E-commerce: estratégias de SEO para Black Friday

https://www.youtube.com/watch?v=-aho8EG9QDg&feature=youtu.be

A data mais importante do e-commerce está chegando, e você deve estar se preparando, organizando seu estoque, definindo os descontos e desenhando as estratégias de marketing, não é mesmo? Portanto, você já sabe que agora é a hora pensar em estratégias de SEO para a Black Friday, para não ficar de fora do melhor dia de vendas do ano!

A Black Friday 2022 acontece no dia 25 de novembro – na última sexta-feira do mês, após as famosas comemorações do Dia de Ação de Graças, nos Estados Unidos. Já no Brasil, o evento supera o número de vendas em alguns setores, ultrapassando datas comerciais tradicionais, como Natal, Dia dos Pais, Dia das Mães e Dia do Cliente.

Além disso, é possível afirmar que as vendas nesse período podem representar o volume de 4 ou 5 meses comuns.

Mas 2022 não é um ano qualquer. Com a economia completamente reaberta, eleições e a Copa do Mundo no mesmo período da Black Friday, a previsão é que o evento seja ainda mais digital e movimentado.

Outro destaque importante a ser feito é que o Google faz atualizações em seu algoritmo, mudando um pouco as regras do jogo e fazendo necessário realizar algumas alterações no site para manter o e-commerce bem ranqueado nas pesquisas.

Para aproveitar essas oportunidades é preciso se concentrar em estratégias especiais – seja para um grande ou para um pequeno e-commerce. São essas estratégias que farão as empresas terem um excelente desempenho durante a Black Friday.

Continue lendo o artigo e descubra quais são as expectativas para a data neste ano. Saiba também quais são as melhores estratégias de SEO para a Black Friday 2022 e antecipe as mudanças no seu site.

Dados e expectativas para a Black Friday 2022

É impossível falar em marketing e não pensar em dados, é como dirigir com os olhos fechados.

De acordo com pesquisa da Neotrust, em 2021, o e-commerce brasileiro faturou 5,4 bilhões de reais durante a Black Friday, o que representou um crescimento de 5,8%, embora o volume de pedidos tenha diminuído 0,5% em relação a 2020.

Foram, ao todo, 7,6 milhões de compras em e-commerce durante a última quinta e sexta-feira de novembro de 2021, com um ticket médio em torno de R$711,38, 6,4% maior que em 2020.

Entre as categorias de produtos mais vendidos na Black Friday 2021 estão moda, beleza, telefonia, eletroportáteis e eletrodomésticos. Sendo telefonia, eletrodomésticos, eletrônicos, informática e móveis as que apresentaram melhor faturamento.

Para a Black Friday 2022 a expectativa é de números melhores, já que cerca de 47% dos consumidores acreditam que a vida financeira será melhor no segundo semestre deste ano.

SEO para Black Friday: Imagem com dados da influência da copa do mundo no comércio.
Fonte: Behup – Pesquisa Consumo 2° semestre 2022- IM Globo – Mai 22: 2000 pessoas.

Por ser ano de Copa do Mundo, há o impulsionamento natural das compras de roupas e acessórios relacionados a futebol, aparelhos de TV e compras em supermercados.

E como a Black Friday acontecerá no final da primeira semana de jogos, 72% das pessoas têm a pretensão de fazer compras nos dias de oferta.

Por conta da pandemia, o e-commerce ganhou muito destaque durante a Black Friday 2021, o que fortaleceu o omnichannel e consolidou os aplicativos como canais de compra. Só em 2021 as vendas por aplicativo durante a Black Friday cresceram 55% e a tendência é que esse crescimento e fortalecimento se repita em 2022.

SEO para Black Friday: Imagem com dados de categorias de maior intenção de busca.
Fonte: Behup – Pesquisa Consumo 2° semestre 2022- IM Globo – Mai 22: 2000 pessoas.

De acordo com pesquisa realizada pela Behup com 2 mil pessoas, as categorias que apresentam maior intenção de compra são roupas e acessórios, smartphones, eletrônicos, calçados e eletrodomésticos.

Mas com a rotina do brasileiro voltando ao normal após a pandemia, o que se pode realmente esperar para esta Black Friday?

Em um ano em que eventos importantes acontecerão, podemos esperar muita coisa, mas em se tratando de e-commerce, alguns pontos são mais previsíveis, como:

•            Retorno das compras presenciais;

•            Uso de live commerce;

•            Pagamentos invisíveis e PIX;

•            Campanhas de marketing;

•            Investimento em tráfego orgânico;

Estamos há poucos meses da Black Friday, e se você quiser aproveitar essa oportunidade de melhorar o faturamento do seu e-commerce é hora de começar a trabalhar em melhorias e estratégias de marketing e SEO.

Para isso, preparamos um guia de SEO para Black Friday com algumas estratégias capazes de te ajudar a melhorar os resultados e aproveitar todas as oportunidades que o tráfego orgânico tem para e-commerce.

8 Estratégias de SEO para Black Friday de sucesso

1. Use palavras-chave específicas

Diante da competitividade para a data, fazer a seleção das palavras-chaves é o recurso mais importante para se ter resultados na Black Friday.

Ao optar por uma palavra ampla, como “Black Friday 2022”, alguns fatores podem prejudicar o desempenho do seu e-commerce.

O primeiro deles é a concorrência, pois o Google tende a priorizar páginas com reputação forte ou que já estejam estabelecidas, o que torna muito mais difícil o trabalho de aparecer em uma boa posição.

No entanto, você pode ser capaz de rankear para palavras específicas do segmento, como “Black Friday sapatos”, “Black Friday eletrodomésticos”, “Black Friday Celular”, “Black Friday Tênis”, “Black Friday Frigideira”.

E é aí que você deve focar esforços: onde a concorrência é menor e os clientes estão direcionados.

Aposte em colocar seu segmento ou produto junto com a palavra “Black Friday”, e isso vai fazer toda a diferença no momento em que os consumidores realizam a busca. Te deixando mais próximo das primeiras posições.

2. Responda potenciais dúvidas e inseguranças dos consumidores

Ainda que seja a grande oportunidade de vendas do ano, a Black Friday ainda é vista com insegurança por muitos consumidores, recebendo inclusive o apelido de “Black Fraude” em alguns casos.

Por esse motivo, é importante responder a possíveis dúvidas que os clientes tenham e fazendo-os sentir segurança em comprar.

Alguns exemplos de conteúdo que podem ser criados:

  • Garantia de entrega: algumas lojas vendem um volume muito grande de produtos, fazendo com que a logística não dê conta de atender tudo no prazo normal, e esse atraso na entrega gera ansiedade no consumidor. Por isso, deixe avisos no site de que essa situação pode ocorrer e que existe uma política que garante que a entrega será feita.
  • Tempo de garantia de devolução do produto: não é raro encontrar pessoas que fazem compras por impulso, apenas considerando a promoção e não a necessidade de adquirir um item. Portanto, também é importante informar sobre o tempo de devolução do produto, tanto oficial quanto com as especificações do seu e-commerce.

Lembrando que, no Brasil, por lei, o consumidor tem até 7 dias a partir da data de recebimento do produto para se arrepender da compra.

Apostar nesse tipo de conteúdo para suas páginas de produtos promocionais, landing pages e descritivos durante a oferta de Black Friday torna ainda maior a confiança do cliente no seu site.

3. Invista na versão mobile 

No estudo inédito “Como os brasileiros compram online”, uma parceria da Web Estratégica com a SEMrush, foi monitorado mais de 1,1 bilhão de visitas das 100 maiores lojas de e-commerce atuantes no país e identificado que 70% desse tráfego é feito via mobile.

Isso significa que o conceito de “Mobile Friendly” não deveria mais existir, já que qualquer site, a partir de agora, vai precisar obrigatoriamente ter uma versão para smartphones se quiser sobreviver.

Para o e-commerce, principalmente, esse é um ponto de virada.

Os consumidores vão pesquisar cada vez mais pelo celular, cadastrar-se para receber notificações de promoção, fazer compras, calcular fretes, efetuar pagamentos, monitorar pedidos e tudo mais na palma da mão.

Incluindo essa tendência dentro das estratégias de SEO para e-commerce na Black Friday, além de garantir que seu site seja adaptado para smartphones, é importante conferir mais alguns pontos, como:

  • Testar todos os links internos e em diferentes modelos de celulares para garantir que estejam ativos, direcionando para as páginas corretas e com anchor text assertivos.
  • Conferir como a página de checkout e os e-mail marketing apresentam-se em diferentes tamanhos de tela – principalmente as imagens, que podem perder proporção e tirar a visibilidade do texto.

Esses são alguns erros considerados comuns, que você precisa testar com antecedência de, no mínimo, uma semana da Black Friday.

É claro que pode ser preciso fazer alguma mudança de última hora, mas a base já estará pronta e bastará apenas editar, otimizando seu tempo para concentrar-se na experiência que seus clientes terão no celular.

Tenha em mente que 7 a cada 10 clientes comprarão pelo smartphone. Portanto, invista em uma experiência aprimorada para mobile.

4. Aqueça os clientes com conteúdo relevante para a Black Friday

Um fato inusitado: cerca de um mês antes da Black Friday, as vendas tendem a cair, já que as pessoas começam a se segurar para aproveitar as ofertas do período.

Com a expectativa para a data, essa é uma ótima oportunidade para gerar um sentimento de antecipação – e alguns temas para criar conteúdo são:

  • Que tipos de produtos estarão em oferta
  • Como será o atendimento durante a data – horário estendido, chat, como entrar em contato
  • Quais as políticas de entrega, devolução e frete grátis
  • Vantagens que serão oferecidas – por exemplo, as primeiras compras receberão maiores descontos

Uma busca rápida de palavras-chave vai mostrar a intenção dos clientes e quais suas principais dúvidas, por exemplo:

Ao trabalhar esse tipo de conteúdo com antecedência, você é capaz de preparar sua carteira de clientes, inscritos e de quem já fez compras no seu e-commerce, para que, quando chegar a hora, eles já estejam prontos e dispostos a aproveitar suas ofertas.

5. Selecione os produtos certos para entrar em promoção

Faz parte de uma boa estratégia de e-commerce para Black Friday pensar em quais produtos seus clientes vão querer comprar nessa ocasião.

Outra boa oportunidade para este momento – e que depende de como o atendimento será feito – é a fidelização de clientes.

Isso é importante porque poucas semanas após a Black Friday, já iniciam-se as promoções de Natal e queimas de estoque.

Portanto, mesmo que a pessoa não tenha finalizado uma compra agora, ela pode voltar para aproveitar outras datas.

6. Tenha um e-mail de abandono de carrinho automatizado

Segundo estudo realizado pela empresa Moosend, o custo do frete representa cerca de 60% dos carrinhos abandonados.

Bom, nós temos uma boa notícia pra você: caso não seja possível oferecer frete grátis, uma ótima ideia para evitar perder noites de sono é configurar um e-mail de abandono de carrinho automatizado.

É uma estratégia de recuperação de vendas extremamente eficaz, que pode recuperar cerca de 20% da receita perdida.

Nem todos os seus e-mails e redes sociais da Black Friday precisam estar forçando uma compra. Às vezes, uma mensagem descontraída e alegre é mais memorável.

7. Core Web Vitals

O mecanismo de busca do Google é o primeiro lugar onde as pessoas fazem suas primeiras pesquisas. A otimização da experiência da página é a chave para o sucesso de qualquer site a longo prazo.

https://www.youtube.com/embed/2lyiDyyCueo

Em maio de 2021 houve uma grande atualização no algoritmo do Google. Agora ele penaliza páginas da web que proporcionam uma experiência ruim ao usuário quanto às métricas  do Core Web Vitals.

Embora isso esteja definido para evoluir com o tempo, o Core Web Vitals mede atualmente a experiência da página usando três seguintes métricas:

  • Largest Contentful Paint (LCP): mede o desempenho e a velocidade de carregamento. É considerado bom se a LCP atingir 2,5 segundos para carregar a página.
  • First Input Delay (FID): mede o tempo de interação do usuário. Um FID ideal é de menos de 100 milissegundos.
  • Cumulative Layout Shift (CLS): mede a estabilidade visual. Para fornecer uma boa experiência ao usuário, as páginas devem manter um CLS inferior a 0,1.

A atualização dessa nova experiência na página teve seu lançamento para todos os usuários no mundo, tendo sido concluída no final de agosto de 2021.

Outras métricas importantes:

O Core Web Vitals se junta a outros fatores de rankeamento que o algoritmo já considerava, como:

  • Compatibilidade com dispositivos móveis
  •  Navegação segura
  • Uso do protocolo HTTPS
  • Janelas inadequadas “pop-ups”

Todos esses sinais se juntam para avaliar a experiência da página, que, por sua vez, é combinada com outras centenas de fatores de rankeamento que o Google usa na classificação dos resultados da busca.

8. Garanta um bom atendimento

Uma resposta rápida vai fazer toda a diferença na sua estratégia de e-commerce, além de funcionários treinados e meios de comunicação eficientes, como chat on-line, whatsapp até e-mail e telefone.

Mais uma vez, é importante preparar o servidor do seu e-commerce para o aumento de acessos neste período, que podem ocorrer em média 10 vezes mais.

Lembre-se de avisar seu time, seus fornecedores, sua agência, consultoria em SEO e equipe de software para garantir toda a infraestrutura que o evento pede.

Concentre o seu time em planejamento e deixe tudo pronto com antecedência de pelo menos 1 mês, para evitar problemas no dia da Black Friday. 

9. Analise os resultados

Analisar os resultados é a forma mais eficiente de aprender mais sobre o comportamento do público e identificar melhorias potenciais e erros que prejudicaram os resultados.

Para que essa análise seja feita de forma consistente e efetiva é preciso definir quais são os indicadores de desempenho para o e-commerce e com base neles construir os relatórios que serão usados para a tomada de decisão.

As informações desses relatórios combinadas com as tendências e previsões para a Black Friday 2022 permitirão à equipe de marketing desenvolver estratégias alinhadas com o perfil do consumidor e dos objetivos da marca e à equipe de vendas definir quais produtos ganharão mais destaque durante as 24 horas de ofertas.

Quanto mais você analisa os dados, mais você aprende sobre o seu negócio e sobre o comportamento do consumidor diante dos produtos e da experiência que é oferecida a ele.

A Black Friday já começou, mas alguns e-commerces ainda não perceberam

Para o público, a Black Friday 2022 acontecerá no dia 25 de novembro, mas para os e-commerces ela já começou desde o dia 27 de novembro de 2021, quanto a última Black Friday terminou.

Com os números e as informações sobre a performance do seu e-commerce no ano passado você já deveria estar trabalhando nas estratégias e melhorias estruturais da loja e dos processos, buscando fornecedores para proporcionar boas ofertas e um serviço de logística capaz de entregar com agilidade e ao menor custo possível.

Sem contar que o público não parou de procurar por produtos na internet, então as páginas continuam visíveis e precisam aparecer nas primeiras páginas de busca, o que só é possível com uma boa estratégia de SEO sendo executada. Mas isso precisa de tempo.

Então aproveite que ainda há tempo suficiente e comece já a trabalhar nas otimizações de SEO para o seu e-commerce. Saia na frente da concorrência e chegue à primeira página do Google antes da Black Friday.

Se tudo isso parecer muito complicado para o seu time fazer sozinho, nós podemos ajudá-lo através da nossa consultoria de SEO para e-commerce. Além de trabalharmos toda a parte estratégica, podemos atuar no marketing de conteúdo, otimização do site, monitoramento de métricas e insights estratégicos, para que você tenha uma Black Friday 2022 de muito sucesso.

Rafael Rez
Fundador da agência de SEO & Conteúdo Web Estratégica e co-Fundador da Nova Escola de Marketing. Autor do livro de marketing: “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, publicado no Brasil pela DVS Editora e em Portugal pela Editora Marcador. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013.
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