Google mantém liderança com 5 trilhões de buscas por ano

Atualizado em 7 de março de 2025
por Anderson Fagundes.

Mesmo com o crescimento de novas plataformas de busca, o Google continua sendo a principal ferramenta para encontrar informações. Hoje, a empresa processa mais de 5 trilhões de buscas por ano, um salto significativo em comparação com os anos anteriores.

  • O número de buscas no Google cresceu de 1,2 trilhão em 2012 para mais de 5 trilhões em 2025.
  • Em 2016, eram 2 trilhões de buscas por ano, o que significa que o volume mais que dobrou desde então.
  • O avanço da inteligência artificial tem ampliado as formas de pesquisa.
  • Recursos como AI Overviews, Circle to Search e Lens tornam as buscas mais dinâmicas e intuitivas.

Os dados mostram um crescimento expressivo ao longo dos anos. Em 2012, o Google processava 1,2 trilhão de buscas anuais. Esse número saltou para 2 trilhões em 2016 e agora, em 2025, ultrapassa 5 trilhões. Mesmo com o surgimento de novas formas de pesquisa, o Google mantém sua posição como a plataforma mais utilizada no mundo.

O crescimento do volume de buscas pode ser explicado por diversos fatores. Ferramentas como AI Overviews, Circle to Search e Lens oferecem novas maneiras de pesquisar, permitindo buscas por imagens, seleções de tela e perguntas mais complexas sem a necessidade de digitação completa.

Além disso, o Google afirmou que o número de buscas comerciais aumentou com essas inovações, criando novas oportunidades para empresas alcançarem potenciais clientes.

A tendência aponta para um crescimento contínuo. A cada nova funcionalidade, o volume de pesquisas aumenta. Mesmo com a concorrência de outras plataformas e com o surgimento dos buscadores de IA, os números deixam claro que o Google continua sendo a principal referência quando o assunto é busca por informação.

Para mais detalhes, acesse a notícia “Google Answers Over 5 Trillion Searches Per Year”, do Search Engine Roundtable.

Gostou do conteúdo? Compartilhe:

Anderson Fagundes
Atua com SEO e Google Analytics desde 2010 e atualmente é CCO na Web Estratégica. Possui formação em Publicidade pela PUC-RS e especialização em Design Estratégico pela Unisinos. Foi co-fundador da Lume, agência gaúcha responsável pela estratégia e execução de SEO em grandes marcas regionais e nacionais.