Black Friday 2022: estratégias para seu e-commerce

O mês de novembro chega e com ele a Black Friday 2022, colocando lojistas e consumidores frente a uma oportunidade de obter lucro e produtos de qualidade. Seu e-commerce está preparado para essa que pode ser uma das maiores Black Friday Brasil da história?

A pandemia colocou o e-commerce em evidência, aumentando o faturamento, esse ano, em 785% a mais do que nos períodos anteriores. Nesse cenário, a Black Friday pode elevar ainda mais o percentual, dando aos lojistas um dos maiores lucros do e-commerce já vistos.

Para isso, é necessário investir em estratégias de atendimento, vendas, logística e conquista do consumidor, buscando diferenciais e distanciamento da concorrência, que estará muito maior.

Em 2022 a Black Friday ganhará contornos diferentes, pois ocorrerá durante o campeonato mundial de futebol, fazendo com que muitos consumidores antecipem as compras, até mesmo as de Natal. Sendo assim, aproveitar todas as possibilidades da data será a melhor oportunidade do ano para aumentar o faturamento, manter clientes já fidelizados e conquistar novos.

Quando acontece a Black Friday 2022 no Brasil?

A Black Friday 2022 acontecerá no dia 25 de novembro, seguindo a tradição americana de ser na primeira sexta-feira após o dia de Ação de Graças. Até lá, clientes e lojistas já estão se preparando para comprar com descontos e vender em maior quantidade.

O Brasil realizou a primeira Black Friday em 28 de novembro de 2010. Ela reuniu mais de 50 lojas de varejo nacionais e foi 100% on-line. Não houve nenhum envolvimento de lojas físicas. A partir daí, todos os anos a Black Friday movimenta milhões de reais em vendas. Em 2013 o comércio eletrônico faturou R$ 770 milhões, em 2014 o faturamento foi de R$ 1,2 bilhão.

A quantidade de lojas foi aumentando exponencialmente, junto do faturamento. Atualmente, lojas físicas e virtuais usam a Black Friday para esvaziar os estoques, enquanto os consumidores aproveitam as ofertas para comprar os produtos com preço mais acessível.

Black Friday no e-commerce: qual a importância?

O e-commerce se fortaleceu e chega para a Black Friday 2022 com grandes expectativas de clientes e lojistas, como mostra uma pesquisa da Neotrust, que prevê um crescimento de 9% na receita em comparação com 2021.

Segundo dados da Associação Brasileira de Varejo, Black Friday, campeonato mundial de futebol e Natal juntos devem aumentar as vendas em 12% se comparadas com o primeiro semestre. Isso significa injetar mais de R$ 20 bilhões na economia.

A Black Friday é muito importante para o e-commerce, pois é a época do ano em que há o maior volume de transações online em um curto espaço de tempo, o que possibilita uma boa rotação dos estoques e um aumento de caixa para fechar o ano.

É uma possibilidade de estabelecer marcas novas e consolidar outras mais conhecidas. Da mesma forma, a Black Friday vai muito além de uma única sexta-feira e pode começar a ser explorada desde o início do mês de novembro, com campanhas de marketing para a semana e até os dias após.

É preciso estar atento e preparado para criar uma estratégia de comunicação e marketing que vá além das vendas imediatas. Seu site precisa ser visto e isso depende de conteúdos de qualidade, SEO e otimização. Ser visto e entregar uma boa experiência de compra ou serviço, no momento em que o consumidor está mais suscetível, é criar uma imagem duradoura para o resto do ano. 

Passo a passo para uma Black Friday de sucesso

Quer alcançar resultados melhores na Black Friday 2022? Então você precisa antecipar o planejamento e aproveitar os dias que ainda restam até 25 de novembro. Prepare as promoções, a logística e a infraestrutura de TI para manter tudo funcionando.

É o momento de estabelecer um calendário estratégico que já conte com o campeonato mundial de futebol e o Natal. Para isso, o time de vendas precisa contar com parcerias vantajosas e de expertise, como profissionais de marketing de conteúdo e SEO, responsáveis por atrair, de maneira orgânica, os leads – e ainda gerar novos!

Comece a se programar

O sucesso de qualquer ação promocional, principalmente na Black Friday, se baseia na construção de um bom planejamento estratégico. Sem ele fica impossível ter noção do que fazer e o que medir para saber se os resultados desejados estão sendo alcançados.

Como mencionado, por mais que a Black Friday 2022 aconteça por apenas 24 horas, as estratégias de vendas vão muito além disso e se estendem durante todo o mês de novembro, com eventos estratégicos como:

  • Black November: descontos durante todo o mês de novembro;
  • Black Week: descontos durante toda a semana do evento principal;
  • Black Friday: descontos durante todo o dia 25 de novembro;
  • Black Weekend: descontos estendidos para o fim de semana pós-black friday;
  • Cyber Monday: descontos exclusivos para produtos eletrônicos, jogos e produtos de tecnologia no dia 28 de novembro.

Com todas essas possibilidades, ter uma estratégia sólida é fundamental para não acontecer de dar descontos maiores antes da Black Friday e deixar o consumidor insatisfeito e frustrado.

Mas o planejamento estratégico não deve envolver somente as ações de marketing. É preciso que haja um planejamento de estoque para garantir a entrega do que for vendido, evitando reclamações por atraso nos prazos prometidos.

Outros pontos que devem ser envolvidos no planejamento e que influenciam diretamente nos resultados da Black Friday para o e-commerce são: suporte de TI, atendimento ao cliente, organização financeira e pouca atenção ao site, elementos de experiência do usuário e conteúdo.

Estes últimos são fundamentais pois, cercados por informações e interfaces, tendemos a consumir aquilo que é mais direto, simples e intuitivo. Procure analisar seu site, páginas de produto e blog, encontrando pontos de reforço e melhoria. 

Estude a concorrência

Por mais que os concorrentes sejam conhecidos e haja um monitoramento constante das suas ações, a Black Friday é especial para o e-commerce e muitas lojas trazem estratégias inovadoras que as colocam em posição de destaque.

Para não ficar para trás e perder clientes, é preciso acompanhar de perto a concorrência, entender o que estão fazendo e trabalhar para construir estratégias e ações capazes de atrair o público.

As estratégias de promoção e preço baseadas na concorrência são as mais comuns e acabam sendo eficientes, mas, após um período em que a concorrência entre lojas virtuais aumentou, é preciso buscar destaque, inovar, caso contrário os resultados podem não ser tão bons quanto se imagina.

Em tempos de live shopping, uso massivo de smartphones e compras com um clique, criatividade e inovação podem colocar seu e-commerce à frente da concorrência, e para tornar isso possível é preciso entender o que estão fazendo.

Divulgue em todos os canais

De acordo com Erick Buzzi, Vice-Presidente Sênior de Vendas, Marketing e Alianças da VTEX, duas tendências podem maximizar o desempenho do e-commerce na Black Friday 2022: live shopping e uso de segunda tela.

O live shopping permite uma replicação da experiência da loja física no e-commerce, através de apresentações de produtos, promoções, lançamentos e entretenimento.

Já o uso de segunda tela ajudará a aumentar o engajamento do consumidor, principalmente com conteúdos produzidos por influenciadores, expandindo as possibilidades de vendas com base na autoridade e recomendação.

Para que essas expectativas se tornem realidade, é preciso criar boas promoções e divulgá-las para o público em todos os canais possíveis, explorando a criatividade e a essência da marca.

Use as redes sociais, os anúncios no Google – que alcançam sites e blogs de nicho – influenciadores digitais e, principalmente, uma estratégia de SEO e conteúdo que atraia o seu público-alvo com base nas intenções de busca, posicionamento na SERP e informação de qualidade. Isso garante autoridade para a marca e faz com que os resultados permaneçam dando frutos. 

Crie promoções reais

É preciso dar atenção a um ponto muito importante nesse cenário: o preço. Muitas promoções acabam sendo mais um clickbait do que um benefício para o consumidor, o que afeta a reputação da marca e gera insatisfação por parte do público. Além disso, esse tipo de estratégia pode gerar punições por parte do Google, levando seu domínio a uma zona de sombra, em que não pode ser encontrado. 

Defina preços reais. Nada de vender por R$ 199,90 antes da Black Friday, e depois criar uma promoção “de R$ 299,90 por R$ 199,90”. Esse tipo de atitude é muito comum e o público tende a monitorar e comparar preços.

Com boas descrições e informações claras, destaque o diferencial do seu serviço ou produto e envolva o público na narrativa da sua marca – o storytelling. Além disso, ofereça benefícios extras, brindes e canais de comunicação assertivos. 

Prepare sua equipe

O atendimento ao cliente é fundamental para o sucesso do e-commerce e na Black Friday ele se torna ainda mais importante, pois o volume de vendas e atendimentos em 24 horas é muito maior do que em dias comuns.

Chat on-line, WhatsApp, telefone e e-mail são os canais de atendimento tradicionais e muitas vezes acabam congestionados para fornecer informações que poderiam ser passadas de outra maneira.

Investir em páginas de Perguntas Frequentes (FAQ) otimizadas e com conteúdo objetivo e de qualidade é uma das principais alternativas para descongestionar os canais de atendimento. Outra possibilidade é o uso de chatbots com inteligência artificial para realizarem a primeira parte do atendimento, redirecionando os usuários para FAQs, blog posts e, em último caso, para a central de atendimento.

Para garantir que toda essa estrutura se mantenha em funcionamento durante a Black Friday, é importante ter um site bem estruturado, conteúdos informativos e que tirem dúvidas, páginas de produto detalhadas, imagens descritivas e outros elementos. Evite levar o usuário, que já está cercado de opções, para links que não funcionam ou páginas com erro. Verifique, junto a uma equipe de SEO especializada, se tudo está de acordo. 

5 estratégias para a Black Friday 2022

Estratégias para a black friday: Mulher utilizando o computador e ao fundo estoque de mercadorias
Estratégia para Black Friday

O sucesso do e-commerce na Black Friday depende da estratégia construída e executada. O consumidor tornou-se digital e passou a explorar novas formas de pagamento, atendimento eficiente, benefícios exclusivos e uma estrutura omnichannel. Saber investir nesses caminhos pode ser o diferencial entre um resultado mediano e o resultado extraordinário.

1. Ofereça cashback

O cashback é uma excelente forma de influenciar na decisão de compra e proporcionar ainda mais desconto para o consumidor. Imagine que o produto desejado custa R$ 2 mil, e você está dando um desconto de 20% na Black Friday. Ele custará, no fim, R$ 1,8 mil. Se oferecer um cashback de 5%, o preço final do produto será R$ 1.710,00.

Numa situação de concorrência com outro e-commerce em que o preço e o desconto são iguais, o cashback pode ser o diferencial para conquistar o consumidor e realizar a venda.

“De acordo com pesquisa realizada pela All In em 2021, os clientes estão dispostos a se cadastrar nas lojas para receber ofertas, conteúdos de seu interesse e até alguns benefícios em troca, como o cashback, por exemplo. Além disso, na mesma pesquisa, foi percebido aumento significativo de cadastros nas lojas ao longo de todo o mês que antecedeu a Black Friday. Sugiro que as lojas estejam preparadas para fidelizar seus clientes pelo menos dois meses antes da data tão esperada pelo comércio”, afirma Eduardo Sparza, da Tenerity.

O uso de cashback, principalmente na Black Friday, é muito vantajoso para lojistas e consumidores e pode ser um grande diferencial competitivo para este ano, principalmente se tomarmos como base os dados da pesquisa Global Cashback Report 2020, nos quais os números mostram aumento 3,4 vezes na taxa de conversão e 46% no valor médio.

Entre as vantagens dessa estratégia para os lojistas, estão:

  • fidelização;
  • visibilidade;
  • diferencial competitivo;
  • maior ticket médio;
  • coleta de dados;

Já para o consumidor, as vantagens são:

  • monetização;
  •  transparência;
  •  flexibilidade;
  • pouca burocracia.

Investir em uma boa parceria para oferecer cashback pode ser o diferencial que seu e-commerce precisa para aumentar os lucros na Black Friday 2022.

2. Crie um programa de fidelidade

Os programas de fidelidade são uma outra estratégia bastante usada por e-commerces, já que ela pode oferecer benefícios aos clientes que passaram o ano comprando e acumulando pontos para trocar por produtos ou descontos.

Mesmo sendo um programa no qual os benefícios ao consumidor são proporcionados de acordo com a fidelidade dele, a Black Friday pode ser uma ótima oportunidade para atrair novos clientes para o programa de fidelidade.

Oferecer pontuação em dobro para as compras na Black Friday é um dos exemplos de estratégia. E a conversão para o programa pode ser muito benéfica para o lojista, já que ele passará a contar com dados mais detalhados sobre o consumidor, o que ajudará muito na construção de novas estratégias e desenvolvimento de promoções personalizadas.

Para os clientes, o programa de fidelidade é uma forma de recuperar parte do que foi gasto na loja virtual, seja na forma de desconto em novas compras ou trocando os pontos por produtos.

3. Melhore as opções de pagamento

A forma de pagamento é um dos fatores que influenciam na tomada de decisão do consumidor. Geralmente os e-commerces permitem o pagamento por boleto, cartão de crédito e transferência bancária.

Dentro desses meios de pagamento comuns, um dos pontos que mais afetam os checkouts é a possibilidade de pagamento (à vista ou parcelado) usando 2 cartões de crédito. Muitas vezes o cliente precisa comprar um produto de maior valor, mas não tem limite para passar em um único cartão. Sem essa possibilidade, ele pode acabar comprando um pouco mais caro em outra loja.

Para a Black Friday 2022, o PIX é mais uma forma de pagamento segura que pode ser disponibilizada para os consumidores. Entre seus benefícios estão a agilidade no processo de confirmação do pagamento e o fato de não incidirem taxas nem para quem paga nem para quem recebe.

Pode não parecer, mas a diversificação das formas de pagamento é uma opção de estratégia de vendas para a Black Friday, principalmente se conseguir redução nas taxas de cartão de crédito e oferecer juros zero no parcelamento.

4. Forneça frete grátis

O frete grátis é uma das estratégias que mais gera conversão no e-commerce, pois ele pode ser considerado como desconto no preço final a ser pago. Imagine que uma TV 60” custe R$ 4 mil reais na loja A e R$ 4,2 mil na loja B. Porém, a loja A tem um frete de R$ 250 reais, enquanto a loja B oferece frete grátis. Onde o consumidor faria a compra para obter o melhor custo-benefício?

Combinar a estratégia de frete grátis com o preço é essencial para potencializar as vendas e tornar as promoções mais atrativas. Para que isso seja possível, é necessário estruturar toda a cadeia logística e conseguir boas condições com as transportadoras.

Ao construir a estratégia de frete grátis, atente-se ao quanto isso vai custar, pois não adianta proporcionar o benefício se o custo afetar o lucro no final da Black Friday.

5. Seja omnichannel

Como afirma Kotler, “o marketing no mundo digital não se baseia apenas em mídias e canais digitais. Ainda existe um fosso digital que separa aqueles que têm acesso à internet dos que não têm, por isso o marketing exige uma abordagem ‘onicanal’, isto é, tanto on-line quanto off-line.”

A Black Friday é uma excelente oportunidade para trabalhar estratégias omnichannel, pois elas podem proporcionar um belo diferencial competitivo para o e-commerce. Muitas pessoas optam pela compra online para não terem de enfrentar filas e aglomerações em espaços menores.

Uma das principais estratégias omnichannel para a Black Friday é possibilitar a compra na loja virtual e a retirada na loja física. Isso ajuda o lojista na questão da logística e o consumidor na comodidade e até na redução do frete.

Todo o passo a passo e estratégias que você viu até aqui podem fazer parte de uma estratégia omnichannel maior, capaz de proporcionar diferencial competitivo e lucro para o e-commerce antes, durante e depois da Black Friday.

Pós-Black Friday: o que é e como aproveitar?

O pós-Black Friday traz consigo oportunidades para continuar vendendo, como a Black Weekend, a Cyber Monday e o Natal. Saber aproveitar essas oportunidades de forma estratégica é essencial para quem deseja seguir vendendo e faturando.

Não basta apenas seguir com promoções e ofertas, é preciso se diferenciar e se destacar da concorrência, dando atenção ao público e proporcionando uma experiência tão boa quanto na Black Friday.

Entre as ações que podem proporcionar bons resultados em vendas estão:

  • atenção ao cliente;
  • vantagens reais para a compra;
  • integração dos canais de venda;
  • senso de urgência;
  • extensão dos descontos e promoções.

De todas as ações que se pode fazer, uma lidera e tem potencial para fazer a diferença: fidelizar os clientes conquistados na Black Friday.

Oferecer ofertas e promoções exclusivas com base no perfil de cada usuário e na navegação realizada na loja virtual, disponibilizar canais de atendimento com resposta ágil e surpreender com benefícios exclusivos são algumas formas de encantar os clientes, não só da Black Friday, mas ao longo de todo o ano.

Além disso, se você possui canais de conteúdo sólidos, poderá manter contato durante todo o período e ir educando sua audiência para que ela consuma de acordo com os padrões desejados pela sua estratégia. Um exemplo são as newsletters, e-mail marketing, conteúdos de blog, entre outros. Nestes, você pode contar com uma equipe de conteúdo especializada em criar conteúdos exclusivos para datas e os temas relacionados ao seu produto ou serviço. 

Para os setores de tecnologia, eletrônicos e jogos, a Cyber Monday é uma das principais oportunidades pós-Black Friday para vender mais. Em 2022, ela acontecerá no dia 28 de novembro, segunda-feira, e tem grande potencial de resultados, principalmente por conta do campeonato mundial de futebol, em que muitas pessoas poderão ir às lojas para comprar TVs, celulares e outros produtos em promoção.

O Natal, que também é uma época muito boa para as vendas e que pode ter as estratégias impulsionadas a partir do que foi feito na Black Friday, explorando o público que foi alcançado, os novos clientes e as ofertas que deram certo.

Black Friday em ano de campeonato mundial de futebol

O  campeonato mundial de futebol, este ano, representa uma retomada nos grandes eventos no mundo. É grande a expectativa para torcer pela seleção verde e amarela e isso cria uma atmosfera de comemoração – o que deve ser aproveitado pelos empreendedores e lojistas como um momento favorável ao consumo. 

É fato que o comportamento do consumidor mudou e as tendências dos anos recentes vieram para ficar. A internet, essa grande rede de possibilidades, exige um comprometimento com qualidade e inovação. Por isso, aposte em caminhos seguros e deixe sua loja virtual preparada para o aumento de acessos e vendas. 

Invista em estratégias de SEO para Black Friday e tenha o melhor desse conjunto de práticas inovadoras que, quando combinadas a uma estratégia de conteúdo coerente e feita com base na pesquisa de persona, pode consolidar suas vendas. 

Se sua empresa precisa de orientação quanto às melhores práticas de produção de conteúdo e SEO para e-commerce, a Web Estratégica é uma consultoria especializada que pode te ajudar.

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Rafael Rez
Fundador da agência de SEO & Conteúdo Web Estratégica e co-Fundador da Nova Escola de Marketing. Autor do livro de marketing: “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, publicado no Brasil pela DVS Editora e em Portugal pela Editora Marcador. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013.
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