Como melhorar o SEO do YouTube?

19/04/2023

De acordo com a pesquisa do Video Viewers, a pedido do Google, 44% das pessoas consideram que a rede social YouTube é a favorita para consumir formatos de vídeos. Ter uma estratégia de SEO em seus vídeos pode ser um diferencial na plataforma que está cada dia mais popular. Mas você sabe como melhorar o SEO do Youtube?

O Youtube é um mecanismo de busca assim como o Google, por isso, ele representa um potencial para qualquer estratégia. Apesar de não haver um rival que tenha o tamanho do Google, o Youtube conta com 2 bilhões de visualizações por dia e pode impulsionar a presença da sua empresa na internet, bem como as conversões. 

Portanto, se quer saber entender mais sobre como melhorar o SEO do Youtube da sua marca ou entender qual a relevância de adicionar a rede social em sua estratégia, conheça 7 dicas essenciais para colocar em prática hoje mesmo.  

Por que criar conteúdo para o YouTube?

O YouTube é a maior plataforma de vídeos do mundo. Sim, a rede social conta com um grande potencial de atingir diferentes perfis e um número relevante de pessoas que consomem o formato de vídeo. Além disso, o vídeo se destaca como uma das estratégias mais importantes para se converter no digital

Por isso, ter uma estratégia diversificada tem o potencial de expandir a presença digital da sua marca e impactar pessoas que estão buscando a solução que o seu serviço ou produto pode oferecer. Além disso, os vídeos do Youtube podem trazer resultados orgânicos para a sua estratégia. 

Ignorar a presença de outros mecanismos de busca disponíveis do mercado irá prejudicar o potencial que o seu negócio poderia atingir. O Youtube, por exemplo, conta com uma duração média de 21 minutos de visualização a cada visita, enquanto o Google, 10 minutos. 

Existem outros benefícios a se considerar, como:  

  • Visibilidade;
  • Engajamento; 
  • Divulgação. 

 

Não dá para deixar de lado toda a importância de um canal como o Youtube e o seu potencial para alavancar a audiência e presença digital da sua marca na internet. Leia o texto SEO para youtube: conquiste mais visualizações para seus vídeos para aprender a como encantar o seu público-alvo.

Como o YouTube recomenda os vídeos?  

Os vídeos que aparecem na página inicial do site do YouTube usam sinais parecidos com os utilizados para a aba de vídeos sugeridos, porém são projetados com finalidades diferentes. 

Recomendações

No YouTube, a recomendação é o principal meio para se chegar aos vídeos. A recomendação sugere o que os usuários devem assistir em primeiro lugar e o que devem assistir em seguida. Por isso, quanto mais recomendações você tiver para os seus vídeos e para o seu canal, melhor será o ranqueamento.  

Anúncios

No caso dos anúncios, o vídeo não é publicado no Youtube, mas, sim, pela plataforma Google Ads. Eles são conhecidos como tráfego pago, pois são exibidos enquanto a campanha estiver ativa e sendo alimentada através de dinheiro.   

Os vídeos por anúncio são uma estratégia para adquirir tráfego e gerar visibilidade para sua marca, ou pelos e-commerce, com estratégias voltadas para venda. Além disso, o tráfego pode vir de anúncios dentro da plataforma, antes ou durante do início de algum vídeo, ou inserido nos aplicativos do Google Play pela Rede Display. 

SEO

Nos anúncios, a audiência nos vídeos depende de quanto você investe nas campanhas. Já com uma boa estratégia de SEO, quando um vídeo ganha as primeiras posições da SERP do Youtube, ele tende a permanecer relevante.

Dependendo da palavra-chave e da autoridade do seu canal, as posições conquistadas podem durar anos. É por isso que você deve se preocupar com as boas práticas de SEO do Youtube, a fim de ter bons resultados de tráfego orgânico.

SEO para Youtube funciona?

Você deve estar se perguntando se, afinal, o SEO para Youtube funciona. Muito além das ações voltadas para textos, URLs e outros elementos on e off-page, o SEO otimiza os vídeos para que eles fiquem visíveis na página de busca da plataforma, chegando até os usuários que vão assistir seus conteúdos e se relacionar com sua marca. 

Aumentando a visibilidade, ajuda ainda a ranquear na SERP do Google. Isso mesmo: vídeos e conteúdos relacionados ao seu domínio aparecem na página de pesquisa, principalmente os upados no Youtube, afinal, este pertence ao próprio Google e ajuda a melhorar a avaliação do seu domínio de maneira geral. 

7 dicas de como melhorar o SEO do YouTube

O YouTube tem o seu próprio mecanismo de busca, por isso, tem suas próprias regras para conseguir bons resultados. Sendo assim, é importante se preocupar com as palavras-chave e outros fatores de ranqueamento para conseguir resultados de tráfego orgânico. 

Confira a seguir 7 dicas de como melhorar o SEO do Youtube que podem promover os conteúdos da sua marca. 

1) Selecione boas palavras-chave

As palavras-chave para o YouTube, assim como no mecanismo de busca do Google, são um fator fundamental para ter bons resultados. Elas irão indicar ao bot do Youtube do que o seu conteúdo se trata. 

Para isso, é preciso pensar em termos que o usuário escreveria para chegar até o seu vídeo. Você pode usar a função autocomplete dos mecanismos de buscas para entender como as pessoas buscam pelo tema. Porém, o mais recomendado é usar o planejador de palavras do Google, o Keyword Planner, que traz informações de volume de busca e tendências do termo. 

2) Escreva títulos atrativos

Se você aplica SEO na sua estratégia, sabe das boas práticas para os títulos dos conteúdos. Estas também valem para o YouTube. Um ponto importante é que o nome do arquivo que você irá fazer o upload deve conter a palavra-chave foco do conteúdo e no título do vídeo. 

Uma outra dica é criar títulos que saltem aos olhos dos usuários e para isso você pode ver qual está sendo a estratégia dos seus concorrentes e ver o que pode ser diferente, por exemplo, criar um título que resolva o problema do usuário – que é aquilo o que ele está buscando no vídeo. Além disso, o título deve conter menos de 70 caracteres. 

Atenção: chamar atenção não significa investir em clickbait, com títulos falsos que não informem a verdadeira informação passada no vídeo. Essa tática é pouco recomendada e considerada amadora, uma vez que frustra o usuário e quebra a credibilidade do canal. Para evitar esses e outros problemas, invista em profissionais qualificados.

3) Tenha uma descrição completa

A descrição é uma grande referência para o mecanismo de busca, ela pode conter a sua palavra-chave principal, mas deve ser feito da forma natural. Além disso, você não precisa usar todas as palavras-chave que mapeou e nem conter todas as informações que estarão dentro do vídeo. 

A descrição é o espaço para se comunicar com o usuário que está assistindo o vídeo, por isso, use-o de forma criativa para convidar a seguir as redes sociais da sua marca, bem como a se inscreverem no canal. 

4) Use os marcadores de vídeo

As tags são uma das melhores funções de SEO para YouTube, pois elas permitem que você insira as palavras-chave principais para aquele conteúdo. Algumas boas práticas com tags no Youtube são:  

  • Utilize pelo menos 10 tags que fale sobre o conteúdo do vídeo; 
  • Adicione palavras-chave que foram usadas no título e na descrição do vídeo; 
  • Usar palavras-chave com o nome da marca.

 

Além disso, uma dica para que o Youtube indique outros conteúdos do seu canal ao final do vídeo é adicionar tags que foram usadas em outros vídeos, pois o bot irá entender a ligação entre esses conteúdos do seu canal e irá recomendar ao usuário. 

5) Publique vídeos bons e relevantes 

Segundo pesquisas que auxiliam a como melhorar o SEO do Youtube, os vídeos curtos, com menos de 2 minutos de duração, costumam não ter uma boa posição no ranqueamento da plataforma. Por isso, busque construir conteúdos originais, de qualidade, aprofundados e que sanem as dúvidas de forma clara do usuário. 

Um ponto de atenção é que não adianta fazer vídeos longos se boa parte da duração não for, de fato, com informações relevantes sobre o tema. Por isso, é importante dosar e equilibrar os pontos e criar vídeos de qualidade e 100% original

6) Crie playlists de vídeo

Uma playlist é uma coleção de vídeos do seu canal, que você pode escolher para manter juntos. O objetivo é que os vídeos facilitem a vida do usuário e tenha alguma relação entre si, para trazer ainda mais informação. 

7) Disponibilize legendas

Um ponto importante para otimizar um vídeo é a legenda. Por isso, sempre adicione aos seus vídeos as legendas do próprio YouTube, pois isso trará pontos para acessibilidade e facilidade de tradução para outros idiomas. Além disso, as legendas trazem mais detalhes sobre o tema do seu vídeo – algo fundamental para a estratégia de SEO para Youtube – e acessibilidade. 

Como saber se o SEO está dando resultado?

O YouTube fornece informações úteis em que você consegue analisar o desempenho dos seus vídeos e ver se o SEO para Youtube está dando resultados. Ele mostrará o desempenho do seu canal e o quão populares são os seus vídeos.

Além disso, a plataforma fornece relatórios específicos como o de tempo de exibição e você consegue mapear quanto tempo as pessoas passam assistindo aos seus vídeos. Para ver o relatório de exibição, vá ao ícone do seu canal e clique em Creator Studio

No menu do lado esquerdo, vá à Analytics > Watch time. Esse tipo de relatório consegue mapear as mudanças no engajamento do seu público-alvo. Se seu tempo de exibição aumentar ou cair, você consegue ter acesso a essa informação e entender o que deu certo ou errado. 

Um outro relatório fornecido pelo Youtube é o de retenção de público. Ele serve para analisar que parcela do seu público gosta e passa bastante tempo assistindo aos vídeos do seu canal. O relatório de retenção mostra algumas métricas úteis, como a duração média de visualização e quais os vídeos possuem melhor desempenho.

Você pode checar esse relatório em Analytics > Audience retention dentro do Creator Studio. Você consegue ter acesso aos dados gerais do seu canal ou em vídeos específicos. Além disso, pode-se mapear o desempenho do seu vídeo por segundo.

Cada relatório fornecido pelo Youtube te dá um direcionamento de como está o sucesso dos seus vídeos no Youtube. Todas as métricas te permitem verificar quais pontos deram certo ou quais deram errado. Assim, dá para saber como melhorar o SEO do YouTube nos mínimos detalhes. 

Para isso, a ajuda profissional de uma consultoria de SEO irá atuar com um acompanhamento personalizado, analisando os números e elaborando, junto ao time de conteúdo, temas e roteiros relevantes para sempre manter seu canal entre os mais acessados. 

Otimize o desempenho do seu canal no Youtube

Por fim, se você seguir todos estes passos, seguindo as recomendações do Youtube para otimizar os vídeos, seu conteúdo estará preparado para ser descoberto por uma grande audiência e por um público qualificado, que está pesquisando especificamente pelo seu nicho de mercado ou expertise.

Agora que você conheceu as principais boas práticas e como melhorar o SEO do Youtube, pode colocar em prática e otimizar o canal da sua marca. Além disso, cheque o conteúdo de 5 ferramentas de SEO para youtube que ajudam a gerar mais visitas e alavanque ainda mais os resultados do seu canal.

Não se esqueça de fazer parcerias duradouras e investir na imagem que seu negócio passa para os clientes. No caso do Youtube, uma estratégia de SEO integrada ao site pode ser essencial, considerando temas e assuntos chave. Comece a ser visto hoje mesmo com a Web Estratégica!

Bruno Fontes
Coordenador de Projeto de SEO na Web Estratégica. Jornalista por formação, entusiasta da tecnologia e curioso, trabalha com marketing de conteúdo e SEO desde 2013. Atualmente mora em Buenos Aires e está à frente de diversos projetos de SEO, especialmente voltados para grandes e-commerces do país.
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