Datas comerciais importantes para o varejo e e-commerce em 2022

Você procura pelas principais datas comemorativas para o varejo e e-commerce em 2022? Ser assertivo no timing de campanhas de marketing é um dos principais fatores que colaboram com as vendas e sucesso do e-commerce.  O conteúdo é o principal atrativo, associado a bons produtos e serviços, para promover mais acessos e consequentemente, aumentar as chances de vender para mais clientes.

Por esse motivo, separamos 15 datas comemorativas fundamentais para atingir bons resultados para o e-commerce em 2022.

-> 01. Janeiro – Dia do Leitor – 07 de janeiro
Data oportuna para e-commerces que vendem livros, coleções, HQ e itens de papelaria. Invista em programas de rankeamento e cuponagem para os clientes com o maior ranking de leitura nos últimos meses.

-> 2. Janeiro – Dia da Saudade – 30 de janeiro
Ótima oportunidade para resgatar campanhas que marcaram seu e-commerce. Relembre os produtos dentro de uma abordagem nostálgica. Grande apelo para o segmento de viagens, serviços e ações que foram pausadas durante o período de pandemia.

-> 3.  Fevereiro – Valentine’s Day – 14 de fevereiro
Duas datas que trazem a temática comemorativa. Explore o Valentine’s como oportunidade para produtos presenteáveis e experiências que possam ser compartilhadas entre o casal.

 

-> 4. Fevereiro – Carnaval – 28 de fevereiro
No Carnaval, ofereça combos promocionais, pacotes de viagens e ações temáticas. Traga as informações relevantes para o usuário identificar que essa opção é a melhor escolha para retomar as comemorações. Dados sobre localização, roteiros, guias locais e indicações de hospedagens, são sempre uma ótima forma de atrair novos leads.

-> 5. Março – Dia Internacional da Mulher – 8 de março
Data indispensável para o e-commerce que atende o público feminino. Destaque as histórias de mulheres que já fazem parte do dia a dia da marca.

-> 6.  MarçoDia do Consumidor – 15 de março
Hora de fortalecer sua comunidade. Invista em ações de fidelização com a sua marca. Reforce os benefícios e ofereça oportunidades exclusivas. Lembre-se de antecipar as ações para sair na frente da concorrência.

-> 7.  Abril – Páscoa – 17 de abril
Além do chocolate! Traga a temática da data para o conteúdo explorando características e benefícios comestíveis ou que lembrem os aspectos . Uma outra perspectiva de abordagem é destacar a união, compartilhamento de momentos e construção de memórias.

-> 8. Abril – Dia Mundial do Livro – 23 de abril
Dia Mundial do Livro traz a possibilidade de investir em storytelling como ponto principal das ações para o período. Construa essa narrativa com base no posicionamento da marca.

-> 9. Maio – Dia do Trabalho – 1º de maio
Oportunidade para promover os colaboradores e senso de cultura interna do e-commerce. Reforce isso na comunicação e traga o dia a dia da empresa. Oportunidade para explorar a logística de entrega do produto ainda no Dia do Trabalho ou oferecer experiências relaxantes para a data.

-> 10. Maio – Dia das Mães – 08 de maio
Já no Dia das Mães, sugerimos ações e conteúdos com mães reais, que representam a persona do seu e-commerce e principalmente o viés emocional. A data possui grande aderência para diversos segmentos.

-> 11. Maio – Dia do Orgulho Nerd- 25 de maio
Muito além das lojas de tecnologia! Grande oportunidade para o segmento têxtil trabalhar com campanhas de produtos que seguem a temática geek.

-> 12. Junho – Dia dos Namorados – 12 de junho
Crie landing pages especiais temáticas com a abordagem romântica. Utilize a data para inserir opções de pop-ups. Oportunidade também para incentivar a indicação de casais ou compartilhamento de experiências entre duas pessoas.

-> 13. Julho – Dia dos Avós – 26 de julho
Ofereça ações que possam ser utilizadas entre netos e avós. Kits presenteáveis, produtos colecionáveis e lembranças inesquecíveis podem ser utilizadas como oportunidade para essa data.

-> 14. Julho – Dia do Amigo – 30 de julho
Invista no destaque de programas de indicação e recompensas pela recomendação do serviço ou produto. Explore os benefícios e diferenciais da marca.

-> 15. Agosto – Dia dos Pais – 14 de agosto
Invista em imagens de consumidores reais que contemplem o perfil do seu cliente ideal.  Analise os dados obtidos nos últimos meses para oferecer os melhores itens de desejo que tenham relação com a data.

-> 16. Setembro – Dia da Cachaça – 13 de setembro
Mercados que atuam com a comercialização de doces, bebidas e alimentos, não podem deixar de aproveitar a data como oportunidade para oferecer produtos que possam ser combinados com a bebida. Lembrando que a ação é direcionada para pessoas acima de 18 anos.

-> 17. Setembro – Dia do Cliente – 15 de setembro
E-commerces de todos os segmentos podem promover benefícios para o período. Aproveite para reforçar os clientes com mais tempo de casa. Cashback, programas de indicação e promoções personalizadas via e-mail marketing, são ótimas ferramentas para garantir bons resultados.

-> 18. Outubro –  Dia dos Animais – 04 de outubro
Data imperdível para o mercado pet. Relembre as possibilidades de produtos que são ideais para diversos animais. Fuja do óbvio! Destaque os traços emocionais e histórias entre tutores e seus pets.

-> 19. Outubro – Dia das Crianças – 12 de outubro
Combine a data com coleções temáticas. Grande oportunidade para e-commerces que comercializam produtos para mães e filhos como brinquedos, roupa infantil, recreação, livros, atividades para crianças e parques. Aproveite a abordagem de tempo limitado. 

-> 20. Outubro – Halloween – 31 de outubro
Fantasias, itens de decoração, doces decorativos para a época, roupas que podem ser utilizadas antes e depois do período. O timing da campanha é fundamental para promover bons resultados durante o Halloween.

 

-> 21. Novembro – Black Friday – 26 de novembro
A data do varejo mais aguardada pelos consumidores. Para potencializar os ganhos do seu e-commerce, desenhamos a estratégia completa para atingir os objetivos corretos para a data. É importante estruturar as etapas no período pré Black Friday, para garantir os resultados pós BF. Para acessar a estratégia validada pelos maiores e-commerces, confira aqui.

-> 22. Novembro – Cyber Monday –
Atenção para a data que traz a oportunidade de liquidar os produtos que não foram pagos via boleto bancário durante a Black Friday. A Cyber Monday é vantajosa para os mais diversos segmentos. Também explicamos aqui como aplicá-la na prática para o seu e-commerce.

-> 23. Dezembro – Natal – 25 de dezembro
Tradicional data mundial do varejo. Oportunidade para a família inteira! Aplique as estratégias segmentadas de acordo com os dados que foram coletados durante a Black Friday. Para maximizar os resultados do Natal, aplique os aprendizados obtidos nas demais datas do ano. Importante garantir a mesma comunicação para os pontos físicos de contato. Não se esqueça de uma bela decoração natalina para marcar os consumidores desse período do ano.

-> 24. Dezembro – Ano Novo / Réveillon – 31 de dezembro
Aproveite para oferecer as melhores ações realizadas no ano e fechar o ano com chave de ouro. Período para aproximar os consumidores das lojas físicas, com decoração temática e acolhedora.

Rafael Rez
Fundador da agência de SEO & Conteúdo Web Estratégica e co-Fundador da Nova Escola de Marketing. Autor do livro de marketing: “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, publicado no Brasil pela DVS Editora e em Portugal pela Editora Marcador. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013.
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