Como implementar SEO no time de Growth

SEO é o melhor amigo do Growth. No artigo de hoje, vamos explicar porque a Web Estratégica enxerga essa relação tão próxima e como as duas equipes possuem objetivos em comum. Confira!

Os times de marketing digital têm se aproximado cada vez mais das estratégias de Growth, que nasceram como um micro nicho, cresceram muito dentro do ambiente de startups, de empresas de tecnologia. E hoje, Growth Marketing, está cada vez mais presente em outras áreas, não só no segmento de SaaS. 

E, um dos principais canais de crescimento e com menor custo de aquisição é justamente o SEO e o tráfego orgânico. Por conta disso, resolvemos gravar um vídeo completo para falar como as duas áreas podem trabalhar em conjunto e atingir resultados ainda melhores. Seja dentro do time de marketing, lateralmente, interno ou terceirizado, o importante é ter a mentalidade de crescimento em conjunto.

https://www.youtube.com/embed/LqEgS0Z6_pI

Muitas coisas que vimos atualmente no mercado de Growth, sempre discutimos no mercado de SEO, só que hoje é aplicável a demais áreas.

  1. Objetivo bem definido

E quais os experimentos serão feitos para obter aprendizados e escalar esses resultados.

Então explorar métricas relevantes de SEO, como tempo de permanência, CTR e Dual Time (tempo de permanência entre o usuário clicar no resultado, chegar no site e retornar para o Google, se a volta acontece, temos a métrica Dual Time. Do ponto de vista do site, isso é a Taxa de Rejeição, do ponto de vista do Google, isso é Dual Time.

No caso dos sites, taxa de rejeição não é muito boa, as pessoas olham e voltam para o Google. Afinal, todo gosta de reduzir taxa de rejeição. Então, todo experimento que leva a redução da taxa de rejeição, é bem-vindo, gera resultados para SEO e resultado no crescimento do negócio.

  1. Medir canais de audiência e quais iniciativas orgânicas estão trazendo mais resultados

Vamos tomar como exemplo a otimização de 10 páginas de descrição de produtos (PDPs) e aí vamos escrever 10 conteúdos para o blog ou Hub de Conteúdo da marca. Após feito, vamos avaliar qual das ações trouxe maior retorno financeiro para a empresa, se otimizar 10 PDPs ou criar 10 novos posts para o blog da marca. 

Com base nisso, teremos uma métrica, um experimento financeiro para avaliar qual das duas ações trouxeram mais lucro para o e-commerce. É lógico que não adianta fazer isso de forma aleatória. você tem que escolher produtos que estejam bem ranqueados e que tem potencial de aumentar a conversão de forma visível e mensurável. ao mesmo tempo você tem que escrever 10 posts para o blog que tenham potencial de ranquear e trazer a audiência orgânica. Não adianta medir isso em um mês. Precisa ser ao longo do tempo, para obter parâmetro do que se está acompanhando. 

  1. Tempo de permanência no e-commerce

Podemos medir o tempo de permanência no e-commerce. Se a gente desenvolver mais conteúdo na página de produto ou na página de categoria vai aumentar o tempo de permanência e se aumentar o tempo de permanência vai aumentar a taxa de conversão. Outra possibilidade com mais conteúdo é conquistar uma posição mais privilegiada no Google.

Quando os objetivos da área de SEO e de Growth estão alinhados, a gente consegue criar experimentos e mensurações específicas que vão trazer aprendizados específicos, que depois podem ser escalados.

Desenvolver um banco de ideias ou experimentos

A partir disso, manter um fluxo de implantação de experimentos e ideias a ponto de ter vários testes simultâneos rodando e vários aprendizados simultâneos, acontecendo. Assim você gera vários insights que são úteis para o negócio e que podem ser escalados, por exemplo, se você tem 80 categorias e você faz um teste isolado em 10 categorias e esse teste vence, você pode aplicar ele nas outras 70 e você tem um ganho de escala bem representativo. Se você tem 10.000 SKUs em seu site, você faz um teste isolado em 20 ou 50 SKUs e tem um teste que vence, você pode escalar isso para os outros SKUs e ter um resultado escalável.

Se você precisar de ajuda com SEO no time de Growth, somos especializados em implementar o funil de vendas,  otimizar as conversões no e-commerce, implementar SEO de alta performance e criar conteúdo que ajuda a converter, solicita a cotação dos nossos consultores. Entre em contato!

Rafael Rez
Fundador da agência de SEO & Conteúdo Web Estratégica e co-Fundador da Nova Escola de Marketing. Autor do livro de marketing: “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, publicado no Brasil pela DVS Editora e em Portugal pela Editora Marcador. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013.
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