solicite uma proposta
Blog

O Marketing além de Growth

Definir o que é Growth Marketing é o primeiro passo, claro que é preciso muito mais do que uma definição para executar.

O Growth marketing sempre foi um componente-chave, e à medida que as equipes avançam para uma maior especialização, definir Growth marketing tornou-se mais importante do que nunca.

As empresas sabem que a função é fundamental para o sucesso, mas não conseguem encontrar uma maneira clara de definir o escopo da função, especialmente em relação a outros domínios de crescimento e marketing.


Como o marketing de crescimento difere de outras funções de crescimento e domínios de marketing?

💡 O marketing de crescimento usa gatilhos, canais, mensagens e personalização para trazer clientes novos e existentes ao produto para experimentar seu valor. 💡


Listei 3 habilidades fundamentais de um profissional de growth marketing:

  • Forte compreensão dos canais de aquisição, incluindo onde, como e porque aparecer. É importante definir: 
    • Quem (público),
    • O quê (criativo, mensagens), 
    • Onde (canais), 
    • Como (chamada à ação, destino dentro do produto); e 
    • Por quê (métricas vinculadas ao crescimento).

      Isso envolve entender como as decisões tomadas nos canais fluem para a economia do produto, os retornos e o impacto da mídia com grande nível de detalhe. Parte importante desse entendimento é descobrir sua Buyer Persona.
  • Visão estratégica que se vincula aos resultados de negócios – É importante estar sempre atento aos indicadores de negócios, receita, crescimento de usuários e ROI/ROAS, CAC, LTV, Churn e etc.

    Os profissionais de Growth devem desenvolver uma estratégia para impulsionar as métricas de forma que o crescimento seja sustentável e escalável para trazer novos clientes/usuários.
  • Orientação a dados: “All is Data”, temos nas mãos uma série de indicadores de canais de mídia, negócio e de ciclo de vida do usuário, precisamos usar esses dados a nosso favor.

    Os dados orientam as melhorias na jornada de aquisição como, quando e por onde devemos seguir para ter melhores resultados.

Trouxe um Framework da Reforge para falar sobre os 3 principais domínios de marketing: 

O que é Brand Marketing?

Ele atrai clientes em potencial que podem estar menos familiarizados com seu produto/serviço, contando uma história clara sobre a empresa, identidade visual e posicionamento narrativo que os clientes podem se relacionar, desejar ou aspirar.

O brand marketing é fundamental para trabalhar o posicionamento da empresa, fortalecer a imagem, aumentar o reconhecimento e gerar demanda para as etapas de meio e fundo de funil.

O que é Marketing de Produto?

Nessa visão da Reforge, ele compartilha o que sua organização está fazendo para cumprir a promessa da marca.

Um excelente marketing de produto ajuda os clientes a entender o valor por trás de cada produto, como ele se diferencia dos concorrentes e qual os benefícios ele entrega aos usuários e como tornar os recursos acessíveis e compreensíveis.

O que é Growth Marketing?

É como você alcança clientes os ativa e retém na base. O Growth usa gatilhos, diversos canais, mensagens e personalização para atrair e levar novos usuários para experimentar, levar a aquisição e trabalhar também para retê-los.

Esse trabalho envolve loops de aquisição: mídia paga, SEO, conteúdo gerado pelo usuário, indicações, parcerias, blog e etc…Os loops de retenção também são importantes, por exemplo: régua de comunicação por email com conteúdos personalizados que ajudem os clientes a perceber o valor do produto, aprender mais sobre as funcionalidades, sobre uma nova feature ou tirar dúvidas.  

Uma estratégia de marketing é a integração de Brand, Produto e Growth trabalhando em como uma engrenagem, dessa forma é possível ter uma estratégia de canais bem desenvolvida, pensando em toda a jornada do usuário desde a geração de demanda até a retenção.

Existem uma série de frameworks de trabalho que podemos utilizar para montar uma estratégia de Marketing integrada que seja escalável para seu negócio, para isso é importante definir objetivos claros e quais são os primeiros passos para implementar. 

Lucas Torres
Líder de Growth Marketing, especializado em criação e implementação de estratégias integradas e escaláveis de canais.

Link da Newsletter semanal – Growth Factors

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Privacy Settings
We use cookies to enhance your experience while using our website. If you are using our Services via a browser you can restrict, block or remove cookies through your web browser settings. We also use content and scripts from third parties that may use tracking technologies. You can selectively provide your consent below to allow such third party embeds. For complete information about the cookies we use, data we collect and how we process them, please check our Privacy Policy
Youtube
Consent to display content from Youtube
Vimeo
Consent to display content from Vimeo
Google Maps
Consent to display content from Google
Spotify
Consent to display content from Spotify
Sound Cloud
Consent to display content from Sound