Chatbots de IA estão em alta. Mas será que a sua popularidade se reflete em resultados efetivos para empresas B2B? O crescimento rápido dessas ferramentas pode ser um fator determinante na hora de decidir investir nessa frente.
- Hoje, chatbots de IA geram apenas 0,14% do tráfego B2B.
- Há estimativas de que tráfego pode alcançar 35% em três anos.
- O crescimento mensal médio dos chatbots é de 25,6%.
Atualmente, o tráfego gerado por chatbots de IA é bastante pequeno, representando apenas 0,14% do tráfego orgânico em empresas B2B. Isso é praticamente irrelevante comparando com o tráfego vindo do Google. Quando comparamos essa fatia com o tráfego total do site, incluindo o tráfego pago e direto, o número é ínfimo.
No entanto, o tráfego de chatbots de IA cresce a uma taxa média de 25,6% ao mês. De janeiro a novembro de 2024, o tráfego gerado por essas ferramentas cresceu cinco vezes. Algumas projeções indicam que, em três anos, até 35% do tráfego dessas empresas poderá vir de chatbots como ChatGPT e Perplexity. Esse crescimento reflete uma mudança nos hábitos dos usuários, que agora buscam respostas diretas em ferramentas de IA, ao invés de pesquisar em buscadores tradicionais.
Embora apenas 14% dos americanos tenham experimentado o ChatGPT, a curva de adoção está em seu estágio inicial. É possível que, em breve, mais pessoas integrarão o uso desses chatbots ao seu cotidiano.
Para empresas B2B, existem dois cenários. Se essas estimativas forem verdadeiras, aquelas empresas que se posicionarem desde já poderão aproveitar o crescimento exponencial dessa tendência. Ao mesmo tempo, existe a possibilidade de essa adoção ser mais lenta e investir nessa frente pode demorar a trazer resultados consistentes para as marcas. É preciso uma boa análise e, principalmente, um balizamento eficiente das expectativas com os buscadores de IA.
Para entender mais sobre o papel dos chatbots no setor B2B, leia o artigo “How Significant Is AI Chatbot Traffic In B2B?”, do Search Engine Journal.