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O Marketing além de Growth

Definir o que é Growth Marketing é o primeiro passo, claro que é preciso muito mais do que uma definição para executar.

O Growth marketing sempre foi um componente-chave, e à medida que as equipes avançam para uma maior especialização, definir Growth marketing tornou-se mais importante do que nunca.

As empresas sabem que a função é fundamental para o sucesso, mas não conseguem encontrar uma maneira clara de definir o escopo da função, especialmente em relação a outros domínios de crescimento e marketing.


Como o marketing de crescimento difere de outras funções de crescimento e domínios de marketing?

? O marketing de crescimento usa gatilhos, canais, mensagens e personalização para trazer clientes novos e existentes ao produto para experimentar seu valor. ?


Listei 3 habilidades fundamentais de um profissional de growth marketing:

  • Forte compreensão dos canais de aquisição, incluindo onde, como e porque aparecer. É importante definir: 
    • Quem (público),
    • O quê (criativo, mensagens), 
    • Onde (canais), 
    • Como (chamada à ação, destino dentro do produto); e 
    • Por quê (métricas vinculadas ao crescimento).

      Isso envolve entender como as decisões tomadas nos canais fluem para a economia do produto, os retornos e o impacto da mídia com grande nível de detalhe. Parte importante desse entendimento é descobrir sua Buyer Persona.
  • Visão estratégica que se vincula aos resultados de negócios – É importante estar sempre atento aos indicadores de negócios, receita, crescimento de usuários e ROI/ROAS, CAC, LTV, Churn e etc.

    Os profissionais de Growth devem desenvolver uma estratégia para impulsionar as métricas de forma que o crescimento seja sustentável e escalável para trazer novos clientes/usuários.
  • Orientação a dados: “All is Data”, temos nas mãos uma série de indicadores de canais de mídia, negócio e de ciclo de vida do usuário, precisamos usar esses dados a nosso favor.

    Os dados orientam as melhorias na jornada de aquisição como, quando e por onde devemos seguir para ter melhores resultados.

Trouxe um Framework da Reforge para falar sobre os 3 principais domínios de marketing: 

O que é Brand Marketing?

Ele atrai clientes em potencial que podem estar menos familiarizados com seu produto/serviço, contando uma história clara sobre a empresa, identidade visual e posicionamento narrativo que os clientes podem se relacionar, desejar ou aspirar.

O brand marketing é fundamental para trabalhar o posicionamento da empresa, fortalecer a imagem, aumentar o reconhecimento e gerar demanda para as etapas de meio e fundo de funil.

O que é Marketing de Produto?

Nessa visão da Reforge, ele compartilha o que sua organização está fazendo para cumprir a promessa da marca.

Um excelente marketing de produto ajuda os clientes a entender o valor por trás de cada produto, como ele se diferencia dos concorrentes e qual os benefícios ele entrega aos usuários e como tornar os recursos acessíveis e compreensíveis.

O que é Growth Marketing?

É como você alcança clientes os ativa e retém na base. O Growth usa gatilhos, diversos canais, mensagens e personalização para atrair e levar novos usuários para experimentar, levar a aquisição e trabalhar também para retê-los.

Esse trabalho envolve loops de aquisição: mídia paga, SEO, conteúdo gerado pelo usuário, indicações, parcerias, blog e etc…Os loops de retenção também são importantes, por exemplo: régua de comunicação por email com conteúdos personalizados que ajudem os clientes a perceber o valor do produto, aprender mais sobre as funcionalidades, sobre uma nova feature ou tirar dúvidas.  

Uma estratégia de marketing é a integração de Brand, Produto e Growth trabalhando em como uma engrenagem, dessa forma é possível ter uma estratégia de canais bem desenvolvida, pensando em toda a jornada do usuário desde a geração de demanda até a retenção.

Existem uma série de frameworks de trabalho que podemos utilizar para montar uma estratégia de Marketing integrada que seja escalável para seu negócio, para isso é importante definir objetivos claros e quais são os primeiros passos para implementar. 

Lucas Torres
Líder de Growth Marketing, especializado em criação e implementação de estratégias integradas e escaláveis de canais.

Link da Newsletter semanal – Growth Factors

Rafael Rez
Fundador da agência de SEO & Conteúdo Web Estratégica e co-Fundador da Nova Escola de Marketing. Autor do livro de marketing: “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, publicado no Brasil pela DVS Editora e em Portugal pela Editora Marcador. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013.
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