falar do seu “porquê” pode ser legal, mas se isso não tiver valor para o seu público, é provável que ninguém se importe muito.

As marcas que conseguem alinhar suas mensagens às necessidades dos clientes são as que  criam melhores conexões e fortalecem seus resultados a longo prazo.

Se quiser explorar o assunto em mais detalhes, recomendo o artigo “We’ve Gotten ‘Start With Why’ Wrong in Content. Here’s How to Fix It“, do Content Marketing Institute.

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Eric Princi
Customer Success Manager na Web Estratégica. Bacharel em Ciência da Computação pela USP e formação técnica pela Unicamp. Atua com gestão, tecnologia e marketing digital desde 2001.