Recentemente o Google desenvolveu um sistema para identificar conteúdos úteis e originais – chamado de Helpful Content System.
Ao longo dos anos, o buscador ficou conhecido por lançar grandes atualizações de seus algoritmos de busca. Muitas delas receberam apelidos ou codinomes e se tornaram marcos para a indústria de buscas e SEO.
Nos últimos dois anos, esse ritmo acelerou e agora o Google faz em torno de 5 a 6 atualizações grandes por ano, os Core Updates.
O que é Helpful Content System, a nova atualização do Google?
No dia 05 de dezembro de 2022, foi iniciado o lançamento do Helpful Content System, o novo sistema criado pelo Google para identificar conteúdos verdadeiramente úteis, originais e que ajudam as pessoas durante as pesquisas.
A finalidade da empresa com este novo update é oferecer conteúdo de valor e material que atenda as necessidades específicas dos usuários, considerando a intenção de busca.
Anteriormente, em agosto deste mesmo ano, uma atualização voltada para conteúdo útil já havia sido lançada. Porém, estava disponível apenas para páginas em inglês. Agora, o mundo todo será afetado com este novo recurso.
Com a implementação do Helpful Content System do Google para todos os idiomas, o Google cria um sistema automático que classifica conteúdos bons e inúteis. Deste modo, pretende facilitar o acesso a textos originais e com maior relevância, enquanto penaliza os de pouca qualidade.
Tudo indica que o topo da SERP será dominado, cada vez mais, pelos melhores conteúdos produzidos.
Entenda como funciona o Helpful Content System
Sabemos que o objetivo do Google é garantir a melhor experiência possível aos seus usuários. Por isso, conteúdos escritos por pessoas e para pessoas serão beneficiados neste novo upgrade.
Através de diversos sinais, o sistema consegue identificar automaticamente conteúdos de baixa relevância ou de pouco valor para os usuários, bem como aqueles repetidos, com frases desconexas, erros de ortografia e informações falsas.
Os conteúdos inúteis são penalizados com queda de posições ou até mesmo desindexação das páginas de baixa qualidade pelo Google. É preciso ter a ideia de qualidade aplicada ao conjunto: sites com grandes quantidades de conteúdos de baixo valor são penalizados, prejudicando os bons conteúdos publicados.
Para evitar que os textos de pouca qualidade afetem negativamente os conteúdos de valor, é indicado removê-los do seu site. Essa ação pode colaborar com a boa performance nas pesquisas, mantendo apenas os textos relevantes. A regra é que quantidade não é qualidade e isso deve ser levado ainda mais a sério na nova atualização.
Mesmo após a remoção dos conteúdos de baixo valor, os resultados não aparecerão de imediato, podendo levar meses para um site voltar a ter um bom desempenho, dependendo do seu tamanho em número de páginas.
Vale destacar que esse novo sinal de conteúdo útil não é o único critério para que o Google classifique um texto como de ótima qualidade ou de pouco valor, favorecendo sua exposição para os usuários.
Outros fatores são considerados para classificar um bom conteúdo e mesmo quando um texto não preenche alguns requisitos da nova atualização do Google, pode alcançar um posicionamento superior.
Autoridade, reputação, conhecimento sobre o assunto e credibilidade são exemplos de parâmetros que estão presentes no Google EEAT. Apesar de não ser um aspecto que influencia diretamente a classificação dos conteúdos, também pode auxiliar a marca e o site de maneira geral.
Em resumo, o funcionamento do Helpful Content System acontece da seguinte forma: o sistema tem um sinal que classifica de maneira automática os conteúdos que têm potencial para agradar e atender as necessidades das pessoas, tomando medidas positivas ou de penalização com base nessa ação.
Sua finalidade é selecionar conteúdos úteis, originais e de qualidade a cada indivíduo que busca pelo assunto, conteúdos estes criados prioritariamente para pessoas e não exclusivamente direcionados a ocupar posições nos mecanismos de pesquisa.
O novo sistema tem como objetivo oferecer uma excelente experiência através de textos originais e de qualidade.
Como mencionado anteriormente, esta nova atualização possui efeito global e funciona em todos os idiomas – a partir de agora.
Quais as principais novidades?
A nova atualização do Google é a continuação de ações desenvolvidas pela empresa no update de agosto de 2022, para favorecer a produção de conteúdo de alto valor e focado no interesse de pesquisa dos usuários.
Se na atualização de agosto sites de clickbait, que frustram o leitor atraído por uma promessa de conteúdo não condizente com o esperado, já eram punidos, na versão atual a conduta continua a mesma:
Bons conteúdos serão beneficiados, conteúdos rasos serão punidos.
Entretanto, algumas novidades foram implementadas no novo upgrade:
- O classificador de conteúdos do Google funciona globalmente e em todos os idiomas;
- Foi aprimorada a forma como o classificador identifica conteúdo irrelevante;
- O procedimento para classificar os conteúdos é automático e utiliza machine learning;
- Conteúdos antigos, assim como os publicados recentemente podem ser verificados pelo novo sistema de classificação;
- Conteúdos com baixa qualidade e criados especificamente para driblar o mecanismo de pesquisa e não pessoas, sofrerão penalização.
Estes são alguns pontos importantes da nova atualização do buscador e que já estão em ação. Sendo assim, é fundamental considerar cada um deles ao planejar e produzir conteúdos para um site.
A nova atualização e suas diretrizes reforçam um valor central para a equipe da Web Estratégica: crie conteúdos que proporcionem uma excelente experiência para os leitores.
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A importância de fazer marketing de conteúdo para ter destaque na SERP
Em uma sociedade em que a atenção tornou-se um bem escasso e muito disputado, o marketing de conteúdo tem função fundamental na conquista dos olhares mais atentos e também dos mais dispersos.
Investir na criação de conteúdo de valor com o objetivo de ganhar a atenção das pessoas é importante para criar, através do diálogo, um relacionamento de confiança que culmine em vendas.
Se o marketing de conteúdo é uma estratégia relevante para construir a imagem de uma marca, conduzir o cliente por uma jornada de conhecimento, orientar decisões e fidelizar consumidores, com Helpful Content System ganha muito mais importância.
Os fundamentos principais do marketing de conteúdo tem relação direta com as práticas incentivadas para ter um ótimo desempenho nos buscadores do Google, após esta nova atualização.
Nunca foi tão pertinente criar conteúdos bem elaborados, seja para ganhar a mente das pessoas ou aparecer em posição de destaque na SERP. Os critérios para julgar um bom texto evoluíram tanto que pessoas e, agora, até os “robôs”, não têm mais tempo a perder com informações irrelevantes e mal escritas.
Hoje, mais do que nunca, informação de qualidade é requisito indispensável para ter a atenção e autoridade necessárias para crescer no mercado. O marketing de conteúdo é o meio para seu futuro cliente conhecer, entender, gostar e escolher sua empresa.
4 dicas para elaborar o melhor conteúdo para o seu site
O Google indica algumas diretrizes para a produção textual de valor com maior probabilidade de destaque. Inclusive, disponibiliza um artigo explicando como criar conteúdo útil e confiável que pode ser consultado por quem precisa aprender a escrever conteúdos segundo as boas práticas consideradas pelo Google.
Para desenvolver um conteúdo útil e de qualidade, que agregue valor aos leitores, algumas orientações podem facilitar este processo:
1. Escreva conteúdo para pessoas
A primeira coisa que o Google considera é proporcionar a melhor experiência possível para as pessoas que recorrem aos seus serviços. Atender às necessidades de pesquisa de um indivíduo e satisfazê-las garante que esse usuário voltará a fazer novas consultas em uma relação de fidelidade com o buscador.
Deste modo, produzir conteúdos de alto valor, que atendam as necessidades reais das pessoas, é o caminho para ter mais visitantes no seu site. Por este motivo, crie seus conteúdos colocando-os com foco nos usuários, o centro da estratégia.
Elaborar um conteúdo que agrade o mecanismo de busca faz parte do processo de produção e é muito importante, mas não deve ser prioridade na sua criação. Tenha em mente que não adianta um usuário chegar até o texto se não encontrar um conteúdo útil e relevante. É preciso saber ser informativo e estabelecer um canal de comunicação efetivo com o público-alvo.
2. Atenção com a ortografia e erros de concordância
Muito cuidado com a ortografia e erros de concordância. Um texto é um porta voz de uma marca, fala por ela e não pode passar uma má impressão. Você compraria de alguém que não se comunica da forma correta?
Ao apresentar um conteúdo com falhas gramaticais, você entrega sinais de que algo está errado e deixa de transmitir a credibilidade desejada. Um texto pode ser excelente, agregar valor e de fato ser a solução para a pesquisa realizada, mas se tiver erros de concordância e ortografia, pode comprometer a sua credibilidade diante dos olhares mais críticos.
Para não colocar todo trabalho em risco, revise o texto com atenção e evite que alguns erros prejudiquem o resultado final.
3. Não use clickbait
Já teve a experiência de ser atraído por um título chamativo, clicar em um conteúdo e descobrir que o texto era irrelevante ou até mesmo enganoso?
O Clickbait ou “isca para cliques” é um artifício muito utilizado para atrair visitantes a uma página. Acontece que, ao utilizar este recurso, você pode estar frustrando a expectativa dos leitores e, consequentemente, prejudicar a experiência final. Além de frustrado, o leitor pode evitar retornar ao seu site e não recomendá-lo a pessoas próximas.
O Google dedica um cuidado especial com a experiência do seus usuários e não vai favorecer conteúdos irrelevantes para o seu público.
4. Não utilize conteúdo copiado
Usar conteúdo copiado faz com que seu texto não seja visto como original. Além de não ser ético, afinal, plágio é crime, afeta negativamente a confiança dos leitores no seu texto.
Será que alguém gostaria de ter como referência um site com conteúdo replicado de outro local?
Conteúdos interessantes, próprios e autênticos tendem a ganhar a confiança das pessoas e consequentemente, reforçar uma imagem positiva da empresa que escreve.
Ao considerar a nova atualização do Google, escrever conteúdo útil e original passa a ser imprescindível, pois o buscador prioriza este tipo de texto.
Atualizando o foco nas pessoas
A nova atualização do Google, Helpful Content System, foi lançada para tornar melhor a interação das pessoas com os conteúdos ofertados pela gigante da tecnologia. A intenção é oferecer conteúdos que supram as necessidades de pesquisa de cada usuário do buscador.
A tendência é clara: cada vez mais o Google vai privilegiar a distribuição de conteúdos originais, feitos por pessoas e para pessoas. Com isso, reforça que os indivíduos devem ser o centro da estratégia de conteúdo e não os mecanismos de pesquisa.
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