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Aparecer no Google é fundamental para o seu negócio

Desde que fundei a Web Estratégica e comecei a escrever sobre marketing digital no meu blog rafaelrez.com, algumas perguntas repetem-se quase diariamente, a maioria envolvendo “como aparecer no Google”.

Como fazer um conteúdo rankear no Google e aparecer para mais pessoas? Como fazer um site ter mais visitas e gerar mais resultados? Se já faço um conteúdo bom, por que meu site não aparece no Google? Afinal, por que marketing digital não funciona no meu negócio?

Se você usa técnicas de Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo ou mesmo de SEO, deve saber que o Google é a maior fonte de visitas da internet e que, na maioria dos mercados, usuários vindos de resultados de busca convertem melhores leads e vendas.

Um estudo feito pela Web Estratégica, em parceria com a SEMrush, analisou a forma como os brasileiros compram online e demonstrou que 52,5% das visitas nos maiores e-commerces brasileiros acontecem via tráfego direto. Além disso, comprovou que a segunda maior fonte de tráfego são as visitas orgânicas, das quais o Google representa 98% do total.

De 2008 a 2013, trabalhei quase exclusivamente fazendo consultoria de SEO e atendendo a projetos que incluíam, dentre os principais requisitos, atrair mais visitas orgânicas. Foi só de 2013 em diante que foquei meus esforços em Marketing de Conteúdo – e nem eu sabia o quanto a minha experiência em SEO seria útil nesse novo universo.

Só nos últimos 12 meses, tive mais de 1 milhão de visitas orgânicas no site www.novaescolademarketing.com.br. Se eu tivesse pago por cliques no Google Ads, elas teriam me custado mais de 2 milhões de reais, numa estimativa bem otimista.

Como o Google analisa os sites, em três fases

1ª fase: Rastreamento

É indispensável que o site seja rastreável pelo Google e por outros robôs de busca. Se o site for lento e não tiver sitemaps e estrutura corretos, o Google não irá rastrear as páginas com eficiência e, dessa forma, será difícil conseguir uma posição privilegiada.

2ª fase: Indexação

Essa etapa corresponde à inserção das páginas rastreadas no Índice de Páginas do Google. É neste momento que o buscador exclui conteúdos duplicados, prioriza as páginas mais importantes e entende as ligações entre seu site e outros, dando relevância a ele frente aos demais.

3ª fase: Ranqueamento

Única etapa visível para os usuários, o ranqueamento significa a ordenação das páginas a cada pesquisa feita por uma palavra-chave. Cada vez que um usuário faz uma busca, o Google apresenta resultados personalizados – mas, em geral, as posições médias são muito parecidas quando existem mais de alguns milhares de pesquisas pelo mesmo termo.

Para quem cria conteúdo com a finalidade de gerar visitas, leads e vendas, é fundamental saber como construir um site rastreável pelo Google e um conteúdo que seja corretamente indexado e rankeado. Sem saber como o buscador funciona e como o conteúdo deve estar publicado, você pode estar jogando fora muito esforço.

Na última atualização do algoritmo do Google, em maio de 2020, ficou clara a relevância de conteúdos de qualidade, baseados em técnicas de SEO e atualizados com frequência. Isso porque o Google tem cada vez mais valorizado sites que prezam pela experiência do usuário, apresentando boa navegação e oferecendo informações completas, claras e corretas.

Nesse sentido, não é preciso repetir palavras-chave, mudar títulos de artigos e posts, nem mesmo alterar a forma como você ou sua equipe escrevem. Basta apresentar um conteúdo útil e bem escrito, em detrimento de fórmulas pré-estabelecidas ou textos elaborados para robôs. O algoritmo do Google é programado para entender a relevância de cada página dentro de um site e de cada site frente a outros.

Se você analisar meus sites, verá que não faço nada de mais, não uso nenhum segredo ou truque mirabolante para conseguir visitas e bons rankings no Google. Apenas sigo regras básicas e produzo conteúdos interessantes para meu público-alvo, com base principalmente nas interações. Cada pergunta, dúvida ou dificuldade são ótimas fontes de idéias para novos conteúdos.

Se quiser saber mais sobre como alcançar ótimas posições no Google e atrair visitas que convertam em vendas, acompanhe nossas redes ou entre em contato e solicite um orçamento para consultoria de marketing digital!

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