Conteúdo de produto aparece em 70% das buscas com IA

Atualizado em 17 de abril de 2025
por Anderson Fagundes.

Um estudo recente mostrou que conteúdos sobre produtos aparecem em até 70% das citações feitas por buscas com inteligência artificial. 

  • Conteúdo de produto aparece em até 70% das citações de IA.
  • Cada etapa da jornada do cliente tem padrões diferentes.
  • B2B e B2C exigem estratégias bem distintas.

Um estudo feito pela XFunnel analisou mais de 768 mil citações feitas por ferramentas como ChatGPT, Perplexity e o novo recurso de IA do Google. Em todos os casos, conteúdos focados em produtos lideraram. Especificações técnicas, comparações, listas e páginas de vendedores foram as fontes mais recorrentes nas respostas geradas por IA.

Outros formatos de conteúdo aparecem bem atrás: blogs são citados em apenas 3% a 6% das vezes. Reviews e fóruns ficam entre 3% e 10%. Já materiais de assessoria de imprensa quase não são mencionados.

O estudo também mostra que as preferências das IAs mudam conforme a etapa da jornada do cliente. No topo do funil, mesmo em buscas amplas, as citações de conteúdo de produto representam 56%. No meio do funil, onde há buscas por marcas, o conteúdo de produto segue forte, mas há crescimento de citações a reviews e afiliados. E na fase de decisão mais de 70% das fontes são páginas de produto.

Outro ponto importante é a diferença entre buscas B2B e B2C. No B2B, páginas de produto publicadas nos sites das próprias empresas respondem por 56% das citações. Já no B2C, há mais variedade. O conteúdo de produto representa cerca de 35%, mas reviews, afiliados e até notícias ganham mais espaço.

Conteúdos técnicos, confiáveis e detalhados ganham espaço nas respostas com IA. Isso vale não apenas para o momento da decisão, mas para toda a jornada de compra. Para empresas B2B, o foco deve estar em páginas institucionais. Já no B2C, a estratégia precisa incluir também avaliações de usuários e conteúdos de terceiros bem estruturados.

Para quem quiser ver todos os dados e detalhes do estudo, acesso o artigo “AI Search Study: Product Content Makes Up 70% Of Citations”, do Search Engine Journal.

Gostou do conteúdo? Compartilhe:

Anderson Fagundes
Atua com SEO e Google Analytics desde 2010 e atualmente é CCO na Web Estratégica. Possui formação em Publicidade pela PUC-RS e especialização em Design Estratégico pela Unisinos. Foi co-fundador da Lume, agência gaúcha responsável pela estratégia e execução de SEO em grandes marcas regionais e nacionais.