O cenário digital e previsão para SEO em 2022

18/10/2021

Todo negócio na internet precisa de SEO e ter um site hoje em dia é indispensável.

O meio digital vem crescendo e alcançando cada vez mais pessoas, e para que você ganhe seu espaço e faça seu negócio crescer, é necessário que entenda além do marketing digital e comece a trabalhar também com o cenário de SEO.

É importante buscar continuamente formas de otimização para ter resultados melhores e garantir seu lugar no mercado. Pensando nisso, uma das possibilidades mais atrativas e rentáveis é utilizar as estratégias de SEO e assim, garantir que seu negócio ou conteúdo fique em evidência e apareça para o seu público.

Mas, afinal o que é SEO?

Uma pergunta ainda muito frequente é o que é SEO e para que isso serve. SEO é a sigla utilizada para (Search Engine Optimization), trata-se de um conjunto de técnicas e práticas que são utilizadas em um site, com o objetivo de aperfeiçoá-lo para os mecanismos de busca na internet. Ou seja, investir em SEO para o seu site é aplicar as melhores técnicas para que ele seja encontrado pelas pessoas que pesquisarem sobre o seu produto, serviço ou área de especialização.

O uso das estratégias de SEO é um dos meios mais importantes para conquistar bons resultados na internet. Se pararmos para pensar, o Google é a plataforma mais acessada pelas pessoas quando estão interessadas em comprar, ou mesmo pesquisar algo, seja uma bolsa, um eletrodoméstico, um livro – o que quer que seja, o primeiro lugar em que vamos buscar é o Google.

Por isso, se você quer aparecer para essas pessoas, você precisa estar bem posicionado na primeira página do Google. Para se destacar, é importante realizar a otimização em SEO de forma correta.

Como ter resultados com o SEO

Em meio a milhares de sites que surgem todos os dias na internet, saber se destacar nessa multidão é imprescindível para o seu site. Por isso, o SEO pode ser a peça que faltava para ser utilizado no seu site e fazê-lo aparecer para o máximo de pessoas.

Aplicando uma estratégia de SEO de maneira correta, você irá fazer com que seu site possa ser encontrado pelo seu público. O SEO é o tráfego orgânico, ou seja, é mais barato do que os outros meios, vai garantir um tráfego de qualidade, trazendo visitantes qualificados, garantindo autoridade, confiança e credibilidade para o seu negócio e não tem barreiras para esse alcance.

Você está esperando o que para começar hoje mesmo a implementar as otimizações em SEO no seu site?

O Cenário de SEO no digital

SEO no mundo

Com o avanço do mercado digital, um caminho amplo de oportunidades de crescimento e de fazer negócio foi surgindo. 

Vamos falar um pouco sobre o contexto do cenário de SEO no mundo digital, já que é importante saber o que está acontecendo no nosso mercado, com base na maior quantidade de dados possível. 

Algumas informações vão se referir à América Latina, em um contexto global, para entendermos melhor para onde o mundo está caminhando em relação ao cenário de SEO, mas vamos focar nos dados relativos ao mercado brasileiro mais especificamente.

Nesse momento, o importante é entendermos que, geralmente, o mercado brasileiro possui uma defasagem de 1 a 2 anos em relação ao mercado norte americano (estadunidense), que é considerado o mercado mais avançado do mundo em várias tecnologias e em várias práticas de marketing.

Nós também temos uma defasagem de 1 ano a 1 ano e meio em relação ao Mercado Chinês, que também possui um grau de inovação muito alto, principalmente na parte de aplicativos, de jogos, de uso do mobile e do smartphone. Em contrapartida, nós estamos muito à frente em relação à maior parte dos mercados europeus. 

SEO no Brasil

O Brasil é um país que tem um grau de inovação digital bastante alto, e tem um grau mais importante ainda de maturidade e de entendimento das estratégias digitais, nos colocando entre as dez maiores economias do mundo por conta de nosso volume de população e da diversidade de classes socioeconômicas.

De um lado temos uma parcela de pessoas com alto poder aquisitivo e, do outro, temos outras dezenas de pessoas com poder aquisitivo muito baixo, com graus de comportamento diferentes.

Apesar das diferenças, as técnicas SEO são capazes de alcançar todas classes socioeconômicas, de A a D. É esperado ter um alcance menor na classe E porque justamente é quem tem menos acesso à tecnologia, à banda larga e ao meio digital como um todo. Já ao olhar para as classes A, B e C é perceptível uma penetração de mais de 90% em relação à internet, além de ser possível notar um comportamento digital, com o hábito de uso de tecnologia já bem difundido.

Ao analisar o gráfico abaixo é possível notar a diferença de investimento entre o digital e o tradicional em termos de anúncios.

Fonte: gráfico eMarketer – Comparativo entre investimento marketing tradicional x digital em anúncios.

Nota-se uma proporção cada vez maior do digital em relação ao tradicional. A partir de 2018 o investimento digital ultrapassou o tradicional e agora está escalando cada vez mais. Importante destacar que o investimento em mídia tradicional ainda acontece, mantido na maior parte das empresas por conta de estratégias como criação da marca/ branding, relacionamento com os consumidores, para gerar desejo e para gerar reconhecimento, por exemplo.

É natural que conforme a competição aumenta, com mais anunciantes, mais sites, mais e-commerces, mais gente no online, haja mais competição pelos mesmos espaços, resultando em uma saturação dos espaços de mídia. 

Como exemplo, é possível analisar o caso do Facebook, que hoje conta com mais anunciantes do que tem de inventário, ou seja, tem mais gente querendo anunciar lá dentro do que espaço para exibir os anúncios de todas as pessoas, e esse efeito causa inflação no custo de mídia.

No Google o cenário é o mesmo: existem mais anunciantes do que espaço para exibir anúncios, então o custo por anúncio está crescendo ano após ano e isso vai espremendo o retorno sobre o investimento, conforme o custo de mídia sobe, o ROI vai ficando cada vez mais defasado, e menos distante em termos de curva no gráfico.

SEO como resultado

Por esse motivo, investir na estratégia de produção de conteúdo e otimização em SEO, são tarefas fundamentais para ultrapassar a projeção desse cenário, atrair a audiência qualificada para o seu negócio e aumentar as chances de transformá-los em vendas. 

Para entender um pouco mais sobre o tema, analisar os pontos fracos e fortes de sua estratégia SEO, participe da Imersão em SEO & Produção de Conteúdo. Conjunto de 12 aulas, desenvolvidas especialmente para gestores, gerentes e diretores envolvidos nas estratégias de marketing das empresas.

 

Rafael Rez
Fundador da agência de SEO & Conteúdo Web Estratégica e co-Fundador da Nova Escola de Marketing. Autor do livro de marketing: “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, publicado no Brasil pela DVS Editora e em Portugal pela Editora Marcador. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013.
Receba dicas de SEO e Conteúdo