O Content Science Review divulgou um relatório com dados essenciais sobre o cenário de conteúdo neste ano. São diversas estatísticas sobre inteligência artificial, a forma como as empresas produzem e distribuem informações, experiência do cliente,retorno sobre investimento (ROI) e outros fatores críticos para o sucesso com conteúdo.
- O consumo de conteúdo digital continua crescendo
- Empresas estão apostando na experiência do cliente para se destacar
- O ROI do conteúdo está no centro das decisões estratégicas
- A inteligência artificial está reformulando o marketing e a comunicação
O tempo gasto online segue em alta. Nos Estados Unidos, 93% dos adultos usam a internet, e 32% estão conectados quase o tempo todo. Esse aumento está diretamente ligado ao consumo de conteúdo móvel, com os smartphones representando 60% de todo o tráfego da web.
Diferente do que muitos afirmam, o volume de e-mails segue forte. Até 2028, espera-se que 424 bilhões de mensagens sejam enviadas e recebidas por dia. Enquanto isso, as redes sociais continuam dominantes: 5,22 bilhões de pessoas no mundo têm pelo menos uma conta ativa, e 90% dos adolescentes americanos usam o YouTube, sendo que 73% acessam a plataforma diariamente.
A competição entre empresas está cada vez mais focada na experiência do usuário. Segundo o relatório, 80% das companhias esperam competir principalmente com base nisso. Isso significa que as marcas precisam não apenas atrair atenção, mas garantir que o público se envolva com seus conteúdos.
Influenciadores também continuam impactando as decisões de compra. Quase metade dos consumidores faz compras recorrentes por causa de posts de influenciadores, e 30% confiam mais neles agora do que há seis meses.
Se há um ponto essencial no relatório, é a importância de medir o retorno sobre investimento (ROI) do conteúdo. Empresas que conseguem comprovar resultados saem na frente. O estudo revelou que 100% das organizações que relatam alto sucesso com conteúdo também afirmam medir sua efetividade ou contar com um sistema de inteligência de conteúdo.
Apesar do entusiasmo com a IA, provar seu valor ainda é um desafio. 49% dos entrevistados em uma pesquisa da Gartner disseram que a maior barreira para a adoção da IA é justamente a dificuldade em estimar e demonstrar seu ROI.
Outro dado relevante mostra como a desinformação impacta a reputação das marcas. De acordo com a pesquisa, 75% dos consumidores veem com maus olhos empresas que anunciam em plataformas associadas a fake news.
A IA está impactando o marketing e a comunicação, e com isso também traz desafios. Com ferramentas como ChatGPT e Perplexity crescendo rapidamente, os mecanismos de busca tradicionais enfrentam concorrência direta. O ChatGPT ultrapassou 300 milhões de usuários semanais em dezembro de 2024, e mais pessoas estão recorrendo à IA como fonte primária de informações.
Além disso, a transformação digital continua acelerada. 40% da receita das maiores empresas do mundo virá de produtos e serviços digitais até 2026, e 91% das companhias já estão envolvidas em iniciativas de modernização. No entanto, setores como a indústria enfrentam desafios crescentes, com as preocupações sobre segurança na adoção da IA triplicando desde 2023.
As estatísticas deixam claro que o conteúdo será cada vez mais estratégico para marcas e empresas. O foco em experiência do cliente, mensuração de resultados e adaptação às novas tecnologias será essencial para garantir relevância.
Para conferir a pesquisa completa sobre as tendências de conteúdo para 2025, acesse o artigo “2025 Content Facts: What You Need to Know”, da Content Science Review.