Produzir conteúdo para o YouTube é estar no segundo site que mais recebe visitantes no mundo: ele conta com 2 bilhões de usuários ativos todos os meses, perdendo apenas para o Google, que é seu proprietário. Logo, é preciso saber como ter um bom ranqueamento na plataforma utilizando ferramentas de SEO para Youtube.
Ao fazer upload de um vídeo, você está concorrendo com uma infinidade de conteúdos, por isso precisa se valer de estratégias para conseguir um bom posicionamento nas buscas do site. Descubra as razões para estar presente na plataforma e as 5 ferramentas que vão ajudar a ranquear bem para melhorar seu tráfego e seus resultados!
Motivos para criar conteúdo para o YouTube
O YouTube foi lançado em 2005 e, devido à sua popularização e potencial de sucesso, foi adquirido pelo Google em 2006.
Assim, entre suas estratégias de marketing digital, é preciso criar conteúdo para essa plataforma. Somado a isso, tem o fato de o vídeo ser o formato consumido por 99% dos internautas brasileiros, seja em lives, plataformas de streaming, redes sociais ou outros meios digitais. É, portanto, um ambiente no qual você vai encontrar potenciais clientes.
O YouTube traz a possibilidade de criar conteúdos mais dinâmicos para expor sua marca, produtos ou serviços, conseguindo um maior engajamento dos internautas e contando ainda com uma série de vantagens, como:
- Custo zero para subir seus vídeos na plataforma;
- Aumento da sua visibilidade na web, pois o YouTube tem 105 milhões de usuários brasileiros por mês;
- Possibilidade de criar tutoriais, explicando sobre o uso de seu produto e principais vantagens;
- Recurso de transmissão ao vivo, o que ajuda na promoção de eventos e em aumentar a interatividade com o público;
- Liberdade maior para fazer um conteúdo criativo com diferentes recursos de produção e edição de vídeo;
- Tráfego para o seu site, pois você pode criar links na descrição direcionando para sua loja virtual, por exemplo;
- Possibilidade de monetização com o seu canal, tornando-se parceiro do YouTube.
- Criação de um relacionamento mais próximo com o público, porque no vídeo, geralmente, há uma pessoa para fazer a apresentação, o que ajuda a humanizar a sua marca.
Nesse sentido, para se aproximar do seu público, uma estratégia é criar vídeos e conseguir um bom ranqueamento dessas produções. Em outras palavras: é necessário conhecer e utilizar ferramentas de SEO para YouTube.
Afinal, o que é SEO para YouTube?
Seu negócio precisa marcar presença na maior plataforma de vídeos do planeta, então é preciso compreender o que é SEO para YouTube.
SEO é a sigla para Search Engine Optimization, ou seja, engloba uma série de estratégias para que seu site possa ficar entre as primeiras posições em mecanismos de busca, como o Google. Entre elas, estão aspectos mais técnicos, como o SEO off-page, mas também o conteúdo, design, interesse do público, entre outros fatores on-page.
Nesse sentido, no caso dos vídeos, é preciso ter atenção em vários elementos, como na escolha das palavras-chaves, título, uso de tags, hashtags, em como fazer a descrição e no uso de transcrição e legendas.
Por meio do SEO, o algoritmo entende quais sites oferecem uma melhor experiência ao usuário, trazendo conteúdos de qualidade e que vão atender ao que a pessoa procura.
Nesse contexto, você deve estar se perguntando: o que é o SEO para Youtube? Aqui a ideia é a mesma, mas voltada para ranquear bem dentro da busca do próprio YouTube. Desse modo, quando o usuário vai digitar o que busca, um canal otimizado para SEO e com bom engajamento tem mais chances de aparecer nas primeiras posições e ser acessado por ele.
O mais interessante é que as estratégias e ferramentas voltadas para o SEO para Youtube também impulsionam seu vídeo dentro da busca do próprio Google. Na verdade, o sistema do YouTube utiliza a mesma inteligência do Google, então, ao ranquear bem na plataforma de vídeo, você também ranqueia bem no Google, pois há uma integração desses sites.
Portanto, ao otimizar seu canal no Youtube, você aumenta as chances de otimizar os vídeos na SERP, a página do buscador com os links relacionados à busca feita pelo usuário.
Guia completo de SEO para Youtube
5 ferramentas de SEO para Youtube
É importante otimizar seus vídeos no YouTube para que eles possam obter as melhores posições na busca da plataforma. Mas, por onde começar? Como melhorar o SEO do Youtube e aumentar a visibilidade dos seus conteúdos por lá?
Uma dica que pode ser interessante, especialmente para encontrar as melhores palavras-chaves, é utilizar a própria busca do YouTube com o recurso de autocompletar. É uma maneira de ter uma ideia do que as pessoas estão buscando na plataforma.
Mas, para melhorar ainda mais o alcance dos seus vídeos, você pode utilizar 5 ferramentas de SEO para YouTube. Confira a seguir as funcionalidades de cada uma!
1. Google Keyword Planner
Ao produzir conteúdos para o YouTube, é essencial utilizar o Google Keyword Planner para usar as palavras-chaves com estratégia. É um recurso do Google que permite analisar o desempenho dos termos e suas variações para você escolher a palavra-chave mais adequada em seus vídeos, especialmente no título e na descrição.
Dessa forma, você pode encontrar os termos mais importantes para o seu segmento, o que vai ajudar a otimizar os vídeos e também a dar ideia de conteúdo, afinal, você pode ter insights sobre o que as pessoas estão buscando.
Como estamos falando de uma ferramenta do Google, dá para indicar outro recurso da marca, o Google Trends, que permite conhecer as tendências das pesquisas. Para utilizá-lo, basta entrar no menu à esquerda, clicar em “Ver mais” e trocar o “Pesquisa na Web” por “Pesquisa do YouTube” e descobrir a popularidade de palavras-chaves na plataforma de vídeo.
2. YouTube Analytics
Para que seus vídeos possam ranquear bem, não deixe de utilizar um recurso oficial do YouTube, o YouTube Analytics. Com ele, você obtém, de forma fácil, estatísticas em tempo real do seu canal. A ferramenta disponibiliza diversas métricas, como:
- visualização;
- inscritos;
- tempo de exibição (em horas);
- espectadores recorrentes;
- quando seus espectadores estão no YouTube;
- locais mais acessados (dados demográficos);
- idade dos espectadores.
O YouTube Analytics tem ainda o campo “Pesquisa”, que permite encontrar algumas das principais pesquisas feitas pelo público no seu canal e no YouTube nos últimos 28 dias. Com isso, você descobre quais são os termos em destaque que precisa explorar em seus vídeos e que não podem faltar na hora de inserir as palavras-chaves.
3. RankTracker
Quando vamos pesquisar qualquer termo no Google, é comum aparecerem links de vídeo nessa busca, certo? Então, é interessante saber quais palavras-chaves fazem os vídeos do YouTube aparecerem em pesquisas orgânicas do Google.
Para ajudar nessa tarefa, existe o Rank Tracker, um software de rastreamento de classificação que permite conhecer os termos para otimizar seus vídeos. Na ferramenta, você insere a palavra-chave e descobre quais trazem vídeos como resultados.
Além disso, o Rank Tracker possibilita que você acompanhe a classificação de seus vídeos nos resultados das páginas de busca.
4. TubeBuddy
O TubeBuddy é um recurso que funciona como um extensão do Chrome e tem como objetivo fazer a gestão e otimizar o seu canal do YouTube. Com ele, você consegue encontrar as melhores palavras-chaves para as suas produções na plataforma e acessa as estatísticas dos seus vídeos em tempo real.
A ferramenta permite criar miniaturas para seus vídeos, fazendo testes A/B para saber qual tem um desempenho melhor. Outras funcionalidades do TubeBuddy de SEO para YouTube são:
- Testes A/B de gerador de títulos para saber quais funcionam melhor para o seu vídeo;
- Acompanhamento da classificação dos seus vídeos e de vídeos da concorrência e da performance do seu canal;
- Verificações automáticas de acordo com as recomendações do YouTube, evitando links quebrados na descrição, por exemplo;
- Sugestões de tags, levando em conta o que as pessoas estão pesquisando;
- Otimização dos metadados dos vídeos para uma palavra-chave específica.
5. Awario
Com a ferramenta Awario, você pode monitorar as menções dos seus vídeos nas redes sociais, blogs e fóruns, o que vai ajudar a entender a repercussão de um conteúdo e avaliar se as estratégias adotadas tiveram resultados.
É um recurso fácil de usar, pois você só precisa inserir sua URL para começar a receber os alertas de menções. Você também pode monitorar o desempenho de concorrentes para descobrir quais elementos fizeram determinado vídeo ganhar repercussão na web.
Quais as principais métricas do YouTube?
Uma estratégia que não pode faltar é analisar as principais métricas que o YouTube fornece com o YouTube Analytics. Acompanhe a seguir.
Visualizações
A primeira métrica diz respeito às visualizações do seu vídeo, afinal, se muitas pessoas assistiram, quer dizer que o seu conteúdo é interessante. Assim, quando seu vídeo é visto muitas vezes o algoritmo do YouTube entende que ele é relevante.
Você pode acompanhar as visualizações em tempo real (considerando as últimas 48 horas) e o número de visualizações do seu canal em um período determinado. Dessa forma, é importante cuidar de alguns aspectos em suas produções, como:
- Títulos com as palavras-chaves adequadas para que as pessoas cliquem no seu vídeo;
- Utilização de miniaturas de vídeo atrativas;
- Divulgação dos seus vídeos e do seu canal em suas páginas nas redes sociais, páginas de parceiros e newsletter para que mais pessoas assistam seus vídeos.
Ao conhecer o número de views dos vídeos, você pode analisar o que está funcionando em suas estratégias e o que precisa ser modificado.
Pode também comparar o desempenho de cada vídeo, verificando se está acima ou abaixo da média de visualizações do seu canal, o que também ajuda a entender se o assunto abordado é ou não interessante para o seu público.
Tempo de exibição
Será que seus espectadores estão vendo seus vídeos até o final? Você consegue analisar esse ponto com a métrica tempo de exibição.
Uma pesquisa apontou que os usuários ficam mais tempo em vídeos que têm de 10 a 16 minutos de duração. Isso pode ser explicado pelo fato de um tempo maior proporcionar um conteúdo mais aprofundado.
Contudo, cuidado para não se prender a essa ideia, porque o assunto abordado precisa render para ultrapassar os 10 minutos, concorda? Ficar enrolando sobre um tema vai afastar as pessoas e prejudicar seu ranqueamento.
A dica é descobrir a média de tempo de exibição ideal dos seus vídeos, ou seja, investigar quais foram vistos até o último minuto para que você tenha uma referência para as próximas produções. Além disso, melhore a experiência do espectador com algumas estratégias:
- Acrescente transcrições e legendas;
- Utilize um roteiro organizado;
- Insira marcações de tempo de acordo com o assunto.
Inscritos
As pessoas que assinam o seu canal são os inscritos e, quanto maior esse número, mais engajamento o seu canal tem, o que também vai ajudar a ranquear bem no YouTube.
Para aumentar as assinaturas, faça divulgações do seu canal em outras páginas (especialmente as redes sociais) e interaja com o seu público, respondendo a todos os comentários para criar uma aproximação com os espectadores.
Espectadores únicos e recorrentes
Você também pode descobrir quantas pessoas acessaram seu canal uma única vez ou diversas vezes, o que vai ajudar a descobrir se você tem um público fiel.
Com essa métrica, é possível entender se a linha de conteúdo adotada está atrativa ou não e até mesmo outros aspectos, como se há identificação dos espectadores com o apresentador ou se o roteiro é eficiente.
Você pode também criar listas de reprodução ou colocar links de sequenciamento do vídeo assistido para que o público continue no seu canal. Pode ainda fazer um roteiro que antecipe qual será o próximo vídeo com a data de divulgação, convidando o espectador a voltar para o seu canal.
Como fazer a descrição dos vídeos para ranquear melhor no YouTube
Um aspecto importante para otimizar seus vídeos é a descrição. Confira algumas práticas que vão melhorar seus resultados:
- Adicione a palavra-chave logo no início da descrição.
- Deixe as principais informações sobre o conteúdo, ou seja, aspectos que entreguem valor para o público também no início do texto.
- Aproveite a descrição para fazer um CTA, convidando o público a curtir e comentar o vídeo ou para se inscrever no canal.
- Insira hashtags (no máximo 15).
- Disponibilize links para outros vídeos ou playlists.
Ao fazer uma boa descrição, acompanhar as métricas do seu canal e utilizar as ferramentas de SEO para YouTube, é possível ranquear melhor e ganhar mais inscritos.
Quer melhorar ainda mais seus resultados na plataforma de vídeos? Otimize seu conteúdo do youtube para SEO com a Web Estratégica, uma consultoria especializada em diversos formatos de busca, conteúdo personalizado e acompanhamento dos resultados com métricas e reuniões periódicas.