Google Discover vai chegar ao desktop

Atualizado em 11 de abril de 2025
por Cristian Magalhães.

O Google vai levar o Discover para a busca no desktop. A novidade promete abrir um novo caminho de tráfego orgânico, especialmente para marcas que já apostam no canal mobile.

  • Google Discover será lançado para desktop, ainda sem data oficial.
  • Alguns usuários já veem testes ao acessar suas contas.
  • Discover pode se tornar uma boa fonte de tráfego.
  • Conteúdo leve e com boas imagens tende a performar melhor.

Durante o evento Google Search Central Live, realizado em Madri, especialistas confirmaram que o Discover será expandido para buscas no desktop. Até então, esse feed era restrito ao mobile, disponível no app do Google, em novas abas no Chrome e na home do Google no celular.

A data oficial de lançamento ainda não foi divulgada. No entanto, usuários logados já começaram a visualizar o Discover em seus computadores, indicando que os testes estão em andamento.

A expansão para o desktop pode ter efeito imediato nas estratégias de tráfego das marcas. O Discover já se consolidou como um dos maiores canais de visitas no mobile e tende a ganhar ainda mais força com a chegada ao desktop.

Dados da plataforma NewzDash mostram que 56% dos publishers perceberam um aumento de tráfego vindo do Discover recentemente. Além disso, 52% afirmam que essa fonte já é prioridade em suas estratégias. 

No Discover, conteúdos com apelo visual, linguagem acessível e foco em interesses pessoais costumam ter mais destaque. Histórias pessoais, estilo de vida, bem-estar e temas de nicho têm bom desempenho. Já assuntos como política, criminalidade e notícias locais mais duras tendem a ter menos espaço no feed.

Não é necessário nenhum tipo de marcação especial para aparecer no Discover, mas seguir as boas práticas indicadas pelo Google aumenta as chances de destaque.

Para aproveitar a novidade, as marcas devem diversificar os canais e investir em formatos que incentivem a permanência do público, como newsletters, por exemplo. Isso ajuda a transformar visitas em relacionamentos de longo prazo.

A chegada do Discover ao desktop reforça o movimento do Google de ir além da busca ativa e investir na sugestão de conteúdos personalizados. Isso cria novas oportunidades para aumentar a visibilidade das marcas e alcançar públicos mais amplos.

Quer conferir mais detalhes dessa novidade? Acesse o artigo Google Confirms Discover Coming To Desktop Search”, do Search Engine Journal.

Gostou do conteúdo? Compartilhe:

Cristian Magalhães
Com mais de 15 anos de experiência em SEO e inteligência de dados, atualmente é COO da Web Estratégica. Possui formação em Tecnologia da Informação e foi co-fundador da Lume, onde liderou equipes em grandes projetos globais.