Content pruning: é o que o seu blog precisa?

Você provavelmente já escutou por aí a frase “menos é mais”, o que você não contava é que ela também se aplica ao conteúdo para SEO. O Content Pruning ou poda de conteúdo, é a estratégia certa que faz isso acontecer na prática.

Normalmente, quando os gestores pensam em criação de conteúdo, vem logo à cabeça a produção de um texto do zero, completamente novo. Porém, esquecem-se de que o conteúdo existente também é importante para as estratégias de SEO. É justamente nisso que o Content Pruning atua.

Segundo a Hubspot, 48% das marcas utilizam o tráfego orgânico vindo do Google como sua principal fonte de tráfego. Isso nos mostra o quanto é importante investir na poda de conteúdo para que os conteúdos já produzidos no seu blog continuem relevantes para o Google. Entenda nos próximos parágrafos como essa estratégia poderosa pode fazer isso.

O que é content pruning (ou poda de conteúdo)?

Content Pruning, em português, significa poda de conteúdo, consistindo em remover ou atualizar conteúdo do site, ou blog, que esteja ultrapassado. Um conteúdo desse tipo pode sobrecarregar o seu site e prejudicar o seu desempenho nos resultados de pesquisa do Google (SERP).

Para compreender essa técnica, basta pensar como uma árvore onde os galhos secos, velhos e podres precisam ser retirados ou podados, para as folhas crescerem mais fortes e saudáveis. Assim também ocorre com o conteúdo do seu blog ou site.

Nesse sentido, o objetivo principal dessa técnica é manter no blog apenas aqueles conteúdos de valor, ou seja, relevantes, originais e de qualidade. Por isso, deve ser feita uma análise criteriosa e cuidadosa de todo o conteúdo já publicado. À primeira vista, isso parece fácil, mas é uma tarefa bastante minuciosa. 

Um fator importante sobre o Content Pruning é que ele vai de encontro a uma das mais recentes atualizações do Google, feita em setembro de 2022, o Helpful Content Update, que prioriza conteúdos originais.

Um tipo de blog post que pode ser otimizado facilmente são aqueles conteúdos sazonais, com data estipulada como natal ou dia das mães. Ou, ainda, aquelas publicações que fujam do direcionamento da sua persona.

Outro tipo de conteúdo que precisa ser podado é aquele que recebe pouco ou nenhum tráfego e fica ali apenas ocupando espaço, já que não ajuda no posicionamento da página. Além disso, conteúdos duplicados também devem ser removidos.

Como fazer o content pruning?

Baseado no que você leu até agora sobre a poda de conteúdo, já deve ter percebido que existem diversas abordagens e formas de fazer isso na prática. Acompanhe conosco nas próximas linhas como fazemos isso por aqui.

como aplicar content pruning no blog

 

Analise seu site e os resultados das páginas

Para fazer isso, em primeiro lugar, abra uma planilha Excel ou do Google e liste nela todas as URLs do seu site. Você pode exportar essas URLs da base de dados ou utilizar ferramentas como o Google Search Console ou Screaming Frog.

Identifique também para quais palavras-chave cada uma das URLs listadas está se posicionando no Google. Para isso utilize ferramentas como SemRush ou Ahrefs

No Google Analytics, pesquisa pelo tráfego no site dentro de cada página no período de análise definido. Verifique também na mesma ferramenta o número de links internos e externos que apontam para o seu site.

Ainda, você também pode analisar a quantidade de palavras-chave por post, a data de publicação (se for relevante) e o nome do autor de cada conteúdo.

Identifique as páginas com resultados baixos

No API do Google Search Console você pode identificar quais são as páginas que obtiveram pouco ou nenhum tráfego no período selecionado. 

Ao identificar páginas com tráfego muito baixo ou até mesmo zero, analise a sua relevância para o seu blog e veja se não estão apenas ali sobrecarregando o site como um galho morto numa árvore, que precisa ser removido. 

Entretanto, seguindo essa analogia da árvore apresentada anteriormente, é preciso ter atenção e cuidado para não cortar galhos que fazem parte da estrutura do seu site. 

Ou seja, cuidado para não podar conteúdo que tenha um potencial de tráfego que seja útil para o seu blog, como informações complementares a um post feito anteriormente. 

Para prevenir esse problema, é fundamental que, após a auditoria realizada com as ferramentas mencionadas no tópico anterior, você realize uma seleção do conteúdo.

Faça uma análise de linkagem interna e externa

A análise de linkagem interna e externa é um dos principais pontos de partida para poda de conteúdo. Nesse sentido, conteúdos que não tenham links internos apontando para ele são chamados de conteúdos órfãos. 

Se você não fizer nenhuma ligação com outro artigo após escrever o conteúdo, há grandes chances de: 

  • ser um texto muito temporário, como uma nota; 
  • não ser um grande conteúdo ao fim das contas;
  • não obter muito tráfego depois de um tempo; 
  • não ser posicionado no Google, a menos que tenha uma grande quantidade de links externos.

Você pode então checar esses links em ferramentas como o Ahrefs, que te dá um relatório completo da quantidade de links internos e externos, bem como quais são esses artigos que estão nesses links. Dessa forma, é possível analisar o tráfego dessas páginas, bem como também todos os links dos seus competidores.

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Remova ou otimize os conteúdos

Através daquilo que você leu até aqui, é comum achar que o Content Pruning seja apenas a remoção completa de conteúdo, mas, na realidade, você também pode atualizar um conteúdo antigo, com informações ultrapassadas. Ainda, existe a chance de pegar dois artigos antigos e juntá-los em um só, tornando o texto mais valioso para o Google. Antes de decidir remover, é importante se perguntar:

  • O conteúdo do artigo está mesmo desatualizado ou tem ferramentas e explicações já ultrapassadas?
  • O conteúdo é muito curto ou sem relevância?
  • O post é antigo e já não é indexado pelo Google?

Se a sua resposta foi sim para a maioria dessas perguntas, então esses são os artigos em que você deve realizar a poda de conteúdo.

Além disso, também é vital observar na análise de remoção ou não de conteúdo, se existem páginas que contenham o erro 404. Além de deixarem uma impressão negativa nos visitantes do seu site, esse tipo de erro prejudica o SEO e o posicionamento no Google.

Essas ações são imprescindíveis, uma vez que ter conteúdos inúteis indexados podem ser extremamente prejudiciais para a sua performance, ocasionando em tráfego ruim, baixa relevância e consequente baixa taxa de conversão. 

Como escolher o que remover ou otimizar?

No entanto, ao implementar essa técnica, você pode ficar confuso sobre quando você deve remover ou otimizar um conteúdo. Por isso, é preciso ter atenção a alguns detalhes como:

  • Você viu que alguns artigos foram indexados para algumas palavras-chave, entretanto, estão com um posicionamento ruim e em páginas muito distantes;
  • Existem artigos que poderiam melhorar a qualidade pensando na experiência do usuário ao navegar no seu site;
  • Você encontrou artigos que falam do mesmo assunto e de maneira similar, o que pode ter sido ocasionado por falha na estratégia.
  • Você identificou artigos que contém plágio, não estão com revisão de texto ou mesmo com erros de formatação.

Content Pruning: uma estratégia de melhoria contínua

Em resumo, você percebeu que uma estratégia de Content Pruning, ao contrário do que alguns dizem, está longe de ser uma perda de tempo, mas sim uma iniciativa necessária para não perder tráfego, relevância ou conversão.

Similarmente, mantenha sempre foco nas boas práticas recomendadas pelo Google: qualidade, relevância e originalidade. Tais princípios o vão nortear na poda de conteúdo ou mesmo na otimização dele. 

Além disso, é fundamental entender que o Content Pruning não é uma estratégia para ser aplicada apenas uma única vez e pronto. Você precisa estar atento a todos os conteúdos publicados para garantir que indexem e mantenham a sua relevância. Se você precisa de ajuda na poda de conteúdo do seu site, ou mesmo na elaboração de uma estratégia completa de marketing de conteúdo que mantenha todos os seus processos e estratégias alinhadas, entre em contato com nossos consultores!

Cristian Magalhães
Com mais de 15 anos de experiência em SEO e inteligência de dados, atualmente é COO da Web Estratégica. Possui formação em Tecnologia da Informação e foi co-fundador da Lume, onde liderou equipes em grandes projetos globais.
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