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Estratégias de SEO para e-commerce para dominar a Black Friday

Um aspecto que faz muita diferença na hora da decisão de compra é o frete grátis. Segundo estudo realizado pela empresa Moosend e divulgado em setembro de 2019, o custo do frete é a maior causa de abandono de carrinho no mundo, apontada por 60% dos consumidores.

Você já sabe que a Black Friday é um eventos mais aguardados do Brasil, e que as lojas virtuais ganham ainda mais a preferência dos consumidores a cada ano. Por isso, é fato: quem não começar a pensar agora em uma estratégia de SEO para e-commerce, não vai estar preparado para, possivelmente, o melhor dia de vendas do ano!

A Black Friday começou a ganhar popularidade no Brasil a partir de 2014, mas foi em 2017 que se tornou o evento mais representativo para as vendas online, em alguns setores, passando na frente até mesmo de datas comerciais tradicionais, como Natal, Dia dos Pais, Dia das Mães e Dia do Cliente.

É possível afirmar ainda que as vendas nesse período podem representar o volume de 4 ou 5 meses comuns.

E é exatamente para aproveitar essa oportunidade que você precisa concentrar-se em estratégias especiais – seja para um grande ou para um pequeno e-commerce -, que vão fazer com que sua loja tenha um excelente desempenho no dia da Black Friday.

Dados e expectativas para a Black Friday 2020

Em 2019, o e-commerce brasileiro faturou 3,2 bilhões de reais apenas na quinta e na sexta-feira da Black Friday, considerando que as lojas normalmente estendem as ofertas por 48 ou até 72 horas e, em alguns casos, as promoções acontecem a semana inteira.

Segundo dados da EBIT | Nielsen, que mede a performance do e-commerce brasileiro, o número no ano passado foi 23% maior do que no ano anterior.

Agora, para 2020, impulsionados pelos efeitos da pandemia, o esperado é que a Black Friday apresente um crescimento de 20 a 30% – ou seja, muito mais vendas do que no ano anterior.

Mas, para garantir que seu e-commerce acompanhe tal crescimento, é preciso colocar em prática algumas estratégias.

6 Estratégias de SEO para ter sucesso na Black Friday

1. Use palavras-chave específicas

O primeiro ponto que você precisa considerar para garantir sucesso nas vendas do período é escolher as palavras-chave mais importantes e corretas para a Black Friday.

Ao optar por uma palavra ampla, como “Black Friday 2020”, alguns fatores podem prejudicar o desempenho do seu e-commerce. O primeiro deles é a concorrência, pois o Google tende a priorizar páginas com reputação forte ou que já estejam estabelecidas, o que torna muito mais difícil o trabalho de aparecer em uma boa posição.

SEO para ecommerce na black friday - Resultados Black Friday 2020

No entanto, você pode ser capaz de rankear para palavras específicas do segmento, como “Black Friday sapatos”, “Black Friday eletrodomésticos”, “Black Friday Celular”, “Black Friday Tênis”, “Black Friday Frigideira”. E é aí que você deve focar esforços: onde a concorrência é menor e os clientes estão direcionados.

Aposte em colocar seu segmento ou produto junto com a palavra “Black Friday”, e isso vai fazer toda a diferença no momento em que os consumidores realizam a busca.

SEO para ecommerce na black friday - Resultados para Frigideira

Extra: dica para sua estratégia de negócios na Black Friday

Mas como oferecer frete grátis sem que isso se torne um problema para a sua empresa?

Escolha produtos de ticket mais alto, nos quais você consiga embutir o valor do transporte dentro da oferta de desconto.

Outra forma de fazer isso é oferecendo frete grátis acima de determinado valor. Assim, o consumidor tende a aumentar o volume de compras, compensando a porcentagem destinada ao valor do envio do produto.

Pense sempre que, se você não fizer, algum concorrente fará; e mesmo que o preço dele seja mais alto, apenas o fato de “não cobrar frete” já representa uma vantagem em relação à sua loja.

2. Responda potenciais dúvidas e inseguranças dos consumidores

Ainda que seja a grande oportunidade de vendas do ano, a Black Friday ainda é vista com insegurança por muitos consumidores, recebendo inclusive o apelido de “Black Fraude” em alguns casos.

Por esse motivo, é muito importante trabalhar com palavras-chave que garantam que seu e-commerce é de confiança, respondendo a possíveis dúvidas que os clientes tenham e fazendo-os sentir segurança em comprar de você.

Alguns exemplos de conteúdo que podem ser criados:

  • Garantia de entrega – algumas lojas vendem um volume muito grande de produtos, fazendo com que a logística não dê conta de atender tudo no prazo normal, e esse atraso na entrega gera ansiedade no consumidor. Por isso, deixe avisos no site de que essa situação pode ocorrer e que existe uma política que garante que a entrega será feita.
  • Tempo de garantia de devolução do produto – não é raro encontrar pessoas que fazem compras por impulso, apenas considerando a promoção e não a necessidade de adquirir um item. Portanto, também é importante informar sobre o tempo de devolução do produto, tanto oficial quanto com as especificações do seu e-commerce.

Lembrando que, no Brasil, por lei, o consumidor tem até 7 dias a partir da data de recebimento do produto para se arrepender da compra.

Aposte nesse tipo de conteúdo para suas páginas promocionais, landing pages e descritivos de produtos durante a oferta de Black Friday e aumente a confiança do cliente no seu site.

3. Invista na versão mobile do seu e-commerce

No estudo inédito “Como os brasileiros compram online”, uma parceria da Web Estratégica com a SEMrush, foi monitorado mais de 1,1 bilhão de visitas das 100 maiores lojas de e-commerce atuantes no país e identificado que 70% desse tráfego é feito via mobile.

Isso significa que o conceito de “Mobile First” não deveria mais existir, já que qualquer site, a partir de agora, vai precisar obrigatoriamente ter um versão para smartphones se quiser sobreviver.

Tendência de tráfego Mobile - SEO para ecommerce na black friday

Para o e-commerce, principalmente, esse é um ponto de virada. Os consumidores vão pesquisar cada vez mais pelo celular, cadastrar-se para receber notificações de promoção, fazer compras, calcular fretes, efetuar pagamentos, monitorar pedidos e tudo mais na palma da mão.

Incluindo essa tendência dentro das estratégias de SEO para e-commerce na Black Friday, além de garantir que seu site seja adaptado para smartphones, é importante conferir mais alguns pontos, como:

  • Testar todos os links internos e em diferentes modelos de celulares para garantir que estejam ativos, direcionando para as páginas corretas e com anchor text assertivos;
  • Conferir como a página de checkout e os e-mail marketing apresentam-se em diferentes tamanhos de tela – principalmente as imagens, que podem perder proporção e tirar a visibilidade do texto.

Esse são alguns erros considerados comuns, que você precisa testar com antecedência de, no mínimo, uma semana antes da Black Friday.

É claro que pode ser preciso fazer alguma mudança de última hora, mas a base já estará pronta e bastará apenas editar, otimizando seu tempo para concentrar-se na experiência que seus clientes terão no celular.

Tenha em mente que 7 a cada 10 clientes comprarão pelo smartphone. Portanto, a sua loja tem que oferecer uma experiência aprimorada para mobile.

4. Aqueça os clientes com conteúdo relevante

Um fato inusitado: cerca de um mês antes da Black Friday, as vendas tendem a cair, já que as pessoas começam a se segurar para aproveitar as ofertas do período.

Com a expectativa para a data, essa é uma ótima oportunidade para gerar um sentimento de antecipação – e alguns temas para criar conteúdo são:

  • Que tipos de produtos estarão em oferta;
  • Como será o atendimento durante a data – horário estendido, chat, como entrar em contato;
  • Quais as políticas de entrega, devolução e frete grátis;
  • Vantagens que serão oferecidas –  por exemplo, as primeiras compras receberão maiores descontos.

Uma busca rápida de palavras-chave vai mostrar a intenção dos clientes e quais suas principais dúvidas, por exemplo:

Intenção de buscas - SEO para ecommerce na black friday

Ao trabalhar esse tipo de conteúdo com antecedência, você é capaz de preparar sua carteira de clientes, inscritos e quem já fez compras no seu e-commerce para que, quando chegar a hora, eles já estejam prontos, dispostos a aproveitar suas ofertas.

5. Selecione os produtos certos para entrar em promoção

Faz parte de uma boa estratégia de e-commerce para Black Friday pensar em quais produtos seus clientes vão querer comprar nessa ocasião.

Outra boa oportunidade para este momento – e que depende de como o atendimento será feito – é a fidelização de clientes. Isso é importante porque, poucas semanas após a Black Friday, já iniciam-se as promoções de Natal e queimas de estoque. Portanto, mesmo que a pessoa não tenha finalizado uma compra agora, pode voltar para aproveitar outras datas.

Pronto para implementar essas estratégias de SEO para e-commerce?

Em 2020, o contexto da pandemia sem dúvidas vai impactar nos tipos de produtos que serão buscados, já que a expectativa é que sigamos em distanciamento social pelo menos até o fim do ano.

Um exemplo de produto que apresentou crescimento de vendas no e-commerce durante esse período foi a cadeira de escritório, já que muitas pessoas adotaram o home office de repente, sem ter os equipamentos corretos e ergonômicos.

Gráfico da tendência de buscas de cadeira de escritório - SEO para ecommerce na black friday

Nesse sentido, a dica é apostar na oferta destes produtos, considerando quais tiveram aumento no volume de buscas durante o período de pandemia.

Estude os concorrentes, use o Google Trends, o Keyword Planner, o SEMrush e demais ferramentas de monitoramento para entender o que as pessoas estão buscando, e crie essa vantagem para seu e-commerce.

6. Garanta um bom atendimento

Por fim, lembre-se sempre de garantir um bom atendimento. Uma resposta rápida vai fazer toda a diferença na sua estratégia de e-commerce, além de funcionários treinados e meios de comunicação eficientes (desde chat online, whatsapp até e-mail e telefone).

É importante também preparar o servidor do seu e-commerce para o aumento de acessos neste período, que podem ocorrer em média 10 vezes mais. Lembre-se de avisar seu time, fornecedores, agência, consultoria e equipe de software para garantir toda a infraestrutura que o evento pede.

Concentre o seu time em planejamento e deixe tudo pronto com antecedência de pelo menos 1 mês, para evitar passar perrengue no dia da Black Friday. Esperamos que seu e-commerce consiga vender muito!

Se você precisar de ajuda para criação de conteúdo, otimização do site, monitoramento de métricas e insights estratégicos, a Web Estratégica está aqui pronta para isso!

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