Ferramentas de inteligência artificial têm ganhado espaço no processo de descoberta de marcas. Apesar de negligenciados, os, conteúdos publicados no site da própria empresa, com foco em produtos e nas dores que eles resolvem, aumentam significativamente as chances de citação nas respostas geradas por IA.
- IAs recomendam marcas com base em conteúdos claros sobre produtos e dores.
- Conteúdos de fundo de funil, publicados no site das próprias marcas, são os mais eficazes.
- Menções em Reddit e PR ajudam, mas não garantem profundidade nem controle.
- SEO tradicional continua relevante e influencia menções em IAs.
- Publicar no site da marca garante autenticidade e controle total da narrativa.
Muitas empresas ainda procuram fórmulas mágicas para aparecer nas respostas das IAs. Tentam formatos diferentes, palavras-chave específicas, ou apostam em fóruns e menções na mídia. Mas, segundo análise da Grow and Convert, o conteúdo centrado no produto, publicado no site da própria marca, tem um papel fundamental.
Esse tipo de conteúdo precisa ser profundo, direto e detalhado. Explicar o que o produto faz, para quem é indicado e, principalmente, quais dores ele resolve. Essa clareza é o que permite às IAs fazerem associações confiáveis entre marca e solução, especialmente em perguntas de fundo de funil, com alta intenção de compra.
Menções em Reddit ou sites de terceiros podem até ajudar, mas são difíceis de controlar. Além disso, raramente permitem o nível de profundidade necessário para explicar recursos, diferenciais ou casos de uso com a precisão que as IAs valorizam. Já no site próprio, a marca tem liberdade total para construir a narrativa do jeito certo e criar conteúdos específicos para cada público ou problema.
Como muitos modelos usam Google ou Bing para se atualizar, páginas bem posicionadas continuam influenciando nas respostas que as IAs geram. Isso reforça a importância de unir estratégia de SEO com foco em conteúdo.
Criar esse tipo de conteúdo ajuda gerar confiança no usuário, que reconhece a informação como autêntica quando ela vem diretamente da marca. É um investimento em visibilidade, conversão e credibilidade ao mesmo tempo.
Para quem quiser se aprofundar, confira a análise completa no site da Grow and Convert: “Pain Point LLMO: Why Product-Centric Content on Your Own Site Beats Reddit & PR”.