O avanço da tecnologia e a democratização da internet transformaram a forma como produzimos e consumimos conteúdo em nosso dia a dia. Além disso, mudaram a maneira como os profissionais enfrentam os desafios, como a reputação digital. A internet é um espaço aberto e é necessário estar atento ao que o cliente fala sobre você.
Ter uma estratégia de reputação digital é uma necessidade básica para uma marca, principalmente para aqueles que querem fazer uma empresa crescer e seguir as novas tendências. No entanto, ganhar reputação e autoridade vai muito além de apenas construir um bom conteúdo, é necessário prestar atenção na voz de quem importa.
Se ficou interessado em saber mais sobre reputação digital e como aumentá-la, continue lendo este artigo. Confira dicas de especialistas e comece a consolidar sua imagem no mercado e frente aos clientes.
O que é reputação digital?
A reputação digital se refere ao modo como os clientes se sentem a respeito de uma marca ou de um indivíduo e as opiniões que eles dão nos mais diferentes canais e mídias sociais.
Além disso, a reputação digital gira em torno de uma estratégia conhecida como Prova Social, que ganhou popularidade com o best-seller “Armas da Persuasão”, do professor e escritor Robert Cialdini.
O objetivo é mostrar que o consumidor toma uma decisão e cria um laço de confiança com a marca através da opinião de outros consumidores. Para construir uma boa reputação digital, é necessário estar atento ao que o público publica sobre seu produto ou serviço.
A melhor forma de conferir é ter um time que cheque os reviews dos clientes nas mídias sociais, o número de queixas registradas em sites como o Reclame Aqui, entre outros fatores.
Por que devo me preocupar com a reputação digital da minha empresa?
O conceito de “prova social” indica que as pessoas confiam mais na opinião de outras pessoas do que em palavras de uma marca. Por exemplo, quando estamos em dúvida se compramos ou não um determinado produto ou serviço, buscamos avaliações de outros consumidores.
Portanto, a prova social é o novo “boca a boca”, uma estratégia antiga de marketing que se renova a cada geração. Ela mostra que as avaliações de uma marca são feitas em tempo real, por qualquer pessoa, de qualquer lugar, o que torna ainda mais importante que o monitoramento seja contínuo.
Além da reputação positiva causada nos clientes, para marcas que conquistam uma reputação positiva, é mais fácil encontrar e fechar novas parcerias, investidores, além de construir uma autoridade relevante no mercado.
Como construir uma reputação digital positiva: 7 passos
Para iniciar qualquer estratégia em marketing, é importante que o consumidor seja o centro. Ele tem o poder de persuadir outros consumidores, caso ele goste ou não do seu produto ou serviço e, por isso, é fundamental que sua marca saiba como construir e manter uma reputação positiva.
1. Checar sua reputação frequentemente
O primeiro passo para ter uma boa reputação digital é avaliar a sua própria situação diariamente. Leia tudo o que encontrar em sites de reputação, mídias sociais ou em seu próprio site.
2. Selecionar bons canais de comunicação
Nem sempre é uma boa estratégia estar presente em todos os canais ou mídias sociais. Para saber onde sua marca deve estar, é necessário mapear o perfil das pessoas que a consomem e criar uma persona.
Assim, além de atingir uma reputação positiva, entender o seu público fará com que sua estratégia de marketing fique mais assertiva e seja mais fácil para lidar com os momentos de crise, fornecendo uma comunicação personalizada e que supra problemas do consumidor.
3. Controlar a qualidade de produtos e serviços
Se o objetivo é construir e manter uma boa reputação digital, o primeiro passo é olhar para a qualidade dos seus produtos e serviços. Para evitar que haja uma onda de comentários negativos e impactem negativamente uma marca, é necessário não reduzir custos e esforços para oferecer sempre o melhor para os consumidores.
4. Valorizar as avaliações dos clientes
Pessoas querem se relacionar com pessoas, então traga isso para o centro de sua estratégia. Mostre para os seus clientes que você se importa com o que fala e valorize cada feedback, interagindo e fornecendo respostas.
Ao mesmo tempo, é importante não deixar que sua estratégia acabe na interação. É fundamental levar essas informações para o time responsável pelas inovações e melhorias no produto ou serviço da marca e mostrar na prática que você está ouvindo o seu público.
5. Ter estratégias de atendimento ao público
Toda a reputação de uma empresa pode ser comprometida da noite para o dia. A internet é um lugar aberto e dinâmico, que dá espaço para que comentários negativos tomem proporções enormes e afetem negativamente a sua imagem.
Para isso, é preciso realizar um monitoramento do que os consumidores estão falando através de uma equipe dedicada, capaz de fazer um check da saúde da imagem da marca diariamente.
Uma consultoria de SEO, dentre outros fatores, tem como missão monitorar todas as movimentações online referentes a sua marca e concorrentes. Com base em métricas detalhadas e ferramentas de nível internacional, um time de especialistas não deixa passar nenhum risco de imagem.
6. Gerenciar crises e publicações negativas
Durante o processo de construção de uma boa reputação, podem surgir algumas reclamações e comentários negativos sobre a marca na internet. Assim, é importante ter uma equipe capaz de responder esses comentários de forma rápida e consistente, com uma boa estratégia na gestão de crises.
7. Seguir as boas práticas de SEO
As boas práticas de SEO vão muito além de palavras-chave, URL e links. A área pode ajudar a gerar visibilidade de forma natural, dominando a SERP e consequentemente a atenção dos consumidores com conteúdos estratégicos que destacam pontos positivos da sua marca.
Além disso, analistas de SEO tem a expertise de monitorar cada palavra que é dita com o nome da sua empresa. Do ponto de vista de otimização do site e conteúdos, a reputação é um fator diretamente influenciado: você confiaria em um site com falhas, mal escrito ou com erros? Da segurança ao domínio na SERP, olhar para esse campo vai te ajudar a construir mais reputação digital!
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Construir uma imagem e reputação digital é uma tarefa complexa e que envolve diversos fatores, sendo necessário um planejamento estratégico de comunicação e marketing, além de controle interno da qualidade de seu produto ou serviço.
Para isso, não deixe de ter uma equipe de relacionamento e de comunicação para que os dados possam ser avaliados de forma assertiva e colocados em prática. Além disso, você pode usar essas informações para assumir o controle das narrativas e não deixar uma crise pontual fazer com que sua imagem fique manchada.
A Web Estratégica pode auxiliar sua marca a ganhar visibilidade através de parceiros e influenciadores, tudo realizado de forma orgânica, para fortalecer a imagem e garantir constância nos resultados. Contrate a assessoria de Link Building via Digital PR para potencializar os resultados de uma marca.