Topo de funil: como criar conteúdo para essa etapa da jornada?

Você sabia que apenas 3% dos seus potenciais clientes estão prontos para realizar uma compra? Sim, e isso significa que a maioria das pessoas está ainda na fase de pesquisa e descoberta de informações sobre o mercado ou o seu produto. Por isso, explorar o topo do funil de vendas é uma etapa fundamental para sua estratégia. 

Se você está no mundo do marketing digital, provavelmente já ouviu falar em funis de vendas. O topo do funil é a primeira etapa da jornada do cliente, na qual os clientes ainda não conhecem sua marca, mas buscam por informações para solucionar seus problemas e necessidades. 

Tenha mais informações sobre funil de vendas, especificamente o topo do funil e como ele pode ser um poderoso aliado para tornar sua estratégia de marketing mais eficaz. Vá além do básico e aplique as melhores estratégias, comprovadas por especialistas!

O que é topo de funil?

O topo do funil, também conhecido como awareness ou consciência de marca, é a primeira etapa do funil de vendas na qual os clientes em potencial, ou leads, ainda estão buscando informação dos produtos ou serviços que as empresas do mercado têm a oferecer.

Nesta fase inicial, os clientes ainda não estão preparados para efetuar diretamente a compra, por isso, eles procuram informação em buscadores, como o Google, em redes sociais, entre outros, para solucionar sua necessidade.

Além disso, o objetivo desta etapa é estabelecer a empresa ou marca como uma referência no assunto, gerando confiança e interesse para os clientes chegarem, de forma indireta, na conclusão de que o seu produto ou serviço é a melhor resposta. 

É importante que a empresa atraia a atenção do cliente com conteúdo relevante e informativo, que possa ajudá-lo a entender melhor seus problemas e a identificar possíveis soluções. 

Algumas estratégias comuns de marketing utilizadas no topo do funil incluem a produção de textos em formato de blogposts, vídeos, webinars e e-books, além de campanhas de publicidade online para reforçar a presença da marca em redes sociais. 

Quais as características de um conteúdo topo de funil?

Como vimos, um conteúdo de topo de funil é um tipo de conteúdo criado com o objetivo de atrair e engajar uma audiência. Mas, além disso, a sua principal característica é ter um caráter educativo, não apenas comercial, trazendo informações valiosas. 

Um bom conteúdo de topo de funil deve atingir o objetivo de ajudar os clientes a entender melhor seus problemas e encontrar possíveis soluções, sem promover um produto ou serviço específico. Essa ação será desenvolvida em outras etapas do funil de conteúdo. Além disso, no topo do funil, o conteúdo deve ser acessível e apresentado concisamente. 

Embora os conteúdos de topo de seu funil não sejam apenas comerciais, é importante incluir chamadas para ação discretas, ou CTAs como são conhecidos, que incentivem o usuário a se envolver com o conteúdo e a marca. Isso pode incluir buscar outras informações em um e-book, webinar, assinar a newsletter, entre outros. 

Exemplos de conteúdo topo de funil

O conteúdo presente no topo do funil é o tipo de conteúdo que auxilia a atrair novos clientes, apresentando soluções relevantes para seus problemas e dúvidas. Lembre-se de que, diferente das outras etapas, não devemos entregar todas as respostas.

A ideia é criar uma estrutura que possa ser seguida na etapa seguinte, o meio de funil, quando o usuário já sabe que pode encontrar uma solução. Vamos explorar exemplos práticos de conteúdo de topo de funil que você pode utilizar em sua estratégia.

Redes sociais

As redes sociais são uma ótima ferramenta para atrair tráfego e alcançar usuários pertinentes, uma vez que as pessoas passam boa parte do seu tempo livre navegando no Facebook, Instagram, TikTok, entre outros. Algumas ideias de conteúdo de topo de funil para redes sociais podem ser:

  • Publicar curiosidades relacionadas ao setor de atuação da empresa;
  • Compartilhar notícias e insights significativos do mercado para o público;
  • Publicar infográficos que gerem valor e facilitem o consumo do conteúdo;
  • Aproveitar trends e memes da internet, mas que façam sentido com seu público;
  • Divulgar eventos ou outros conteúdos gratuitos.

Blogposts

Os blogposts são uma ótima maneira de educar o público sobre temas relacionados ao seu produto e serviço. Os buscadores são o primeiro local onde as pessoas recorrem para tirar alguma dúvida. Por isso, os blogposts têm potencial para alcançar os primeiros lugares no Google e impactar o cliente no lugar certo, na hora certa. Alguns exemplos de conteúdo de topo de funil em blogposts são: 

  • Artigos de opinião sobre temas relacionados ao setor de atuação da empresa; 
  • Textos informativos sobre como sanar as dúvidas comuns dos clientes;
  • Entrevistas com especialistas ou líderes do setor. 

Com as recentes atualizações do Google sobre conteúdo de qualidade, é preciso ter ainda mais foco em um texto que gere autoridade, seja bem escrito e revisado, além de fornecer informações realmente relevantes e verdadeiras.

Webinars

Os webinars são uma ótima maneira de fornecer conteúdo educacional para sua audiência em um formato que seja interativo, fácil de consumir, facilitando que o usuário engaje com a marca. Alguns exemplos de conteúdo de topo de funil para webinars incluem:

  • Palestras educacionais sobre temas relacionados ao setor da empresa;
  • Sessões de perguntas e respostas com especialistas da área;
  • Demonstração de produtos ou serviços sem o intuito de promovê-lo, apenas auxiliando o usuário a decidir.

Newsletter

A newsletter é uma ótima maneira de manter contato com seu público e mantê-lo informado sobre as novidades do seu negócio. Por meio dela, você mantém um canal de comunicação ativo, todos os dias ou semanalmente, tendo como avaliar as interações, leituras e engajamento. Opte por falar de:

  • Notícias relevantes para o mercado ou setor da empresa;
  • Dicas que ajudem o público-alvo a sanar suas dúvidas;
  • Divulgar promoções ou descontos exclusivos para os assinantes da newsletter;
  • Divulgar conteúdos gratuitos, como e-books, planilhas, entre outros. 

Faça a sua empresa a se destacar no mercado 

O topo do funil é fundamental para atrair novos clientes e construir uma relação de confiança com eles. Além disso, existem diversas ferramentas disponíveis no mercado que podem auxiliar na estratégia e ser adaptadas para atender às necessidades de cada público. 

Portanto, se você está procurando ajuda para desenvolver sua estratégia de marketing digital, a Web Estratégica é a solução ideal. Se sua empresa possui site de vendas, leads, ou um blog para fortalecer a marca, ela pode se beneficiar da estratégia de Marketing de Conteúdo e ajudar seu time a se destacar no mercado. 

Daniela Ferreira
Head de Operações na Web Estratégica. Formada em Publicidade e Propaganda, trabalha a 9 anos com Marketing Digital, sendo 5 anos na disciplina de Marketing de Conteúdo, atua hoje como liderança de operações dos times de SEO e Conteúdo.
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