Links internos: entenda o que é e aprenda como usar

08/03/2023

Ao produzir conteúdo para o seu site, é importante se preocupar com as técnicas de SEO — para aumentar as chances de ser visto pelo seu cliente em potencial —, e também ter como foco a experiência do usuário. Logo, é preciso ter uma estratégia com os links internos.

Todavia, não é recomendado inserir os links aleatoriamente: eles precisam estar posicionados em termos que aprofundem o assunto tratado e que também possam ajudar a ranquear melhor outras postagens da sua empresa.

Acompanhe este artigo para conhecer o que são links internos e de que forma usar o link building em suas estratégias de conteúdo!

O que são links internos?

Os links internos são links que você insere em uma página, direcionando para uma postagem ou para outra página no seu próprio site, por isso são classificados como internos (são todos do mesmo domínio). Se o link direciona para outro site, como um dado de pesquisa no site do IBGE, será um link externo.

Dessa forma, com o link interno, você pode direcionar o usuário para alguma informação específica, quando ele leva a um outro artigo do seu blog, ou para uma ação, como conhecer seus serviços, quando o link leva a outra página do seu site, por exemplo.

Ao colocar os links internos de um jeito estratégico, você melhora o desempenho do seu site, levando o leitor para mais conteúdos e, assim, pode converter mais clientes e elevar suas vendas.

Qual é a função dos links internos?

Ao utilizar links internos, você aprimora a experiência do usuário, fornecendo um conteúdo específico ou mais detalhado sobre um termo citado, direcionando para conhecer seus produtos ou, ainda, conduzindo-o para falar com um de seus consultores e tirar dúvidas. Com isso, ele permanece mais tempo em seu site e encontra o que precisa.

Você também auxilia a pessoa a navegar, conhecendo outros conteúdos relevantes ou até no momento de decisão de adquirir seu produto ou serviço. 

No entanto, além dessa função, inserir links que direcionam para outras páginas ou postagens do seu próprio site é também uma técnica de SEO, pois ajuda suas URLs a ranquear melhor no Google. 

Tem ainda o fato de a linkagem interna apontar páginas contextualizadas, o que demonstra que você é autoridade em um determinado tema, pois elabora e disponibiliza conteúdos de qualidade sobre o assunto.

Quais são os tipos de links internos?

Quando se trata de links internos, é preciso destacar que eles podem ser de dois tipos. Acompanhe.

Links internos navegacionais

São os links internos que formam a estrutura do site e ajudam o usuário a chegar em páginas relevantes, simplificando e facilitando sua jornada.

Por exemplo, um site de um supermercado pode ter, no menu ou na barra lateral, a lista de produtos por categoria. Assim, ao clicar em bebidas, o cliente tem uma série de links, como cerveja, vinho, refrigerante, água mineral, chá e assim por diante, com a lista de subcategorias do produto.

Os links de navegação podem também aparecer no rodapé do site, com a categoria “Empresa”, com links para, por exemplo, “Quem somos”, “Política de Privacidade”, “Fale conosco”, além de outras informações relacionadas.

Links internos contextuais

São links internos inseridos em uma página que direcionam para assuntos que têm relação com o conteúdo principal. O objetivo é esclarecer sobre um determinado termo e até aprofundar ou complementar o tema que está sendo apresentado.

Por exemplo: um conteúdo que ensina a configurar a câmera de um determinado modelo de celular, ao falar da câmera frontal, por exemplo, pode colocar um link de como fazer selfies. A ideia é trazer mais informações sobre assuntos correlacionados, levando mais conhecimento ao usuário.

Nesse mesmo exemplo, caso a página seja de um e-commerce de eletrônicos e dependendo da estratégia do conteúdo, é possível colocar links para modelos de celulares com as melhores câmeras.

Para uma boa estratégia, faça uma hierarquia dos links, elencando, de forma organizada, aqueles que são mais importantes e precisam estar em links internos com mais frequência, seja no meio de um conteúdo, seja como links recomendados ao final da página.

A importância dos links internos para SEO

Com a inserção dos links internos, você costura uma rede de conexões em seu domínio, melhorando seu posicionamento na SERP. Isso acontece, pois a linkagem interna é uma das estratégias de SEO, permitindo que novos conteúdos criados em seu site sejam descobertos.

Vamos explicar: quando os links internos são utilizados de forma estratégica, você consegue indexar uma página que ainda não foi rastreada pelo Google, sendo importante especialmente para conteúdos novos, permitindo que eles sejam indexados de forma mais rápida. 

Em outras palavras, com o link building, você ajuda o algoritmo do Google a identificar um conteúdo do seu site — permite, assim, que um conteúdo que já é relevante consiga “dar força” para outro que ainda é desconhecido, possibilitando um ranqueamento melhor nas páginas de busca. Portanto, você melhora o desempenho do seu domínio como um todo, ranqueando melhor diversas URLs do seu site.

Além disso, a linkagem interna favorece a experiência do usuário, tornando seu site mais fácil de navegar e ainda pode aprofundar ou complementar sobre um determinado tema ao indicar páginas de conteúdos relacionados.

Desse modo, se ele ficou com dúvida sobre um termo específico e você colocou um link interno, já traz a resposta de forma rápida, ou seja, ele não precisa ir para o Google fazer uma busca sobre isso (o que poderia encaminhá-lo para o site de concorrentes).

Conteúdos para blog e a relação com links internos

Além de indexar URLs de posts ainda desconhecidos (especialmente os recém-criados), impulsionando os resultados do seu site com mais tráfego, os links internos nos artigos do blog da sua empresa permitem ao leitor, com apenas um clique, saber mais sobre um aspecto do assunto tratado. 

Então, você melhora a navegação do usuário dentro do seu domínio, mas também demonstra que sua empresa é autoridade no segmento que atua, oferecendo conteúdos variados para trazer explicações, dicas e outras informações.

Vale acrescentar que a estratégia de links internos pode conduzir o leitor de um artigo para um e-book, a fim de que ele obtenha informações mais detalhadas e completas sobre o assunto que está interessado.

Com tudo isso, você passa uma imagem positiva para o seu cliente em potencial, o que vai ajudar em sua conversão, ou seja, ele terá mais chances de comprar seu produto ou serviço, afinal sua empresa demonstra ser referência em sua área de atuação.

Falando em conversão, a partir da criação de conteúdo e inserção de links internos estratégicos, você pode conduzir a persona em sua jornada de compra: ela encontra as informações que busca com facilidade, além de ser conduzida em seu processo de decisão, pois encontra links para tirar dúvidas com especialistas e conhecer os diferenciais de seus produtos e serviços.

Por que fazer auditoria de links internos?

Apesar da importância de colocar links internos em seu site e conteúdos de blog, é necessário fazer uma auditoria deles para entender se estão funcionando bem. 

Para isso, o indicado é utilizar alguma ferramenta, como o Ahrefs, que tem o recurso “Site Audit” para entender se há links quebrados, qual é o tempo de carregamento de uma página, encontrar as chamadas páginas órfãs (que não possuem links), entre outros aspectos.

Você também pode utilizar o site SEMRush, que conta com a ferramenta Auditoria, voltada para analisar a situação dos seus links.

Caso um usuário clique em um link quebrado, levando para página com erro 404, ou essa página seja rastreada pelo Google, por exemplo, você transmite uma imagem ruim para o público e também prejudica o seu ranqueamento na página de busca. Isso acontece porque o Google entende que seu site não está otimizado. Por isso, é preciso fazer a auditoria e corrigir os problemas relacionados aos links.

Como criar links internos no seu site?

É preciso fazer link building em seu site com URLs do domínio, mas é necessário inserir os links com estratégia, ou seja, de modo a otimizar a estrutura como um todo. Confira as principais recomendações no momento de inserir links internos nos conteúdos do seu blog!

Faça um bom texto âncora

O primeiro ponto é ter atenção à expressão que está com o link: ao clicar, o leitor será direcionado para um conteúdo que está relacionado a ela? Aqui é preciso ter cuidado com o texto âncora, ou seja, o que receberá o link e levará a pessoa para outra página.

Nesse sentido, não é recomendado usar o termo “clique aqui para saber mais sobre o assunto A” e sim inserir o texto âncora de modo natural e contextualizado no parágrafo. Com isso, você indica para o Google sobre o que realmente trata aquele link, melhorando os resultados.

Por exemplo: sua empresa é do setor de turismo e você tem um artigo com dicas de viagens para Nova Iorque. No texto, pode fazer uma linkagem interna direcionando para um artigo que mostra o passo a passo de como tirar o visto para os EUA. Então, poderia escrever:

  • Antes de conhecer as dicas para viajar para Nova Iorque, é fundamental saber qual é o passo a passo de como tirar o visto para os Estados Unidos.

 

O texto âncora no exemplo é “passo a passo de como tirar o visto para os Estados Unidos”, ou seja, indica qual é, de fato, o conteúdo que o leitor vai encontrar ao clicar no link.

Disponibilize seu conteúdo a 3 cliques de distância

Ao fazer a inserção de links internos, é preciso ter em mente que seu usuário não deve ter que fazer mais do que 3 cliques para encontrar o que precisa. 

Logo, é recomendado que seu site tenha uma estrutura e hierarquia simplificada e otimizada, ou seja, com um número razoável de camadas, para facilitar a navegação do público e evitar que páginas e conteúdos se tornem difíceis de ser acessados.

Cuidado com a quantidade de links internos na mesma página

A palavra de ordem ao colocar links internos é equilíbrio. Não existe um limite para a quantidade de links que você insere em uma página, mas é preciso ter precaução com excessos para não transmitir ao Google que suas indicações de conteúdo são feitas sem nenhum critério. 

Além disso, você precisa pensar na usabilidade do seu site, objetivando sempre a boa experiência do usuário ao ler um artigo ou navegar em seu domínio.

Lembre-se também de não focar apenas em links para os artigos de maior valor do seu site, é importante fazer links para os artigos mais novos, para que eles possam ser descobertos pelo Google e ranquear melhor.

Crie uma lista de posts relacionados

Aproveite suas postagens para fazer uma lista de posts relacionados, seja no final da página ou em uma barra lateral. Caso utilize WordPress, basta criar plugins.

A ideia é escolher posts que tenham relação com o artigo, o que aumenta o número de visitantes para outras páginas e o tempo de permanência do leitor no seu site.

O que deve ser priorizado: links internos ou links externos

Uma dúvida comum no momento de produzir um conteúdo é sobre quais links são mais relevantes: internos ou externos. Em ambos os casos, o link building é importante, pois melhora o ranqueamento das suas páginas.

Os links externos são relevantes para levar o leitor para uma fonte de pesquisa, para uma página oficial de um produto ou serviço citado ou como uma indicação espontânea de um conteúdo que você considera interessante para o seu usuário (fora da sua área de especialidade).

No entanto, assim como nos links internos, é preciso ter equilíbrio com a quantidade de links externos para que o leitor não abandone seu site no meio do conteúdo e apenas indicar sites externos de referência e com conteúdos de qualidade.

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Jean Vialli
Coordenador de SEO na Web Estratégica. Formado em Publicidade e Propaganda pela FAE Business School. Atua com Marketing Digital e SEO desde 2017, com vivência em projetos internacionais em mais de 10 países. Também faz parte do Time de Experts da Aldeia Coworking, ministrando cursos presenciais de SEO em Curitiba-PR.
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