Como criar landing page de alta conversão

Quando o assunto é criar landing page, já pensamos diretamente na experiência do usuário, seus inúmeros aspectos de interação e seus serviços e produtos. 

Em resumo, a landing page, em sua tradução, significa página de aterrissagem, ou seja, a página de destino que possui diversos elementos com o intuito de captar informações dos visitantes e gerar ao longo do tempo vendas, clientes e oportunidades. 

No marketing digital a landing page exerce a função de conversão e isso ocorre devido a página conter menos links e outros elementos comparada a um site normal, além de oferecer materiais com conteúdos de valor em troca de informações de contato do usuário, que caso as compartilhe, torna-se lead. Ou seja, a landing page não dá muitas alternativas, a sua intenção é motivar ações.

 

Aumente a conversão nas landings pages

Alguns comportamentos como página com carregamento lento, excesso de pop-ups e não otimização para mobile são algumas das barreiras para uma landing page não converter. Para obter alta conversão é necessário seguir algumas estratégias que influenciam positivamente os resultados: 

 

·       Visual atrativo

Um layout que chame atenção do usuário, que seja adequado ao produto apresentado e à persona é fundamental. Para isso, é indispensável que haja um headline simples, objetivo e, acima de tudo, estratégico. 

Uma boa descrição do que está sendo apresentado faz parte de um visual atrativo, que é onde o usuário precisa bater o olho e entender, imediatamente, o que está sendo informado. A utilização de recursos visuais e audiovisuais, como vídeos e imagens, é uma excelente forma de agregar valor e melhorar a experiência do usuário. 

·       Evitar distrações 

Tão importante quanto proporcionar bons recursos visuais e audiovisuais é fugir do que causa distrações. A escolha de bons textos, boas imagens e bons vídeos — sem excessos e poluição visual —  pode favorecer o foco do usuário naquilo que é dito. Porém, muito cuidado para respeitar a identidade visual da marca.

·       Credibilidade

Quando se fala em landing page de alta conversão, devemos considerar especialmente a credibilidade das informações repassadas.

A prova social é uma estratégia para fortalecer a confiança do usuário perante à marca e é fundamental para conseguirmos ações que nos interessam, como um e-mail ou telefone. Por este motivo, exibir notícias da mídia, conteúdos reais, certificações, selos, depoimentos e demais informações relevantes são importantes.

O que fazer com o lead gerado?

Quando finalmente os leads forem adquiridos na landing page, é importante que haja um cuidado quanto ao destino e tratamento deles para torná-los clientes. Uma das principais formas é por meio do funil de marketing, que irá identificar em qual momento aquele usuário se encontra. Afinal, nem todo lead está pronto para comprar e é aí que entra a etapa de nutrição. 

A nutrição de leads é feita de modo estratégico, possibilitando chegar ao fundo do funil e, assim, filtrar e oferecer o conteúdo/abordagem certeira: se for uma proposta de venda, ótimo; do contrário, você não perderá um possível cliente por precipitação. 

A régua de e-mail marketing tem a função de dar apoio para a manutenção do relacionamento com o cliente e potencializar as conversões em vendas. Mensagens personalizadas e enviadas desde a captação dos leads numa landing page até o pós-venda, podem estreitar ainda mais a relação com o mercado e criar novas oportunidades. Com a ferramenta, as suas chances de estar presente em momentos oportunos são maiores. 

Um e-mail com a intenção de relembrar o lead de um carrinho abandonado, por exemplo, pode ser uma boa estratégia para que a compra seja concretizada. Usar datas comemorativas como meio de interação, por exemplo, fará com que a pessoa sinta-se importante para a empresa e o impacto dessa ação seja bem positiva. Essas são algumas das principais formas de estreitar essa relação com o consumidor utilizando o e-mail marketing.

As redes sociais podem potencializar as estratégias para uma landing page de alta conversão. Esse canal oferece diversos formatos que permitem uma análise mais próxima do público-alvo e que podem ser fundamentais na construção da persona que você deseja converter. Além disso, também servem como canal de divulgação, seja por meio de publicações tradicionais ou em grupos.   

Tudo certo para converter mais? 

Tudo pronto para converter muito mais com suas landing pages? Aproveite para entender a importância de aparecer no Google e algumas formas de fazer isso. 

Rafael Rez
Fundador da agência de SEO & Conteúdo Web Estratégica e co-Fundador da Nova Escola de Marketing. Autor do livro de marketing: “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, publicado no Brasil pela DVS Editora e em Portugal pela Editora Marcador. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013.