Google lança Atualização de Conteúdo Útil para filtrar resultados inúteis das buscas

16/09/2022

O que é esta atualização e porquê quem cria conteúdo útil não precisa ter medo dela

O Google avisou em 18 de agosto que está colocando no ar um update chamado “Atualização de Conteúdo Útil” (Helpful Content Update, no original em inglês).

Danny Sullivan, Relações Públicas do Google com a Comunidade de Buscas, explicou em um artigo que a atualização tende a melhorar a classificação de conteúdo original e de qualidade, em detrimento de conteúdos rasos e direcionados a clickbait (sites “caça-cliques”).

Segundo o próprio Google esta atualização visa “garantir que as pessoas vejam mais conteúdo original e útil escrito por pessoas, para pessoas, em vez de conteúdo feito principalmente para tráfego de mecanismos de pesquisa.”

Ao longo das semanas de agosto e setembro a atualização será feita em diversos países e receberá ajustes para que seu resultado seja aprimorado gradualmente.

Alguns exemplos de buscas que podem ser afetadas:

  • “Quanto é R$1000 em bitcoins?”
  • “Você não vai acreditar no que essa mãe fez para…”
  • “Remédio XYZ pode engordar? Descubra!”
  • “O que é Centrão”
  • “Como será a sequência de Top Gun sem Tom Cruise”

Tipicamente, são páginas com títulos apelativos, com conteúdo de baixa relevância, porém ultra-otimizados, postados em sites que abusam de técnicas de SEO extremas, como compra de links em alta quantidade e anúncios intrusivos que atrapalham a experiência do usuário na navegação.

Qual o impacto do Helpful Content Update na prática?

O alvo do Google está principalmente em sites de clickbait, que criam páginas com pouco conteúdo e muitos anúncios, focando em buscas de alto volume, principalmente relacionadas a notícias, comparativos e assuntos que geram curiosidade.

Em termos de direção que o Google está seguindo, nada novo. É um aprimoramento natural do algoritmo e dos filtros de busca, sempre em busca de privilegiar o conteúdo que resolve a dúvida daquele usuário específico e não em privilegiar apenas sites que sabem manipular os resultados com maior efetividade.

Em 2010 o Google lançou um update apelidado de Pinguin, que buscava detectar conteúdo superficial, depois em 2011 outro update chamado Panda, que buscava remover spam dos resultados de busca. Em 2015 foi a vez do RankBrain, com foco em melhor entendimento da intenção de busca do usuário. Foram várias atualizações ao longo dos anos, sempre com o mesmo objetivo final: trazer a melhor resposta para cada busca, para cada perfil de usuário.

A última grande atualização foi Product Review Update, com foco em identificar comentários e reviews falsos, principalmente em sites de e-commerce e comparativos de produtos.

Sites que cobrem diversos assuntos sem um foco específico, portais genéricos com textos curtos e sites de nicho escritos por profissionais que não são da área devem sofrer grande impacto também.

Como saber se meu conteúdo é útil?

Para guiar produtores de conteúdo, redatores e profissionais de conteúdo em geral, o Google sugeriu uma série de reflexões úteis para entender se o conteúdo de um site será afetado ou não por esta atualização:

  • Você tem um público existente ou pretendido para sua empresa ou site que acharia o conteúdo útil se chegasse diretamente a você?
  • Seu conteúdo demonstra claramente experiência em primeira mão e um profundo conhecimento (por exemplo, experiência que vem de ter realmente usado um produto ou serviço ou visitado um lugar)?
  • Seu site tem um propósito ou foco principal?
  • Depois de ler seu conteúdo, alguém sairá sentindo que aprendeu o suficiente sobre um tópico para ajudar a atingir seu objetivo?
  • Alguém lendo seu conteúdo vai deixar a sensação de ter tido uma experiência satisfatória?

Evite criar conteúdo focado somente para os mecanismos de pesquisa:

  • O conteúdo é principalmente para atrair pessoas de mecanismos de pesquisa, em vez de ser feito para humanos?
  • Você está produzindo muito conteúdo sobre diferentes tópicos na esperança de que alguns deles possam ter um bom desempenho nos resultados de pesquisa?
  • Você está usando automação extensiva para produzir conteúdo sobre muitos tópicos?
  • Você está principalmente resumindo o que os outros têm a dizer sem agregar muito valor?
  • Você está escrevendo sobre coisas simplesmente porque elas parecem estar na moda e não porque você escreveria sobre elas de outra forma para o seu público existente?
  • Seu conteúdo faz com que os leitores sintam que precisam pesquisar novamente para obter melhores informações de outras fontes?
  • Você está escrevendo para uma contagem de palavras específica porque ouviu ou leu que o Google tem uma contagem de palavras preferida?
  • Você decidiu entrar em alguma área de tópico de nicho sem nenhum conhecimento real, mas principalmente porque pensou que receberia tráfego de pesquisa?
  • Seu conteúdo promete responder a uma pergunta que na verdade não tem resposta, como sugerir que há uma data de lançamento para um produto, filme ou programa de TV que não está confirmada?

Estas perguntas mostram claramente o caminho que o Google está seguindo e dão um entendimento claro sobre como os algoritmos estão sendo otimizados.

Mesmo com o uso de inteligência artificial, processamento de linguagem natural e muito aprendizado de máquina, ainda é muito difícil para o Google balancear seus parâmetros para privilegiar conteúdo realmente original e de qualidade e desqualificar em seus resultados os sites que manipulam os fatores de qualificação dos resultados de busca.

Uma dica que sempre dou aos meus clientes é: “SEO é sobre derrotar seus concorrentes, não o algoritmo!”

Quem foca no leitor e agrega valor de verdade não deve temer esta atualização. Fica a nossa torcida para que o Google acerte cada vez mais a mão nos filtros e o conteúdo de qualidade seja realmente priorizado nos resultados.

Todos nós agradecemos!

Rafael Rez
Fundador da agência de SEO & Conteúdo Web Estratégica e co-Fundador da Nova Escola de Marketing. Autor do livro de marketing: “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, publicado no Brasil pela DVS Editora e em Portugal pela Editora Marcador. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013.
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